Kalateya Varshevich é uma das plantas de interior decorativas mais populares; no entanto, é muito difícil para os cultivadores iniciantes cultivá-la em casa. A cultura é bastante caprichosa ao sair e requer certas condições de vida. Quais são as características do cultivo de uma flor e quais são os métodos para sua propagação - vamos descobrir.
Descrição e características da planta
Kalateya Varshevich é uma cultura perene decorativa e decídua da família Marantov. Seu habitat natural são as regiões tropicais da América do Sul e Central. A planta pertence à categoria de plantas perenes de rizoma, com galhos mais curtos e longas folhas frondosas. Uma característica da kalatea são as folhas em forma de ovo, com uma superfície curva de terry e veias em relevo, conectadas em pequenas cavidades e presas a pecíolos curtos.O topo da folhagem tem uma cor prata-esverdeada com listras ou manchas largas em verde escuro pronunciado. A parte inferior da placa da folha tem uma cor roxa e se assemelha a penas de pavão. Durante a floração, de maio a julho, grandes flores de cor bege ou branca como a neve são formadas na planta. Eles são formados em inflorescências de espiguetas e estão localizados em pedúnculos curtos de flor de framboesa.
Você sabe Calathea tem uma propriedade interessante: à noite, suas folhas são torcidas em pequenos tubos e crescem, demonstrando a cor original da parte inferior da placa foliar. Devido a essa qualidade, a flor é frequentemente chamada de "livro de orações".
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Em casa, o cultivo de calathea requer muita atenção e cuidados de qualidade. Em condições naturais, cresce nas margens de lagos, rios e reservatórios, portanto, prefere condições semelhantes no apartamento.
Localização e Iluminação
Para uma beleza tropical, é recomendável escolher um local bem iluminado, mas protegido da luz solar direta, o que pode causar queimaduras nas folhas. A planta tolera bem a sombra parcial, no entanto, não vale a pena colocá-la em um canto muito escuro do apartamento, pois ela pode perder a cor bonita das folhas. Uma excelente localização do vaso de flores será o peitoril da janela na parte norte do apartamento. Você também pode definir o tanque no lado oeste ou sul, enquanto fornece penumbra perene.
Modo de temperatura
Calathea é uma cultura que adora o calor e, mesmo no inverno, exige a manutenção de uma temperatura estável do ar não inferior a + 16 ° C. Negativamente, a flor se refere a quedas acentuadas de temperatura, que podem provocar o murchamento das folhas e a perda de elasticidade dos pecíolos. As correntes de ar frio são consideradas fatais para a planta.
Humidade do ar
A flor prefere viver em condições de alta umidade, cujo nível ideal é de 85 a 90%. Alcançar esses indicadores em um apartamento ou em uma casa particular é bastante difícil, portanto, muitos plantadores de flores cultivam plantas em aquários, florários especiais. Recomenda-se pulverizar regularmente kalatea.
Importante! No caso de calathea, a falta de luz solar causará menos danos que a baixa umidade e o ar interno muito seco.
Além disso, deve hidratar mais a área próxima à flor, e não a planta em si. Se permanecerem gotas de umidade nas folhas, elas podem levar ao aparecimento de manchas escuras. Um ambiente úmido para calathea também pode ser criado no palete: cubra o fundo do tanque com musgo ou seixos molhados, encha-o com água e defina o vaso para que o fundo do vaso fique localizado na "cama" e não imerso em água.
Características do atendimento domiciliar
O cuidado com a Varshevich kalatea tem alguns recursos, com a conformidade com a qual você pode cultivar uma bela planta perene decorativa, agradável com folhagem e flores brilhantes.
Rega
Calathea prefere hidratação abundante e regular, que no verão deve ser realizada 2-3 vezes por semana. No inverno, a frequência das atividades de irrigação deve ser reduzida para 1 vez por semana. Ao regar a planta, você precisa garantir que o solo esteja úmido, mas não úmido. Não existe um esquema universal de umedecimento perene - o principal é que o caroço de terra tem tempo para secar antes da próxima rega. Um excesso de umidade é fatal para esta planta.Uma vez que provoca deterioração do sistema radicular. Para regar, você não pode usar água com impurezas químicas. Os especialistas recomendam o uso de água derretida ou da chuva com uma temperatura de + 21 ... + 23 ° C. O melhor método de umedecimento é considerado a bandeja coletora, quando a água é derramada diretamente na bandeja e, após alguns minutos, o excesso é drenado.
