Zamioculkas (Zamiocúlcas) é um residente frequente de peitoris, porque, apesar de sua aparência bastante exótica, é extremamente despretensiosa. Por isso, os amantes de plantas de interior o respeitam e os mantêm com prazer em seus “arboretos” domésticos.
Importante! Ao cultivar esta espécie, deve-se lembrar que todas as suas partes são tóxicas, portanto a planta deve ser isolada de crianças e animais de estimação.
Descrição botânica da planta
O local de nascimento desse arbusto, pertencente à família Aroid, é Madagascar e Quênia, onde geralmente é encontrado em estado selvagem. Na natureza, a planta cresce a uma altura de 1 me vive de 5 a 10 anos. Um tubérculo é formado no solo que retém a umidade e dá vitalidade nos períodos mais secos. Zamioculcas floresce, que tem outro nome comum - a árvore do dólar, na espiga, típica de muitos membros de sua família. Em casa, é quase impossível conseguir a floração.
Escolhendo um lugar para Zamioculcas
Dadas as raízes africanas, a árvore do dólar é termofílica e tolera um período seco. Peitoris das janelas sudeste e leste são adequados para ele.
Temperatura e umidade
Os arbustos adaptados às condições de vida não toleram as temperaturas mais quentes em diferentes estações do ano. No verão, a temperatura ideal é uma faixa bastante ampla - de +21 a + 29 ° C, e no inverno a planta se sente bastante confortável a +15 ... + 18 ° C.
Você sabe O sinal popular diz: se Zamioculcas florescer na casa de uma mulher solteira, ela logo se casará.
A umidade não é o fator mais importante para as zamioculcas, no calor do verão você pode fazer isso sem pulverizar as folhas, apenas uma vez por mês lavando o pó com água morna. Um arbusto nada mau toma banho de ar na rua. No inverno, você pode ficar sem regar por um longo tempo, apenas verificando se o solo sob a camada superior não seca.
Iluminação
Os raios brilhantes do sol devem ser evitados - eles podem danificar as folhas. A luz deve ser suave e difusa, o que criará o máximo de conforto para a planta. Uma sombra profunda também é contra-indicada e retardará o desenvolvimento de brotos. Para uma iluminação e desenvolvimento uniformes de todas as partes da bucha, é necessário virar a panela no parapeito da janela - isso pode até ser chamado de tipo passivo de formação de coroas.
A escolha de pratos ou recipientes para o plantio
O plantio é feito em um pequeno recipiente onde as mudas serão confortáveis. Ele não tem requisitos especiais, mas para a primeira "casa" é adequado um pequeno vaso ou recipiente de plástico.
Solo para Zamioculcas
Curiosamente, solos empobrecidos que passam bem a água são adequados para esta espécie. Você pode aplicar o solo para cactos, mas ainda é melhor cuidar da planta com solo da seguinte composição em partes iguais:
- terra de relva;
- turfeiras;
- terra de folha;
- a areia
Aterragem
A reprodução de zamioculcas é possível de várias maneiras:
- estacas;
- folha com raízes;
- folha sem raízes;
- folhas jovens.
Processo (estacas)
O corte da haste é realizado na seguinte sequência:
- o rebento é cortado 1 cm acima do nível do solo na panela;
- no meio dos espaços entre as folhas, o caule é cortado em pedaços;
- as estacas resultantes são secas por cerca de 1 hora;
- o talo é plantado em vermiculita e bem regada;
- dentro de um mês, há uma saturação com nutrientes e enraizamento.
Vídeo: propagação de Zamioculcus por estacas
Folha adulta
Uma folha retirada de uma cultura adulta pode ser enraizada e plantada para produzir um novo arbusto:
- beliscar ou cortar uma folha forte e saudável;
- plante-a em perlita, areia molhada ou uma mistura desses componentes com turfa;
- aplicar estimulantes de crescimento e enraizamento - zircão, kornevin, etc.
- cubra o recipiente com filme ou vidro e coloque-o em um local quente com luz;
- a formação de raízes e tubérculos dura de 1 a 2-3 meses.
Vídeo: reprodução de zamioculcas por uma folha adulta
Folha adulta sem raízes
Você pode tentar propagar zamioculcas colocando uma folha adulta em um recipiente com água (um copo, um copo pequeno). Este método requer paciência, pois pode passar mais de um mês antes do possível aparecimento das raízes. No entanto, as raízes podem não aparecer, o que muitos produtores reclamam.
