Um dos mais bonitos representantes ornamentais da família Cypress é o Juniperus chinensis Kuriwao Gold. O mato chinês em consideração é cada vez mais encontrado na Rússia, apesar do fato de os países asiáticos serem considerados sua terra natal. Esta planta de coníferas possui características externas próprias, bem como características específicas em tecnologia de plantio e agrícola.
Descrição botânica
A variedade em consideração é apresentada como uma forma poderosa de arbusto conífero ornamental sempre-verde.
Curivao Gold tem a seguinte descrição botânica:
- Bush. No ambiente natural, a planta é considerada alta. O crescimento de um arbusto adulto atinge uma média de 2-3 m. A planta é bastante fofa, sua circunferência é quase igual à altura do zimbro.
- Coroa. A parte ramificada do arbusto é assimétrica e aberta. A coroa é mais parecida com a forma de uma fonte, os galhos são direcionados para cima. Os rebentos de Curivao Gold são amplos, amplos e bastante maciços. Os ramos são cobertos com casca marrom e descascada.
- Agulhas. Em brotos jovens - dourados, com o tempo, muda de cor para verde brilhante. Todas as agulhas são escamosas e, nas profundezas da coroa, são caracterizadas por uma pequena mancha acinzentada.
- As frutas. No estado amadurecido, eles têm uma cor azul escuro. No topo do feto você pode ver um revestimento cinza escuro.
Aterragem
Para que o zimbro cresça bem e se delicie com a sua decoratividade, é necessário ter uma atitude muito responsável com o processo de plantio.
Inclui tais etapas:
- preparação de material de plantio;
- seleção de assento;
- aterrissando diretamente.
Cada etapa é realizada de acordo com instruções específicas adequadas para essa variedade de zimbro em particular.
Preparação de mudas
Ao comprar material de plantio, você deve primeiro avaliar sua condição. Uma muda saudável do Kurivao Gold não deve ter depósitos suspeitos de fungos, bem como traços de mofo na casca ou no sistema radicular. As agulhas nos brotos não devem ficar secas ou desintegradas. As raízes da planta devem ser holísticas, elásticas e sem danos.
Para uma planta, uma medida favorável é a imersão das raízes em "Kornevin" ou "Heteroauxin" diluído em água. Este procedimento fornece um bom desenvolvimento do órgão subterrâneo do mato. Para estimular o crescimento do zimbro, suas agulhas são pulverizadas com uma substância especial, por exemplo, Energen.
Importante! Recomenda-se escolher o material de plantio com um pedaço de terra. Esse arbusto cria raízes bem e cresce rapidamente, densamente coberto de agulhas.
Seleção e preparação do local
Para essa variedade, a melhor opção seria um local bem iluminado. A penumbra ou o terreno escuro é uma condição desfavorável para a decoratividade do zimbro chinês, porque suas propriedades decorativas serão perdidas - todas as agulhas rapidamente ficarão verdes sem manchas douradas. Recomenda-se que o solo escolha um barro argiloso ou arenoso, com uma reação levemente ácida ou neutra.
O diâmetro do poço de plantio deve exceder as mudas de terra em 2 a 3 vezes, e sua profundidade deve ser de cerca de 70 a 75 cm. É desejável cobrir o fundo com uma mistura de drenagem de areia e tijolo quebrado (camada de 20-22 cm). Uma excelente mistura de solo para a variedade de zimbro em questão é considerada uma mistura de três componentes bem misturados: relva, areia e turfa (1: 1: 2).
Importante! Ao plantar em grupo, é necessário manter uma distância entre os arbustos de pelo menos 150 cm.
Processo de pouso
Essa etapa precisa receber a quantidade máxima de tempo e atenção. O algoritmo de plantio de zimbro é realizado em seis etapas:
- Preenchendo o poço de aterrissagem com a mistura do solo.
- Liberação do material de plantio do container.
- Instalação de uma muda na posição vertical na parte central do poço.
- Adormecer com prensagem densa de plantas (sem aprofundar o pescoço da raiz).
- Violar a terra, a formação de um funil circular.
- Rega abundante (1-2 baldes de água morna) ao redor das mudas.
