Cingapura em junho deste ano suspendeu a proibição de importações de aves e outros produtos japoneses, o que permitiu a Tóquio renovar os esforços para aumentar as exportações de produtos agrícolas e de peixes para a rica economia do sudeste da Ásia.
Atualmente, a cidade-estado permite importar do Japão aves, produtos processados de aves e ovos, além de produtos de carne bovina e suína, informou o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão.
Cingapura suspendeu as importações de aves japonesas em 2010 devido a um surto de gripe aviária no Japão.
Masatsugu Okita, porta-voz do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão, disse que agora o Japão pode enviar carne e porco refrigerados e congelados a Cingapura, que está diversificando suas fontes de importação de alimentos.
De acordo com Okita, o ministério manteve conversações com a Administração Agropecuária e Veterinária de Cingapura para suspender a proibição de aves, já que Tóquio está tentando aumentar as exportações de seus produtos agrícolas e de pesca.
Yoshimitsu Fuji, o segundo secretário da Embaixada do Japão em Cingapura, disse que o fornecimento de produtos avícolas do Japão para Cingapura começará alguns meses depois que o governo de Cingapura credenciar fazendas e plantas de processamento japonesas.