Uma tela verde uniforme de um gramado bem cuidado capta os olhos e proporciona prazer estético. Nem todo mundo consegue alcançar o resultado desejado: o gramado geralmente perde sua eficácia devido a cuidados inadequados. Para não apenas manter a atratividade original de um gramado enrolado cultivado por profissionais, mas também para torná-lo mais denso e brilhante, você precisa conhecer algumas nuances.
Com que frequência regar
A rega adequada é a principal condição para a sobrevivência e o desenvolvimento de uma cobertura de rolo saudável para o gramado. O intervalo de tempo entre a postura e a rega não deve exceder uma hora em clima quente e não mais que duas horas em um dia frio e nublado. Se a área de trabalho for grande, a rega pode ser realizada em paralelo com a instalação em andamento. O revestimento adequadamente regado deve ser abundantemente e uniformemente umedecido em toda a área, sem manchas carecas.O consumo de água é aproximadamente igual a 20-30 litros por metro quadrado.
Áreas de gramado localizadas em locais mais ensolarados requerem atenção especial. Grama insuficientemente regada pode sofrer queimaduras solares graves, o que estragará significativamente a aparência estética do revestimento, e a restauração ou substituição exigirá tempo e recursos adicionais.
O esquema de irrigação no primeiro mês após a instalação é assim:
- Os primeiros sete dias. A rega é realizada todos os dias. A regra básica do umedecimento é uma hora constante do dia para o trabalho: manhã, tarde ou noite. Molhar sob o sol escaldante tem um efeito prejudicial. Um revestimento bem umedecido até o final da primeira semana irá deliciar a aparência de um sistema radicular fresco. Também é importante não encher demais, com rega moderada, o solo sob a tela enrolada deve estar levemente umedecido.
- Depois de duas semanas. A rega é realizada 3-4 vezes por semana. Em clima quente e seco, é permitida umidificação adicional sem transbordamento.
- Terceira semana. Não mais que quatro vezes. Adubação com fertilizantes minerais complexos é adicionada.
- Um mês após a postura. O gramado está totalmente operacional, requer rega moderada como o revestimento seca.
Para preservar verduras suculentas, siga algumas regras:
- a umidificação deve ser realizada somente após a grama secar completamente;
- água de manhã, tarde ou noite;
- a rega é considerada suficiente quando o solo do gramado é saturado com umidade a uma profundidade de 10 a 15 cm;
- certifique-se de seguir o regime (no verão, a rega é feita regularmente a cada três a cinco dias);
- evitar transbordamentos que provocem o desenvolvimento de doenças fúngicas;
- A melhor maneira de umidificar no verão é a instalação de aspersores estacionários.
Na primavera, a rega não causará muitos problemas. A umidificação ocorre naturalmente, se março a abril ainda está frio e a calota de neve permanece na superfície do gramado, é necessário distribuir uniformemente a neve por toda a área de cobertura. A formação de poças em áreas separadas é inaceitável. A boa drenagem fornecida durante a instalação evita que você fique sobrecarregado.
Dependendo de quando o gramado rolou, a rega com molas pode ser diferente:
- se for apenas um gramado, você deve seguir o esquema básico por um mês;
- se o gramado rolado foi instalado no outono, você precisa se concentrar nas condições climáticas e seguir as regras gerais. Hidratar o gramado é especialmente importante antes de aplicar curativos complexos.
Corte de cabelo
Uma teia verde esteticamente agradável, lisa e nunca pode ser alcançada sem um corte adequado do gramado.O corte regular evita a evaporação excessiva da umidade das raízes da grama e também impede o crescimento de ervas daninhas.
Especialmente importante é o cuidado apenas da tampa do rolo montada:
- O primeiro corte de cabelo é realizado no 7-8º dia após o penteado. Em uma semana, a grama deve soltar um novo rebento e enraizar-se bem em um novo local.
- O segundo corte de cabelo já está no dia 14-20. Quanto mais frequentemente o trabalho subsequente for realizado, mais densa e suave será a tela.
Antes de iniciar um corte de cabelo, você deve se familiarizar com as regras básicas de atendimento:
- O trabalho é realizado apenas em clima seco, o corte após a chuva ou a rega é inaceitável (sulcos feios permanecerão na tela por causa do solo úmido).
- A roçada não pode ser realizada em clima quente e quente, a teia vegetal receberá um estresse adicional após o corte.
- Você pode cortar com uma tesoura manual, uma foice, aparador, mas o melhor resultado pode ser alcançado com a aplicação de um cortador de grama cilíndrico.
