No design paisagístico moderno, você pode encontrar uma variedade de elementos, o visual decorativo de alguns às vezes é uma surpresa completa. Uma solução de design tão extraordinária é o uso de pedra para projetar um enredo pessoal. Embora seja encontrado no paisagismo desde os tempos antigos.
O uso de pedras no paisagismo
As pedras começaram a decorar as áreas dos palácios do parque durante o Império Romano. Criar uma paisagem usando esse material é uma ocorrência comum no território dos países do leste. No Japão, é quase impossível encontrar o design de um jardim ou parque, onde quer que elementos de pedra sejam usados em composições decorativas.
Este material resistente às intempéries é caracterizado por durabilidade e praticidade, além de funcionalidade e apelo estético. Ao selecioná-lo para o design, você precisa garantir que ele esteja em harmonia com outros elementos de decoração e edifícios localizados nas proximidades.
A paisagem pode ser decorada com uma pedra não processada, com rachaduras naturais, solavancos e traços de impacto natural, dando naturalidade ao design do local e enfatizando a cor verde brilhante das árvores e arbustos que crescem nas proximidades. Os espécimes polidos também têm uma aparência espetacular e regular, tornando a composição decorativa leve e estática. Com a ajuda deles, você pode recriar quaisquer formas arredondadas.Importante! Algumas pedras no desenho do território agem apenas como um componente da composição geral, outras se tornam a parte central ou principal e outras podem ser o único elemento.
Eles são usados para decoração:
- faixas
- beco;
- canteiros de flores;
- entradas para edifícios;
- fontes;
- etapas;
- cercas;
- esgrima;
- mandris;
- estruturas em arco;
- slides alpinos;
- cachoeiras artificiais;
- paredes de várias estruturas;
- Jardim de pedra japonesa.
Onde posso conseguir pedras
Existem muitas empresas modernas em todas as cidades do país onde você pode comprar material natural e decorativo a uma grande variedade de preços. Aqui, eles não apenas vendem mercadorias, mas também oferecem uma solução de design para um site específico. Por falta de fundos disponíveis, pode-se buscar material adequado no ambiente natural. Os artesãos podem dar uma aparência mais sofisticada.
Você sabe Pedras, como seres vivos, experimentam nascimento, crescimento e morte. Simplesmente, diferentemente dos organismos vivos, eles são capazes de viver por milhões de anos, permanecendo inalterados.
Estilos de jardim usando decoração de pedra
Existem vários estilos de jardim nos quais os elementos de pedra são um importante elemento de composição. Cada um desses estilos é usado no design paisagístico moderno.
Estes incluem:
- Estilo castelo - tem origem no século XI, quando a necessidade de construção de estruturas monumentais e poderosas, protegidas por muros de pedra, foi causada por guerras frequentes, ataques imprevistos de inimigos. Esta tendência é caracterizada pela ausência de excessos e decoração adicional, a presença de formas de tamanho impressionantes, colunas grandes, abóbadas formidáveis que dão uma sensação de peso - tudo é rigoroso e prático. Os poucos elementos da decoração podem incluir baixos-relevos, moldagem de estuque com a imagem de criaturas místicas. Um cartão de visita no estilo de castelo é a presença na composição de pelo menos uma forma geométrica na forma de uma torre. Esse estilo foi especialmente popular entre nós na decoração de casas de campo e territórios ao seu redor, quando finalizam as paredes das casas, cercas e paisagens com pedras decorativas e naturais.
- Estilo arquitetônico japonês - este é todo um sistema de visão de mundo, onde o território de jardins e parques é tratado como um lugar de reflexão e contemplação, onde não há desejo infundado por uma estética sem sentido, tudo deve simbolizar algo aqui. O estilo japonês ignora soluções racionais, diretas, geométricas e simétricas com uma sensação de antinaturalidade. Caracteriza-se por assimetria, alguma discrição, uso de pedras de diferentes tamanhos, figuras de pedra, tigelas de água. Uma característica distintiva do jardim japonês é que ele mantém oportunidades de reflexão e contemplação a qualquer época do ano; seu olho humano interessante e agradável é preservado o ano todo.
Isso é ajudado pelo uso de sempre-vivas, bancos de pedra, lanternas japonesas, plantas com troncos sinuosos e raízes visíveis acima da superfície e distinguidas por suas formas bizarras no design. Os caminhos traçados por pedras planas são um símbolo da duração da vida. E há muitos desses atributos simbólicos no estilo japonês. O esquema de cores consiste em tons de cinza, verde, branco, vermelho, marrom e carmim que passam suavemente um para o outro.
