Os grãos de trigo são um produto único na natureza. Eles são capazes de manter propriedades benéficas em extensão suficiente por um quarto de século. É claro que hoje não há necessidade de armazenar a safra por tanto tempo; no entanto, até a próxima safra, o trigo pode não durar se não forem claramente observadas as condições adequadas de armazenamento dos grãos.
Regras de armazenamento de trigo
O trigo é muito exigente em condições de armazenamento. Existem normas padrão que permitem manter a colheita por mais de um ano. Portanto, o teor de umidade permitido dos grãos armazenados não deve exceder 14%. Ao mesmo tempo, a temperatura de armazenamento deve estar dentro de + 10 ... + 15 ° C.
Você sabe O primeiro elevador foi construído em 1845 nos Estados Unidos.
Antes de enviar a colheita para a loja, verifique cuidadosamente a presença de microrganismos nocivos e larvas de pragas. Se forem encontrados fungos, patógenos ou insetos, é necessário tratar a colheita com medicamentos especializados.
Para que os indicadores de temperatura e umidade no celeiro permaneçam no nível adequado durante todo o período de armazenamento, é necessário secar periodicamente a massa, ventilar e esfriar, se necessário, o que não é tão difícil na tecnologia moderna como era há várias décadas atrás.
Quartos especiais
Celeiros são usados para armazenar sementes de cereais. Em pequenas fazendas, as instalações em que a colheita é armazenada geralmente são construídas com os materiais disponíveis.
Os mais populares deles são:
- metal
- tijolo;
- concreto armado.
Você sabe O maior elevador da Rússia está localizado na região de Voronezh. O complexo é simultaneamente capaz de conter 300 mil toneladas de grãos.
Qualquer que seja o material do edifício, ele deve atender aos seguintes requisitos:
- Durabilidade. As paredes devem suportar a pressão da massa de trigo.
- A ausência de odores.
- Secura. Um celeiro não pode ser construído em locais onde as águas subterrâneas estão localizadas perto da superfície e também nas margens de rios, lagoas e lagos.
- Aperto. A colheita deve ser protegida da chuva.
- Estrutura lisa da parede e do pisoexcluir o desenvolvimento das lacunas de patógenos.
- Umidade.
- Ventilação. O orifício de ventilação deve fechar bem, se necessário.
- Piso de madeira. A colheita não pode ser armazenada em piso de concreto ou pedra.
- Desinfecção. Antes de colocar a colheita, o celeiro deve ser tratado com vapor de formalina ou dióxido de enxofre.
Entre outras coisas, para monitorar a condição do grão e, se necessário, misturá-lo, o celeiro deve estar equipado com piso de madeira especial.
Grandes quantidades de grãos são armazenadas em elevadores, que são altamente mecanizados. Ao contrário dos celeiros convencionais, um elevador é um complexo para receber e armazenar colheitas.
Como regra, eles incluem:
- edifício de trabalho;
- silos;
- dispositivo automático para receber e derramar trigo;
- equipamento para secagem de sementes;
- peso, etc.
Tanques de armazenamento
Em todos os lugares, recipientes especiais são usados para armazenar trigo. São estruturas seladas, permitindo controle total sobre a qualidade dos grãos armazenados.
Os tanques para armazenamento de cereais são dos seguintes tipos:
- Terreno. Essas estruturas metálicas pré-fabricadas são projetadas para grandes volumes de colheita. No entanto, armazenar trigo neles por um longo tempo não funcionará, porque essas estruturas estão mal protegidas da chuva e das pragas.
- Silos de grãos. As estruturas cilíndricas são de fundo plano e cônicas. Os silos de cone são usados para armazenamento temporário de sementes secas e molhadas. Estruturas de fundo plano, devido ao aperto total, são projetadas para armazenamento a longo prazo de culturas de cereais. Tais projetos são equipados com um sistema de controle térmico, que controla automaticamente o nível de umidade e temperatura, o que garante a validade da colheita.