Juniper Care
Apesar de essa variedade ser notável por sua despretensão em tecnologia agrícola, para obter o máximo efeito decorativo, é necessário aderir às regras básicas.
Um jardineiro que cultive uma variedade Kuriwao Gold deve cuidar dos seguintes procedimentos:
- rega;
- cobertura superior;
- afrouxamento e cobertura morta;
- poda
- preparação para o inverno;
- controle de pragas e doenças.
As medidas acima fornecerão uma planta decorativa, saudável e de longa vida útil.
Rega
Após o processo de plantio, o arbusto jovem precisa muito de umidade, portanto, dentro de 7 dias, deve ser abundantemente regado. Depois disso, a planta jovem é umedecida com 1-3 baldes de água semanalmente. A principal condição é impedir que o solo seque. Molhar um zimbro adulto é necessário no verão - 2-3 vezes por temporada. Também é recomendado borrifar agulhas, especialmente em climas quentes. Esse procedimento geralmente é realizado de manhã ou após o pôr do sol para proteger a planta das queimaduras solares. Durante uma seca, a rega da variedade Golden Curivao aumenta.
Top vestir
O zimbro, como representante de plantas coníferas, tem algumas características alimentares. Entre esses recursos podem ser distinguidos:
- o mato não sobrevive ao excesso de nitrogênio no solo;
- deve haver uma presença obrigatória de magnésio na cobertura para normalizar a fotossíntese.
Excelentes fertilizantes podem ser chamados nitroammofosku ou Kemiru Universal, e também fertilizantes complexos especiais para coníferas são considerados opções aceitáveis. A cobertura é realizada no segundo ano após o plantio do zimbro.
A planta é geralmente alimentada uma vez por ano, no final de abril ou no início de maio.
Afrouxamento e cobertura do solo
Para fornecer oxigênio ao solo e ao sistema radicular do mato, o jardineiro precisa cultivar a terra. Para fazer isso, afrouxe o círculo do tronco do zimbro, raso, para não danificar o sistema radicular. Um pré-requisito é a falta de crescimento de ervas daninhas e gramados ao redor da planta a uma distância de 0,7 m. A cobertura é realizada imediatamente após o plantio de zimbro. Para fazer isso, você precisa fazer uma camada de cobertura de 5 centímetros de turfa, casca de pinheiro e lascas de madeira.
Você sabe Na época da Rússia antiga, a casca desse arbusto era um material popular para a criação de xícaras e pratos. Em dias quentes, o líquido desse prato não esquentava por muito tempo e o leite não ficava azedo.
Poda
A modelagem e a poda do Juniper Curivao Gold são realizadas para atingir determinados objetivos.
Entre essas tarefas podem ser identificadas:
- mantendo a decoratividade;
- controle de iluminação;
- garantindo um crescimento saudável.
A formação da coroa é realizada de acordo com a idéia do jardineiro. O arbusto se presta perfeitamente a um corte de cabelo, após o qual recebe um certo esplendor. A poda primária é realizada no início da primavera e a poda secundária em agosto. Não é recomendável aparar mais de um terço do número total do crescimento do ano passado. Cortar o mato deve ser limpo, pois a restauração do mato pode ser considerada bastante lenta. O objetivo principal é cortar galhos secos, danificados e deformados. A formação do zimbro como cobertura é realizada cortando brotos colantes.
Preparações de inverno
Acredita-se que a variedade Juniper Curivao Gold seja caracterizada por alta resistência ao gelo, portanto somente amostras jovens precisam ser cobertas. Para o inverno, é necessário polvilhar a zona próxima ao caule com turfa (uma camada de 10 cm). O arbusto jovem deve ser coberto com ramos de abeto ou material respirável especial para o jardim durante o inverno. Para que sob a pressão da neve os brotos das plantas não sejam danificados, no outono é necessário enrolar os galhos, pressionando-os contra o tronco.
Apesar do inverno ser especialmente necessário para as plantas do primeiro ano de vida, deve-se notar que as amostras adultas também precisam de preparação. Se o arbusto é caracterizado por uma coroa que se espalha, é necessário um barbante para amarrar os galhos.