- Minimalismo - Um estilo que fornece um design conciso e simplificado. A direção é caracterizada pelo uso de mudanças de relevo na área de zoneamento, colocando objetos separadamente um do outro, a presença de degraus e escadas, caminhos retos, lagoas da forma correta, mas o principal é a sensação de espaço. A pedra no design é um dos principais elementos minimalistas. Eles podem cobrir áreas que substituem completamente os gramados. Neste estilo, há flores, mas sem brilho especial. É caracterizada por tons cinza, prata, branco, marrom, bege.
- Estilo rural Proporciona simplicidade e naturalidade no design, de modo que o uso de pedras para enobrecer caminhos caoticamente localizados, onde a grama verde é visível nas aberturas, plantas rastejantes para decorar cercas, elementos da vida rural, canteiros reais são absolutamente característicos desse estilo e trazem uma sensação de originalidade. Plantas exóticas, flores magníficas e elementos decorativos caros não se encaixam no estilo rural. Mas girassóis, malva, chamomiles e malmequeres, crescendo não em certos canteiros, mas em gramados arbitrários perto das árvores, móveis simples feitos de galhos, balanços - exatamente o que você precisa.
- Classicismo - o estilo do paisagismo, cuja principal característica é o desejo de simplificar e sistematizar tudo, subordinar a natureza para atender às necessidades humanas do belo. Combina harmoniosamente estruturas arquitetônicas e o mundo das plantas. O auge da direção cai no Renascimento. Todas as decisões de design no estilo do classicismo parecem ótimas e são usadas com mais frequência para decorar grandes áreas de parques e praças da cidade, no meio das quais deve ser um belo edifício de tamanho impressionante. O classicismo também ajuda a enfatizar ainda mais sua beleza e grandeza.
Você sabe Davasco é uma pedra que pesa várias centenas de toneladas, localizada na beira de um penhasco na cidade argentina de Tandil e oscila lentamente há milhares de anos de um lado para o outro com cada rajada de vento. Um fato que nenhum cientista pode explicar.
Cada vez mais, essa direção também era usada para projetar jardins e terrenos próximos a casas particulares e casas de veraneio. Plantas e vários elementos de design devem ter a forma geométrica correta (redonda, retangular, quadrada, simétrica). As faixas também devem ser organizadas na ordem geométrica correta, geralmente elas levam a algum objeto central, por exemplo, a uma fonte. Esse estilo prefere azulejos ou tijolos mais do que pedras ou seixos para a melhoria dos elementos de design. Supérfluos para o classicismo são uma variedade de figuras fofas, slides alpinos, canteiros de plantas selvagens.
- Estilo antigo - Esta é uma oportunidade para uma percepção harmoniosa e holística da paisagem de territórios de grande escala e pequenos lotes pessoais. Essa tendência traz ao design uma sensação de prazer interior elegante da contemplação e, com ele, aconchego e luz do sol.
Importante! Tons pretos, acinzentados e marrons não são permitidos no estilo antigo.
Todos os elementos (mandris, mesas, cadeiras, bancos) parecem elegantes. Os canteiros aqui são substituídos por áreas pavimentadas com mosaicos, cascalho, pedra e calcário. O esquema de cores é tons de branco, areia e bege, com a adição de delicados tons de amarelo, azul e laranja.
Que tipos de pedras são adequados
No design paisagístico moderno, são utilizados diferentes tipos de pedras, mas as principais são materiais naturais e artificiais. As pedras podem ter uma forma natural, arredondadas, planas, sua superfície é polida, se necessário.
Você sabe Os crocodilos engolem especialmente pedras para uma imersão mais profunda na água e melhoram a digestão.
Para fins de projeto, pedras de tamanhos diferentes são adequadas:
- blocos - formações naturais muito grandes, com arestas bem definidas, muitas vezes servindo como elementos centrais da composição, enfatizando a força e o esplendor natural;
- pedregulhos - espécimes grandes de forma arredondada;
- paralelepípedos - pedras aerodinâmicas de tamanho médio, com um diâmetro de até 30 cm, usadas para projetar zonas decorativas;
- pedra britada - o material obtido pela trituração de grandes amostras de pedra natural, a fração é de 1,5 a 15 cm;
- seixos do rio - seixos planos e arredondados, com até 10 cm de tamanho, obtidos como resultado da exposição prolongada à água em pedras comuns, mais frequentemente usada para decorar os elementos decorativos onde a água está presente;
- migalha de pedra - a menor fração obtida pelo esmagamento mecânico de rochas (mármore, quartzo, jaspe) é mais popular entre os paisagistas, devido à capacidade de decorar as formas e superfícies mais imprevisíveis, além de resistência, confiabilidade, acessibilidade e presença de várias tonalidades.
