Para um hobby como a pesca no inverno, é necessário ter, além dos acessórios de pesca comuns, equipamento adicional que permita fazer um buraco no gelo com cuidado e, assim, chegar à água. Sobre os requisitos básicos para tais furadeiras de gelo, sobre como escolher um dispositivo desse tipo e como fazer você mesmo usando uma chave de fenda, posteriormente na revisão.
Para que serve uma chave de fenda de pesca de inverno?
Na maioria dos casos, o termo "pesca de inverno" é entendido como um método de pesca no qual o caçador está localizado na superfície de um reservatório coberto de gelo e o equipamento é baixado na água por um buraco de gelo ou um buraco feito especialmente para esse fim.
Assim, um dos principais dispositivos sem os quais é impossível organizar esse processo é a sucata (o chamado picador de gelo) ou a broca para gelo, e a última opção é considerada mais preferível, pois permite:
- romper uma espessura muito maior de gelo com menos esforço físico e tempo (especialistas em uma broca comum podem lidar com uma camada de gelo em apenas alguns minutos, enquanto um picador de gelo é adequado para uma cobertura de gelo não superior a 30 cm);
- criar um buraco na forma de um cilindro comum, evitando lascas e rachaduras ainda mais perigosas no gelo durante a vida de um pescador;
- aja de maneira relativamente silenciosa, o que é de particular importância ao pescar, porque o ruído, como você sabe, pode assustar o peixe e todos os esforços serão em vão.
O dispositivo de perfuração mais simples é um rotor, ou seja, uma alça em forma de joelho com um mandril especial para prender uma ferramenta de corte, uma broca (broca) e facas - esféricas ou retas. No entanto, trabalhar com esse dispositivo, embora seja considerado mais fácil do que o refugo convencional, mas ainda requer a aplicação de bastante esforço físico.
Você sabe À temperatura –A dureza do gelo de 40 ° С é 6 unidades na escala MEPA, a 0 ° С este indicador diminui para 1,5. Para comparação, em condições normais, alguns metais apresentam os seguintes índices de dureza: alumínio - 3, zinco e prata - 2,5, estanho - 1,5.
No frio, o manuseio de uma ferramenta manual é especialmente inconveniente, e, após o aquecimento após uma torção longa e muito intensa do botão, o pescador deve permanecer completamente imóvel por horas no frio - também está repleto de riscos de resfriado grave.
Uma chave de fenda a bateria é ideal para automatizar a operação da broca. Com este dispositivo, a produtividade da ferramenta aumenta significativamente e você pode conectar uma furadeira a uma furadeira de gelo usando um adaptador (adaptador) bastante simples.
Que poder deve ser uma chave de fenda?
Ao escolher uma máquina, você precisa entender que o principal objetivo das brocas (incluindo um tipo de chave de fenda) é apertar os parafusos, por exemplo, parafusos, buchas, parafusos, parafusos ou porcas, além de fazer furos em materiais relativamente macios - madeira ou metais não duros. O tipo especificado de ferramenta elétrica é usado principalmente onde é necessária precisão, e não força, por exemplo, uma broca é usada para trabalhos em concreto, mas um perfurador.
O gelo, especialmente espesso e confiável o suficiente para suportar o peso de um homem adulto, é um material suficientemente forte, e a operação em temperaturas muito baixas é um modo extremo para qualquer ferramenta elétrica.Importante! Para um trabalho confortável no gelo, é aconselhável comprar uma ferramenta com um torque de pelo menos 60 Newton.
Assim, nem toda chave de fenda pode ser adequada para a tarefa; além disso, ao escolher a melhor opção, vários critérios importantes devem ser levados em conta ao mesmo tempo, tanto técnicos (torque, velocidade máxima de rotação, potência, tipo e capacidade da bateria, etc.) e puramente doméstico - dimensões, peso, material de fabricação, presença de uma maleta de transporte conveniente.
Vídeo: Qual chave de fenda levar para a pesca
Para trabalhos sob carga pesada
Antes de tudo, indicadores como torque e velocidade de rotação do eixo são fundamentais para a perfuração de gelo. Em última análise, depende deles que diâmetro do furo pode ser obtido usando a ferramenta em questão. O produto do torque e da velocidade que fornece essa rotação determina a potência do dispositivo.
Deste ponto de vista, a primeira regra a lembrar: para a pesca de inverno, você não deve comprar uma chave de fenda, mas uma chave de fenda.
