Rebobinar é uma maneira muito especial de pescar no inverno. É dado, é preciso dizer, de modo algum a todos os entusiastas; Além disso, muitos amadores, depois de tentarem lidar com esse problema e não terem recebido o resultado esperado, abandonam essa atividade de uma vez por todas. E enquanto isso especialistas argumentam que é precisamente esse método que permite confiar na maior captura, e funciona sempre e em qualquer lugar. Só é necessário entender o princípio e a técnica de manipulação de ferramentas não-padrão, e tudo dará certo.
O que é pesca sem captura
O rebobinador, ou, como também é chamado, gabarito sem bico, é um equipamento de pesca especialmente equilibrado que não implica iscas (por exemplo, vermes sanguíneos - daí o nome), mas sim imitando o que é comida de peixe .
O método de pesca antiaderente é mais frequentemente usado no gelo, embora também possa ser usado em águas abertas.
Além disso, o pescador exige muito mais habilidade e conhecimento sobre os hábitos e a natureza da potencial "presa"afinal, um peixe só pode aceitar um objeto não comestível e perigoso para alimentação, com base em um complexo de sensações, enquanto o lugar certo para isso é a amplitude da flutuação da água selecionada corretamente, que o pescador deve fornecer com seus movimentos.
Você sabe O maior peixe que já foi pego com uma vara de pesar pesava 1.200 kg e tinha 513 cm de comprimento.É surpreendente que esse registro tenha sido um grande tubarão branco que, antes de pegar um anzol, atacava uma pessoa.
Com base nesses recursos, requisitos muito rigorosos se aplicam ao próprio equipamento. Ao contrário dos anzóis comuns, que envolvem o uso de iscas na forma de bicos, a rebobinadora é sempre muito elegante, lembra insetos, aranhas ou outros representantes de pequenos seres vivos aquáticos e, é claro, custa um pouco mais.
Como prender um carretel a uma linha de pesca
A tecnologia de anexar corretamente a linha de pesca a um carretel envolve o uso de vários métodos alternativos, no entanto, Qualquer que seja a opção escolhida, ela deve fornecer a solução para três tarefas importantes:
- Confiabilidade, permitindo suportar a carga máxima e eliminar a probabilidade de uma interrupção na produção.
- Preservando a semelhança visual com a isca - para isso, o nó, se possível, deve ser compacto e discreto.
- Liberdade de movimento - é necessário se esforçar para garantir que o mormyshka possa se mover livremente na água, de preferência em planos e dimensões diferentes, sem se limitar ao apego “fixo” à linha de pesca.
Importante! O design da mormyshka sem bocal é calculado para que a isca seja presa à linha de pesca em um ângulo de 40 a 45 °.
Como você sabe, existem muitos nós de pesca, mas a escolha da montagem ideal depende muito do design original da engrenagem.
Tipo de serra de vaivém sem bico e tipos de nós:
Com orelha:
Com furo:
As maneiras mais comuns de anexar um molinete a uma linha de pesca são as seguintes:
- Laço para o anel. As vantagens do método são que o mormyshka tem uma amplitude máxima de movimento, pode se mover para a esquerda e direita e para cima e para baixo. Para pescar sem isca, essas qualidades são de suma importância.
- Montagem rígida. Nesse caso, o equipamento se move apenas no plano vertical, permanecendo imóvel na horizontal - um nó forte diminui a possível liberdade de movimento e, portanto, esse método não pode ser considerado o mais bem-sucedido. Embora se você tiver experiência em tricotar nós fortes, poderá conseguir uma alteração no ângulo da linha em relação à linha, ao procurar uma presa em particular, esse truque pode ser útil.
- Para o antebraço através do anel. A maioria dos pescadores experientes gosta desse método em particular, de acordo com o grau de liberdade de atacar, que é a “média de ouro” entre os dois descritos acima. Acredita-se que, com essa fixação em mãos habilidosas, você possa obter o melhor "jogo" da isca.