- Betão armado. Como regra, esses contêineres são cilíndricos ou semelhantes a um prédio de um andar. Por suas características, são inferiores aos silos, porque não oferecem proteção completa contra roedores e parasitas. Além disso, a construção de tais estruturas é excessivamente cara.
Métodos de armazenamento de trigo
O método de armazenamento para a alimentação, primavera e inverno de trigo depende da qualidade do grão e do volume da colheita. Existem duas maneiras de armazenar cereais - a granel e em sacos. Como mostra a prática, um método mais conveniente e usado com mais freqüência é o armazenamento em massa. De fato, dessa maneira, o volume do celeiro é usado da maneira mais eficiente possível, além disso, a colheita é conveniente para o transporte e para monitorar sua condição. Além disso, armazenar grãos a granel permite economizar significativamente na embalagem.
Seco
O método seco para armazenar grãos é frequentemente usado. Envolve extrair a maior quantidade possível de umidade das sementes. Com o método seco, as bactérias localizadas na superfície do cereal deixam de se multiplicar e caem em animação suspensa. Mas permanece o perigo de danificar as sementes por roedores ou insetos.
A desidratação dos grãos ocorre de duas maneiras:
- natural;
- usando equipamento térmico.
O método de secagem mais benéfico é processar a colheita com ar fresco, luz solar e calor.
O mais seguro, em todos os sentidos, é o método sem ar ou a conservação do trigo. Com esse método, o grão mantém suas propriedades benéficas o máximo possível e, sem oxigênio, a maioria dos microorganismos e parasitas morre. Para uma conservação rápida, é usado gelo seco, que emite dióxido de carbono em contato com oxigênio ou dióxido de carbono.
Em sacos
Em alguns casos, é aconselhável armazenar as sementes em sacos. Geralmente isso se aplica a variedades de elite de cereais, que devem ser separadas da massa principal ou na primeira coleta de uma nova variedade. Para a fabricação de sacolas com pano grosso, poliéster e sacolas de papel.
Ao armazenar o trigo em sacos, ele deve ser empilhado em paletes de madeira. A altura máxima das pilhas deve ser de 10 a 12 m.
Importante! Ao escolher sacos de papel, preste atenção às embalagens feitas de papel especial para artesanato. Este material é particularmente durável e ecológico.
Método refrigerado
O princípio de resfriamento do armazenamento de grãos por tecnologia é semelhante ao seco, mas é mais econômico e tem baixas perdas de trigo. O grão é submetido a um processamento a baixa temperatura, após o qual a atividade vital de bactérias patogênicas na superfície do cereal para. Com um método de armazenamento refrigerado, a temperatura desejada do cereal é alcançada com a ajuda da ventilação de suprimento e exaustão.
Limites de umidade permitidos e prazo de validade dos grãos
Durante o armazenamento, a massa de grãos, como dizem os especialistas, "respira". Este é um processo absolutamente normal associado às funções vitais da cultura. Os processos químicos nas sementes provocam a liberação de dióxido de carbono e água. A diferença de temperatura no celeiro e fora dele, o nível de umidade no grão, bem como as características específicas dos lotes de cereais afetam diretamente a respiração da colheita.
Importante! O aumento da intensidade da “respiração” dos cereais é diretamente afetado pela presença de sementes verdes no lote. A colheita com essas impurezas pode deteriorar-se mesmo com um nível de umidade suficientemente baixo.
Ao escolher um celeiro, é importante saber quanto tempo a colheita pode ser armazenada sem perda de qualidade. Com a umidade dos grãos não superior a 13%, o prazo de validade do trigo pode ser de 24 meses em todas as regiões do país, exceto no sul. Lá, esse período é dividido pela metade. O mesmo se aplica ao armazenamento de grãos, cujo teor de umidade varia de 13% a 14%. No sul, essa colheita pode ser armazenada por não mais de seis meses, enquanto em outras regiões o trigo permanece bem há 12 meses.
Os agricultores têm uma definição importante - umidade crítica, no caso em que o aumento do teor de umidade nas sementes melhora a "respiração", que causa deterioração do trigo.