A principal diferença entre esses dois dispositivos é que o segundo é capaz de executar duas tarefas - torcer e perfurar, enquanto o primeiro é orientado apenas para torcer e, consequentemente, é menos poderoso.
Além disso, como uma chave de fenda envolve a execução de um trabalho mais complexo em termos dos esforços aplicados, geralmente é mais leve e mais compacta que uma chave de fenda comum e, para um pescador, esses dois critérios também são extremamente importantes.
As características comparativas de uma chave de fenda e uma broca / chave estão claramente apresentadas na tabela:
Indicador (médio) | Chave de fenda | Chave de fenda |
Torque, Newton metros | 8–10 | 35–60 |
Velocidade de rotação do eixo, rotações por minuto | 500 | 1500 |
Peso médio | 2,5 | 2,2 |
No entanto, deve-se lembrar que exagerar em um indicador como energia também não vale a pena, pois é em proporção direta à tensão da bateria usada e em condições de operação autônoma, a carga da bateria pode se tornar um critério menos importante que a energia.
Também vale a pena prestar atenção à presença de um dispositivo de segurança especial para a ferramenta adquirida, que desliga o motor ao trabalhar com cargas pesadas: como o gelo é um material difícil do ponto de vista da perfuração, uma função útil em outros aspectos pode tornar a ferramenta completamente inútil - ela simplesmente se desliga constantemente.
Importante! Pescadores experientes aconselham a abandonar os modelos nos quais é fornecido alto torque devido ao mecanismo de impacto. Ao trabalhar com gelo, esse dispositivo não justifica as características técnicas declaradas.
Para a possibilidade de uso prolongado no modo extremo, a chave de fenda deve atender a estes requisitos adicionais:
- material de alta qualidade e durável do qual o corpo é feito;
- a presença de uma alça adicional no kit, que pode ser instalada no lado oposto sob a segunda mão para reduzir a vibração e, consequentemente, reduzir a carga na escova.
Finalmente, os especialistas aconselham a compra de modelos profissionais, e não domésticos, preferindo marcas ocidentais conhecidas (como Bosch, Hitachi, DeWalt, Metabo, AEG ou Makita) e não tentando economizar na compra: uma chave de fenda elétrica barata não é uma ferramenta que você pode fazer um buraco em uma espessa camada de gelo.
Para bateria de longa duração
As chaves de fenda modernas usam três tipos principais de energia:
- de uma rede ou outra fonte externa, como um gerador;
- do compressor ou tanque com gás comprimido;
- da bateria.
Como o soquete não está disponível para pesca no inverno e as unidades do compressor são muito pesadas para uso em condições de viagem, apenas chaves de fenda sem fio são adequadas para a fabricação de brocas. Ao mesmo tempo, é muito importante que a tensão da bateria seja suficiente para operação autônoma contínua sob condições de alta carga.Você sabe O sistema de carregamento de bateria sem fio, que foi um avanço revolucionário no uso de smartphones e outros dispositivos móveis, foi introduzido pela Bosch pela primeira vez em 2015, mas hoje, sem baterias portáteis ou chamadas baterias externas, milhões de pessoas no mundo não conseguem imaginar sua vida.
Na linha de ferramentas elétricas oferecidas para venda, são instaladas baterias com indicadores de tensão de 1 a 36 V, onde:
- uma chave de fenda de dois parafusos permite apertar alguns parafusos;
- tensão de 6 V é usada em pequenos reparos domésticos;
- A bateria de 18 V é adequada para trabalhar com madeira ou plástico;
- a 20 V - permitirá trabalhar com metal.
Para a perfuração no gelo, esses parâmetros são completamente insuficientes. Aqui é necessário escolher uma ferramenta com a bateria mais poderosa, pelo menos 30 V. O próximo indicador importante ao escolher uma bateria é sua capacidade.
Importante! Mesmo uma bateria muito boa no frio pode falhar, então os pescadores profissionais sabem que, na pesca de inverno, você sempre precisa ter uma bateria sobressalente.
Esse parâmetro é alterado em Ampère-hora e define um estoque de tempo durante o qual o dispositivo pode trabalhar sem recarregar. Os especialistas recomendam a compra de chaves de fenda com baterias com capacidade de pelo menos 3 Ah: isso é suficiente para fazer várias dezenas de furos em uma superfície de gelo bastante espessa em condições frias.Caros modelos hoje em dia quase sempre estão equipados com uma bateria adicional no kit. As duas baterias, é claro, devem estar totalmente carregadas - isso permitirá que elas sejam usadas alternadamente, sem interromper a operação e, se necessário, recarregando a bateria usando dispositivos portáteis especiais, como o banco de potência.
