As sempre-vivas adornam há muito tempo jardins e parques da cidade, becos de sanatórios e locais privados. As culturas que são procuradas no paisagismo são representantes da família Cypress. Sobre eles e serão discutidos no artigo.
Descrição botânica
O gênero da família de ciprestes sempre-vivas Cypress hoje tem mais de duas dúzias de espécies. Esse número inclui árvores e arbustos, incluindo formas anãs adaptadas para cultivo em casa.
Os ciprestes, ao contrário de muitas espécies relacionadas, são termofílicos, a área de distribuição na natureza é territórios subtropicais e tropicais, como:
- Crimeia;
- O Cáucaso;
- Síria
- O Himalaia;
- Açúcar
- Líbano
- EUA (Califórnia).
A árvore geralmente cresce de 18 a 25 m, forma de arbusto - 1 a 2 m de altura, tem uma coroa que se espalha ou na forma de uma pirâmide. Esta é uma família de centenários, existem espécimes de 2000 anos. O tronco, coberto com uma casca marrom clara, pode ser fino e reto, e pode dobrar durante o crescimento em algumas variedades e variedades.
Você sabe Segundo estudiosos da Bíblia, foi a Arca de Noé que foi construída a partir de madeira de cipreste.
Agulhas macias e escamosas com uma glândula de óleo distintamente visível na superfície são mais como folhagens modificadas. As agulhas estilóides atingem um comprimento de 2 mm. A cor pode ser cinza-verde, verde-azul e prata-azul. Outro representante da família é um cipreste, do gênero em que existem 6 espécies. A cultura está crescendo nas ilhas de Taiwan e Japão, nos estados do norte da América. A descrição botânica dos dois gêneros é muito semelhante, então eles são frequentemente confusos.
Você pode distinguir um cipreste por várias características:
- Variedades altas geralmente formam uma coroa geometricamente uniforme, semelhante a uma coluna ou cone.
- A forma dos rebentos é plana, em cipreste - redondo ou tetraédrico.
- Os topos dos galhos das árvores podem pendurar.
- As agulhas escamosas estão localizadas transversalmente e no cipreste - alternadamente.
- As agulhas na parte de baixo geralmente são pintadas de branco.
Variedades e tipos populares de cipreste e cipreste
No projeto paisagístico, são apreciadas as espécies altas da família e as formas anãs. Árvores e arbustos se prestam bem ao corte, não são exigentes em cuidados. A principal vantagem das plantas é que elas mantêm uma aparência decorativa o ano todo, em contraste com os irmãos decíduos. Infelizmente, em nossas latitudes, é impossível cultivar todas as variedades, no entanto, há uma grande variedade de espécimes adaptados ao nosso clima.
Você sabe A madeira de cipreste libera fitócitos que repelem insetos. Percebendo essas propriedades, os marceneiros medievais a usavam na fabricação de utensílios, ícones e utensílios domésticos da igreja.
Tuevidny
Segundo o nome, as plantas parecem thuja. São árvores ou arbustos com uma altura de 40 cm a 3,5 m. Um tronco reto com uma casca de tonalidade cinza ou avermelhada, a coroa geralmente tem a forma de um cone. A cultura thujoid com menos de um ano tem agulhas de agulha, que mais tarde se transformam em agulhas escamosas. As agulhas ao longo do ano mudam de cor de verde com um tom azul para marrom. Cones verdes de forma esférica, à medida que amadurecem, se alinham, abrindo no outono, caem cerca de 15 sementes.
Variedades populares em jardinagem:
- Variegata variegada;
- com agulhas azuis Glauka, Hopkinton;
- compacto Little Jamie com uma camada vermelha.
Plantas que adoram a luz, no entanto, agulhas jovens são propensas a queimaduras - é aconselhável proteger da luz solar direta. As variedades são resistentes ao gelo, mas em regiões com invernos rigorosos, elas precisam de abrigo. Eles preferem solo moderadamente úmido, solto, ácido ou levemente ácido e podem crescer em acidez neutra.
Nutkansky
Sob condições naturais, o cipreste cresce principalmente nas terras altas da América do Norte. Na natureza, o Nutkan atinge 40 m de altura. A coroa da planta é do primeiro tipo cônico, após a qual adquire uma forma piramidal. As pontas dos brotos estão penduradas. A casca de uma tonalidade marrom-acinzentada, à medida que a árvore cresce, parte do tronco com finas fitas.Agulhas são feitas de escamas, afiadas nas pontas, de cor verde. Os cones são vermelho acastanhado, o tempo de maturação é maio. A variedade de formas de choro, por exemplo, Pendula, é especialmente popular entre os jardineiros. A espécie apresenta alta resistência ao inverno, pode crescer à sombra. A acidez e a composição do solo não são importantes para ele, a principal condição para o desenvolvimento é a irrigação oportuna.