- É importante observar a ordem do corte de cabelo: primeiro, corte em uma tira de dois lados opostos e faça uma penetração perpendicular às listras produzidas.
- Cada corte de cabelo subsequente deve ser realizado na direção perpendicular à anterior.
- Todas as lâminas cortadas de grama devem ser removidas do gramado; se o cortador de grama não suportar, elas serão removidas usando um ancinho.
- É necessário regar abundantemente e aplicar fertilizantes minerais após o procedimento, o que ajudará a acelerar o processo de recuperação após o estresse.
Fertilizantes e fertilizantes
O gramado deve ser alimentado sistematicamente, pois os cereais que compõem a mistura são culturas de rápido crescimento. Substâncias úteis para o crescimento e desenvolvimento se acumulam nas hastes e folhas das plantas, mas cortes de cabelo frequentes reduzem significativamente seu suprimento. A primeira aplicação de fertilizantes minerais é realizada sete dias após a aplicação do gramado.As principais substâncias minerais necessárias para o pleno desenvolvimento da tela verde são fósforo, nitrogênio e potássio.
Você sabe O primeiro cortador de grama cilíndrico foi inventado em 1830 por Edwin Budding, um trabalhador de fábrica têxtil. O mecanismo era uma unidade modificada para aparar as bordas dos rolos de tecido.
Fósforo Promove o rápido desenvolvimento do sistema radicular, o que aumenta significativamente a taxa de sobrevivência da tela recém-colocada. A introdução de compostos contendo fósforo estimula o perfilhamento ativo das culturas de cereais. A substância também é responsável pelo metabolismo energético das plantas, pelo acúmulo de nutrientes que ajudam a transferir com sucesso a estação fria. O fósforo faz parte de fertilizantes minerais complexos, além de superfosfatos simples e duplos.
Potássio Ajuda a desenvolver uma imunidade estável contra doenças, supera condições climáticas adversas.
A substância está contida nas seguintes preparações:
- cloreto de potsio;
- sal de potássio;
- sulfato de potássio;
- sulfato de magnésio.
Nitrogênio Responsável pelo desenvolvimento ativo da massa verde. Promove o crescimento ativo, torna a cor mais saturada.
O maior teor de nitrogênio nos seguintes fertilizantes:
- nitrato de sódio;
- nitrato de cálcio;
- sulfato de amônio;
- cloreto de amônio;
- nitrato de amônio;
- uréia
Molho de primavera.Assim que uma temperatura positiva do ar estável for estabelecida e a cobertura de neve deixar a tela, você poderá começar a alimentar. Na primavera, fertilizantes nitrogenados são recomendados. A substância ajuda a cobertura da grama a se recuperar mais rapidamente e contribui para sua renovação e crescimento ativos. Para um efeito mais suave nas plantas enfraquecidas durante o período frio, devem ser escolhidas preparações líquidas em uma forma quelante suave. Isso irá acelerar significativamente a restauração da massa verde.
Adubo no outono.O curativo de outono envolve a preparação da tela para o inverno. A última vez que os fertilizantes são aplicados no final de outubro, antes da primeira geada. Durante esse período faça preparações complexas de fósforo-potássio com uma pequena porcentagem de nitrogênio.
Esse tipo de atendimento permite:
- tornar as hastes das plantas mais densas e resistentes a fatores climáticos adversos;
- desenvolver uma imunidade estável a muitas doenças fúngicas e outras;
- prevenir o envelhecimento precoce e a morte de ervas;
- enriquecer as plantas com macro e microelementos no início da primavera ativa.
Molho de verão.O verão é uma estação de crescimento e desenvolvimento ativo das plantas. É aconselhável usar compostos ricos que contenham nitrogênio, fósforo e potássio de maneira equilibrada. Graças a essa cobertura, a planta desenvolverá harmoniosamente a massa verde do solo e um forte sistema radicular.
Importante! A introdução de curativos minerais requer o uso de equipamentos de proteção individual na forma de máscara protetora, luvas e roupas especiais.
Métodos de aplicação de fertilizantes:
Escarificação
Com o tempo, a vegetação perde sua atratividade. Apesar de cortes de cabelo repetidos, cobertura e pentear com um ancinho, os restos de plantas mortas se acumulam na superfície, fazendo o gramado parecer muito feio. A escarificação é uma maneira de limpar o gramado de musgo e palha, garantindo assim o fluxo de ar e luz para as partes inferiores das plantas. Graças a esse cuidado, os fertilizantes aplicados são distribuídos de forma mais eficiente na superfície e atingem mais rapidamente o sistema radicular dos cereais.
