O chefe da União Agrária da Ucrânia, Gennady Novikov, tranquilizou: o aumento dos preços do gás no país levará inevitavelmente à escassez de fertilizantes no mercado doméstico.
Segundo o agrário, os bancos ucranianos não emprestam a agricultores que possuem menos de 500 hectares. Consequentemente, aqueles que recebem empréstimos são forçados a tomar empréstimos a taxas de juros. E isso afeta diretamente a qualidade do uso de fertilizantes.
"Se eu não comprar 200 toneladas de fertilizantes, mas, digamos, 100, isso afeta a qualidade dos produtos", diz Novikov, e explica que a Ucrânia já havia comprado 90% dos fertilizantes na Rússia. - Surpreendentemente, isso acabou sendo notícia para o nosso governo. E não fez nada para se reorientar e começar a receber fertilizantes de outros mercados. ”
Segundo o chefe da União Agrária, ele recorreu às autoridades com propostas construtivas para sair da situação atual com o mínimo de perdas. Em particular, foi proposto o uso de fontes alternativas de gás para a produção. Mas as autoridades consideraram necessário aumentar os preços do gás para os produtores, o que piorou a situação na indústria.
Enquanto isso, o Ministério da Política Agrária garante: o governo está interessado nos agricultores que aumentam sua renda, e não vice-versa. Mas como sair de uma situação difícil, os ministros ainda não decidiram.
"Podemos dar gás barato aos produtores de fertilizantes", diz Viktor Sheremet, vice-ministro de Política Agrária da Ucrânia. “Mas então os outros participantes do mercado ficarão infelizes, nos censurarão por fazer lobby pelos interesses de alguns e negligenciar as necessidades de outros.” Sheremet tem certeza de que apenas o Verkhovna Rada da Ucrânia pode oferecer uma maneira de sair da situação, já que o problema é sério e requer maior atenção. Mas o vice-presidente do Conselho Agrário da Ucrânia, Mikhail Sokolov, não depende muito da ambulância das autoridades - ele não tem dúvida de que a Ucrânia subestima significativamente o problema dos fertilizantes.
"O mercado mundial de produtores de fertilizantes usa gás barato, por isso recebeu um crescimento significativo nas capacidades de produção de fertilizantes nitrogenados", reclama Sokolov. - A Ucrânia perdeu seus mercados. Não podemos obter fertilizantes ignorando o gás barato. Portanto, temos que usar suprimentos de fertilizantes da Ásia e da Europa Oriental. ”
De acordo com Sokolov, os americanos estão prontos para entrar no mercado ucraniano, mas os preços do gás estrangeiro são significativamente exagerados.Enquanto isso, os agricultores estão discutindo ativamente outro problema: de acordo com informações não verificadas, lotes falsificados de fertilizantes que entraram no mercado negro estão vindo da Rússia para a Ucrânia verificações de qualidade e não estavam sujeitos a certificação. Além disso, segundo os agricultores, o produto de baixa qualidade entra em grande escala no mercado interno. Isso foi anunciado recentemente pelo diretor do Institute of Consumer Expertise Yuri Chernobryvets.
"Muitos bovinos morreram em algumas aldeias ucranianas", diz Chernobryvets. "É uma coincidência ou não, mas as vacas morreram após pastar nos campos de milho tratados com o mesmo produto químico". Sim, ninguém realizou exames, mas os agricultores dizem que, infelizmente, existem muitos casos na Ucrânia. ”
Uma questão lógica: por que os exames não foram realizados? A resposta obscena é simples: os donos das vacas têm medo de publicidade e temem que, se o fato de usar produtos químicos nocivos for estabelecido, todos os seus animais serão levados e eliminados. Mas a manutenção de vacas é sua única fonte de lucro (venda de carne e laticínios).
O que temos no final? A química não certificada com componentes desconhecidos (e potencialmente perigosos) polui ativamente o solo dos campos ucranianos, o que leva à morte de vegetação e animais. E certamente cai na cesta de compras dos ucranianos. Os agricultores ucranianos não podem produzir seus próprios fertilizantes devido ao alto custo das matérias-primas gasosas. E a compra de gás de fornecedores estrangeiros custa uma soma redonda.
Chernobryvets enfatiza que a questão precisa ser tratada de perto no nível estadual, para encontrar soluções e simultaneamente bloquear o oxigênio para falsificar fornecedores de fertilizantes obviamente prejudiciais.
"E você também precisa realizar ataques sérios nas lojas onde o fertilizante é vendido e realizar uma análise de sortimento", diz Yuri. - Espero que eles levem a situação muito a sério e não deixem as coisas acontecerem sozinhas. Especialmente durante o período de fertilização ativa dos campos e trabalho de semeadura. "