Uma mesa de madeira para a varanda do país é um importante elemento de design. Pode ter uma forma diferente, executar todos os tipos de funções, mas é completamente impossível ficar sem ela. Você pode criar esse atributo de design com suas próprias mãos. Então ele se tornará um assunto único no interior da casa e melhor atenderá ao estilo escolhido.
Opções de tabela
Para fazer uma mesa com suas próprias mãos, você precisa decidir sobre seu tamanho e configuração. Em primeiro lugar, deve caber no interior em tamanho e forma. Em segundo lugar, dependendo do número de pessoas sentadas ao mesmo tempo, vale a pena considerar uma opção deslizante ou estacionária. Em terceiro lugar, os cálculos devem ser realizados, considerando que pelo menos 70 cm de largura e 70 cm de altura são atribuídos por pessoa.De acordo com a forma geométrica, a mesa pode ser quadrada, redonda, oval ou retangular.
Importante! Você pode cortar facilmente uma bancada redonda usando uma serra circular portátil e uma placa laminada. Fixe a placa na armação de um lado.
instrumento e no centro do círculo vários parafusos e, em seguida, execute o corte girando a estrutura em torno de seu eixo.
O número de pernas também pode ser diferente:
- Quatro. A opção mais popular. Fornece design confiável de vários tamanhos.
- Dois. Aplique em mesas de forma retangular oval ou não larga. As pernas têm uma forma maciça e são conectadas por um jumper.
- Um. Use para uma mesa pequena e redonda.
Trabalho preparatório
Para que a construção fabricada funcione por um longo tempo, é necessário escolher materiais de alta qualidade. A madeira deve estar seca. Os produtos de madeira crua racham rapidamente, perdem sua forma e aparência estética. A umidade do material do móvel deve ser de 8 a 10%. Também importante é a escolha das espécies de madeira. A vida do produto e a complexidade da marcenaria com este material dependem das propriedades da madeira.
Você sabe Sequoia, com 800 anos de idade, 116 m de altura e 5 m de diâmetro é considerada a árvore mais alta. Cresce em um parque da Califórnia.
A escolha de madeira e tintas
Ao escolher a madeira, você deve ouvir as recomendações de especialistas:
- As variedades duras são caracterizadas por alto desempenho, mas são difíceis de processar. Para a fabricação de equipamentos profissionais de alta qualidade.
- Variedades suaves são fáceis de operar, mas esses móveis terão uma aparência surrada em alguns anos.
- A resistência à umidade não depende de sua dureza. Uma faia sólida em um ambiente úmido distorce e incha, e uma teca macia é mais resistente à umidade.
- Não apenas as qualidades operacionais dos móveis, mas também o design dependem do tipo de madeira.
Dependendo da raça, a madeira é dividida em tipos:
- De carvalho - possui alta resistência, dureza, bronzeado. É fácil perfurar, secar, dobrar, moer, verniz. O carvalho é difícil de dividir e difícil de esculpir.
- Noz - refere-se à variedade dura, a tabela será pesada. Quase não tem cavacos, por isso é usado na fabricação de jóias esculpidas para móveis.
- Birch - É considerado macio, é excelente para colar, pintar e moer. Frequentemente usado na fabricação de facetas. Sua desvantagem é a rápida derrota de microrganismos.
- Tília - forte e plástico, tem uma cor branca. Pouco colorido. Os produtos precisam de tratamento protetor contra pragas.
- Faia - caracterizado por dureza e durabilidade. Tem um tom avermelhado. Fácil de trabalhar, presta-se bem à coloração, polimento e tingimento.
- Pinheiro - cor clara. É um material macio, mas resistente à umidade e microorganismos. Tem aroma de agulhas.
- Larch - sólido, valioso pela presença de compostos biologicamente ativos que são úteis para o corpo humano. Possui mais de 10 tons e é amplamente utilizado como material para móveis.
- Cereja - É fácil dobrar, planejar e envernizar. Com o tempo, torna-se mais escuro. Usado para fazer uma tempestade de neve de elite.
- Árvore de bordo - denso, pesado e durável. Utilizado para a fabricação de facetas.
- Cedro - tem uma densidade relativamente baixa, resistente à umidade. Quase não é afetado por microorganismos.
Para economizar dinheiro na fabricação da mesa, você pode fazer pernas de madeira macia e a parte superior do disco rígido. Para bancadas, pinho ou carvalho é melhor. A madeira de bétula pode entortar se você derramar água; portanto, é melhor não usá-la para fazer o topo da mesa.
