Raspberry Cumberland se assemelha à América do Norte, onde foi criada em 1890. Alguns chamam de ezhimalina. Tem uma cor preta, mas não a confunda com uma amora. Devido a mutações aleatórias, uma variedade amarela dessa variedade foi obtida.
Descrição de Raspberry Cumberland
Essa framboesa forma arbustos poderosos, com galhos grossos de 1,5 a 3 m de comprimento, cobertos por espinhos grandes e tenazes, dobrados por um gancho. À medida que crescem, os brotos começam a se inclinar no chão e a se espalhar ao longo dele. Os brotos jovens primeiro têm uma cor verde-azulada e são revestidos com um revestimento de cera que pode ser limpo com um dedo. Depois, tornam-se vermelho-violeta e, antes das geadas, ficam rígidas e marrons. Os arbustos não dão brotos de raiz. Folhas verdes claras são de tamanho médio ou grande e 5 a 12 cm de comprimento.A parte inferior da placa da folha é coberta com pelos e pontas esbranquiçadas e a parte superior é pubescente. Entre maio e junho (dependendo da região), ocorre uma abundante floração com pequenas flores brancas colhidas em um pincel nos topos e brotos laterais de galhos de dois anos de idade. Em cada escova, são amarradas entre 15 e 20 bagas amadurecidas em julho. Bagas amadurecem desigualmente. A princípio, são verdes, depois ficam vermelhas e, em estado de maturação, adquirem uma cor preto-violeta com brilho. Eles são pequenos no tamanho (1,5-2,5 cm) e pesam 2-3 g, de formato arredondado.
Eles são fáceis de separar do pedicelo, ao contrário de um blackberry. As sementes são maiores que as framboesas comuns e difíceis. As bagas têm excelente sabor - doçura com uma acidez fraca, notas de framboesas e amoras. Eles toleram bem o transporte e têm um objetivo universal. Eles podem ser congelados, usados para geléia, comer frescos, secos, usados para fazer sucos e bebidas, usados como corante.A planta tem um alto rendimento - 4-6 kg de bagas são colhidas em cada arbusto e, quando atingem os três anos de idade e com técnicas ideais de cultivo agrícola, é possível coletar de 7 a 14 kg. Arbustos desta variedade dão frutos bem até os 14 anos de idade. A variedade é resistente ao inverno e suporta geadas até -35 ° C, o que permite que ela cresça sem removê-la da treliça. É pouco afetado por pragas e doenças. Há uma variedade de frutas amarelas.
Propriedades úteis de variedades americanas
Cada uma das variedades de Cumberland é útil à sua maneira.
Amarelo
Tem uma densidade mais alta de bagas e um sabor doce refrescante. Embora não tenha antocianinas que mancham os frutos em cores escuras, ele contém outros flavonóides, que também têm propriedades antitumorais. Framboesas amarelas são mais adequadas para quem sofre de alergias. Pela mesma razão, pode ser consumido durante a lactação, os bebês começam a introduzir framboesas dessa variedade.
Você sabe Primeiro na rússia um jardim com framboesas foi plantado por ordem de Yuri Dolgoruky. Era tão grande que os ursos entraram para deleitar-se com o doce fruto.
É útil para mulheres grávidas, pois contém ácido ascórbico, um grupo de vitaminas B, incluindo vitamina B9 (ácido fólico), carotenóides. Esta baga tem um efeito positivo na composição do sangue, reduz a quantidade de colesterol, melhora a digestão e o metabolismo.
Preto
A framboesa preta é líder no conteúdo de oligoelementos úteis entre outros tipos de framboesas e amoras. A variedade Cumberland com frutos pretos e roxos contém antocianinas com propriedades anti-câncer e anti-inflamatórias. Também ajuda a eliminar o colesterol, diminuir a pressão sanguínea, melhorar a composição sanguínea e os processos metabólicos, remover os radionuclídeos do corpo. As variedades Aronia aumentam a imunidade e protegem contra o envelhecimento no nível celular.
Plantar e cuidar de framboesas pretas e amarelas
Plantando e cuidando de framboesas Cumberland tem suas próprias características.
