Um problema sério amadureceu na Ucrânia: o solo preto doméstico está seriamente esgotado como resultado de plantações maciças de girassol antes da semeadura do trigo. Os agricultores estão soando o alarme.
“Nos girassóis, o sistema radicular é projetado de tal maneira que pode crescer no solo com 3 metros ou mais de profundidade e 1 metro de largura”, explicam os agrônomos. - Essas raízes poderosas absorvem ativamente a umidade e, com ela, todos os nutrientes úteis localizados em diferentes profundidades do solo. Especialmente no cultivo de girassol, as reservas de potássio no solo diminuem. E isso deve ser levado em consideração no planejamento de métodos para fertilizar a terra antes e depois do plantio de girassóis. ”
Confira
"O solo está seco a mais de um metro e meio de profundidade", observa Ivashchenko. - O trigo, plantado em tal solo, recebe muito menos minerais nutrientes e fertilizantes orgânicos. E precisamos prestar muita atenção na solução desse problema, porque, caso contrário, isso afetará radicalmente a fertilidade do solo e a produtividade das culturas de inverno! ”
Segundo o cientista, a quantidade de húmus na camada arável do solo ucraniano atingiu um nível criticamente baixo e a situação precisa ser melhorada o mais rápido possível.