Folhetos
É promissor cultivar folhas jovens ou até um pequeno galho - brotos jovens tendem a enraizar-se e formar um tubérculo. É verdade que isso acontece extremamente devagar - durante um ano de crescimento, o tubérculo terá um diâmetro de cerca de 2 cm.
Cuidados com as plantas
Esta suculenta interna não requer nenhuma supervisão cuidadosa. Basta aprender apenas os deveres básicos de cuidar dele.
Importante! Uma vez em 1–1,5 meses você precisa pulverizar a folhagem com uma solução de uréia ou aditivos complexos em uma pequena concentração.
Regando Zamioculcas
Como a planta é capaz de acumular umidade na parte subterrânea, deve ser regada moderadamente. O pedaço de terra é constantemente verificado quanto à profundidade da camada úmida. Nesse caso, existe uma regra não escrita: se você tiver alguma dúvida sobre a necessidade de regar, adie-a no dia seguinte.Vale especialmente a pena observar cuidadosamente o arbusto no inverno, quando é melhor não regar do que transbordar. Em caso de rega excessiva, a folhagem pode ficar amarela e as raízes apodrecem. A rega é realizada com água sedimentada à temperatura ambiente (ou ligeiramente mais quente).
Fertilizantes e adubação
A fertilização geralmente é realizada durante a formação das folhas, quando o arbusto responde particularmente bem ao acabamento. As misturas de nutrientes devem ser aplicadas uma vez a cada duas semanas. Ao mesmo tempo, fertilizantes orgânicos e minerais se alternam. São utilizadas plantas de interior e fertilizantes especializados para cactos e suculentas. Ao usar a cobertura superior para culturas de interior, elas são diluídas para uma concentração de 50%.
Reprodução e transplante
Como crescer um novo arbusto, foi discutido acima. Mas há uma maneira pela qual você pode obter imediatamente uma cultura adulta. É sobre dividir o tubérculo.
A tecnologia de criação é a seguinte:
- durante o transplante, o tubérculo é cuidadosamente dividido em várias partes, em cada uma das quais os brotos devem estar;
- as partes precisam ser plantadas em vasos preparados no solo, como em um arbusto adulto;
- na primeira semana, os chamados "divisores" não são regados;
- retomar ainda mais os cuidados completos para o Zamioculcus adulto.
A divisão é percebida pela planta dolorosamente, por isso pára em crescimento. Às vezes, o aparecimento de novas folhas é registrado apenas seis meses após a divisão. Uma planta adulta é transplantada na primavera a cada 3-4 anos. O processo é realizado mais para atualizar as condições de vida do que para expandir o "espaço de vida". Como as zamioculcas estão crescendo lentamente, durante a troca de contêineres, ele deve ser plantado em um novo contêiner, cujo volume deve ser de 10 a 15% maior que o anterior.
A bucha de adulto é cuidadosamente transferida para um novo recipiente para não danificar o tubérculo e não quebrar o nódulo de terra estabelecido. A substituição completa do solo é realizada apenas no tratamento de doenças ou na divisão do tubérculo. Para plantar o arbusto profundamente ou não em um novo recipiente, eles determinam o seguinte: após aspersão e compactação leve, o solo deve cobrir o rizoma de 1-2 cm.
Vídeo: Transplante de Zamioculcas
Pragas e doenças de zamioculcas
A planta não é suscetível a doenças e pragas que afetam as plantações de interior. Mas, em alguns casos, pode ser necessário ajudar o mato na luta contra doenças ou insetos. De doenças, a cultura pode ser danificada podridão cinza que se manifesta por manchas nas folhas. Neste caso, é necessário parar de regar por 1-2 semanas. Os sintomas também podem aparecer nos arbustos. praga tardia - manchas putrefativas tratadas com fungicidas (Phytocide, Topsin-M).Ocasionalmente, um ácaro da aranha pode parasitar uma planta, que tece a parte inferior das folhas com uma malha fina. Com danos leves a moderados, lavar bem a folhagem com água e sabão ajuda. Se o desenvolvimento da praga no mato se tornar total, é necessário o uso de inseticidas para plantas de interior ("Aktellik", "Aktofit").
Você sabe Segundo os ensinamentos do Feng Shui, a "árvore do dólar" atrai finanças. Para isso, colocam-no no peitoril da janela sudeste ou leste e cavam algumas moedas perto do tubérculo.
Zamiokulkas, com toda a sua estrita beleza, está ganhando cada vez mais popularidade entre os cultivadores domésticos, principalmente a despretensão. Um interessante, diferente da outra planta, decorará o peitoril da janela e trará prazer estético.