Você sabe Cientistas americanos (Universidade de Ohio) durante o experimento deram aos ratos um agente cancerígeno que causa câncer de esôfago e extrato de framboesa preta congelada. Dos 2.200 genes danificados, 460 se recuperaram. Isso confirmou a capacidade das framboesas de inibir o desenvolvimento de câncer.
Datas recomendadas
É melhor plantar framboesas Kumberlnd no início da primavera, antes do início da vegetação ativa e da brotação. É permitido plantar arbustos dessa variedade no verão e no outono, mas, neste caso, é necessário organizar bons cuidados. No verão, apenas arbustos com um sistema radicular fechado são plantados. Em clima quente, as mudas jovens precisam ser umedecidas constantemente para evitar que o sistema radicular seque e se proteja do sol escaldante. Durante o plantio de outono, será necessário reservar um tempo antes da geada para enraizar e cobrir as plantações para o inverno. No outono, recomenda-se plantar framboesas apenas nas regiões sul.
Escolhendo o lugar certo
Nas regiões norte, para o plantio de framboesas Cumberland, é necessário escolher um local ensolarado e para as regiões sul, sombra parcial é aceitável. Sombra total deve ser evitada. A precipitação não deve estagnar no local do pouso e as águas subterrâneas não devem estar a menos de 1,5 m da superfície do solo.
Importante! As framboesas de Cumberland não devem ser plantadas após outras variedades de framboesas ou amoras, ou ao lado delas. Os precursores ruins também são culturas solanáceas, morangos e macieiras.
Esta framboesa prefere o barro nutritivo e o arenoso com uma reação levemente ácida. Cumberland pode ser plantada como uma cerca ou deixada entrar no arco.
Seleção e preparação de material de plantio
A compra de mudas deve ser realizada em viveiros especializados ou em vendedores com boa reputação. A muda deve ser inspecionada - deve corresponder à descrição da variedade. Cumberland deve ter um revestimento de cera na parte aérea e nos espinhos.É necessário optar por amostras com raízes bem desenvolvidas, sem danos e sinais de doença. Eles não devem estar secos, mas umedecidos. Uma muda com um sistema radicular enraizado normalmente tolera a seca. Com raízes fibrosas, será necessário fornecer hidratação constante até que um bom enraizamento ocorra.
Algoritmo de pouso
O processo de plantio de mudas de framboesa Cumberland ocorre na seguinte sequência:
- Prepare um local de desembarque. Para fazer isso, eles desenterram e fazem compostagem (2 baldes por 1 m²).
- Cavar furos com parâmetros de 0,4 × 0,4 M. O intervalo entre os arbustos é mantido em 0,6-0,7 m, e entre as linhas 2 m.
- O solo escavado é misturado com húmus na proporção de 1 para 1, e é adicionada cinza de madeira (1 l). Uma parte dessa mistura forma um monte no fundo do poço.
- Dirija em estacas para o material de plantio da liga. O comprimento da estaca deve estar entre 2,5 e 2,8 m acima do nível do solo. Então, um fio é esticado entre eles, formando treliças para brotos de liga. A distância entre os suportes deve ser de cerca de 0,5 m.
- Despeje delicadamente 10 litros de água ao redor do monte na cova para não danificá-la. Em seguida, as mudas são colocadas em um buraco, espalhando as raízes e adormecendo com o restante da mistura de nutrientes do solo.
- A terra ao redor das mudas é um pouco adulterada e um buraco é feito para irrigação. Em seguida, hidrate novamente derramando 3 litros de água.
- Após o plantio, recomenda-se a cobertura do solo ao redor dos arbustos, com uma camada de 4-6 cm. Turfa, estrume, palha, composto, feno são bons como cobertura morta.
Você sabe A framboesa tem um efeito benéfico sobre a pele e faz parte dos cosméticos. Tem um bom efeito na saúde da pele, tanto no consumo externo quanto no interno.
Cuidados posteriores para framboesas
Para obter uma boa colheita, é necessário organizar o cuidado adequado das mudas:
- Certifique-se de regar durante o aparecimento do ovário e a formação de bagas. A umidificação deve ser moderada, mas o solo não deve secar.Irrigação por gotejamento de framboesa.
