O agrário árabe Amjad Alkhan cultiva vários tipos de saladas e legumes em sua terra no coração dos Emirados Árabes Unidos. E tudo ficaria bem, mas os jardins do agricultor estão localizados em condições não muito adequadas para a produção produtiva.
O fato é que a economia de Amjad está realmente localizada no deserto.
"Trabalho como engenheiro de grãos em várias fazendas nos Emirados Árabes Unidos", diz Alkhan sobre si mesmo. Vi muito e quando ele organizou sua fazenda. Ele contou com a experiência de colegas nacionais e estrangeiros. ”
Como resultado, a Amjad opera com sucesso a produção de vegetais e alface, com base em um sistema hidropônico. Em outras palavras, o camponês árabe não cultiva plantas no solo, mas em uma fibra especial, saturada de nutrientes e líquidos. As plantas estão bem estabelecidas em lã mineral e obtêm tudo o que precisam para o desenvolvimento e a frutificação, graças à água gelada dos tubos isolantes, que permitem filtrar a água usada e usá-la para irrigação e recarga.
“Um método tão prático e alternativo da produção moderna de vegetais me permite economizar cerca de 90% da água”, diz Alkhan orgulhosamente.
Acrescente que o agricultor árabe usa um tipo vertical de campo rotacional. Esta é uma instalação especial na qual a fibra com plantas está localizada. Segundo Amjad, esses equipamentos de uma economia doméstica economizam muito espaço e permitem organizar extensas plantações perto da cidade, em pequenos espaços.
"E quanto mais perto da cidade, mais cedo você pode chegar ao mercado e permitir que os clientes obtenham a colheita mais fresca", disse Alkhan.