O projeto paisagístico da casa de verão envolve o uso de elementos-chave, um dos quais pode ser uma fonte. O artigo considerará seus principais tipos, diferenças e características de construção.
Prós e contras de paisagismo com uma fonte
A fonte do projeto paisagístico desempenha principalmente uma função decorativa e, na maioria dos casos, é uma boa opção para decorar o local. Atrai a atenção dos hóspedes e agrada aos olhos dos proprietários. Como você sabe, a água acalma o sistema nervoso; portanto, as caminhadas diárias perto da fonte afetam positivamente o estado emocional dos proprietários.
Um design semelhante na paisagem também pode desempenhar uma função prática - umedecer o ar, o que não só permitirá passar mais tempo ao ar livre nos dias quentes de verão, como também terá um efeito benéfico nas plantas plantadas nas proximidades.
Se você colocar o difusor de umidade em um pequeno lago artificial, devido ao movimento da água, ele não "florescerá", o que geralmente leva a odores desagradáveis ou descoloração. Os peixes em um lago artificial com uma fonte se sentem muito melhor, pois a água é regularmente enriquecida com oxigênio.
Nem sempre uma fonte no projeto paisagístico é apropriada em um local específico do local, e a decisão sobre sua colocação deve ser acordada com especialistas que podem dizer onde e de que forma colocar a estrutura para evitar possíveis problemas. Um fluxo de água mal ajustado, que deve cair exclusivamente na tigela, pode adicionar muitos inconvenientes e levar a conseqüências desagradáveis.Você sabe A mais alta do mundo é a Fonte King Fahid, localizada na cidade de Jija, na Arábia Saudita. O fluxo de água que a estrutura lança atinge 312 m.
As principais desvantagens de um projeto mal concebido são o risco de entrada de água nas paredes de edifícios, móveis de jardim ou plantas, que reagem negativamente à umidade abundante. Na sala, devido à umidade excessiva das paredes, o papel de parede pode cair, rachaduras aparecem, um fungo perigoso se desenvolve.
Móveis de jardim feitos de material natural absorvem a umidade e podem começar a apodrecer. Para evitar possíveis problemas, recomenda-se colocar lagoas com difusores a não mais de 50 m de edifícios, estruturas, móveis e outros elementos decorativos que reajam negativamente à alta umidade.
Tipos de fontes em paisagismo
Não apenas a imagem geral do projeto paisagístico, mas também as características de seu projeto com o uso de materiais mais adequados, depende do tipo de fonte; portanto, consideraremos quais são os tipos e como eles diferem.
Estacionário
O tipo mais comum de fontes, encontrado em todos os lugares em parques e praças, é estacionário. Tais construções têm necessariamente muitos elementos decorativos, que, mesmo sem a presença de água, são uma decoração da paisagem. Elementos de design semelhantes também são frequentemente colocados em grandes casas de verão, decoradas com esculturas ou esculturas exclusivas.
As estruturas estacionárias costumam ser feitas de materiais poliméricos, o que permite criar uma imitação de pedra natural, dando uma aparência mais cara. O material artificial é muito mais prático que o natural, pois não pesa muito e é fácil de instalar.
Submersível
É considerado o tipo mais simples, pois é fácil de instalar e possui um dispositivo técnico simplificado. A principal característica da estrutura submersível é que o fluxo aparece diretamente da água. Esta fonte pode ser colocada em um pequeno reservatório: uma lagoa artificial, uma tigela grande, embutida no solo.
A opção submersível é a mais econômica, pois para a remoção do jato é necessário adquirir apenas uma pistola de pintura especial, que é colocada na haste da bomba e fixada na posição vertical. A compra de outros itens caros não é necessária, o que pode economizar significativamente recursos financeiros.
Você sabe Dubai tem a maior e mais cara fonte do mundo. Seu comprimento é de 270 m, altura - 150 m, e o custo no momento da construção - 218 milhões de dólares.
Fonte com cascata
Os desenhos com uma cachoeira são de elite e caros, geralmente ocupam um grande território e envolvem o uso de muitos elementos decorativos para criar uma imagem completa.
Além da cachoeira, que deságua em um reservatório artificial, a fonte consiste em jatos que respingam sob a água ou elementos decorativos na estrutura. A água geralmente flui por pedras grandes, artificiais ou naturais, localizadas na forma de degraus que são o elemento principal da decoração.
Como fazer uma fonte em paisagismo faça você mesmo
Para evitar custos financeiros sérios, você pode criar uma fonte no site com suas próprias mãos. No entanto, para a implementação de alta qualidade dessa tarefa, é necessário ter habilidades mínimas no trabalho com ferramentas e ser capaz de executar manipulações simples de construção.
Como escolher um lugar
A colocação da fonte no local deve ser pensada levando em consideração os recursos de design, dependendo do tipo selecionado. Se houver jatos de água que batem alto, a área ao redor não deverá ter prédios, pois no tempo ventoso a água cairá na superfície das paredes. O melhor lugar para colocar é considerado espaço livre, que é claramente visível em diferentes cantos da casa de verão.
Em uma área pequena, a fonte deve ser pequena para manter proporções e deve haver espaço suficiente para a livre circulação.
Não o instale próximo a árvores, repletas de poluição por folhas, sementes, pequenos galhos de uma tigela de água e entupimento do sistema hidráulico. O local para colocação não deve ser muito ventoso, pois jatos d'água se dobram constantemente e distorcem a integridade da imagem do projeto da paisagem.
