Uma das mais incríveis flores de interior é considerada o aspargo de Meyer, cujo cuidado não é difícil, mesmo para iniciantes. Atualmente, a planta está experimentando um "pico" de popularidade, porque, devido à despretensão do cultivo e à facilidade de cuidados, é amplamente utilizada pelos floristas para decorar o interior de sua casa e escritório. Como cultivar aspargos adequadamente e que dificuldades você pode encontrar ao cuidar dele, vamos descobrir.
Descrição botânica da planta
Os espargos são uma planta dióica da família dos espargos. Existem mais de 300 variedades de flores, em particular os conhecidos grãos de aspargos. Externamente, os espargos de Meyer parecem um pequeno arbusto com numerosos galhos. Em casa, a altura do arbusto pode atingir meio metro, em largura, pode crescer até 6 m.
As hastes principais da planta são bastante fortes, fortes, até, em alguns casos, elas podem dobrar com seu próprio peso. Processos adicionais se estendem dos ramos centrais nas laterais, que cobrem densamente o arbusto. Tais brotos laterais são tesouros graciosos, agindo como numerosas agulhas.
As folhas dos espargos são quase invisíveis, apresentadas em forma de escamas que cobrem completamente os caules. O rizoma da flor é forte, carnudo, com raízes grossas.
O período de floração da colheita cai em junho-agosto. Floresce linda, em forma de sinos, pequenas, de até 5 mm, flores de cor âmbar-branca. No processo de autopolinização, em vez de flores, pequenas bagas ovais são formadas, com uma rica cor bordô. Em diâmetro, os frutos de aspargos podem atingir de 6 a 10 mm. A baga contém várias sementes, cada uma com um pequeno germe e proteína.Importante! As bagas dos espargos são visualmente muito bonitas, brilhantes, mas são venenosas.
Sistema raiz | Rizoma |
Os talos | Grosso, reto, reto, até 150 cm de comprimento |
Forma de folha | As folhas são apresentadas na forma de flocos que cobrem completamente os caules. |
Cor da folha | Verde claro, verde, verde escuro |
Flor | Pequeno, simples, único, axilar, em forma de sino |
Cor da flor | Âmbar Branco |
A fruta | Baga vermelha brilhante, venenosa |
Condições de cultivo da casa
Uma das vantagens dos espargos domésticos é a sua despretensão no crescimento. No entanto, para que a planta, o máximo possível, agrade sua aparência requintada, é recomendável observar várias regras básicas ao cuidar dela.
Iluminação
Como você sabe, os trópicos são o berço do aspargo; portanto, a planta precisa de uma boa iluminação, mas ao mesmo tempo tolera negativamente a luz solar direta. A localização ideal da flor seria o lado oeste ou leste do apartamento, onde prevalece a iluminação difusa. No caso de a planta estar localizada no parapeito da janela, no lado sul, ela precisa organizar o sombreamento.
O horário de verão para um hóspede tropical deve variar entre 12 e 14 horas. Para prolongar o dia, é necessário instalar uma fonte de luz adicional, que pode ser uma lâmpada fluorescente comum.
Importante! Imediatamente após a compra, recomenda-se colocar a panela com aspargos em um local com iluminação suficiente, mas não brilhante, para que a planta possa se adaptar à nova situação.
No inverno, quando há falta de luz solar, é permitido que a flor seja colocada perto dos raios do sol. Além disso, no verão é permitido levar aspargos ao ar livre, mas protegê-los da luz solar direta e da formação de correntes de ar.
Temperatura
Apesar de sua origem tropical, os aspargos se referem negativamente a altas temperaturas. Os indicadores ideais de temperatura na sala são +20 ... + 25 ° C no verão e +12 ... + 15 ° C no inverno.
No inverno, de novembro a fevereiro, a flor está em repouso; portanto, quaisquer flutuações de temperatura não são bem toleradas. É necessário manter a temperatura no nível de +14 ... + 15 ° C.
Humidade do ar
Uma planta tropical cresce e se desenvolve muito melhor em condições de alta umidade. Indicadores ideais são umidade de 75 a 80%. Para organizar o nível necessário, você pode colocar um pequeno recipiente com água perto da planta, instalar uma pequena fonte decorativa ou um aquário com peixes.
