A maioria das pessoas tem certeza de que os agáricos são muito venenosos e completamente intragáveis, mas poucas pessoas sabem que a família Amanit tem representantes absolutamente seguros e até úteis. Essas exceções incluem o cogumelo de César (é royal, ovo, royal, agaric de mosca de Caesar). Devido ao seu excelente sabor e alto teor de nutrientes, é amplamente utilizado não apenas na culinária, mas também na medicina tradicional, nutrição, indústria farmacêutica e até cosmetologia.
Descrição do cogumelo
A tampa do cogumelo de César (lat. Amanita caesarea) tem uma forma redonda regular. Nos espécimes jovens, é hemisférico, mas, à medida que cresce, torna-se achatado, sulcos se formam nas bordas dos espécimes adultos. O tamanho do chapéu pode variar de 8 a 20 cm. As placas são frequentes, alargadas no meio e cobertas de franjas ao longo da borda.
Você sabe Na Roma antiga, esse cogumelo era uma das iguarias favoritas da nobreza e era chamado boleti. Desde aquela época (cerca de 2000 anos atrás), um nome tão nobre "César" se origina.
A perna tem um diâmetro de 2-3 cm e sua altura geralmente coincide com o diâmetro da tampa. Tem uma forma de taco, ligeiramente alargada na base. Uma característica distintiva é uma capa protetora. Há um Volvo com 5-6 cm de largura e um anel da mesma cor que a perna. A tampa tem uma função de proteção.
Nos estágios iniciais de crescimento, protege efetivamente o corpo de frutificação da influência do ambiente externo. Em seguida, abre-se ligeiramente e protege apenas a perna (1/2 ou 2/3). Mas acontece que o véu, mesmo nos corpos fetais adultos, atinge um limite na forma de grandes escalas. Os esporos são largos, brancos (às vezes com um leve tom cinza ou amarelo), frequentes.
Como é isso?
O chapéu de um jovem agaric de mosca Caesar tem uma cor laranja ou vermelho ardente, mas, à medida que envelhece e no processo de definhar, fica amarelo. As placas são amarelo-laranja. A polpa é suculenta, aromática, tem um cheiro característico de avelã. É denso, forte, branco. A camada periférica da polpa é amarelo-laranja.
Perna é carnuda, amarela. Este cogumelo é muito fácil de confundir com o cogumelo vermelho, especialmente quando a chuva libera flocos brancos do corpo fetal venenoso.
Você sabe Os chapéus do cogumelo real quase sempre têm uma cor laranja ou vermelha, mas às vezes os catadores de cogumelos são encontrados em espécimes absolutamente brancos. Alguns especialistas os atribuem a uma variedade separada, mas a maioria não compartilha dessa opinião.
Onde está crescendo
O cogumelo Caesar é muito comum e cresce bem em muitas zonas climáticas. Na maioria das vezes, o ágar-mosca cesáreo é encontrado em florestas decíduas: na base de bétulas, carvalhos e avelãs. Prefere locais com boa iluminação e composição de solo descalcificada com ácido. O agaric de mosca real pode ser encontrado na Europa Central e Meridional, em parte no norte da África, bem como na Crimeia, Transcaucásia, Transcarpácia e Primorye.. Na Ucrânia e na Alemanha, está listado no Livro Vermelho.
O agaric de mosca tem um parente próximo, quase um gêmeo, conhecido como cogumelo do Caesar do Extremo Oriente. Suas características externas e de sabor são absolutamente idênticas, a diferença está apenas na área de distribuição - com base no nome, o segundo cresce em florestas de folha caduca do Extremo Oriente
Comestível ou não
O cogumelo cesariana é um agaric de mosca comestível e seguro.. É muito saboroso, perfumado e com uso moderado, bom para a saúde. No entanto, você deve ter o máximo de cuidado possível para não confundi-lo com irmãos venenosos.
Importante! Os corpos fetais velhos e maduros têm um cheiro muito desagradável de ovos podres (de fato, cheira a sulfeto de hidrogênio) e os catadores de cogumelos não os coletam. Tais cogumelos são completamente seguros para os seres humanos, mas seu sabor e cheiro se repelem.