Grande frutado
A espécie é originária da Califórnia (EUA), onde é chamada de Monterey Cypress. A natureza de frutos grandes atinge de 20 a 40 m de altura e possui uma ampla coroa que se espalha. Wilma Goldcrest, uma variedade com agulhas de limão amarelo, é popular no cultivo em casa. Em campo aberto, a altura máxima é de 10 m, pode ser cultivada como uma cultura em vaso. Esta espécie tem um tronco ereto com brotos horizontais. As agulhas do tipo escamosa têm um agradável aroma a limão.
Importante! O cipreste de frutos grandes não tolera calor, ar seco e estagnado. É contra-indicado mantê-lo próximo a aparelhos de aquecimento, em uma sala sem ventilação.
Os cones são arredondados, com até 4 cm de diâmetro. As plantas crescem bem em um local claro, como o ar úmido. O solo deve ser drenado, solto, com um indicador neutro de acidez. Para manter a decoratividade da coroa, é adicionado ao solo cobertura de fosfato. A rega é realizada à medida que o substrato seca.
Leyland
Como resultado do cruzamento bem-sucedido de cipreste de frutos grandes e cipreste de Nutkansky, apareceu uma nova variedade de plantas coníferas - Leyland cupressocaris. Uma cultura de crescimento rápido dá um aumento anual de 1 m.
Importante! Cortar a planta deve ser realizada com luvas, pois o suco, entrando na pele desprotegida, causa irritação severa.
Na descrição geral do híbrido, há sinais de ambas as espécies parentais:
- forma colunar ou piramidal;
- agulhas achatadas e escamosas;
- a presença de cones masculinos e femininos;
- marrom-avermelhado, casca lisa.
Variedades populares:
Crescer uma cultura sempre-verde é fácil. É necessário garantir a drenagem do solo, observar umidade moderada e saturação do solo com nutrientes. A árvore responde igualmente bem aos fertilizantes orgânicos e minerais. O visual de Leyland pode se desenvolver à sombra sem sacrificar a decoratividade.É altamente resistente a rajadas de frio e vento. Algumas cultivares precisam de desbaste e modelagem de poda até 4 vezes por ano.
Vídeo: Cipreste de Leyland
Arizona
Na natureza, o cipreste cresce no norte, sudoeste dos EUA e no México, atingindo uma altura de 25 m. A vista exclusiva do Arizona se adapta facilmente a qualquer condição climática, pela qual os paisagistas o amam tanto. A cultura possui resistência ao gelo, à seca e ao vento, tolera bem o calor. Graças à casca resinosa, não é afetada por insetos, é imune a doenças fúngicas.
Os tiros diretos formam uma interessante forma de coroa semelhante a um pino de boliche. Agulhas de tom verde-acinzentado, escamosas e afiadas no final. A casca é cinza no começo, cresce marrom e descasca com tiras. Os cones são pequenos - até 3 cm, marrom claro. A madeira da planta não é inferior em força à noz.
Variedades populares em jardinagem:
- Konika
- Glauka
- Fastigiata;
- Compact.
Vídeo: como o cipreste do Arizona cresce
Surpresa azul
A variedade pertence às espécies de cipreste de Lavson. Surpresa azul é uma forma anã com uma coroa cônica, piramidal ou colunar. Os brotos estão localizados verticalmente em relação ao tronco reto, crescem lentamente, apenas 20–25 cm por ano. A casca da planta é de cor marrom avermelhada, rachando com o tempo, formando sulcos.Agulhas de agulhas, pequenas, afiadas, azuis com um tom prateado. A cultura se desenvolve bem em solos de barro ou areia, com um bom sistema de drenagem. Responsivo aos fertilizantes, não gosta de terras calcárias e secas. Prefere áreas abertas à luz, sem a proximidade das águas subterrâneas.
Em regiões com invernos rigorosos, é necessário abrigo parcial. A família Cypress inclui representantes vibrantes de culturas sempre verdes. Entre um grande número de variedades, todo jardineiro que deseja decorar um local certamente encontrará sua própria planta.