Alguns jardineiros resolvem o problema da falta de umidade pulverizando as plantas com uma pistola. Esta decisão é uma decisão bastante competente, pois os espargos adoram nadar e hidratar regularmente. Os especialistas também recomendam não apenas pulverizar os galhos, mas providenciar um banho completo para a flor.
Você sabe O tipo mais antigo de aspargo é considerado farmácia ou medicamento. A menção a ele remonta a outros 3000 anos aC. e
Home Care
A beleza tropical, apesar de sua despretensão e falta de caprichos, adora atenção e cuidados decentes, que consistem em rega oportuna, cobertura, poda e descontaminação.
Rega
O espargo é um grande amante da água, por isso requer rega abundante e regular. É muito importante não deixar o solo secar, caso contrário a planta começará a secar. Por outro lado, a hidratação excessiva também afeta negativamente a condição da flor. Com a constante estagnação da água na panela, as raízes da planta começam a apodrecer, o que pode levar à morte de toda a cultura.
Importante! Para irrigação, recomenda-se o uso de água macia e sedimentada à temperatura ambiente. Para amolecer a água, adicione um pouco de ácido cítrico ou vinagre.
No inverno, quando a flor está em um estado adormecido, a umidade deve ser reduzida e regada conforme necessário, evitando que o solo seque completamente.
Top vestir
Os espargos são notáveis por seu crescimento rápido e intensivo; portanto, precisam de alimentação regular, o que garante um bom desenvolvimento.
Os especialistas recomendam a aplicação de fertilizantes usando o seguinte esquema:
- durante a estação de crescimento - alimente a cultura uma vez a cada duas semanas;
- no período outono-inverno - fertilize uma vez por mês.
Poda
Para rejuvenescer a planta e livrá-la de galhos muito velhos, é possível fazer a poda. No entanto, esse procedimento não deve ser abusado, pois a circuncisão analfabeta pode provocar um golpe em todo o arbusto.
Em casa, jardineiros iniciantes podem realizar podas seguras, que consistem em:- remoção dos tubérculos inferiores, enquanto apenas os que não formam verdura são cortados;
- poda brotos velhos e carecas. Os galhos velhos interferem no desenvolvimento dos jovens e "retiram" seus nutrientes do solo.
Transplante
Todos os anos, na primavera de março a abril, quando a planta jovem entra na fase de crescimento ativo, é necessário transplantá-la para recipientes mais espaçosos. Além disso, cada vaso deve ser vários centímetros maior que o anterior.
Como uma mistura de solo para o transplante de aspargos, é recomendável tomar uma parte do solo frondoso, areia do rio e duas partes de húmus. Você também pode usar misturas de lojas projetadas para culturas decorativas e decíduas.Importante! Plantas com mais de 7 anos são replantadas com menos frequência - a cada 2-3 anos.
O processo de transplante não é particularmente difícil e consiste em várias etapas simples:
- uma camada de drenagem composta por argila expandida ou pequenas pedras é derramada no fundo do recipiente preparado;
- raízes secas e podres são removidas da planta, parte das raízes é ligeiramente cortada;
- um novo vaso não é preenchido com o solo até a borda, pois o crescimento do sistema radicular levará a um aumento no nível do solo;
- a planta é plantada em um tanque, coberto com solo, regado abundantemente.
Reprodução
Três métodos principais são usados para multiplicar aspargos: divisão do rizoma, estacas e sementes. Vejamos os recursos de cada um deles.
Estacas
A propagação por estacas é considerada o método de propagação mais simples e mais curto. O procedimento deve ser realizado no início da primavera.
Consiste em várias etapas:
- Seleção de material de plantio. Para a propagação em um arbusto, você deve escolher galhos saudáveis e jovens de 12 cm de comprimento.
- Enraizamento dos processos. Os brotos previamente selecionados devem ser abaixados na areia bem umedecida com a ponta cortada, garantindo que a areia esteja sempre molhada. Além disso, as estacas podem ser colocadas em um recipiente com água e esperar até que elas se enraízem. Para que o processo de enraizamento ocorra muito mais rapidamente, os especialistas aconselham a cobrir as estacas com um filme plástico. Por via de regra, a formação radicular nas estacas ocorre entre os 30 e 35 dias.