Importante! Tricotar os nós de uma linha de pesca é muito mais fácil se estiver molhado; Além disso, neste caso, o material é protegido contra superaquecimento durante o atrito e permanece forte. E para consertar a unidade o máximo possível com a ajuda de supercola, mas ela deve ser usada em doses ultra baixas.
Para lidar com uma tarefa incomum, os especialistas aconselham os iniciantes a usar ferramentas improvisadas como:
- agulha de uma seringa descartável - por exemplo, para limpar os buracos do mormyshka;
- pino de segurança - ajuda para desatar o nó com falha;
- lâmina ou faca de escritório - para limpar o gancho da tinta, cortar nós velhos, etc.;
- tesoura de unha - remover o excesso de linha de pesca;
- mais leve - derreter o final da linha de pesca como uma proteção contra desamarrar não autorizado do nó, bem como proteger os dedos de uma injeção em uma ponta afiada.
Vídeo: Como equipar uma arte de pesca de inverno
O que afeta o catchless
O sucesso de qualquer pesca é influenciado por muitos fatores - da qualidade do equipamento e do profissionalismo do apanhador à simples sorte. Mas, como no inverno é especialmente uma pena voltar para casa sem problemas, a fim de aumentar as chances de sucesso, é importante tentar determinar imediatamente corretamente as condições essenciais, como a hora e o local de utilização do enrolador.
Tempo
O inverno é um período de atividade mínima para muitos seres vivos. Peixe não é excepção. Durante a estação fria, os habitantes dos reservatórios tentam se mover o menos possíveleconomizando energia e, portanto, coma um pouco. Durante esse período, a cintilação ativa de um objeto incompreensível, mesmo remotamente parecido com comida, com um alto grau de probabilidade, não atrairá a atenção de um peixe meio adormecido.
Você sabe Uma vara de pescar no valor de US $ 20.000 foi lançada pela famosa empresa francesa Chanel, que, por sua vez, se especializou não apenas em perfumes e acessórios elegantes. O famoso estilista alemão Karl Lagerfeld participou do desenvolvimento do design do equipamento de pesca, que desempenhou um papel importante na definição do preço de produtos exclusivos.
Portanto, O último gelo é um período adequado para o uso de desenrolamento no inverno, especialmente para um iniciante que não domina totalmente a técnica de manuseio de equipamentos.isto é, o momento em que a produção potencial ainda não caiu em "animação suspensa" permanece bastante ativo e derrama qualquer apetite que, no inverno, a propósito, pela mesma razão, não há muita hibernação.
Resultados ainda melhores com o uso de quebra-cabeças antiaderentes podem ser esperados ao pescar no início da primavera. Nesse momento, a temperatura aumenta gradualmente, a duração do dia aumenta acentuadamente e a natureza, mesmo com enormes nevascas por toda parte, começa a acordar de forma constante.
Nesse momento, um peixe morrendo de fome após um longo inverno mostra interesse em tudo que lembra remotamente a comida, o que significa que mesmo o jogo não tão habilidoso de um pescador iniciante, a presa em potencial o perdoará facilmente.
Uma característica importante da pesca de inverno sem anzol é também que as mordidas ativas nesse momento são igualmente prováveis no amanhecer da manhã e à noite e no meio do dia. Para qualquer pescador, essa regra definitivamente será uma boa notícia: se você não pescou de manhã cedo, pode relaxar, tomar um chá e apreciar as impressionantes paisagens de inverno e, depois de algumas horas, tentar a sorte novamente - e, possivelmente, isso não o fará esperar.
Local
Um local bem escolhido é outra chave para o sucesso da pesca. Como a pesca de um rebobinador na maioria dos casos não envolve o uso de alimentos complementares, não é necessário contar com o peixe para pegar o anzol. Em outras palavras, você precisa atirar para onde a presa em potencial já está localizada com a probabilidade máxima.
