A varíola de ovinos e caprinos é altamente contagiosa, transmitida rapidamente, acompanhada de febre, erupção cutânea papular-pustular na pele e membranas mucosas, uma doença. Afeta animais de qualquer idade, em 50% dos casos é fatal. Para evitar a propagação da doença, é indicada a imunização de pequenos animais a partir dos três meses de idade.
Vacina contra varíola em ovinos e caprinos
Os animais sobreviventes adquirem uma imunidade estável a esse vírus por 2 anos. Como profilaxia específica, é utilizada uma vacina de vírus da cultura de uma cepa atenuada de NISHI (vírus da varíola), que fornece proteção a cabras e ovelhas vacinadas por 12 meses.
Você sabe Na Idade Média, os alquimistas têm uma imagem a cabeça de uma cabra simbolizava enxofre.
Espécies
Hoje, a vacina ShipPox-LSD é usada para vacinar pequenos e bovinos contra varíola e dermatite nodular infecciosa. Este é o único tipo de imunização.
Vacina ShipPox-LSD Vacc: instruções de uso
O medicamento é produzido com base em um fluido de cultura de células de DNA de cabra transplantáveis infectadas com uma cepa NISHI. Como elementos adicionais, 10% de sacarose e 2% de gelatina comestível estão presentes na composição.
A resposta da resposta imune a uma única administração da vacina em pequenos animais aparece após 5 dias. O medicamento é inofensivo, não possui propriedades medicinais
Indicações de uso
A vacina tem como objetivo prevenir a varíola e a dermatite nodular em ovinos, caprinos e bovinos saudáveis. A imunização é realizada a partir dos 3 meses de idade. A revacinação é organizada a cada 12 meses.
Em pontos e fazendas inseguros da área ameaçada, são realizadas vacinas para todas as faixas etárias dos animais, independentemente da quantidade de tempo decorrido desde a última imunização. Cordeiros até 6 meses de idade. vacinado duas vezes, com intervalo de 2 semanas. A revacinação de animais jovens é realizada após 6-7 meses., Adultos - 1 ano.
Você sabe Na antiguidade, o pergaminho era feito de peles de cabra.
Instruções de uso:
- Solução salina legal (cloreto de sódio) com concentração de 0,9% a + 4 ° C.
- Em uma garrafa com uma vacina de pó seco, projetada para 50 doses de vacina, adicione 2 cm³ de cloreto de sódio usando uma seringa, por 100 doses - 4 cm³. Agite o recipiente até que o medicamento esteja completamente suspenso.
- Combine a suspensão resultante com 48 cm³ de solução salina (para 50 doses) ou 96 cm³ (para 100 doses).
- Usando uma seringa, injete 1 cm³ da vacina finalizada na área sem pêlos da derme do animal (axila ou região sub-caudal).
Contra-indicações
- É proibido vacinar:
- animais doentes e enfraquecidos;
- fêmeas nos últimos estágios da gravidez.
Importante! Dentro de 5 dias a partir do momento da administração da vacina, é proibido imunizar animais com outros medicamentos.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais com a introdução do medicamento não foram identificados. Dosagens superiores não detectaram flashes de varíola.
Precauções de uso
Ao usar, as seguintes precauções devem ser observadas:
- Use roupas limpas.
- Mãos tratam com álcool etílico.
- Use luvas estéreis.
- Introduzir a suspensão em uma área sem pêlos da pele, pré-tratando-a com álcool.
- Se a vacina entrar na pele ou nas mucosas de uma pessoa, lave a área com água.
- Se a vacina foi acidentalmente administrada por via subcutânea a um trabalhador agrícola, limpe imediatamente a área com etanol, vá ao hospital e informe o médico sobre o incidente.
Formulário de liberação e fabricantes
A forma de dosagem do medicamento é uma massa pulverulenta, de cor amarela clara. Completamente solúvel em solução salina a 0,9% em 1,5 minutos. Fabricante: FSBI "ARRIAH".
Importante! É proibido violar o cronograma e o horário da imunização. Caso contrário, a vacinação pode não ter o efeito desejado.
A vacinação preventiva programada permite que o gado seja protegido contra surtos de varíola. Para manter a condição normal dos animais, é necessário realizar manipulações anualmente.