As palmeiras internas sempre foram muito apreciadas pelos jardineiros, porque se encaixam perfeitamente em qualquer interior e são relativamente despretensiosas nos cuidados. Esta afirmação é verdadeira para os Chamedorea elegans. Para se familiarizar com os requisitos para a colocação desta palma, os recursos de sua reprodução e cuidados adicionais em casa, esta revisão ajudará.
Descrição botânica da planta
"Hamedorea elegans" não é o único nome para essa palmeira. Informações sobre ele também podem ser encontradas na descrição da nianta das graciosas palmeiras de junco e bambu, uma elegante colínia. Todos esses nomes designam a mesma planta baixa, que veio das florestas tropicais da Guatemala e do México.
Espécimes jovens têm um tronco verde fino, mas com a idade sua cor muda - torna-se castanha. Em um habitat natural, uma árvore pode crescer até 2 m, mas quando cultivada em casa, sua altura raramente excede 1,5 m. As folhas de palmeira verde-escuras complexas são finas, cirros (geralmente não mais que 7-8 na coroa).
Cada uma dessas folhas forma uma roseta com folhas menores reunidas em pares no pecíolo. As flores que aparecem durante a floração são amarelas, pequenas e perfumadas, formam uma panícula. Um pouco mais tarde, as bagas tomam seu lugar, não mais do que o tamanho das ervilhas. Todos eles têm apenas uma semente.
Em casa, para a formação de frutas, a planta é polinizada manualmente. Hamedorea refere-se a plantas arbustivas com muitos brotos emergindo de um tronco rastejante. Todos eles têm um ponto de crescimento e não ramificam.
Você sabe A palmeira descrita recebeu esse nome devido ao baixo crescimento e altura acessível do fruto. Traduzido da língua grega "chamai" significa «baixo»e "dorea" - «um presente».
Benefício e dano
Como todas as palmeiras, a esbelta chamedorea elegans desempenha uma função de limpeza em casa, limpando o ar de impurezas nocivas: formaldeído, amônia, xileno e benzeno. Aumenta a umidade, fazendo com que outras flores de interior se sintam muito melhores. Esta planta não pode ser chamada de venenosa - é completamente segura para humanos e animais de estimação.Alguns proprietários de chamedorea notam seu efeito positivo no estado emocional dos habitantes da casa: a planta melhora perfeitamente o humor e combate a depressão, de modo que a sala de estar ou o corredor será o melhor lugar para colocar a panela. Mas no quarto é melhor não colocar uma palmeira - um ambiente mais descontraído é bem-vindo lá, sem uma taxa extra de vigor.
Independentemente do tipo de local, a chamedorea sempre será atraente e não importa: você a cultiva apenas ou cria uma composição a partir de várias flores de interior de uma só vez.
Condições de cultivo da casa
A temperatura, a iluminação e a umidade da sala desempenham um papel primordial no cultivo bem-sucedido de qualquer planta tropical; portanto, antes de comprar uma hamedorea, essa questão deve receber a devida atenção.
Importante! Para não quebrar a simetria da planta, gire a planta 180 vezes a cada 2 semanas° ao redor do eixo.
Colocação e iluminação
Muitas vezes, as palmeiras se tornam um dos elementos-chave no design de interiores de uma casa ou apartamento. Ao escolher um local para colocar um vaso de flores, você deve dar preferência a áreas ligeiramente sombreadas, sem exposição à luz solar direta. A solução ideal nesse caso seria áreas próximas às janelas leste, oeste ou até norte.Se a sala estiver bem iluminada, você deverá colocar uma palmeira no canto mais distante. A exposição constante ao sol ameaça a chamedorea com uma mudança de cor ou até queimaduras nas chapas. Se não houver outra opção, e você ainda precisar colocar a palma da mão ao sol, cubra-a no almoço e na tarde, quando a atividade solar for mais alta.
