O Conselho Agrícola do Ruanda (RAB) começou a testar sementes de batata produzidas pela empresa holandesa de batatas híbridas Solynta.
As sementes de batata são colhidas de bagas ou frutas de batata. ou 2,5 toneladas de tubérculos de batata perecíveis por 1 ha., os agricultores poderão plantar apenas 25 g de sementes no mesmo terreno.
Se novas variedades irlandesas de batata forem adotadas, os custos incorridos pelos agricultores serão reduzidos e seu acesso às sementes aumentará.
No mês passado, Solynta e RAB intensificaram a colaboração na tentativa de expandir o acesso dos agricultores às sementes híbridas de batata. Através da colaboração, eles procuram fornecer uma combinação de verdadeiras sementes de batata e híbridos para os agricultores locais.
A maior batata do mundo pesava cerca de 8 kg.
As autoridades dizem que as sementes reais de batata são resistentes a doenças, fáceis de transportar e armazenar. Solinta diz que a tecnologia pode comercializar novas variedades em apenas dois anos, em vez de sete anos.
O CEO da RAB, Patrick Karangwa, disse que esta é uma inovação revolucionária para as sementes de batata. O chefe do programa de cultivo de batata da RAB disse que, a cada período de cultivo, as batatas são cultivadas no território de 50 a 60 mil ha. no Ruanda.
A produção irlandesa de batata no país é estimada em 916 mil toneladas por ano. A batata irlandesa é a terceira principal cultura alimentar em Ruanda, depois da mandioca e da batata-doce, dependendo do volume de produção.
- Os preços iniciais da batata na Ucrânia caíram para o nível mais baixo em três anos.
- Na Bengala indiana, uma chuva persistente destruiu quase toda a safra de batata.
- Escrevemos anteriormente que batatas jovens estrangeiras apareceram na Ucrânia.
- O presidente do NBU, Minnett Butters, disse que a Grã-Bretanha pode enfrentar uma escassez irrealista de batatas.