Em 25 de abril deste ano, cerca de cem pessoas compareceram sob os muros da Administração Regional do Estado de Kherson e do Conselho Regional.
Tudo isso é o pessoal do setor de água da região. Segundo o iniciador, os funcionários da gerência estão exigindo salários mais altos (supostamente, se as tarifas de irrigação não forem aumentadas, elas trabalharão por um salário mínimo).
Lembre-se de que os agricultores da região já protestaram contra o aumento das tarifas de irrigação de campos para o manejo da bacia dos recursos hídricos do Baixo Dnieper. Ao longo de 5 anos, os preços aumentaram mais de 4 vezes. Os produtores agrícolas da região de Kherson consideram o preço atual da água superestimado e economicamente injustificado.Os agrários da região de Kherson reclamam que, devido ao aumento das tarifas de irrigação, muitas culturas são simplesmente inúteis para o cultivo. E em um clima quente e seco, especialmente considerando as recentes mudanças climáticas na Ucrânia e em todo o mundo, é quase impossível cultivar qualquer coisa sem regar.
Os produtores de arroz foram particularmente afetados pelos altos preços da irrigação, porque essa safra requer muita água. Os agricultores estão prontos para abandonar completamente seu cultivo, se o preço da água permanecer o mesmo. Nesse caso, o arroz Kherson não estará mais no mercado ucraniano e os consumidores terão que pagar mais pelo arroz importado.