- Nutrientes alimentares após queda de cor, bem como durante a frutificação. Para isso, são utilizados fertilizantes à base de potássio e fósforo. Excrementos de aves bem apodrecidos ou estrume, superfosfato e sulfato de potássio são bem adequados.
- Os galhos antes do inverno devem ser removidos da treliça e dobre no chão com colchetes. Não é necessário isolar por cima. Você pode jogar mais nos arbustos durante a queda de neve.
- Realize o necessário poda e liga.
- Uma vez a cada 2 anos ao cavar o solo sob os arbustos adicione matéria orgânica apodrecida.
Poda de framboesa
Um ponto importante no cultivo de framboesas Cumberland é a poda. Esse processo é necessário para evitar que as hastes se estiquem, o que retira a força da planta para obter uma boa frutificação.
Importante! Para não apertar as mãos com pontas durante o corte, elas precisam ser protegidas com manoplas apertadas.
Recomenda-se que os jardineiros realizem duas podas principais:
- Pela primeira vez, galhos de 2 m ou mais são cortados. Eles removem a coroa de até 1,7 m, causando o crescimento de brotos laterais. Este procedimento é melhor realizado na primavera antes do inchaço dos rins.
- A segunda poda é realizada no outono, removendo brotos de 2 anos de idade e também os que foram fertilizados. As hastes anuais são cortadas a 0,5 m do solo. Esse processo envolve a remoção de fotos indesejadas. A licença deve ter cerca de 10 ramos fortes e o restante deve ser removido.
Métodos de propagação de variedades
As framboesas desta variedade podem ser propagadas de várias maneiras:
- Mudas de raiz. Normalmente, essas estacas são colhidas durante a eliminação do plantio. Para isso, os rizomas são desenterrados com pelo menos 2 mm de espessura e 12 a 15 cm de comprimento, amarrados em um feixe e colocados para o inverno em um sulco coberto de folhagem. Você pode armazenar esse material de plantio na adega, polvilhada com areia. O regime de temperatura para armazenamento deve ser de 0 a + 4 ° C. Na primavera, as raízes são plantadas a uma profundidade de 10 cm. Para isolamento por cima, o patamar é coberto com um filme. Certifique-se de realizar a umidade do solo. Quando brotos aparecem, o filme é removido.
- Estacas verdes. Para fazer isso, corte o caule e corte-o em estacas de 6 a 8 cm de comprimento e, em seguida, elas serão plantadas em estufa. Solo pré-preparado para plantio. Deve consistir em solo fértil e areia do rio, que é derramada no topo com uma camada de 8 a 10 cm. Após o corte das estacas, elas são plantadas no solo preparado a uma profundidade de 4-5 cm com um intervalo de 10 a 12 cm. Após 30 dias, o material de enraizamento pode ser transplantado para um local permanente. O transplante deve ser feito com um caroço de terra.
- Dividindo o mato. Ao escolher esse método, você precisa cavar um arbusto e dividi-lo em partes, que devem ser imediatamente plantadas separadamente como unidades independentes. Recomenda-se que este procedimento seja realizado no outono antes do inverno ou no início da primavera, antes do vazamento dos rins.
- Partes superiores de enraizamento. Essa reprodução é raramente usada. Para realizar esse procedimento, uma camada de húmus ou turfa é derramada perto do arbusto, a uma altura de 12 a 15 cm, o próprio arbusto é cuidadosamente dobrado ao chão e polvilhado com terra. Depois de um tempo, as raízes começam a crescer a partir da coroa. Essa aceleração é melhor realizada no final de agosto.
- Tiros horizontais. Este é o método mais popular. Na primavera, os brotos são encurtados em 12 a 20 cm, contribuindo para o crescimento do mato. Durante o período de verão, brotos jovens são formados, que devem ser pressionados no chão e cobertos com solo de cima, deixando vários brotos na superfície. Na primavera, a partir desses brotos, são obtidos novos arbustos, que são transplantados para um local permanente para posterior cultivo.
- Propagação de sementes. Para isso, é necessário coletar sementes e plantá-las imediatamente em nutrientes preparados e em solo solto. O material da semente é colocado raso - 1,5 a 2 cm e depois polvilhado um pouco com terra, serragem e turfa. Este é um método mais longo, portanto raramente é usado.
