A Adidas avançou no ranking e se tornou líder mundial no fornecimento de algodão verde. Ikea e H&M Group ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O progresso no uso sustentável do algodão foi demonstrado por empresas como Best-seller (Jack & Jones, Vera Moda, Only) e Decathlon, que em 2017 foram classificadas como "iniciantes em viagens", mas agora "líderes" devido ao seu forte aumento no consumo sustentável de algodão.
Outros entre os 10 melhores foram C&A (4), Otto Group (5), Marks and Spencer Group (6), Levi Strauss & Co. (7), Tchibo GmbH (8), Nike (9) e Decathlon Group (10).
Na China antiga, o algodão era muito mais alto que a seda, uma vez que era extremamente raro, e a seda, pelo contrário, era abundante.
O Cotton Rating 2020 é publicado por três organizações não-governamentais - a Pesticide Control Network (Reino Unido), Solidaridad e WWF, com base em estudos realizados e compilados pela Aidenvironment, uma consultoria independente. 77 empresas consumidoras de algodão que utilizam mais de 10.000 toneladas de algodão por ano são avaliadas de acordo com os seguintes critérios: política e obrigações do governo, quantidade de algodão realmente usada em fontes sustentáveis e quão abertas elas são para sua cadeia de suprimentos. ”Demonstra o progresso significativo das principais marcas em direção a algodão mais sustentável. No entanto, ele também aponta para a crescente lacuna entre empresas que levam suas responsabilidades a sério e muitas empresas atrasadas que não.
Você sabe
- No inverno e na primavera do ano passado, os preços futuros do algodão excederam 75 centavos e chegaram a se aproximar de 80 centavos por um longo tempo, durante o qual alguns fabricantes se aproveitaram e fizeram uma previsão para a venda esperada de algodão em 2019.
- No distrito de Yavatmal, em Vidarbha, no estado de Maharashtra, na Índia, foi descoberta a infecção por um verme de algodão rosa, através do qual a aspersão de campos sem o uso de equipamento de proteção individual resultou na morte de 21 agricultores e trabalhadores.
- O Departamento de Agricultura dos EUA prevê que a Costa do Marfim, a quarta na lista de produtores africanos de algodão, exporta volumes recordes de algodão na temporada 2019-2020.