Esse momento também é muito importante para poder manter a bateria quente até que funcione: a bateria é descarregada muito rapidamente no frio, e escondê-la sob uma jaqueta acolchoada pode resolver o problema, enquanto o aquecimento de um grande machado de gelo é muito mais problemático.Importante! Para que a bateria seja facilmente recarregada, é importante comprar uma chave de fenda com uma bateria removível; no entanto, a maioria dos modelos modernos é exatamente isso.
Por fim, ao escolher um produto, você deve sempre prestar atenção ao ano de seu lançamento, pois a capacidade da bateria é perdida ao longo do tempo, mesmo que o dispositivo não seja usado.
Vídeo: Caixa de bateria da chave de fenda
Para trabalhar em condições frias
Nos dispositivos modernos, três tipos de baterias podem ser instalados - íon de lítio, hidreto de níquel-metal e níquel-cádmio, e as duas últimas opções são usadas cada vez menos. E são eles que perdem as características do consumidor em muito menor extensão e a baixas temperaturas do que as baterias de íon-lítio mais comuns.
No entanto, a capacidade máxima da bateria de níquel-hidreto metálico é de apenas 2,5 Ah e a bateria de níquel-cádmio é de até 2,0 Ah. Portanto, temos que concordar com a compra de uma chave de fenda equipada com uma bateria de íons de lítio, mas, neste caso, lembre-se de que a bateria precisará ser mantida quente.
A bateria de íons de lítio pesa um pouco, as dimensões são pequenas, portanto não é difícil fornecer um bolso interno adicional para esse item em roupas.
Às vezes, dispositivos profissionais caros exigem recipientes especiais de isolamento térmico para armazenar uma bateria sobressalente, mas não há necessidade objetiva de tais acessórios. A melhor fonte de aquecimento na pesca de inverno é o corpo humano.
Uma chave de fenda, ao contrário da bateria, não precisa de aquecimento adicional; geralmente, ela é colocada na neve ao lado. No entanto, se, no final do processo de pesca, o pescador congelado entrar no carro e ligar o fogão com força total, a ferramenta elétrica será intensamente coberta por condensado de uma queda acentuada de temperatura e, com isso, o dispositivo poderá se tornar inútil.
Há duas maneiras de sair da situação: comprar recipientes especiais para guardar a chave de fenda que a protege de superaquecimento e superaquecimento ou colocar o machado de gelo e todos os seus acessórios não na cabine, mas no porta-malas.
Como fazer uma broca de gelo com uma chave de fenda do tipo faça você mesmo
Em geral, é bastante simples adaptar uma furadeira manual a uma chave de fenda. Para esse fim, qualquer modelo com uma articulação direta é adequado, por exemplo:
No entanto, antes de iniciar o trabalho, é necessário decidir se a broca de gelo será exclusivamente com acionamento elétrico (sem a possibilidade de usá-la no modo de perfuração manual) ou universal. No primeiro caso, você pode tirar proveito das inúmeras ofertas no mercado de adaptadores prontos, oferecidos como uma opção juntamente com um novo produto ou vendidos separadamente.
Na forma finalizada, fica assim:
No entanto, como os componentes elétricos tendem a falhar no momento mais inoportuno (especialmente no inverno, em condições de frio intenso), o design universal para perfuração de gelo parece mais preferível.
A essência de tal retrabalho de uma broca de gelo manual padrão é resolver três problemas técnicos principais:- Cálculo de dimensões e fabricação de um adaptador (adaptador) para um mandril de chave de fenda com posterior modernização da alça padrão da broca de gelo.
- Fazendo uma trava de segurança contra afogamento da parte do parafuso da unidade.
- Alteração do ângulo de inclinação (ataque) das facas de corte.
O adaptador para a chave de fenda é uma haste de metal sólida. Estruturalmente, o eixo do adaptador possui três seções: um hexágono para um mandril de chave de fenda e duas seções cilíndricas do mesmo comprimento.
O tamanho do hexágono e seu comprimento dependem do cartucho específico e, na maioria dos casos, são padrão de 1/4 "(quarto de polegada). O restante do eixo é dividido em duas partes cilíndricas de igual comprimento e é usado para conectar as partes superior e inferior da alça.