Modo de temperatura
Os indicadores ideais de temperatura para o cultivo de chamedorea dependem diretamente da estação. Assim, no verão, valores dentro de + 20 ... + 23 ° С são considerados aceitáveis e no inverno não devem cair abaixo de +13 ° С. Durante a estação de crescimento, é desejável manter uma temperatura de + 16 ... + 22 ° C, e se por algum motivo esses números forem maiores, você terá que aumentar a umidade e aumentar a intensidade da rega.
Importante! Ao limpar as folhas, nunca use detergentes.
Vale a pena prestar atenção à temperatura do solo durante a dormência no inverno. Com uma diminuição dos indicadores para + 15 ° C e abaixo, a palma começa a doer (que é expressa em folhas onduladas). Flutuações acentuadas de temperatura ou exposição periódica a correntes de ar também podem causar problemas, portanto, não é recomendável abrir janelas próximas a esta planta tropical na estação fria.
Humidade do ar
Como todos os representantes dos trópicos, Chamedorea elegans prefere alta umidade (acima de 65-70%). No entanto, em condições urbanas, alcançar esse indicador pode ser muito difícil; portanto, os jardineiros devem ser pacientes e, de tempos em tempos, hidratar as folhas da planta, limpando-as com um guardanapo embebido em água morna.Um banho quente não será menos útil para uma palmeira, mas é aconselhável lavá-lo completamente não mais que uma vez em duas semanas. Esfregando as folhas da planta, é necessário remover as partes mortas, se necessário, aparar cuidadosamente as pontas secas das chapas. Na estação quente, é útil levar a nianta para a varanda, protegendo-a levemente do sol.
Home Care
Organizar condições de cultivo adequadas não é a única coisa que merece atenção para garantir a boa saúde da chamedéia. A planta também precisa de cuidados adequados, incluindo rega oportuna, cobertura, poda e transplante.
Importante! É impossível cavar chamedorea no solo. O nível do solo após o transplante deve corresponder ao nível do solo antes do procedimento.
Rega
Para plantas tropicais, a secagem do solo é inaceitável; no entanto, a umidade excessiva pode levar ao apodrecimento do sistema radicular, que em alguns casos pode destruir a palma da mão. Para evitar que isso aconteça, é necessário colocar a panela com a planta em um recipiente com seixos ou musgo úmido, umedecendo-os periodicamente. No período de verão, a regularidade da aplicação de líquido no solo deve ser de pelo menos 1 vez em 2 dias (com pulverização adicional de folhas).No inverno, a quantidade de rega pode ser reduzida, concentrando-se mais nas condições do solo: umedeça levemente o substrato seco da pistola de pintura ou despeje uma pequena quantidade de líquido na base do caule. Para a irrigação no verão, apenas a água em temperatura ambiente é preparada, sem aditivos prejudiciais. No inverno, pode ser aumentada para +30 ° C, e a regularidade do umedecimento das folhas pode ser reduzida para 1 vez por mês.
Top vestir
É aconselhável alimentar esse tipo de palmeira apenas durante o período de seu crescimento intensivo - de meados da primavera ao outono. Para esse fim, a cada 2 semanas é apropriado regar o solo com compostos minerais complexos (podem ser Agricole, Scotts Everis, Pocon) ou concentrados especiais, como a preparação de Palma. No inverno, os fertilizantes são cancelados por completo ou são aplicados ao solo apenas uma vez por mês, porque durante a dormência a planta não precisa de uma grande quantidade de nutrientes.
Formação da coroa
Chamedorea elegans possui apenas um ponto de crescimento de brotos que não são ramificados. Isso significa que, ao aparar a parte superior, você interromperá o crescimento da planta e, eventualmente, ela morrerá. Portanto, a poda de modelagem não é usada neste caso.
Transplante
O transplante de palma é realizado em vários casos: logo após a compra (se você precisar substituir o contêiner de remessa por um vaso permanente), quando o sistema radicular se deteriora (isso ocorre devido à rega frequente e excessiva) e de maneira planejada (cerca de 1 vez em 2-4 anos quando as raízes da chamedorea já estão rompendo os orifícios de drenagem da panela velha).