A escarificação é recomendada não mais que duas vezes por ano:
- no outono, contribuindo para a formação de um gramado denso, aumentando a densidade do revestimento;
- no início da primavera, impedindo o crescimento de musgo e decaimento após um inverno quente.
Para fazer uma escarificação corretamente, é necessário fazer incisões verticais ao longo de uma densa camada de relva. O maior resultado pode ser alcançado se as incisões forem feitas sucessivamente: uma linha de incisão ao longo, a seguinte.
A preparação do gramado para o procedimento envolve várias etapas:
- roçada do gramado (a altura da grama não deve exceder três centímetros);
- molhar a tela;
- pentear com um ancinho.
Para realizar a escarificação, é necessário fazer cortes longitudinais na folha de grama ao longo da camada de relva compactada.
Existem vários tipos de dispositivos que lidam perfeitamente com a tarefa:
- poderosas unidades de gasolina capazes de processar grandes áreas;
- elétrico para uso doméstico;
- caseiro caseiro;
- bicos para sapatos.
Remoção de ervas daninhas
As ervas daninhas não apenas estragam a atratividade do gramado, mas também podem levar à inevitável degeneração do revestimento.
As ervas daninhas têm um efeito prejudicial sobre as ervas por várias razões:
- consumir nutrientes e umidade do solo;
- levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas;
- provocar o aparecimento de insetos prejudiciais.
Se você não se importa e não presta a devida atenção, não elimine oportunamente as ervas daninhas que enfraquecem as plantas, ao longo do tempo aparecerão carecas sob a forma de plantas enfraquecidas, cujo tratamento exigirá muito tempo.
Existem várias razões para o aparecimento de ervas daninhas no gramado, entre elas:
- preparação insuficientemente cuidadosa da área antes de colocar o gramado;
- condição desarrumada e negligenciada;
- seleção inadequada de uma mistura de gramíneas.
Importante! Ao usar herbicidas, é muito importante seguir as recomendações dos fabricantes de medicamentos para evitar overdose, o que pode levar à morte da cobertura da grama.
Métodos de controle de ervas daninhas:
- químico. Em casos de semeadura significativa de plantas daninhas, o uso de herbicidas seletivos é mais eficaz. O medicamento é diluído de acordo com as instruções e pulverizado nos locais de maior entupimento. O trabalho deve ser realizado em clima seco. A rega é adiada por um dia;
- mecânico. Não é apenas mais eficaz, mas também bastante demorado. É realizado manualmente, usando um triturador e eliminador de raízes. A limpeza deve ser realizada em um gramado moderadamente úmido após a rega ou chuva.
A maioria das ervas daninhas pode ser erradicada cortando a grama com frequência, mas há outras para trabalhar.
As ervas daninhas mais perigosas que podem causar danos significativos ao gramado verde incluem:
- Wheatgrass. O mais difícil de remover, que é semelhante ao tipo de gramíneas. Possui um sistema radicular poderoso que pode se espalhar um metro da planta mãe. O capim de trigo é removido mecanicamente, tentando extrair raízes jovens e velhas do solo. Mesmo um pequeno fragmento ausente do sistema radicular pode dar vida a novas plantas poderosas. Em casos de captura significativa da área do gramado, é possível o uso de herbicidas. Use-os com extrema cautela, aplicando diretamente na planta com um pincel.
- Tanchagem. A erva daninha mais comum que estraga a aparência do revestimento. Geralmente aparece em locais de alta umidade, em solos compactados. Para a luta, eles o usam como um método mecânico, usando um eliminador de raízes, ou químico, usando herbicidas de ação local.
- Dente-de-leão. Na maioria das vezes, a planta pode ser encontrada em gramados jovens. Você pode se livrar da erva daninha cortando com freqüência e capinando mecanicamente. Assim que os cereais jovens forem fechados em um gramado denso, as plantas germinadas a partir de sementes não serão capazes de romper uma camada densa e o problema será resolvido de maneira natural.
Aeração
Este evento visa melhorar a estrutura do solo, fornecendo fluxo de ar, saturando o solo com oxigênio. O solo endurecido não pode fornecer a penetração adequada de umidade e nutrientes nas raízes das plantas, o que leva ao aparecimento de manchas calvas, matagais de musgos, o crescimento da massa verde é interrompido e as taxas gerais de crescimento das plantas são reduzidas. Nesse estado, o revestimento verde é menos resistente a doenças, dificilmente pode tolerar a estação fria e a estagnação da umidade.