As tintas e vernizes para o processamento de móveis devem ser selecionados de acordo com os tipos de trabalho realizados, em etapas:
- Preparatório - a madeira é preparada para o acabamento. Para este fim, são utilizados materiais de enchimento para madeira, primários, betumes, branqueadores e corantes. O papel deles é nivelar a superfície de madeira e dar a tonalidade certa.
- Principal - a formação de revestimentos de verniz, esmalte ou tinta.
- Final - melhoria do revestimento principal. Aplique pastas para polir e moer, nivelar líquidos.
Importante! Mordants — componentes químicos ou naturais que mudam a cor de uma superfície de madeira, mas não são classificados como corantes. A madeira ganha cor como resultado de uma reação química entre a preparação e os taninos, dependendo de sua espécie.
Ferramentas necessárias
Fazer uma mesa de madeira é um processo demorado que requer várias ferramentas. Com a ajuda deles, a velocidade do trabalho será ótima e a qualidade será a melhor.
Deve ter:
- fresadora;
- quebra-cabeça elétrico;
- máquina de seção delgada com lixa de diferentes tamanhos de grãos;
- uma chave de fenda com um conjunto de brocas na madeira;
- braçadeiras;
- canto de metal;
- roleta;
- um lápis;
- escova, rolo.
Desenho dimensional
O desenho é um plano de trabalho preciso para a fabricação da mesa. Ele contém a aparência do produto em diferentes projeções e as dimensões de todas as suas partes. Um programa de computador pode ajudá-lo a criar um desenho. Se o produto contiver peças com linhas indiretas, faça seus padrões.
Etapas da construção
Criar uma mesa com suas próprias mãos envolve várias etapas. Cada um deles é importante e tem suas próprias sutilezas. Vale a pena estudar bem o processo, implementá-lo sequencialmente, ouvindo os conselhos de especialistas, e o resultado excederá as expectativas. Por exemplo, são dadas as etapas da construção de uma mesa retangular com duas pernas maciças, cada uma das quais feita de um par de espaços em branco simétricos da mesma espessura.
Para criar uma mesa com suas próprias mãos, você precisará de materiais:
- cola;
- anti-séptico;
- tábuas de madeira e pedras de amolar;
- papel de areia;
- mancha, verniz ou tinta.
Preparação do Conselho
Antes de iniciar o trabalho, é necessário adquirir tábuas de madeira e pedras de amolar ou limpar as existentes, alcançando uma superfície lisa e uniforme.
Para fazer uma mesa, você precisa:
- Placas para bancadas. Sua espessura não é inferior a 4 cm. O comprimento das pranchas deve corresponder ao comprimento do produto. A largura total das placas é igual à largura da tabela.
- Pranchas para pernas. Elas podem ter a mesma espessura das bancadas ou um pouco mais espessas. No total, quatro partes de 70 cm de comprimento devem ser preparadas. Como alternativa, você pode usar blocos de tamanho 70 × 70 mm.
- Prancha adicional para prender as pernas. O mesmo material é adequado, mas 20 cm mais curto que o comprimento da parte superior do produto.
- Barras de bancada tamanho 40 × 40 mm em uma quantidade de 2-3 peças. O comprimento da barra é igual à largura da tabela.
- Significa pernas. Duas pranchas com 4 cm de espessura.
A fabricação de bancadas e pernas
Para que a bancada fique sem espaços, você deve preparar as tábuas com ranhuras e colá-las. Isso pode ser feito independentemente, usando uma fresadora. Placas sem ranhuras também podem ser coladas. Para partes da bancada, é usada cola de carpintaria ou PVA comum, aplicando-a na borda das peças de trabalho.
Importante! Ao colar pranchas, você deve direcionar a imagem da árvore em direções diferentes. Como resultado, o produto não cederá à deformação.
A fabricação de tampos de mesa e pernas de mesa é realizada em etapas:
- Cole as placas cozidas. Aplique cola nas superfícies de contato e mergulhe em grampos por até três dias.
- Vire a bancada preparada e aperte simetricamente a partir do lado inferior com 2-3 barras usando parafusos auto-atarraxantes. O comprimento das barras deve ser menor em 10 cm que a largura da mesa e a borda é cortada em um ângulo de 45 °. O comprimento dos parafusos deve ser menor que a espessura da bancada, mais o tamanho da barra. Isso permitirá que a parte frontal fique absolutamente lisa, sobre a qual os elementos de fixação não se destacam. Fixe as barras laterais a uma distância de 10 a 20 cm da borda da bancada e a terceira no centro.