Natural
Entre as pedras naturais são conhecidas:
- Granito - pedra natural durável e resistente às intempéries. É caracterizada por cores suaves e desbotadas, cujos tons são dominados por tons de cinza e esverdeado, intercalados com rosa, vermelho, azul, laranja. Consiste em mica natural, quartzo e mastro. Este material acessível e externamente muito atraente é popular entre aqueles que decidiram construir uma casa e organizar o território ao seu redor. Mas com todas as vantagens, há algumas desvantagens: cada instância é pesada, também é difícil de processar.
- Gneiss - uma rocha com propriedades metamórficas, que inclui quartzo, mastros, minerais não ferrosos. Este material possui uma estrutura granular de xisto. Muito semelhante ao granito, que possui uma estrutura granular.
- Basalto - o material obtido da lava do vulcão possui uma estrutura porosa. Pode ter tons de cinza, verde e cinza suaves. Tão durável quanto granito. Geralmente usado para decorar slides alpinos.
- Arenito - rocha sedimentar, composta por quartzito, carbonato e minério de ferro, que confere resistência ao material. É caracterizada pela presença de tons de branco, avermelhado, bege, verde e marrom.
- Ardósia - material cujas pedras têm uma cor muito bonita: cinza, grafite, bordô, azulado, amarelo, avermelhado. Todas as sombras, entrelaçadas, criam padrões incomuns. Pode ser de origem metamórfica e sedimentar.
- Calcário - Material natural atraente, caracterizado pela fragilidade, tem origem sedimentar. Inclinado a desmoronar. É caracterizada pela presença de um tom dourado ou amarelo, que parece atraente em combinação com espaços verdes.
- De mármore - um material de natureza cristalina. É caracterizada por resistência, mas um pouco menos que granito e gnaisse. Esta é uma pedra nobre, fácil de processar e com a forma desejada, além de ter o brilho da cor.
- Pórfiro - um material com um alto nível de resistência, por isso não é fácil processá-lo e esmagá-lo. Mas o tom avermelhado e as propriedades físicas o tornam popular.
- Tuff - material poroso, leve e aparentemente macio. Sua característica distintiva é a capacidade de absorver a umidade, que às vezes é muito valiosa ao criar um design de site.
Artificial
Os materiais obtidos por meios artificiais incluem:
- Tijolos - produtos de barro, cujas cores são diversas. Em uso e operação adicional, eles exibem excelentes propriedades - resistência, resistência a efeitos destrutivos, o que os torna muito populares.
- Betão - um dos materiais artificiais mais duráveis. A capacidade de produzir independentemente aditivos especiais e obter o esquema de cores esperado torna esse material indispensável no design de plotagens pessoais.
- Pedra acrílica - um material compósito constituído por resinas acrílicas, hidróxido de alumínio, aditivos minerais e componentes corantes, resistente a tensões mecânicas e que não permite a passagem de umidade.
- Pedras brilhantes - Um material artificial inovador, dentro do qual LEDs ou catalisadores são incorporados, essas pedras também incluem amostras revestidas com tintas à base de partículas luminescentes.De particular interesse para os designers modernos são precisamente as pedras luminosas obtidas como resultado das inovações tecnológicas desenvolvidas. O uso desse material permite admirar a obra-prima criada não apenas durante o dia, mas também à noite, reproduzindo uma atmosfera quase mágica.
Fabricação de pedra DIY
Aqueles que desejam decorar seu jardim com pedras podem ficar confusos com o alto custo desse material, os problemas com a entrega e o peso significativo de cada instância. A saída dessa situação é fabricar material para decorar o território você mesmo.
Para fazer isso, todas as gavetas, caixas, nas quais se deve derramar silicone relativamente barato, e usando um modelo adequado (pedra, pedaço de madeira) para moldar, deixar solidificar, são adequados como cofragem. Após o endurecimento, os moldes estão prontos para despejar a argamassa preparada à base de cimento na qual os pigmentos coloridos podem ser adicionados para todos os gostos. Um pouco de paciência, e os seixos criados com suas próprias mãos irão originalmente decorar o local perto de sua casa.
Importante! Para criar elementos decorativos com as próprias mãos, eles também usam materiais poliméricos, por exemplo, acrílico.
Stones inesperadamente se tornou o material capaz de realizar, à primeira vista, idéias irreais e ousadas para projetar seu próprio enredo pessoal. Seu uso oferece muitas oportunidades para decorar verdadeiramente qualquer jardim, parque, canteiro de flores, gramado e, ao mesmo tempo, garantir a durabilidade e a originalidade da composição criada.