Os principais objetivos do evento:
- reduzir a densidade do solo;
- dar ar às raízes das plantas;
- garantir a penetração adequada da umidade na estação seca;
- livrar o solo do excesso de umidade e estagnação da água, o que leva a processos de decomposição;
- melhorar o fluxo de fertilizantes minerais para as camadas inferiores do solo.
A aeração é realizada perfurando o solo. O procedimento é realizado uma vez por ano. Se o gramado for projetado para atividades ao ar livre e tiver uma carga grande, propensa a atropelar, o trabalho será realizado pelo menos duas a três vezes por ano.
O trabalho deve começar se:
- a grama tem uma aparência desbotada e lenta;
- manchas amareladas são observadas;
- o sistema radicular das plantas é subdesenvolvido e tem um comprimento não superior a 5 cm;
- a grama é muito densa e pisada.
Você sabe Uma das coberturas de grama mais caras do mundo é a quadra de tênis de Wimbledon, na Inglaterra. A quadra é coberta com um gramado com grama cultivada em uma única fazenda localizada em Yorkshire, e a tecnologia para cultivar o revestimento é mantida em segredo.
Para aeração em pequenas áreas, forquilhas comuns são usadas, que perfuram o solo a uma profundidade de 10 cm. Você também pode obter um bom efeito, usando sapatos especiais - sandálias de aeraçãocuja sola está equipada com muitas facas ocas. Para grandes gramados use verticuladores equipado com um motor elétrico. Tais unidades lidam com mais eficiência com a tarefa.
Antes de iniciar o trabalho, alguns dias antes da aeração planejada, é necessário umedecer bem o gramado. A grama deve estar úmida, mas sem excesso de água.Com a ajuda de um verticulador, as listras devem ser desenhadas ao longo do revestimento, fazendo uma sobreposição de 4-5 centímetros. Se o solo estiver muito denso, é necessário revisar a máquina novamente. Ao fazer punções pela segunda vez, é necessário alterar o ângulo de movimento, perpendicularmente às tiras já feitas. Depois de alguns dias, quando a grama seca bem, você precisa uniformizar e quebrar as vedações resultantes com um ancinho, tornando a superfície do gramado lisa. Em locais com manchas carecas, recomenda-se semear a mistura do gramado.
Cuidado de inverno
No final do outono, são realizados vários eventos que contribuem para o melhor inverno da cobertura da grama.
Cuidar de um rolo de gramado no momento inclui:
- aeração tardia;
- gramado cortando até 6-10 cm;
- a introdução de fertilizantes de fósforo e potássio;
- tratamento com fungicida (para evitar a ocorrência de doenças fúngicas);
- desdobramento de correntes de enxofre e protetores contra roedores;
- mulching;
- limpar o gramado de folhas e outros detritos de plantas.
Um dos métodos de tratamento mais importantes é a cobertura do gramado. O trabalho é realizado até a primeira geada constante. A turfa é distribuída uniformemente com uma camada de um centímetro por toda a área de cobertura. Se a área for significativa, você pode preparar uma mistura de turfa e composto em partes iguais. A composição é espalhada na superfície e nivelada.No inverno, você deve evitar andar no gramado e não jogar fora montanhas de neve de caminhos próximos. O revestimento pisado na primavera parecerá feio e praticamente não poderá ser restaurado.
O maior dano ao revestimento verde no inverno é causado por temperaturas extremas, que levam à formação de uma crosta de gelo na superfície do gramado. Devido à formação de gelo, o oxigênio não apenas interrompe o acesso às plantas, mas também a queima da grama. Sob a influência da luz solar, o gelo age segundo o princípio de uma lupa e é capaz de queimar plantas. A maioria das culturas não pode ser restaurada e morrer.
Existem duas maneiras de lidar com a crosta de gelo:
- exposição a reagentes que se espalham pela superfície do revestimento, causando derretimento do gelo;
- falha mecânica que consiste em perfurar a superfície do gelo.
Qualquer um dos métodos propostos exige cautela. Danos mecânicos durante a destruição da crosta são menos perigosos, mas trabalhar com reagentes exige uma adesão estrita à dosagem e ao uso de equipamentos de proteção individual. De fato, algumas técnicas agrícolas que não exigem esforços e meios especiais são suficientes para que a tela verde do site agrade a atenção por mais de um ano.