No leilão regular da Nova Zelândia, realizado em 16 de abril, a GDT Events marcou um aumento nos preços mundiais de produtos lácteos.
Ao mesmo tempo, os preços do leite em pó integral (WMP), o produto mais vendido, caíram novamente devido à demanda reduzida. Segundo a GDT Events, isso é mais lento que o aumento de 0,8% no leilão anterior.
Os preços médios do leite em pó integral caíram 0,7%, esta é a segunda queda consecutiva no leilão. Mas a gordura desidratada do leite (AMF) e a manteiga continuaram apresentando forte desempenho: os índices de preços subiram 4,2% e 3,5%, respectivamente.No total, 16.166 toneladas de produtos foram vendidas no último leilão, 9,5% a menos do que no leilão anterior. A GDT Events é de propriedade do New Zealand Fonterra Co-operative Group Ltd, mas opera independentemente da gigante de laticínios. Os leilões são realizados duas vezes por mês e o próximo está marcado para 7 de maio.
A Fonterra é uma cooperativa multinacional de laticínios da Nova Zelândia, de propriedade de aproximadamente 10.500 agricultores da Nova Zelândia. A empresa responde por cerca de 30% das exportações mundiais de laticínios.