Vídeo: Propagação de framboesa por estacas radiculares
Doenças e Pragas
O cuidado inadequado da colheita, bem como condições climáticas adversas, podem desencadear o aparecimento de algumas doenças e pragas de insetos. Portanto, o tempo chuvoso contribui para o aparecimento de doenças fúngicas e o clima quente e seco, na ausência de rega, causa o aparecimento de algumas pragas.
Você sabe Framboesas são muito boas para os homens. Contém substâncias necessárias para a produção de testosterona e esperma. Além disso, seu consumo protege os espermatozóides do estresse oxidativo.
Métodos de luta
Antes de escolher um método para lidar com um problema que surgiu, é importante notar e identificá-lo em tempo hábil. Se isso não for feito, o rendimento da framboesa pode diminuir significativamente.
As doenças mais comuns são framboesa cumberland:
- Cabelo encaracolado. Manifesta-se na forma de folhas retorcidas, que gradualmente escurecem e morrem. As bagas tornam-se ácidas. Não existem remédios eficazes para esta doença; portanto, aos primeiros sinais de dobras, o mato deve ser removido do local e queimado para não infectar as plantas vizinhas.
- Antracnose. Nesse caso, manchas cinza com bordas marrom escuras aparecem nas folhas. As folhas começam a enrolar e secar. As bagas escurecem e têm formas irregulares. Para eliminar o problema, realize o processamento da mistura de Bordeaux.
O plantio com framboesas pode ser invadido por pragas: pulgões, ácaros, mosquitos, besouros de framboesa, gorgulhos, mariposas, moscas-tronco. Para combatê-los, são utilizadas preparações químicas como Actellik, Metaphos e Karbofos.
Prevenção
Um ponto importante na obtenção de uma boa colheita de framboesas Cumberland é a prevenção de doenças e pragas.
Importante! Não se recomenda que as framboesas sejam cultivadas por mais de 7 anos no mesmo local, e as mudas só podem ser plantadas novamente após 3 anos.
Jardineiros profissionais recomendam as seguintes medidas preventivas:
- seguir técnicas agrícolas de cultivo;
- Não afrouxe o plantio profundo, para não danificar as raízes localizadas próximo ao nível do solo;
- você precisa comprar apenas material de plantio saudável;
- desinfetar mudas imergindo o sistema radicular das mudas em uma solução de 1% de sulfato de cobre;
- plantar em uma área bem preparada com solo nutritivo;
- é imperativo realizar, após a colheita completa, a remoção dos brotos prolíficos e severamente afetados, de modo que não restem tocos;
- remova arbustos ou caules afetados e descarte-os (queime);
- erva daninha;
- realizar tratamentos preventivos contra doenças fúngicas com Bordeaux líquido, Hom, Oxychom na primavera e no outono, bem como em tempo chuvoso;
- certifique-se de que não haja espessamento de desembarques;
- para evitar o aparecimento de pragas de insetos, portadoras de muitas doenças, cavar corredores de escavação no outono e realizar tratamento com preparações como "Karbofos";
- na primavera, fertilizantes nitrogenados devem ser aplicados ao solo;
- observe a rotação de culturas.
Comentários
As framboesas pretas de Cumberland estão significativamente à frente das framboesas comuns no rendimento. Amadurece em julho. Resistente à seca. Despretensioso em sair. Ao contrário da framboesa vermelha, não é afetada pela doença. É decorativo durante todo o ano - no inverno os brotos têm uma cor azul-azulada. Não permite o crescimento silvestre, mas se precisar ser propagado, é facilmente enraizado pelas pontas dos brotos. Na aparência, assemelha-se a uma amora e a gosto - amoreira e amora. As bagas são pequenas, fortes, não se desfazem. Eles ficam bem, não amassam e não fluem.Além disso, as framboesas pretas de Cumberland são uma planta ideal para sebes farpadas.
https://www.stroimdom.com.ua/forum/showpost.php?s=5aae403cdad4cfd9fe52d7649b6406be&p=2381731&postcount=1