Inverno
O trigo invernal deve ser armazenado em locais com uma temperatura do ar de + 5 ... + 8 ° C, com uma umidade máxima de grãos de 14%. Antes de espalhar a colheita no celeiro, deve-se fazer uma desinfecção completa do local. Além disso, para evitar um aumento na intensidade da respiração, você precisa monitorar regularmente o nível de umidade e a temperatura da massa de grãos.
Primavera
O trigo da primavera é adequado para armazenamento quando seu nível de umidade não excede 14%. Ao mesmo tempo, a temperatura do ar na sala pode atingir + 15 ° C. Ao contrário das forragens, o grão de trigo da primavera é caracterizado por alta umidade, portanto, precisa de secagem e limpeza de alta qualidade. Ao armazenar o trigo da primavera, um método eficaz de manter a qualidade dos grãos é a ventilação ativa, que permite que o cereal aqueça automaticamente.
Forragem
O trigo alimentar, ou seja, o grão destinado à alimentação animal, contém um grande número de sementes defeituosas.
Esta cultura tem um alto teor de amido, ao mesmo tempo com uma baixa porcentagem de proteína, além de uma quantidade mínima de fibra. A forragem é bastante bem armazenada, no entanto, o teor de umidade desses grãos é menor - não deve ser superior a 12%. A temperatura ideal de armazenamento para a colheita é de + 8 ... + 10 ° C.
Importante! Comparada a outros tipos de trigo, a forragem se destaca pela boa qualidade da manutenção, devido ao alto teor de carboidratos que não permitem que as sementes acumulem umidade.
A diferença de peso do trigo seco e cru
Poucas pessoas pensam na diferença de peso entre grãos secos e crus. Quando perguntado o que é mais difícil: um saco de sementes de cereais recém-colhidas ou secas, a maioria das pessoas responde inequivocamente: “Recém-colhidas”. No entanto, isso está longe de ser o caso. Durante o armazenamento, o grão seco perde a umidade. Devido a isso, sua densidade aumenta e, com o aumento da densidade, a massa de cereais também aumenta.
Métodos de Controle de Pragas
Mesmo que seja possível manter o nível de umidade desejado no grão e não aumentar a intensidade de sua “respiração”, sempre há o risco de danificar a colheita por pragas.
Os parasitas mais comuns são:
- Brocas de celeiroque colocam larvas em recessos feitos em grãos. A presença de um inseto pode ser reconhecida pela característica cortiça na semente.
- Khrushchaks pequenos. Essas pragas comem germe no grão.
- Traça de cereais e celeirocujas lagartas se alimentam de trigo, colando grãos em pedaços usando uma teia. Um sinal característico do desenvolvimento de insetos na colheita é a cor pálida do cereal, bem como a presença de grãos vazios com um furo lateral.
- Carrapatos. Este inseto, com tamanho de até 1 mm, não é tão fácil de distinguir a olho nu. Os parasitas se alimentam de germes de sementes e a fêmea é capaz de botar até 200 ovos por ciclo.
A prevenção no combate aos parasitas deve começar mesmo na fase de preparação do campo para a semeadura. Para isso, o solo é tratado com produtos químicos que impedem a reprodução de patógenos. Se a colheita estiver danificada no celeiro, deve ser tratada com preparações especiais.
Não é segredo que agricultores e roedores que amam cereais causam muitas dores de cabeça. Quando convidados não convidados aparecem, você precisa definir armadilhas ou decompor veneno para roedores.
Você sabe Insetos de cereais param a reprodução e atividade vigorosa à temperatura do ar abaixo de + 10 ° C.
Ao cultivar trigo, não basta cultivar corretamente cereais e obter uma colheita rica. Para preservar o trigo, às vezes é preciso menos esforço do que o seu cultivo. Portanto, dependendo do tamanho de suas colheitas e das capacidades materiais, cada agricultor deve escolher a melhor maneira de armazenar cereais para que as perdas não sejam críticas.