Pulverização
Como mencionado acima, a cultura adora alta umidade, que em um apartamento pode ser organizada pulverizando uma flor. Se o ar estiver seco, calatea deve ser umedecido com um frasco de spray até 3 vezes ao dia, usando água à temperatura ambiente. Também é recomendável que a planta providencie um banho quente completo.
Você sabe Variedades altas de calathea em condições naturais podem esticar suas folhas a uma altura de quase 1 m.
Após o que todas as folhas precisam ser limpas com um pano seco. Os especialistas aconselham a instalação de fontes adicionais de umidade perto de uma panela perene: umidificadores, recipientes com água, fontes decorativas etc. Você não pode manter a planta próxima a dispositivos ou baterias de aquecimento durante a estação de aquecimento, pois suas folhas murcham e secam.
Top vestir
Leitura Recomendada
Recomenda-se alimentar regularmente a sala calatea ao longo do ano, usando fertilizantes complexos líquidos projetados para culturas tropicais.
No verão, quando a flor está se desenvolvendo ativamente, fertilizante deve ser aplicado a cada 2 semanas.
Deve-se notar que a concentração de medicamentos deve ser 15 a 20% menor que a dosagem indicada nas instruções - a cultura é bastante sensível à superalimentação e pode responder a eles secando a folhagem. Especialistas aconselham o uso de fertilizantes com mais frequência, mas em menor concentração.
Poda
Para dar ao perene uma aparência elegante e bonita, no outono ou no início da primavera é necessário realizar a poda de brotos e folhas. Durante o processo, são removidos galhos alongados, secos ou danificados por muito tempo. Corte regularmente as folhas secas. Para fazer isso, quando a folha está completamente seca, é cuidadosamente removida com uma faca afiada e desinfetada no local onde o caule se conecta ao caule.
Transplante
No início da primavera, antes de a planta entrar na fase ativa de crescimento, é transplantada para um novo recipiente com um novo substrato. Recomenda-se transplantar:
- para uma planta jovem com menos de 3 anos - anualmente;
- para calathea com mais de 3 anos - a cada 2 anos.
O procedimento de transplante é bastante tradicional e consiste nas seguintes etapas:
- Escolha um vaso não muito profundo e largo, com 2-3 cm de diâmetro maior que o antigo, feito de material durável.
- No fundo da panela, havia uma camada de drenagem de argila expandida ou seixos, com 3-5 cm de altura.
- No topo da camada de drenagem, preencha o solo, que pode ser um substrato de loja destinado à senpolia ou solo feito de forma independente. Neste último caso, você precisa misturar o solo da folha com húmus, turfa e areia fina na proporção de 3: 1: 1:. A mistura do solo deve ser descontaminada por qualquer método disponível.
- Remova a flor do recipiente antigo por transbordo, limpe o sistema radicular do solo restante e, se necessário, corte raízes secas, podres e danificadas. Os locais dos cortes devem ser tratados com carvão vegetal.
- Coloque a planta no solo e encha delicadamente com o restante do solo.
- Regue a flor abundantemente e transfira-a para um local quente e iluminado para adaptação.
Vídeo: Transplante de Calathea
Métodos de criação
Em casa, você pode usar vários métodos básicos de criação de Calathea Varshevich: divisão do arbusto, mudas e método de sementes.
Dividindo o mato
A propagação perene pela divisão do mato é considerada a mais rápida, mais simples e mais eficaz. O procedimento deve ser realizado no início da primavera, com adultos, a partir de 3 anos, flores:
- Retire a planta da panela, limpe o sistema radicular dos resíduos do solo.
- Usando as mãos, separe cuidadosamente as raízes e os caules para que cada parte tenha no mínimo 3 folhas e vários processos radiculares totalmente formados.
- Despeje a mistura de nutrientes em vasos iguais a partir de partes iguais de solo frondoso, areia e turfa.
- Plante as partes divididas da cultura, polvilhe com terra, água.
Importante! Ao transplantar calatheas, é proibido ramificar o solo ao redor das raízes.
Os recipientes com mudas devem ser colocados em uma sala com temperatura estável de + 21 ... + 24 ° C e com boa iluminação difusa. Flores plantadas exigirão cuidados tradicionais, como plantas adultas.
Estacas
Estacas são recomendadas no início da primavera. Para fazer isso, as estacas são cortadas da flor mãe ou usam brotos fortes e saudáveis cortados durante a formação do arbusto. O material de plantio deve ter um comprimento de 9 a 12 cm e pelo menos 3-5 internódios no caule.