Importante! Alumínio e outras ligas macias não devem ser utilizados para a fabricação do adaptador, pois altas tensões mecânicas locais levarão ao seu rápido desgaste.
O diâmetro das peças cilíndricas deve fornecer uma conexão livre, mas ao mesmo tempo suficientemente firme, das partes superior e inferior da alça. O comprimento total do adaptador é determinado pelas dimensões da alça padrão da broca de gelo e deve ser 10-15% menor que a distância entre a dobradiça e a primeira curva da alça.
Ao calcular os parâmetros do adaptador, deve-se entender que quanto maior o comprimento, mais forte será a fixação da alça padrão. No entanto, a severidade da estrutura aumenta proporcionalmente e, consequentemente, o processo de substituir uma alça padrão por uma chave de fenda é complicado.
Depois de calcular os comprimentos das três seções do futuro adaptador, você pode determinar o local de corte da alça padrão no nível do limite entre as duas partes cilíndricas do adaptador.
Em seguida, o trabalho é executado na seguinte sequência:
- A alça padrão é removida da unidade de trabalho principal (é necessário desmontar a dobradiça para dobrar a broca de gelo na posição retraída).
- No local indicado anteriormente, a alça é cortada com uma serra ou trituradora, a rebarbação é removida e o diâmetro interno do tubo é medido com precisão.
- A fabricação do adaptador. O diâmetro da seção cilíndrica do adaptador, que coincidirá com a parte da dobradiça da alça, deve fornecer uma conexão apertada (ajuste apertado) dessas peças. Esta parte da estrutura não pode ser separada e, posteriormente, pode ser fixada adicionalmente por soldagem, laminação ou rebitagem que atravessa o tubo. O diâmetro da seção cilíndrica da parte removível da alça deve permitir que ela seja colocada e removida livremente do adaptador. A parte removível da alça é fixada no adaptador por meio de um parafuso com uma porca em “asa” passando através de um orifício através do tubo na junção.
- A etapa final é cortar o hexágono.
A proteção de afogamento da broca só é necessária se uma chave de fenda for usada e puder ser feita na forma de um círculo plano, cujo diâmetro externo é obviamente maior que o tamanho do furo obtido pela furação, e o furo central interno permite que você a coloque na parte cilíndrica livre do adaptador. O círculo é fixado com um parafuso com um "cordeiro".
Com isso, a mecanização da broca manual de gelo é basicamente concluída, no entanto, dependendo da potência da chave de fenda, pode ser necessário ajustar o ângulo de inclinação das lâminas de corte. Deve-se lembrar que, quanto menor a potência do acionamento elétrico, menor o ângulo de trabalho das facas principais da broca.Importante! Todo o trabalho de fabricação do adaptador deve ser realizado em uma oficina ou solicitado por um especialista.
Se os primeiros testes de gelo mostrarem que o agregado é fraco, o ângulo de ataque deve ser reduzido. Na maioria dos casos, essa modificação pode ser feita no local. Para fazer isso, afrouxe os parafusos que prendem a faca ao parafuso, coloque um pedaço de fio de aço sob a faca em um lado e aperte os parafusos novamente.
Importante! Usando um fio de vários diâmetros, você pode encontrar rapidamente a posição ideal das facas.
Modelos populares
Embora a fabricação independente de um dispositivo para superar a camada de gelo antes do início da pesca no inverno não seja uma tarefa de maior complexidade, na ausência de tempo livre ou no desejo de se envolver em tal trabalho, bem como com as capacidades financeiras apropriadas, um grande número de perfurações de gelo prontas pode ser encontrado em uma loja especializada.
Mas, mesmo ao criar um dispositivo caseiro, um amante da pesca de inverno ainda levanta a questão de adquirir uma furadeira sem fio adequada para esses fins. Considerando os critérios descritos acima, é muito mais fácil navegar na maior variedade de modelos disponíveis no mercado e escolher a melhor opção para si. Abaixo estão algumas das soluções mais bem-sucedidas.
Vídeo: Perfurar gelo com uma chave de fenda
Makita DDF441RFE
Kabusiki-A gaisha Makita é uma corporação japonesa bem conhecida que atua há mais de 100 anos no mercado de ferramentas elétricas e a gasolina profissionais.