Considerando que, no inverno, os peixes tentam procurar as seções mais quentes e bem aquecidas do reservatório, um bom local para uma "caça" pode ser:
- bordas, degraus, elevações e tubérculos no fundo de um relevo uniforme ou raso - uma profundidade mais rasa permite que os raios brilhantes do sol de inverno penetrem no gelo e aumentem levemente a temperatura da água;
- poços, poços e outros aprofundamentos - nesses locais, o conforto e o calor relativo são proporcionados devido à proteção contra o movimento atual e ativo da água;
- áreas próximas a obstáculos ou áreas cobertas de vegetação aquática - a presença de objetos estáticos também aquece a água, retardando seu movimento.
No entanto, deve-se entender que os locais de peixes nas lagoas de inverno raramente são constantes e podem mudar constantemente. Tais movimentos, é claro, têm um certo padrão, mas nem sempre é possível calculá-lo. Portanto, não se deve surpreender que, em momentos diferentes, os "vícios" dos habitantes aquáticos sejam diametralmente opostos: de manhã, os peixes podem se alimentar ativamente nas profundezas e à noite - em águas rasas ou vice-versa.
Tendo estudado bem o lago e passado muitas horas em buscas infrutíferas, um pescador experiente é capaz de escolher quase com precisão o local de perfuração de um buraco. Antes de um apanhador iniciante, portanto, dois algoritmos de ação surgem: pelo método de nossa própria tentativa e erro, procure um bom argumento, mude de um local para outro ou sente-se próximo ao local onde um grande número de pescadores já está localizado, depois de se certificar de que seu passatempo é pelo menos o mais produtivo possível.
Vídeo: Pesca sem inverno
Opções de pesca sem chave
Cada pescador tem sua própria tecnologia para pescar em um rebobinamento. No entanto, as opções de pesca mais comuns sem o uso de iscas padrão ainda existem, e um iniciante deve levá-las em consideração.
Pesquisa ativa
Quase sempre, o uso de mormyshki antiaderente para a pesca no inverno requer movimentos frequentes de um lugar para outro. Como já mencionado, esse método de pesca pressupõe que o apanhador primeiro encontre a presa e depois a atraia com uma imitação de isca.
Como a recusa da isca viva, em regra, exclui a alimentação prolongada, acompanhada pela espera do momento em que o peixe sente a presa e se aproxima, a pesca com um rebobinador tem uma vantagem inegável: nada impede que o apanhador faça o máximo de buracos possível em locais diferentes e tente novamente e de novo
Importante! Você se move mais - você pega mais. Esta regra deve ser fundamental ao pescar em um rebobinador.
Os especialistas ainda recomendam fazer uma "caçada" em pares ou em pequenos grupospara aumentar o “território de cobertura” e encontrar mais rapidamente o ponto da localização atual da produção potencial. Cada um desses orifícios não precisa permanecer: literalmente, algumas transações bem executadas são suficientes para determinar a presença ou ausência de peixes nas proximidades, porque pescar em um rebobinador é um jogo que pressupõe que presas, se disponíveis, certamente morderão.
Terra surda
Terra surda é um termo cunhado por pescadores especificamente para descrever emocionalmente a perspectiva de pescar em um determinado período de tempo. É no meio do inverno, quando a natureza congela, algemada pela neve, gelo e geada.
Sob a espessa cobertura de gelo, o oxigênio na água diminui, o sol quase não penetra em sua espessura, criando uma atmosfera de crepúsculo e sonolência constantes.
É difícil para os habitantes dos reservatórios se deslocarem durante esse período, e com baixos custos de energia, seu apetite e, consequentemente, seu interesse por alimentos diminui acentuadamente. Atrair peixe com isca e, mais ainda, imitando comida de verdade em tais condições, é quase impossível. Muitos pescadores, conhecendo todas essas sutilezas, preferem não ir ao gelo no inverno, embora existam entusiastas que acreditam que a pesca pode ser feita a qualquer momento, apenas a captura não será tão grande.
