O Departamento Irlandês de Agricultura, Alimentação e Marinha pediu à Comissão Europeia que “forneça detalhes sobre quando os agricultores podem contar com fundos de emergência” no valor de € 100 milhões a serem alocados pela União Europeia para apoiar os produtores irlandeses de carne bovina.
E a Associação Irlandesa de Criadores de Gado e Ovinos (ICSA) convidou o Ministro da Agricultura, Alimentação e Vida Marinha da Irlanda, Michael Creed, a participar de consultas com organizações de agricultores sobre a distribuição do pacote de ajuda europeu.
Edmund Graham, presidente do Conselho de Administração da ICSA para carne bovina, disse: “Agora é importante que haja planos e recursos para entregar dinheiro aos agricultores o mais rápido possível.As consultas com as organizações de agricultores devem começar o mais rapidamente possível e, em qualquer caso, imediatamente após as eleições na UE.
Shane Ellis, candidata à presidência do partido liberal Fianna Fáil, "recebeu com cautela" a decisão da Comissão Europeia sobre um pacote de assistência aos produtores irlandeses de carne bovina e disse: "O processo de apresentação de um pedido de financiamento agrícola deve ser simples. O ministério deve agir rapidamente e esclarecer detalhes para os agricultores. Este deve ser o primeiro passo.