Na Eslováquia, a quatrocentos e setenta quilômetros da fronteira com a Hungria, um porco morreu como resultado de um ataque do vírus da peste africana.
Sabe-se que o animal fazia parte dos poucos ativos pecuários de um dos agricultores eslovacos, que mantinha quatro porcos em sua casa.
Presumivelmente, o infortúnio ocorreu no complexo agrícola da Hungria, considerado potencialmente perigoso para a peste suína africana desde a primavera de 2018.
Sabe-se que até o momento, pelo menos oitocentos e setenta focos de infecção pelo vírus ASF foram registrados na Hungria. Os principais distribuidores da doença são javalis.
Que o porco eslovaco morreu como resultado de ASF. Os testes laboratoriais foram confirmados por PCR. O porco infectado foi destruído - assim como os utensílios domésticos, que caíram automaticamente na zona de alto risco.
Informações sobre a infecção e extermínio do porco foram enviadas ao escritório da Organização Mundial de Saúde Animal. Não será supérfluo acrescentar que a Eslováquia agora é considerada o décimo segundo país na lista de derrotas dos países europeus pelo vírus ASF.