Hippeastrum agrada muitos jardineiros com lindas flores estreladas no inverno e na primavera, mas acontece que ele deixa de florescer. O motivo pode ser erros cometidos durante cuidados, doenças ou pragas. Aprenda mais sobre as possíveis causas desse fenômeno e como fazer o hippeastrum florescer.
Requisitos básicos para o cultivo do hippeastrum
Por causa das raízes longas, vasos profundos e não muito largos são mais adequados para o cultivo do hippeastrum. Recomenda-se o uso de uma panela com um diâmetro de 4-6 cm maior que o diâmetro do bulbo; em grande capacidade, a planta não floresce por muito tempo.
Ao plantar uma lâmpada, você não pode mergulhá-la no chão mais do que 2/3. Você pode adquirir um substrato pronto para este tipo: é adequado um solo nutritivo com acidez neutra, preparado a partir de gramados, turfa, areia e húmus (proporção 2: 1: 1: 1). No fundo, deve haver uma camada de pedras ou argila expandida.
Importante! Molhe o hippeastrum ao longo das bordas da panela, sem direcionar um fluxo de água para a lâmpada.
Hippeastrum adora sol brilhante e temperatura ambiente de + 20 ° C a + 25 ° C.A rega depende da temperatura do ar e do estágio de desenvolvimento da planta. Durante o período de vegetação ativa e floração, quando a casa está quente, a planta precisa de rega frequente, cerca de uma vez a cada dois dias. No final da floração, regada regularmente, uma vez a cada sete dias. No outono, em repouso, a rega não é necessária.
Os fertilizantes são aplicados pela primeira vez quando o pedúnculo atinge uma altura superior a 15 cm e depois a cada 10 a 14 dias até o início de agosto. Use fertilizantes minerais complexos, superfosfatos, orgânicos.
Características do período de floração
A floração ocorre após o estágio dormente. O bulbo no segundo ano após o plantio aumenta significativamente de tamanho, em fevereiro são formados caules de flores. Para despertar, a flor é aproximada do sol e regada. É aconselhável transplantá-lo para o solo fresco, para que ele se alimente de substâncias úteis e possa acumular energia em flores exuberantes e grandes.
As primeiras flores irão deliciar você 8-10 semanas após o despertar da planta.
Quando o pedúnculo que emerge da lâmpada atinge 15 cm, é necessário começar a alimentar regularmente a planta. Então, quando as folhas aparecerem, você precisará continuar cuidando da flor, regando-a regularmente e alimentando-a a cada 10 dias. Quando a quarta folha aparecer, a cobertura deve ser interrompida.
Hippeastrum floresce por 2-3 meses. Para manter as flores por mais tempo, a temperatura é reduzida em vários graus. O número de pedicelos depende do tamanho da lâmpada e dos cuidados - em uma grande pode haver três ou mais pedúnculos. Se houver umidade, luz solar e nutrientes suficientes, as flores são grandes, duram muito tempo e as folhas são brilhantes, verdes e suaves.
Com cuidados inadequados, as flores são pequenas e se mostram cedo, as folhas são pálidas e letárgicas.
Para que o hippeastrum não role sob o peso de flores grandes, é aconselhável comprar vasos de cerâmica pesados.É necessário esperar para que, após a flor murchar, o pedúnculo seque e depois seja cuidadosamente removido. Não vale a pena cortar imediatamente, já que substâncias valiosas vêm dele.
Você sabe Hippeastrum na tradução do grego antigo significa "estrela do cavaleiro". Às vezes é chamada de "estrela cavalheiresca" por causa das flores grandes e bonitas.
Por que o hippeastrum não floresce e o que deve ser feito em casa
Muitas vezes, em jardineiros iniciantes, o hippeastrum não floresce em casa, apenas as folhas se desenvolvem. Isso indica erros cometidos ao escolher um local e condições de detenção ou desembarque. Talvez a planta tenha sido mal cuidada, fertilizada insuficientemente ou não tenha fornecido condições por um período inativo.
Considera-se a seguir que, na maioria dos casos, leva à falta de flores e o que pode ser feito para fazer o hippeastrum florescer.