Além disso, o procedimento é realizado de acordo com este algoritmo:
- Coloque as estacas em um recipiente com água ou coloque em um substrato úmido composto por partes iguais de turfa e areia. Coloque uma camada de drenagem no fundo da panela.
- Cubra os recipientes com estacas com filme plástico ou vidro.
- Coloque as mudas em uma sala quente com uma temperatura de + 21 ... + 24 ° C.
- Umedeça o solo livremente, ventile os brotos diariamente.
Sementes
O método perene de melhoramento de sementes é considerado bastante complicado e problemático. Para o plantio, é necessário comprar sementes de alta qualidade e mergulhá-las por várias horas antes de semear em uma solução fraca de permanganato de potássio e, em seguida, em qualquer solução do estimulador de crescimento.
Semeadura adicional é realizada de acordo com este esquema:
- Despeje o solo nos recipientes preparados, que consiste em 1 parte do solo das folhas e 0,5 parte da areia do rio.
- Plante as sementes uniformemente no solo, aprofundando-as no máximo 0,5 cm.
- Despeje o material da semente com uma fina camada de solo, umedeça a superfície com um spray.
- Cubra os recipientes com as culturas com filme plástico para criar um efeito estufa.
- Quando os primeiros tiros aparecerem, remova o abrigo.
- Quando 2-3 folhas completas são formadas, mergulhe as mudas em vasos separados com a mesma composição do solo.
Como cuidar imediatamente após a compra de uma planta
Calathea é uma planta delicada e frágil que reage instantaneamente a qualquer ação incorreta enquanto cuida dela. É especialmente importante para o desenvolvimento posterior da flor prestar atenção depois de comprar em uma loja. Imediatamente após a aquisição, você não deve perturbar a planta perene - você precisa dar um tempo para se adaptar. Após alguns dias, a beleza tropical deve ser transplantada para uma nova panela com um novo substrato.
O fato é que, nas condições de armazenamento, o kalate é mantido em substratos especiais que não são adequados para o cultivo residencial. Igualmente importante é a escolha da capacidade - ela deve ser ampla, mas não profunda, e também suficientemente pesada para não tombar sob o peso de inúmeras folhas. Ao plantar, é necessário fazer uma camada de drenagem que permita que a umidade não fique estagnada no tanque e, assim, evite a podridão do sistema radicular.A flor tem raízes muito frágeis, portanto o transplante deve ser realizado com muito cuidado e cuidado para não danificar os processos. Após o transplante, a flor deve ser pulverizada com um spray da solução de zircão e o solo deve ser umedecido generosamente. Outros cuidados com as plantas incluem a realização de eventos tradicionais: hidratação, fertilização, pulverização, etc.
Como lidar com doenças e possíveis pragas
Ao cultivar calatheas, pode-se encontrar uma série de dificuldades que geralmente estão associadas ao tratamento inadequado de plantas perenes:
- As folhas secam e enrolam em um tubo. O motivo é ar muito seco, falta de umidade ou baixa temperatura do ar. Nesse caso, recomenda-se transferir a flor para um local mais quente, fornecer rega regular e protegê-la de correntes de ar.
- A folhagem perdeu o brilho, empalideceu. Um problema semelhante indica iluminação muito brilhante. É necessário mover o vaso de flores na penumbra e introduzir fertilizantes complexos com alto teor de nitrogênio no solo.
- As folhas se alongam e se tornam finas. O defeito é devido à falta de luz solar. Nesse caso, instale o recipiente com a planta em um local mais leve, se necessário, amarre os brotos para evitar sua fragilidade.
- O aparecimento de manchas secas e marrons na folhagem. É o resultado dos efeitos negativos da luz solar direta, que levaram à formação de queimaduras nas folhas. Você precisa reorganizar a cultura em um local sombreado.
Além disso, o calathea pode ser atacado por parasitas:
O combate às pragas ajuda a limpar as folhas com uma solução de sabão ou a pulverizar com drogas inseticidas modernas. Como medida preventiva, recomenda-se pulverizar regularmente as folhas com água fervida quente e inspecionar a planta quanto a sinais de doenças ou parasitas.
Kalatea Varshevich é altamente considerado pelos amantes de plantas de interior pela originalidade e cor extraordinária das folhas, que se assemelham à plumagem de pássaros fabulosos. A beleza tropical é muito exigente nos cuidados, mas a coisa mais importante ao cultivá-la é fornecer o nível necessário de umidade. O restante das regras da agrotecnologia da flor é tradicional, e mesmo um cultivador iniciante pode lidar facilmente com elas.