Variedades e duplas
O cogumelo César tem a maior semelhança com o agaric de mosca vermelho venenoso. Uma pessoa que não conhece suas diferenças e não é muito versada nas características de cada espécie pode facilmente confundi-las. Essa ignorância pode levar a sérias conseqüências.
Você pode descobrir diante de você um agaric de mosca comestível ou perigoso pelos seguintes sinais:
- há escamas brancas na tampa do agaric de mosca vermelha, na cabeça de César é lisa com uma superfície uniforme;
- as pernas e placas do espécime venenoso são brancas como a neve; as dos comestíveis são amarelas;
- o fungo cesáreo tem uma forma de bolsa, no agaric de mosca vermelho - na base dos restos em forma de anel da perna são visíveis.
Importante! Pode não haver escamas brancas nas tampas dos agáricos jovens. Portanto, você deve observar com muito cuidado outras partes do corpo fetal. Se não houver confiança na comestibilidade do fungo, é melhor contorná-lo.
Acontece que os apanhadores de cogumelos inexperientes confundem os jovens agarics de mosca Caesar com um mergulhão pálido devido à semelhança da "casca" na perna.
A diferença entre estes cogumelos:
- a diferença mais óbvia é a cor do chapéu. No agaric de mosca real, é vermelho-alaranjado, no cogumelo venenoso - branco ou verde;
- no estágio “ovo”, essas duas espécies têm um corte diferente: o chapéu de césar tem um chapéu amarelo e o mergulhão tem um chapéu branco.
Uso médico
Devido ao fato de que a existência do cogumelo César era conhecida há mais de 2000 anos, suas propriedades úteis e perigosas foram amplamente estudadas. Esta espécie não contém e não acumula substâncias perigosas ou tóxicas em si, devido às quais não é capaz de prejudicar a saúde e o bem-estar humanos..
No entanto, a composição única de vitaminas e oligoelementos o torna um produto alimentar útil e até terapêutico. O produto cru tem um baixo teor calórico, um mínimo de gorduras e carboidratos, mas uma combinação equilibrada de proteínas animais e vegetais valiosas.
Além disso, os seguintes elementos importantes foram encontrados na composição:
- Vitaminas do complexo B;
- vitaminas do grupo A;
- vitaminas do grupo D;
- vitaminas do grupo PP;
- ácido ascórbico;
- ácido málico;
- ácido fumárico;
- ácido succínico;
- ácido cítrico;
- ácido alfa-cetoglutárico;
- potássio
- Sódio
- manganês;
- ferro
- selênio.
O agaric de mosca Caesar artificial contém ergosterol, a partir do qual o ergocalciferol (vitamina D2) é sintetizado a partir da radiação ultravioleta. Está cientificamente comprovado que esta espécie contém substâncias que podem inibir o estafilococo e o bacilo do feno.
Na medicina popular, um extrato de agárico é usado como tratamento de câncer. Além disso, muitos especialistas estão confiantes de que o uso do cogumelo dos ovos reduz o risco de câncer, problemas de próstata nos homens e trata efetivamente a aterosclerose.
Está provado que as pessoas que freqüentemente incluem o cogumelo César em sua dieta se tornam mais resistentes ao estresse, menos expostas ao risco de doenças cardiovasculares, se sentem alertas e eficientes. A tintura de agaric de mosca real é usada para reumatismo, artrose, para reduzir a dor nas articulações.
Perigo de cogumelo
Cogumelo César é absolutamente seguro e até saudável. O principal é ter cuidado e não confundi-lo com irmãos venenosos. No entanto, existem categorias de pessoas que são melhores em evitar o uso deste produto. Isso se aplica a pessoas com gota e urolitíase (pode estar repleto de distúrbios metabólicos e até convulsões) e com intolerância individual a esse produto (sintomas: vômitos, quedas de pressão, flatulência).
Todos os amantes da “caça silenciosa” consideram o cogumelo César uma presa maravilhosa: é generalizado, possui propriedades curativas e excelente sabor. No entanto, é preciso ser extremamente cuidadoso para que seu congênere venenoso não caia acidentalmente na cesta. Antes de ir para a floresta em busca de agáricos com mosca comestível, estude cuidadosamente sua descrição para que a extração traga não apenas prazer, mas também benefícios.