A mudança da capacidade de plantio geralmente é realizada entre abril e março, após o despertar completo da planta. Mas um transplante não programado é possível no outono, depois de fornecer à palma todas as condições necessárias para a recuperação. Entre os transplantes planejados, é aconselhável alterar a camada superior do solo várias vezes.Um substrato ideal para chamedorea transplantada é uma mistura de relva, solo foliar e areia tomada na proporção de 2: 1: 1, ou um substrato preparado a partir de terra de turfa, turfa, húmus e areia (2: 1: 2: 1). Se não houver desejo de fazer a autopreparação da mistura do solo, você poderá comprar solo preparado para palmeiras em qualquer loja de flores. Argila expandida, seixos, espuma de poliestireno triturada ou pequenos fragmentos geralmente são usados como drenagem, cobertos por uma camada de 2-3 cm com uma panela.
As seguintes ações são executadas de acordo com o plano padrão:
- Despeje um pouco de terra na nova panela (diretamente em cima da camada de drenagem), deixando espaço para o antigo coma de terra.
- Usando o método de transbordo, remova a palma do recipiente antigo e, cortando as raízes estragadas (se houver), coloque junto com o pedaço de terra em uma panela nova.
- Despeje o substrato preparado, deixando pelo menos 1 cm de espaço livre na borda do recipiente. Regue a planta.
- Coloque-o em um local bem iluminado e quente para melhor adaptação às novas condições.
Vídeo: como transplantar Hamedorea elegans
Reprodução
A propagação de chamedorea elegans é frequentemente realizada pelo método de sementes ou pelo método de camadas radiculares. Em alguns casos, a parte separada do arbusto pode ser usada como material de plantio. Cada uma das opções tem suas próprias características e nuances.
Divisão
Quando cultivada em ambientes fechados, a raiz da palma raramente cresce para um comprimento suficiente para executar o procedimento de divisão. Esta é a principal razão para o uso raro deste método de reprodução. Chamedorea grandes e cobertas de vegetação toleram essa reprodução. O principal é usar apenas uma faca afiada e bem higienizada para cortar. Às vezes, as plantas compradas na loja também estão sujeitas a separação (para aumentar a decoratividade de um arbusto que cresce em uma panela, os vendedores costumam plantar várias palmeiras em um recipiente de uma só vez).
Você sabe As palmeiras são plantas de vida longa que vivem em condições naturais há centenas de anos. Por exemplo, as árvores da variedade de coco mais famosa costumam superar o marco de quinhentos anos.
O procedimento de divisão é relativamente simples: após remover a planta da panela velha, o produtor precisa cortar cuidadosamente as raízes de conexão mais perto do centro da planta e depois plantar as duas partes em vasos separados. Todas as fatias polvilhadas com carvão picado. Se o arbusto for muito grande, com um sistema radicular forte e coberto de vegetação, ele poderá ser dividido não em 2, mas em 3 ou mais partes.
Camadas
A propagação de chamedorea com camadas de raiz é uma reminiscência do método anterior, somente nesse caso você terá que esperar até que os processos tenham várias raízes próprias. É impossível interromper as camadas - elas são sempre cuidadosamente cortadas com uma faca e depois plantadas em uma mistura de turfa e areia para mais enraizamento. Esse processo leva em média 4 meses, após os quais as plantas estabelecidas podem ser plantadas em vaso permanente. Como no caso anterior, é aconselhável executar o procedimento na primavera, antes do início do crescimento ativo da palma.
Cultivo de sementes
O método de propagação de sementes de Hamedorea elegans é o mais demorado de todos eles e exigirá não apenas certas habilidades do produtor, mas também uma considerável paciência. As dificuldades já começam na fase de compra do material de sementes, porque nem sempre é possível ter certeza da qualidade do produto acabado e de sua germinação adicional. Para aumentar as chances de sucesso, alguns jardineiros decidem preparar as sementes de forma independente durante a floração, polinizando as flores de uma planta existente. Se tudo for feito corretamente, logo os frutos aparecerão - com sementes ideais para germinação adicional.
