A missão vietnamita, liderada pelo vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, se concentrará no estudo do fornecimento de produtos agrícolas. É dada prioridade à importação de produtos agrícolas e tecnológicos dos EUA para maior produção e consumo doméstico.
Foram apresentados à missão 19 empresas, 1 associação e 5 grupos de produtos:
- cereais, alimentos para animais;
- carne, laticínios e produtos aquáticos;
- legumes e frutas;
- produtos de madeira e produtos químicos;
- fertilizantes.
De acordo com o programa de trabalho, as possibilidades de desenvolver cooperação e transferência de tecnologia no campo da agricultura estão sendo estudadas com o objetivo de desenvolver cadeias produtivas domésticas e trabalhar com as autoridades americanas para eliminar dificuldades e problemas, fortalecer a cooperação, criar condições favoráveis à importação e exportação da agricultura, silvicultura e pesca. economia entre os dois países.
De acordo com o consumo de arroz, o Vietnã está em segundo lugar. A cada ano, 170 kg de arroz são produzidos por habitante, e uma família de dois come 1 kg de cereal por dia.
A cooperação entre o Vietnã e os Estados Unidos se desenvolveu muito bem nos últimos anos, trazendo muitos benefícios para os dois países. Nas relações comerciais, as exportações dos EUA para o Vietnã cresceram de 9,35 bilhões de dólares em 2017 para 14,37 bilhões de dólares em 2019, um aumento de 53% ao longo de 2 anos, em particular em relação aos produtos de frutas frescas em 2019. As exportações dos EUA para o Vietnã aumentaram de US $ 210 milhões para US $ 304 milhões (um aumento de 51%).
No que diz respeito à agricultura, o Ministério confirmou que sempre prioriza a cooperação científica, técnica, comercial e de investimento com parceiros americanos em modelos de produção agrícola de alta tecnologia.