- Com um quebra-cabeças, você precisa aparar as bordas das bancadas e arredondar os cantos.
- Para fazer pernas de mesa a partir de barras ou das mesmas pranchas, mas para cada um use 2 elementos. Para mesas padrão, sua altura é de 70 cm, para isso é necessário preparar 4 partes idênticas e, usando um padrão e um quebra-cabeças, dar uma forma estética curva, cortando as mesmas configurações na parte superior.
Vídeo: mesa DIY
Fixando as pernas na bancada
As pernas da mesa devem ser presas às barras laterais da bancada por dentro, usando parafusos auto-atarraxantes. Seu comprimento deve ser ligeiramente menor que a espessura total da placa e da barra.
Para fixar simetricamente as pernas, vire a bancada e monte-a de cabeça para baixo, etapa por etapa:
- Nas barras fixas laterais, marque o meio.
- Marque no centro ao longo da bancada uma viga de reforço adicional.
- Fixe simetricamente as partes das pernas em ambos os lados da viga. Para que os parafusos não dividam as peças da mesa, você pode fazer furos nas juntas de menor diâmetro com uma broca. Corrija cada detalhe com 3-4 parafusos autorroscantes.
Fortalecendo as pernas com uma prancha adicional
Para a estabilidade do produto, suas pernas, em ambos os lados da bancada, devem ser reforçadas com uma viga espaçadora longitudinal adicional. Seu comprimento é 10-15 cm maior que a distância entre as pernas. De cada lado, deve sobressair 5 cm e deve ser preso entre as pernas nos recessos cortados na parte superior de uma das extremidades de cada parte. Para fazer isso, vale a pena perfurar 2 orifícios nas quatro peças e puxá-los com uma viga adicional com parafusos longos. Aparafuse 2 ripas na base das pernas com parafusos, que servirão de suporte para a mesa, garantindo sua estabilidade.
Você sabe Um hectare de floresta absorve por dia 120–280 kg de dióxido de carbono e emite 180–200 kg de oxigênio.
Processamento e moagem
Antes da pintura, a mesa deve ser processada e lixada, levando em consideração o aconselhamento de especialistas:
- Todas as partes do produto devem ser protegidas contra microorganismos.. Para isso, a superfície deve ser tratada 2 vezes com uma emulsão de polímero de água. O intervalo entre os tratamentos é de 5-6 dias.
- As peças da mesa devem ser tratadas com mancha, tinta ou verniz antes da montagem. Nesse caso, é necessário verificar a compatibilidade das camadas revestidas testando na amostra.
- Antes de aplicar a camada principal de verniz em uma superfície de madeira, ela deve ser aberta com nitro-verniz. Ele vai pegar a pilha de madeira e torná-la rígida. Em seguida, o produto deve ser lixado. Isso tornará a superfície mais lisa.
Pintura e decoração
Os detalhes processados e polidos da mesa devem ser montados e a moagem final e decoração do produto de acordo com o plano. Depois disso, cubra a mesa com as principais camadas de verniz ou tinta.Para pintar uma superfície de madeira com alta qualidade, é necessário: em primeiro lugar, aplicar verniz ou tinta em uma superfície limpa e seca e, em segundo lugar, aplicar camadas subseqüentes de pintura somente depois que a superfície pintada secar completamente.
A escolha de tintas e vernizes depende do local de uso da mesa. Tintas acrílicas e vernizes são mais adequados para a varanda.. Seu cheiro não é tão pronunciado e os componentes são considerados mais ambientais. Mas se a mesa ainda estiver planejada para ser usada no jardim, no terraço ou no mirante, ela deverá ser protegida dos efeitos das chuvas. Nesse caso, devem ser usadas tintas a óleo e vernizes alquídicos, alquídicos-uretanos e nitrocelulósicos.Você sabe Escovação — o processo de "envelhecimento artificial" da madeira, que é realizado tratando-o com escovas de metal e queima. O resultado é uma placa com um padrão de textura natural claro de material.
Seguindo as instruções, você pode fazer uma mesa de madeira para a varanda. Esse processo não é simples, mas trará muitas emoções positivas e, possivelmente, um interesse aberto na carpintaria. Em primeiro lugar, o design satisfaz o seu gosto 100%, em segundo lugar, os custos de caixa são muito mais baixos do que os de um produto comprado em uma loja e, em terceiro lugar, a criação de suas próprias mãos o encanta.