Focando nos muitos anos de experiência dos profissionais, podemos dizer que quase o único peixe que pode bicar ativamente um mormyshka não montável no auge do inverno é o poleiro. Todos os outros habitantes de rios e lagos nesse momento, se capturados, somente na isca real com isca ativa. Embora exceções, é claro, sejam possíveis.
Em geral, as táticas de usar bezootylki no beco sem saída são padrão; as emendas para o "período difícil" são apenas as seguintes:
- mais furos precisam ser perfurados;
- o tempo máximo de teste para cada local é de 5 minutos sem mordida;
- isca não é usada;
- o jogo é jogado em baixa velocidade, porque piscar a isca com muita frequência provavelmente assustará os peixes meio adormecidos do que o interessará;
- o equipamento selecionado corretamente e a capacidade de manejá-lo são um pré-requisito para a pesca no fim do inverno (para aprender, é melhor escolher um momento mais "grato").
Você sabe A pesca é um dos artesanatos mais antigos dominados pelo homem. No entanto, a vara de pescar clássica apareceu relativamente recentemente, aproximadamente no século II de uma nova era.
Com isca
A isca é uma manipulação que, na grande maioria dos casos, é característica exclusivamente da pesca de iscas reais. Imitação de ração, que é um mormyshka sem bico, projetado para peixes famintos e com um pouco de sono, que agarra propositalmente um objeto crustáceo ou semelhante a uma aranha, em vez de buscá-lo aleatoriamente com comida de verdade.
Portanto, os pescadores que usam essa tecnologia quase nunca alimentam o local depois de perfurar o buraco, mas simplesmente passam de um local para outro em uma busca ativa por uma parada de peixes.
Mas esta regra tem exceções. De fato, existem dois deles.
A isca pode e deve ser usada se:
- O relevo inferior é absolutamente plano e idêntico em uma grande área - portanto, não é possível escolher um local provável para o peixe se acumular, muito menos esperar que ele permaneça nesse momento;
- Em contraste com a situação descrita, existem muitos locais adequados para os peixes permanecerem no local e, portanto, os habitantes aquáticos se deslocam constantemente de um ponto para outro, e não há como manter o interesse de possíveis capturas (por exemplo, essa é a situação ao pescar nos reservatórios).
Assim, atrair forçosamente a atenção de um peixe, forçando-o a reunir-se em um rebanho em um local escolhido e, em seguida, iniciar um jogo é uma manobra aceitável ao usar um retrocesso, embora menos preferível que uma pesquisa ativa. Para implementar esse plano, uma isca padrão é usada.
Como pegar um enrolador no inverno
A tarefa do pescador, que decidiu usar uma rebobinadeira, é convencer o peixe de que há presa real à sua frente. Isso é obtido com uma experiência semelhante a aprender a dirigir um carro: você precisa sentir a marcha sozinho, o instrutor pode apenas descrever princípios e regras gerais.
Existem muitos métodos de jogar um jogo com peixes, e eles variam dependendo não apenas das preferências do apanhador, mas também de quem está sendo caçado.
A técnica mais simples com a qual faz sentido iniciar o processo de aprendizado é projetada para poleiro.
A sequência de ações é assim:
- Mergulhe o equipamento na água, deixando o mormyshka se deitar.
- Lenta e uniformemente, levante os 10-30 cm sem contas.
- Pare por alguns segundos e execute um corte de controle.
- Abaixe o mormyshka para o fundo novamente e repita o movimento.
- Após vários lançamentos sem êxito, execute as mesmas manipulações em uma profundidade diferente, um pouco mais alta que a superfície.
Em média, um pescador experiente faz cerca de 3 a 6 vibrações da linha de pesca em um segundo. No entanto, a velocidade nesse processo não é um fator determinante - monotonia, regularidade e, é claro, paciência em encontrar o ritmo e a amplitude certos são muito mais importantes.
