Os fertilizantes da Romênia aparecerão pela primeira vez na Ucrânia. No início desta semana, 3 mil toneladas de uréia foram entregues no porto de Nikolaev da Romênia, informou o Conselho Agrário da Ucrânia (EAS).
A Romênia possui um certificado EUR.1, que confirma o status de origem do fertilizante. Graças a isso, o procedimento de desembaraço aduaneiro da carga é simplificado e é possível cumprir as datas de entrega estabelecidas das mercadorias.
"Esta é a primeira experiência de cooperação com a Romênia, mas acabou sendo bastante bem-sucedida", disse Alexander Buyukli, chefe da cooperativa Start. Os agricultores ucranianos pretendem continuar a cooperação com o lado romeno. O próximo lote de fertilizantes da Romênia está previsto para ser entregue ao país no início de maio deste ano.Lembre-se de que, devido ao alto custo dos fertilizantes minerais domésticos, os produtores agrícolas ucranianos começaram a procurar uma alternativa no exterior. No início deste ano, os participantes da cooperativa Start puderam importar fertilizantes da Turquia e do Egito para o país.
Ainda antes, eles entregavam fertilizantes da Letônia. Os agricultores que já usavam fertilizantes importados notaram sua alta qualidade e preço acessível. Para informações, “A Primeira Cooperativa Agrícola Ucraniana” (PUSK) é uma cooperativa agrícola de serviços multifuncionais.Foi criada no âmbito do Conselho Agrário da Ucrânia em 23 de março de 2017. A cooperativa une 74 fazendas em 12 regiões da Ucrânia a um banco de terrenos comuns de mais de 200 mil hectares.