Na linha de produtos fabricados com a marca Makita, você pode escolher vários adequados para chaves de fenda de pesca de inverno. Um desses modelos é codificado em DDF441RFE e atende às seguintes especificações:
- torque: 70 metros Newton, 16 degraus;
- capacidade da bateria: 3,0 ampères-hora;
- tensão da bateria: 14,4 V;
- a presença de três velocidades;
- peso do dispositivo: 2 kg;
- Dimensões (altura, comprimento, largura): 370 × 480 × 135 mm.
A principal desvantagem do produto é seu alto custo. No mercado russo, um instrumento custa cerca de 18 mil rublos, mas não é tão fácil encontrá-lo em estoque; portanto, muito provavelmente, será necessário solicitar e aguardar muito tempo para o recebimento.
O kit inclui um carregador e uma bateria sobressalente, além de uma alça lateral e um estojo conveniente. O fabricante garante um ano de operação sem problemas da ferramenta e outros 4 anos de manutenção gratuita (reparo) nos centros de serviços da empresa.
Metabo BS 18 LTX Impuls
Os alemães são dignos de competição com os japoneses. A Metabowerke GmbH é um fabricante testado pelo tempo de ferramentas elétricas profissionais; está no mercado desde 1924.Preço estimado no mercado russo - 26 mil rublos. Está incluída uma bateria sobressalente.
O modelo da chave de fenda sem fio BS 18 LTX Impuls é caracterizado pelos seguintes parâmetros:
- torque: ajustável na faixa de 1,5 a 24 metros em Newton; no modo rígido - até 110 Nm, no modo macio - 55 Nm, no modo pulso - 60 Nm;
- número de velocidades: 2;
- velocidade de rotação do eixo: até 500 e até 1700 rpm, respectivamente, nas velocidades 1 e 2;
- capacidade da bateria: 4,0 Ah;
- tensão da bateria: 19 V;
- peso: 2,3 kg.
Makita 6337DWD
Outro modelo de broca / driver de uma marca japonesa bem conhecida, mas, comparado ao DDF441RFE descrito acima, é menos poderoso e, consequentemente, mais barato. Das vantagens, a compacidade também pode ser observada.Uma bateria sobressalente está incluída. O preço aproximado no mercado não é superior a 10 mil rublos.
Principais recursos:
- torque: 65 Newton metros;
- velocidade de rotação do eixo: 1300 rpm;
- capacidade da bateria: 2,6 ampères-hora;
- tensão da bateria: 14,4 V;
- a presença de duas velocidades;
- peso do dispositivo: 2,1 kg;
- Dimensões: 241 × 95 × 65 mm.
Bosch GSR 18 VE-EC 0 L-BOXX
A marca Bosch não precisa de publicidade adicional. Na gama do fabricante da Baviera, vale destacar a poderosa chave de fenda sem fio GSR 18 VE-EC 0 L-BOXX com os seguintes parâmetros:
- torque: 75 metros em Newton;
- capacidade da bateria: 2 Ah (dois deles estão incluídos);
- tensão da bateria: 18 V.
O preço é consistente com a marca e começa em 27 mil rublos. O dispositivo está equipado com um mecanismo moderno e proteção contra sobrecarga (que em relação à tarefa pode vir a ser mais um sinal de menos do que um sinal de mais). Além disso, o preço é afetado pela ultra-moderna bateria CoolPack, com uma vida útil dobrada, de acordo com o fabricante.
AEG BSB18CBL
A AEG é um fabricante alemão de eletrônicos e eletrodomésticos com sede em Berlim.
A furadeira / aparafusadora sem fio de impacto AEG BSB18CBL é um excelente dispositivo moderno que atende às seguintes especificações técnicas:
- torque: 60 horas de Newton;
- velocidade de rotação do eixo: 2100 rpm;
- capacidade de uma bateria de iões de lítio: 2,0 Ah;
- tensão da bateria: 18 V;
- número de etapas: 12;
- peso: 1,8 kg.
Está incluída uma bateria sobressalente. O preço, considerando a boa qualidade, é relativamente baixo - cerca de 20 mil rublos.Para fazer furos no gelo, os entusiastas da pesca de inverno usam vários dispositivos, mas um dos mais convenientes, talvez, é uma broca de gelo feita com uma chave de fenda sem fio. Esse design está longe de ser barato, pois apenas ferramentas profissionais e poderosas podem lidar com o trabalho sob alta carga, a baixas temperaturas e a incapacidade de recarregar a bateria. No entanto, qualquer hobby de verdade exige custos, especialmente se eles compensam o prazer de fazer o que você ama e é bom.