Convencionalmente, um jogo com rebobinador pode ser visto tocando repetidamente a ponta de um ponteiro no mesmo ponto em uma superfície plana. Outro ponto importante que distingue o uso da pesca sem reelless da pesca com iscas reais. Um verme de sangue, um verme ou uma larva pode ser um prazer para o peixe "tentar", portanto, escolher o momento certo para fazer um corte não é tão crítico.
Você sabe Hoje, no mundo, a pesca é o principal local de trabalho oficial para mais de 21 milhões de pessoas e, segundo algumas estimativas, as pessoas que são completamente dependentes dos resultados dessa pesca são cerca de dez vezes mais.
O equipamento não acoplável se assemelha a comida apenas do lado de fora - em outras palavras, levar uma bola de metal brilhante para a boca imediatamente perderá o interesse e a cuspirá, e será muito mais difícil enganá-la pela segunda vez. Assim, tudo depende do sucesso da primeira e única varredura.
Como capturar com um rebobinamento envolve movimentos constantes, onde não deve haver falhas, para tal pesca você precisa escolher as varas de pesca mais leves, isso reduzirá a dormência e a fadiga das mãos.
Geralmente é uma alta frequência de movimentos que fornece mordida ativa, mas há exceções a essa regra. Portanto, se o mormyshka estiver equipado com uma asa ou outra estrutura complexa composta por vários segmentos, esse equipamento fornece vibrações adicionais de água por si só, o que significa que o jogo pode ser mais medido.A fixação rígida do mormyshka à linha de pesca exige, pelo contrário, um aumento na frequência de lançamentos . No entanto, a regra principal sempre permanece justa: é melhor mais lenta, mas uniformemente que mais rápida, mas com solavancos e falhas.
As táticas de jogar quebra-cabeças para diferentes tipos de peixes têm algumas características:
Sargo, opção número 1 | Mergulhe o equipamento na água, levante-o levemente várias vezes e abaixe-o imediatamente, como se estivesse batendo na isca no fundo. Depois, eleve-o a uma altura de cerca de 1 m, movendo-se monotonamente e ao mesmo tempo balançando o equipamento um pouco no plano horizontal. Espere, faça um corte. Repita 3-4 vezes. |
Sargo, opção número 2 | Uniforme e suavize os movimentos para cima e para baixo sem hesitar e jogando junto. No ponto superior, após uma pausa, um gancho de controle. |
Poleiro, opção número 1 | Suba com alta frequência e baixa amplitude. |
Poleiro, opção número 2 | Lançamento agudo de mormyshka por 15–20 cm, seguido de abaixamento para o fundo e pausa. É usado ao usar mormysheks de design complexo e cria movimento adicional devido a segmentos conectados livremente. |
Roach | A amplitude de movimento é pequena, a frequência é média. Após a varredura de controle, o mormyshka desce com paradas de maneira "gradual". A mordida geralmente ocorre precisamente na descida. |
A tecnologia básica, quando o objeto da caçada é desconhecido, envolve a criação de um ritmo no qual, ao subir, o mormyshka treme e se move suavemente na descida; se o jogo não der resultado, a técnica muda para o oposto - subida suave e descida vibratória.
Quais são os mormyshki incessantes
Há um grande número de variedades de bezootylki, que diferem entre si em forma, número de ganchos, material de fabricação e outras características importantes.
Importante! Pescadores experientes recomendam comprar vários mormysheks diferentes e alterá-los na ausência de morder. Cada habitante do mundo da água tem suas próprias “preferências culinárias”; portanto, sem estar interessado em uma ou outra presa em potencial, o peixe pode bicar rapidamente em outra.