Possíveis doenças e pragas
A eliminação de várias doenças e pragas do zimbro deve ser realizada a tempo. Para fins preventivos e terapêuticos, a planta deve ser tratada com inseticidas duas vezes por ano (na primavera e no verão). Entre os fundos populares podem ser chamados de "Aktaru" e "Actellik". Quando o zimbro é afetado por várias doenças, recomenda-se o uso de fungicidas, que incluem cobre. A variedade em questão não deve ser colocada perto de árvores frutíferas, como uma macieira ou uma pera, pois o arbusto pode ficar enferrujado.
Com um excesso de umidade, o mato é freqüentemente afetado por um fungo, que é quase impossível de eliminar em espécimes jovens. Nesses casos, recomenda-se desenterrar e descartar o zimbro infectado para evitar a infecção de outras plantas. A cor marrom das agulhas é um sinal de dano à alternariose, cuja ocorrência pode ser causada pela falta de normalização da circulação de ar entre as plantas. Os brotos danificados devem ser descartados e a planta pulverizada com “Topázio”.
Os insetos mais comuns que infectam a variedade de zimbro considerada são:
- mariposa;
- sarna;
- caracóis;
- roedores de zimbro e insetos escamados;
- formigas.
Para eliminá-los, a copa e o solo devem ser tratados com inseticidas, por exemplo, "Fufanon" ou "Actellik".
Você sabe Segundo alguns relatos, o zimbro cresce em nosso planeta há mais de 50 milhões de anos. Pela primeira vez, esta planta foi usada na medicina popular pelos antigos egípcios.
Métodos de criação
O Kuriwao Gold possui vários métodos de reprodução, portanto você não precisa se preocupar com o aumento do número de cópias dessa espécie em sua região.
Esta planta se propaga de três maneiras:
- estacas;
- estratificação;
- sementes.
O primeiro método é considerado o mais comum. Ele fornece o recebimento de várias mudas de uma só vez por um pequeno período de tempo. Os brotos de 100 a 200 mm de comprimento (com dois ou mais entrenós) devem ser separados do arbusto, de modo que uma parte do tronco mãe coberta de casca seja deixada sobre eles. Este método é recomendado no último mês de inverno.
A parte inferior do broto deve ser limpa de agulhas e imersa em uma ferramenta para o crescimento das raízes ("Kornevin"). Os recipientes para plantio devem estar saturados com húmus, areia e turfa. As estacas são colocadas no solo por 3 cm, uma película é esticada sobre o recipiente e colocada em um local bem iluminado. Depois disso, rega e pulverização constantes (se necessário) são realizadas. Depois que as estacas são enraizadas, o filme pode ser removido e, no próximo ano, já é possível transplantar as mudas para um local permanente.
O segundo método envolve as seguintes ações:
- Afrouxamento do solo ao redor de um zimbro adulto.
- A introdução de húmus no solo com turfa e areia.
- Limpar o ramo lateral das agulhas e descascar com a dobra no chão.
- Realize rega regular.
- Separe as camadas do arbusto principal para o próximo ano.
- Transplante em campo aberto desde o advento de novos rebentos.
O terceiro método de reprodução raramente é praticado devido ao processo longo e trabalhoso.
Uso em paisagismo
O Juniper Kuriwao Gold, devido às suas boas características, despretensiosidade e aparência atraente, é muito popular no paisagismo. Devido ao fato de a planta ser considerada perene, ela fica ótima em qualquer época do ano. A variedade em consideração pode ser usada tanto em plantios individuais quanto em grupo. As mais populares são as composições Kuriwao Gold com outros arbustos de coníferas e caducifólias que possuem dimensões semelhantes.
Freqüentemente, essa variedade cria uma barreira no design de jardins. Muitas formas decorativas de zimbro chinês são distinguidas por tons decorativos de agulhas em brotos jovens: creme, amarelo dourado, verde azulado, de modo que essa variedade ficará muito agradável ao lado de Expansa Variegat, Old Gold, Pfitzeriana e Stricta.
Assim, a variedade Juniper Curivao Gold é um representante sempre-verde despretensioso da família Cypress. A combinação de agulhas douradas e verdes, bem como a capacidade de dar formas diferentes à coroa, atraem os paisagistas para criar uma grande variedade de composições.