Na Ucrânia, foi encontrada uma tendência de crescimento constante no regime de temperatura nos meses de inverno.
Isso é evidenciado pelos resultados de experimentos de campo de três anos que foram realizados durante 2015-2018. na Estação Experimental Gênica do Instituto de Culturas de Grãos do NAAS da Ucrânia.
Em particular, foi registrado um aumento nas temperaturas médias mensais em comparação com os dados médios anuais: em dezembro - 1,3 ° C, em janeiro - 0,7 ° C, em fevereiro - em 0,9 ° C, o que levou a uma redução no período de inverno de 90 a 110 dias para 70-103 dias.
Além disso, os cientistas observaram uma diminuição na profundidade do congelamento do solo e riscos negativos para a semeadura de trigo no inverno, o que geralmente melhorou as condições para que eles passassem pelo período de inverno.
Portanto, há uma necessidade urgente de estabelecer a influência das mudanças climáticas no crescimento e desenvolvimento do trigo de inverno durante toda a estação de crescimento da colheita. Também é necessário buscar tecnologias para cultivá-lo adaptado às mudanças climáticas.
Para informação, cientistas europeus descobriram que a atual mudança climática global afeta negativamente as plantas. Na Europa, eles mal conseguem suportar o calor e a seca. Os cientistas prevêem que a diversidade de plantas dos países europeus poderá diminuir significativamente devido ao aquecimento global.