- Plantio de brotos. Quando os processos radiculares são formados nas estacas, eles devem ser transplantados em recipientes espaçosos com um diâmetro de 10 a 15 cm.
Sementes
A propagação por sementes é realizada de meados de fevereiro a meados de março. O material da semente pode ser coletado independentemente de uma planta anteriormente florida ou comprado em lojas especializadas.
O processo de propagação de sementes de aspargos inclui uma série de eventos:Importante! Sujeito a todas as condições necessárias, os brotos de sementes aparecem aproximadamente nos 25 a 30 dias.
- Material de imersão. Para que as sementes germinem bem, elas devem ser embebidas por 24 horas em água morna e não são necessários estimulantes de crescimento.
- Aterragem. As sementes maduras devem ser semeadas em uma mistura de solo previamente preparada, composta por partes iguais de turfa e areia do rio, polvilhadas com o solo por cima. Recomenda-se colocar o recipiente com sementes em um local quente, cubra com um filme ou vidro para obter um efeito estufa.
- Cuidados com sementes. Após o aparecimento dos primeiros brotos, o tanque precisa ser aberto e os aspargos proporcionam condições confortáveis para o crescimento: temperatura de +21 ... + 23 ° C, umidade suficiente e rega regular.
- Mergulho. Quando os brotos ganham força e atingem um crescimento de 10 cm, devem ser transplantados para vasos separados. Quatro meses depois, quando as plantas ficarem mais fortes, elas deverão ser plantadas em grandes recipientes.
Divisão
Os espargos domésticos podem ser propagados dividindo o mato. Para fazer isso, na primavera, durante um transplante de planta em outro vaso, divida cuidadosamente o rizoma em várias partes, cada uma das quais deve ser plantada em um recipiente separado e com um pouco de privação. Durante a divisão do mato, é necessário garantir que cada parte receba brotos crescidos. Em cada parte do rizoma, é recomendável remover tubérculos velhos, secos e podres.
Este método de propagação é aconselhável para plantas antigas, nas quais o sistema radicular é bastante denso.
Possíveis dificuldades crescentes
As doenças que podem afetar os espargos geralmente se devem a dois fatores: cuidados inadequados e os efeitos nocivos dos parasitas.
O fato de a planta estar contida em condições desconfortáveis sinalizará sua aparência:
- folhas amareladas e seu abundante derramamento indica falta de umidade;
- verdes claros indicam falta de iluminação;
- o aparecimento de manchas amarelas na folhagem está associado a queimaduras solares;
- muito escura, até a coloração marrom dos verdes é um sinal de que a planta foi submetida a uma exposição excessiva ao sol e seu solo secou;
- galhos lentos e caules caídos indicam rega excessiva. Este é o primeiro sinal de que o sistema radicular começa a apodrecer;
- bagas de aspargos cobertas com revestimento branco indicam danos por podridão cinzenta, cuja causa é saltos acentuados de temperatura e um aumento do nível de umidade.
Os seguintes sinais indicam a derrota do hóspede tropical por pragas:
- líquido pegajoso em caules e verduras, amarelecimento das folhas - o impacto dos insetos escamados;
- a presença de uma teia entre filiais - dano por um ácaro;
- acumulação de filamentos de cera e formação de emaranhados semelhantes - ação de cochonilha.
O espargo é uma planta decorativa fácil de cuidar, mas agradável que servirá como uma decoração maravilhosa para qualquer interior. Para que a planta mantenha uma aparência refinada e uma vegetação exuberante por um longo tempo, basta que ele ofereça cuidados tradicionais, que não exigem grandes custos financeiros ou de tempo do produtor.Você sabe Bagas de espargos em sua composição contêm saponina - uma substância que, quando ingerida no corpo humano, causa náuseas e vômitos severos; portanto, ao cultivar uma planta em uma casa onde moram crianças pequenas, você deve ser extremamente cuidadoso.