Assim, pelo tipo de isca, que é reconhecida por imitar o equipamento, existem formas de mormyshki antiaderente:
- Diabo - um gancho triplo soldado ao fundo da base cilíndrica, através do qual a linha de pesca passa verticalmente, fixada por cima com um anel.
- Uralka - um corpo semelhante a uma vírgula volumétrica ou uma gota curvada, cuja parte estreita está presa a um único gancho.
- Cabra - uma construção semelhante ao uralka, mas não tendo um, mas dois ganchos.
- Gunningou Tula drop - semelhante a uralka, mas não tem uma curva na parte superior.
- Olho de poleiro - uma bola brilhante com um gancho preso ao fundo e uma imagem que parece um olho.
- Formiga - bolas de metal de diferentes tamanhos soldadas, geralmente 2 ou 3; um gancho é anexado ao menor localizado abaixo de todos.
- Cobra - uma base plana, ligeiramente curvada, como a cabeça de uma cobra correndo para atacar, com um gancho simples ou duplo em vez de uma “língua”.
- Balda - iscas cilíndricas em forma de cone ou chumbo com um ou dois ganchos móveis.
- Bruxa - Um design bastante complicado, no qual até quatro ganchos são presos à estrutura de arame.
- Ninfa - equipamento multicolorido, equipado com asas especiais, proporcionando maior vibração da água.
- Banana - um bico de tungstênio, semelhante não apenas às frutas tropicais com o mesmo nome, mas também aos crustáceos anfípodes - uma iguaria favorita do poleiro.
- Espingarda - uma pequena bola com um gancho preso a ela.
- Burro - uma chumbada preta de crochê único que se assemelha a grãos de café cortados em 4 partes.
- O papagaio - uma gota com um anzol localizado abaixo, uma característica distintiva é uma cor muito brilhante e multicolorida que pode atrair visualmente a atenção de um peixe.
Você também pode classificar a rebobinagem de acordo com outros critérios, destacando os seguintes tipos de engrenagem, dependendo do atributo selecionado:
- em peso - pesado, médio e leve;
- pelo número de ganchos - single, double e multi-hook;
- dependendo da disponibilidade de replantio - nus e replantados na forma de anel, bola, kral, cambraia e outros elementos móveis, atraindo a atenção de presas em potencial;
- em forma - curto e longo, reto e curvado;
- por material de fabricação - chumbo, tungstênio, estanho, solda;
- por cor - preto, marrom, verde, metálico, multicolorido.
Os tamanhos da engrenagem também podem ser diferentes, mas as garras mais comuns geralmente não excedem 0,8 a 1,2 cm de comprimento e 0,1 a 0,3 cm de largura.
Que tipo de peixe pode ser capturado em um rebobinador
O método de pesca rebobinada é eficaz para caçar qualquer presa que se alimenta de forragens pequenas - crustáceos, larvas e pequenos insetos. No entanto, o inverno não é o período mais fácil para os habitantes do mundo da água; portanto, mesmo pequenos predadores não desprezam alimentos que são mais familiares para peixes “pacíficos”, e isso, por sua vez, significa que as perspectivas para essa pesca são muito animadoras.
A captura mais comum usando um mormyshka não montado no inverno é barata, bream, limpador, poleiro, sopa, sombrio, ruff ou rotan. Carpas, carpas, ide, chub, rudd, pargo prateado e até pequenos lúcios ou poleiros também se deparam com esse ataque, embora essa sorte, é claro, não aconteça com frequência.
A arte de lidar com um rebobinador não é conhecida por todos. E, no entanto, tendo esquecido de levar a isca com você para pescar, não se desespere: talvez esse infeliz acidente seja uma ocasião para aprender a técnica mais interessante de brincar com peixes, onde não a qualidade da isca, mas o talento e a habilidade do apanhador são de suma importância. E como a pesca é principalmente um prazer do processo, e apenas uma segunda preocupação com a comida, a experiência adquirida com o uso de novos equipamentos interessantes definitivamente não será supérflua.