Sem transferências
Se você não transplantou a flor após o estágio de dormência em dezembro, isso deve ser feito após a floração, para que a lâmpada tenha tempo de reabastecer o suprimento de substâncias úteis. A ausência de transplantes afeta adversamente a flor - ela se esgota e não tem força para formar um pedúnculo.
Falta de fertilizante
A razão para não florescer pode ser a falta de fertilizante. É necessário um curativo regular desde o início do despertar até o final do verão. Somente durante a dormência a planta não precisa de fertilizante.
Condições incorretas
A principal condição para manutenção é a boa iluminação, pelo menos 14 horas por dia. A flor é muito fotofílica e termofílica, cresce lindamente nos peitoris das janelas dos lados sul e leste da casa. Quedas acentuadas de temperatura e correntes de ar não devem ser permitidas.
Pote grande
Se o tamanho do vaso for muito grande, a planta não florescerá por muito tempo. Você pode fazer o hippeastrum florescer se o transplantar em uma panela com um diâmetro menor; isso deve ser feito o mais rápido possível. Em um recipiente apertado, a floração certamente virá.
Importante! Para hippeastrum, o tamanho do vaso é considerado ideal, desde o bulbo até a borda, não mais que 3 cm.
Lâmpada muito profunda
O erro dos jardineiros pode ser o enterro excessivo da lâmpada. A profundidade máxima de plantio permitida é 2/3 da altura da lâmpada.
Falta de período de descanso
Cada planta tem seus próprios biorritmos, é aconselhável não perturbá-los. Para obter flores bonitas e grandes, o hippeastrum deve descansar por 2-3 meses. A falta de paz leva à exaustão excessiva, que pode levar à morte. Durante esse período, a panela é colocada em um local escuro e seco, com uma temperatura de 10 a 12 ° C, a rega e a alimentação são interrompidas.
Doenças ou pragas
Erros no atendimento podem causar doenças nas plantas. Rega excessiva ou má drenagem causam infecções por fungos e apodrecimento de raízes e bulbos.
A doença mais perigosa é a estagonosporose ou "queimadura vermelha". Os sintomas da doença são manchas vermelhas no bulbo e nas folhas. Para salvar a planta, é necessário remover todas as áreas afetadas, raízes podres e tratar as seções com medicamentos antifúngicos, como a Fitosporina.
Após o processamento, o bulbo é completamente seco por cerca de 7 dias em um local ensolarado e inspecionado quanto a novas lesões. Se tudo estiver normal, a lâmpada é plantada 1/3 em uma nova panela com um novo substrato. Mais tarde, se a lâmpada se recuperar, adicione um pouco mais de solo. Antes da recuperação, regue moderadamente, monitorando constantemente as condições da planta. Hippeastrum pode sofrer de uma série de pragas, como:
- verme
- ácaro da aranha,
- escudo de escala
- nemátodos.
Se você notar pequenos insetos, larvas e a planta não se desenvolver bem, listras brancas e vermelhas, pequenos tubérculos ou buracos aparecerão nas folhas do lado de dentro, e trate-os de pragas com qualquer inseticida.
Você sabe Em 2012, durante o projeto "Mars-500" para simular um vôo para Marte, os testadores destilaram com sucesso a flor hippeastrum.
Como evitar erros de cuidados
As doenças das plantas de interior são melhores e muito mais fáceis de prevenir do que curar. Medidas preventivas ajudarão a manter a flor em boas condições.
- Uma flor pode adoecer principalmente por causa de um substrato de baixa qualidade. O solo pode ser desinfetado pré-regando com uma solução de fungicida antes do plantio.
- A lâmpada em si não pode ser processada se você a comprou em uma loja especializada, mas no caso de aquisição de amadores no mercado, é melhor processar.
- Deve haver uma drenagem para evitar o excesso de umidade das raízes e do bulbo. Hippeastrum tolera a falta de umidade mais facilmente do que uma superabundância.
- Ao regar uma planta, evite colocar água no meio da lâmpada. Recomenda-se pré-sedimentar a água à temperatura ambiente.
- Alimente a planta a tempo.
- Garanta temperatura adequada, iluminação, ventilação e umidade moderada para sua flor.
Portanto, para obter belas flores e estrelas, é importante aderir às regras básicas de atendimento e não cometer erros. Conhecendo essas regras, todos irão decorar sua casa com uma bela flor da distante América do Sul.