Que materiais são necessários
O elemento principal da fonte doméstica é o difusor, necessário para criar um jato e modelá-lo. Os mais comuns são os modelos que criam a forma de um guarda-chuva para um fluxo de água, mas para iniciá-los, você precisará de uma bomba especial que bombeia água.
A opção mais econômica é usar um chuveiro convencional como difusor, que, embora não pareça tão espetacular, pode ser conectado a uma bomba doméstica comum, que economiza uma enorme quantia de dinheiro. Se a opção cair no chuveiro, é melhor comprar uma opção de auto-limpeza que evite o entupimento dos orifícios da água com depósitos de sal.
Se você planeja construir uma mini-fonte, pode conectar uma bomba de aquário antiga e desnecessária, a altura do fluxo não excederá 60 cm, mas poderá funcionar constantemente.Importante! Deve-se ter em mente que uma bomba doméstica fornece água com forte pressão continuamente; portanto, é necessário um desligamento periódico para evitar desgaste e danos rápidos.
Para evitar entupimentos da bomba e do difusor, é recomendável instalar um filtro na fonte. Para construção de casas, é adequado um limpador de aquário comum. Cartuchos caros geralmente são substituídos por esponjas para lavar a louça e, para que não flutuem para a superfície, são fixadas com pedras na parte inferior.
Recomenda-se comprar uma tigela para uma fonte que irá coletar água, pois os materiais improvisados nem sempre são confiáveis e é difícil obter estética, por exemplo, usando uma banheira velha. Além disso, o tanque acabado custará muito menos, pois não exigirá isolamento de concreto caro, como no caso de usar a opção caseira. As melhores opções são: labradorita, granito, gnaisse, gabbro.Importante! Para a decoração, pedras naturais ou artificiais são usadas, mas necessariamente densas, pois as amostras porosas são capazes de colapsar rapidamente quando a temperatura da água muda.
Desenhos e layout
O layout da fonte depende do tipo de design escolhido e do estilo de design. Ao organizar a versão clássica, tigelas com a forma geométrica correta podem ser usadas como capacidade para coletar água, e o estilo country assume a presença de tanques de várias configurações.
Importante! Cada bico possui suas próprias características de pulverização de água; portanto, o tamanho do recipiente deve corresponder ao tipo selecionado; caso contrário, pode haver problemas com a instalação e o uso.
Ao planejar, é importante considerar a região de residência, o que economizará recursos financeiros no uso de bombas. Se a construção for realizada nas regiões sul, é possível comprar uma bomba movida a energia solar.A escolha de um bico de pulverização também deve ser acordada durante o planejamento e a elaboração de desenhos.
Podem ser utilizados os seguintes tipos de aspersores:
- sino - a água no processo de pulverização forma uma corrente na forma de um sino, que é direcionada para baixo. A extremidade do tubo consiste em dois discos com uma pequena folga no meio. Ajustando sua espessura, você pode controlar a largura do jato de água;
- hemisfério - o uso de vários bicos em forma de sino em um tubo, posicionados de modo que durante o processo de pulverização um fluxo de água forme um hemisfério;
- solitário - o uso de tal bico permite a formação de vários jatos individuais que se elevam acima da superfície da tigela;
- palangre - jatos de água que se elevam acima da bacia têm comprimentos diferentes, formando uma composição de pequenas fontes de vários níveis;
- toca-discos - os jatos de água torcem e formam espirais durante a passagem pelo difusor; ao instalar um bico assim, é muito importante calcular corretamente a velocidade de rotação e o grau de pressão para evitar a pulverização para fora da tigela.
Exemplos de desenhos de fontes:
Edifício fonte
O design de uma fonte em casa consistirá nas seguintes etapas:
- O território em construção deve ser limpo da camada fértil do solo, e o raio de limpeza deve ser de 3 a 5 alturas da corrente pretendida, para que a água dispersa não caia na superfície do solo. Todo o raio limpo após o arranjo da fonte será demitido pela área cega.
- Em seguida, é necessário cavar um buraco sob a tigela para que a profundidade do buraco exceda o tamanho do tanque em 20 cm e a largura em 25 cm de todos os lados.
- A pedra britada é derramada no fundo de uma cova cavada, batendo bem. A camada de material deve ter entre 10 e 15 cm, o que é necessário para evitar lavar a tigela e seu deslocamento.
- Em seguida, o navio é instalado, preenchendo os vazios entre o poço e as paredes com cascalho pequeno, misturado com areia.
- Dentro da tigela, um suporte baixo de pedra ou tijolo é montado no qual a bomba está montada.
- A bomba deve ser alimentada com um tubo corrugado que está enterrado no solo.
- Em seguida, conecte o filtro e os tubos com um difusor.
- Uma tigela ao redor do perímetro é decorada com uma pedra de tamanhos diferentes para ocultar detalhes não estéticos; outros elementos decorativos são adicionados, dependendo dos recursos do projeto da paisagem.
- Despeje água na tigela e conecte a fonte.
Assim, a construção de uma fonte em uma cabana de veraneio não é um processo complicado, que deve ser realizado de acordo com as principais recomendações e a correspondência do projeto paisagístico, a fim de cumprir o estilo escolhido de decoração do território.