Independentemente de como exatamente você recebeu a semente, antes da semeadura, ela deve ser submetida a um pré-tratamento em solução para estimular o crescimento. Geralmente é encharcado por não mais que 5-6 dias, depois é seco um pouco e plantado em mudas (uma semente para cada recipiente). É aconselhável colocar os copos cobertos com polietileno no local mais quente, deixando-os lá por 2 a 5 meses. Todo esse tempo, o solo dos copos precisa ser umedecido periodicamente, evitando correntes de ar. Você pode transplantar plantas jovens em um vaso permanente quando a primeira folha de mudas atingir 4 cm de comprimento.
Dificuldades crescentes
Todas as plantas tropicais, quando cultivadas na faixa do meio, exigem muito cuidado. Portanto, não é surpreendente que as menores violações possam afetar adversamente a saúde e, portanto, a aparência de uma palmeira.
Os problemas mais comuns dos cultivadores de flores neste caso incluem:
- Amarelecimento e secagem das pontas das chapas, que é mais frequentemente associada ao ar seco na sala. Tente cortar as peças danificadas e aumentar a umidade.
- Deterioração das folhas ao nível da linha do solo. A causa do problema também viola as regras de atendimento, só que desta vez a umidade e a regularidade da rega não devem ser aumentadas, mas, pelo contrário, reduzidas. Não se esqueça de garantir que as condições de temperatura sejam ótimas para a planta, pois em uma sala fria as folhas não poderão secar rapidamente.
- O aparecimento de manchas amarelas nas folhas é um resultado frequente da exposição prolongada à luz solar direta. Encontre um novo lugar para palmeiras. É provável que em breve sua aparência volte ao normal.
- Murchamento e torção de chapas. A causa deste problema é geralmente alta temperatura. A planta está muito quente e é melhor movê-la para uma sala mais fresca.
- Retardando o crescimento da massa verde. Se as folhas crescem muito lentamente e a palmeira parece nua, pode haver falta de nutrientes ou a temperatura na sala é muito baixa (isso geralmente é observado no inverno).
- Às vezes, o aparecimento de manchas marrons nas folhas ocorre com uma mudança acentuada de temperatura, como resultado de uma corrente de ar. Leve a planta para um local mais seguro.
- A secagem de folhas jovens é o resultado da deterioração do sistema radicular da planta, devido ao excesso de umidade do solo. Se isso for verdade, a viabilidade adicional da palma dependerá do grau de dano à sua raiz.
Não é necessário excluir dos possíveis problemas os danos à palmeira por doenças e pragas, entre os quais o ácaro, os pulgões, os insetos e as cochonilhas, que frequentemente causam uma alteração na cor das folhas, o aparecimento de teias e manchas características. Nesse caso, apenas compostos químicos especialmente desenvolvidos (por exemplo, Actellik) ajudarão a resolver o problema.
Quanto a possíveis doenças, infecções por fungos que causam amarelecimento e queda de folhas, o apodrecimento do sistema radicular é muitas vezes sobrecarregado com chamedorea elegans. Com infecção parcial, preparações fungicidas (Khometsin ou Kuprozan) e transplante de plantas em um novo substrato ajudarão a aliviar a palma do fungo. Se o fungo danificou a maior parte do rizoma, a palma da mão não pode mais ser salva.
Presságios e superstição
Todas as crenças populares associadas aos chamedorea elegans são baseadas em sua atividade energética.Muitos jardineiros acreditam que, em uma casa onde a palma da mão cresce, as situações de conflito ocorrem com muito menos frequência e todas as famílias são mais alegres e alegres. O efeito calmante da planta também é útil no local de trabalho (não importa se é um escritório ou uma sala de produção).Com o posicionamento adequado de Hamedorea, de acordo com a teoria do Feng Shui, o sucesso na vida empresarial certamente não vai demorar. Você pode falar sobre as virtudes das palmeiras como plantas de interior por muito tempo. A principal vantagem é a facilidade de cuidar das plantas. A chamedorea descrita não exige muito cuidado, mas suas qualidades decorativas, que você pode apreciar quase imediatamente após a compra de uma planta adulta, são bastante altas.