Guiado pelo plano de desenvolvimento estratégico do Egito, o Egypt Vision 2030, o Departamento de Agricultura dos EUA (USAID), juntamente com a Universidade do Cairo e quatro outras universidades americanas, lançou um projeto conjunto de cinco anos no valor de US $ 30 milhões.
O Centro de Excelência em Agricultura (COEA) trabalhará em conjunto com outros dois centros de excelência recém-criados, focados em água e energia.
O COEA trabalhará com universidades egípcias para criar um programa de ensino superior que fornecerá à Faculdade de Agricultura do Egito e seus alunos ferramentas para impactar diretamente a agricultura egípcia como cientistas, colaboradores, políticos ou inovadores.A Universidade da USAID liderará programas de inovação e desenvolvimento de currículo, a Universidade da Califórnia liderará programas de alta qualidade, pesquisa aplicada e a Universidade de Michigan liderará os esforços de desenvolvimento de capital humano.
Os consultores de gestão da Sathguru trabalharão com universidades egípcias para facilitar a transferência de tecnologia e a comercialização de produtos de pesquisa universitária.