A agricultura na África do Sul está passando por uma seca severa, os agricultores sofrem enormes perdas. Isso foi anunciado pelo Ministro da Água e Saneamento Lindive Sisulu, que falou em uma entrevista coletiva em Joanesburgo na segunda-feira.
Líderes de várias organizações agrícolas disseram que agricultores em muitas partes do país estão lutando com o impacto físico, financeiro e emocional das duras condições de seca.
“A situação em províncias como Noroeste, Estado Livre e KwaZulu-Natal é terrível. A colheita e o gado morrem. A seca afeta todos os agricultores, preto e branco, comerciais e pequenos ”, disse Neo Masitela, presidente da Associação Africana de Agricultores da África do Sul.
Chris van Zil, gerente assistente da TAU SA, disse que descobriu recentemente sobre um agricultor que cometeu suicídio, provavelmente porque seu negócio agrícola faliu principalmente devido aos efeitos da seca.
Janse Rabi, diretora política do Centro de Excelência em Recursos Naturais Agri SA, disse que a associação aprecia o fato de que o Sisulu está convocando um comitê consultivo composto por especialistas dos setores público e privado para encontrar soluções eficazes para os problemas da água na África do Sul.