O fungo hepático (ou língua materna) é um cogumelo vermelho que cresce em carvalhos e castanhas. Na forma, assemelha-se a um idioma. Cheira a carne ao fritar. Mas, apesar da falta de beleza, ele tem um certo valor nutricional. No artigo, você encontrará informações sobre como ela se parece, onde cresce e como cozinhar esse cogumelo.
Descrição biológica
Os botânicos chamavam de Fistulina Hepatica - "hepatics", que significa "semelhante ao fígado". Por descrição, parece um pedaço de carne vermelha agarrada a um tronco ou árvore. A carne macia com veias quando pressionada emite suco semelhante a sangue. O cogumelo hepático é pouco parasitário na madeira de carvalhos e outras madeiras duras. Ao se desenvolver, o corpo de frutificação danifica a árvore e, quando cai, a cavidade permanece no ponto de fixação. Cresce sozinho ou em pequenos grupos na base das árvores, bem como em tocos. Ocorre no verão e outono.
O cogumelo pode ser identificado pelos seguintes sinais:
- chapéu - 7 a 20 cm de largura, profundidade de 7 a 14 cm. A forma é irregular, geralmente semicircular, em forma de leque ou cana, com uma borda ondulada e com lóbulos. Após a chuva, sua superfície pode ficar pegajosa, principalmente se for um cogumelo jovem. A cor do chapéu é vermelho-fígado, laranja-avermelhado ou vermelho-acastanhado;
- perna - ausente ou em sua infância e posição lateral. Pintado da mesma maneira que o chapéu;
- superfície dos poros - tem um tom de branco a rosa pálido. A tonalidade se torna amarelada e, eventualmente, marrom avermelhada com a idade. Os tubos estão claramente separados. Seu comprimento é de até 1,5 cm;
- carne - esbranquiçado, com listras avermelhadas, grosso, macio, aquoso;
- cheiro e sabor - o cheiro é neutro. O sabor é azedo;
- disputas - o tamanho de 3-4 × 2-3 mícrons. O formulário é amplamente amendoado. A superfície é lisa, amarelada.
Vídeo: Cogumelo-fígado
Outros nomes
O fungo tem muitos nomes sinônimos. Na literatura em inglês, são encontradas línguas de castanheiro e carvalho, bifes de cogumelos e línguas de touros.E isso é simplesmente explicado: uma aparência brilhante causa muitas associações, que são corrigidas em nomes populares:
- língua de bois;
- fungo hepático;
- língua materna.
O fungo maduro do fígado mancha profundamente os dedos de vermelho, portanto, ao coletá-lo, trabalhe com luvas.
Valor nutricional
O valor nutricional da Fistulina Hepatica reside na grande variedade de vitaminas e minerais que compõem sua composição. Mas os valores exatos dependem do terreno em que crescem e com que oligoelementos o solo está saturado.
De qualquer forma, ele continua sendo um produto biologicamente ativo que tem a capacidade de inibir (interromper) o crescimento de células tumorais. Devido à combinação de alta atividade antitumoral e um conjunto de compostos naturais, é um agente antitumoral promissor que merece mais estudos laboratoriais.
Tempo de distribuição e coleta
A hepática é geralmente colhida no meio do verão. Mas também pode ser cultivada em casa, para que a Fistulina Hepatica possa crescer em fazendas em outras épocas do ano. Toras de carvalho e um substrato nutritivo são usados para o cultivo.
Você sabe Ninguém sabe quantas espécies de fungos realmente existem na natureza. Hoje existem mais de 10.000 espécies descritas, mas todos os micologistas concordam que no ambiente natural existem aquelas que não foram descritas até o momento e há muito mais.
Propriedades úteis
O cogumelo contém um grande número de oligoelementos, como potássio e fósforo. É uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, vitamina D e vários antioxidantes. Estes últimos reduzem o risco de certos tipos de câncer e processos inflamatórios. Possui muitos beta-glucanos - substâncias que reduzem o colesterol. O peso seco do cogumelo contém cerca de 30% de proteína, e isso é muito mais do que em um bife.
Além disso, este é um produto em que existe o conjunto mais completo de compostos proteicos - aminoácidos essenciais. E isso faz dele uma fonte de superproteínas. Ele também contém fibras solúveis e insolúveis. Eles melhoram a saúde intestinal e ajudam a diminuir o colesterol.
Cogumelo hepático é absolutamente seguro. Sua polpa era considerada uma alternativa aos alimentos de carne, pois parecia um fígado. A hepática tem muitas propriedades úteis. O sabor rico, com notas de tomate verde e bom peso, o tornam um produto ideal para cozinhar pratos vegetarianos. Ele é interessante para os gourmets. Eles podem cozinhá-lo de várias maneiras: conservar, fritar, cozinhar o tempo todo em busca de uma nova e incomum experiência culinária.Importante! A língua da vaca é melhor coletada em uma idade jovem. Será mais suave e mais flexível na culinária.
Os cogumelos são uma ótima maneira de aumentar a quantidade de alimentos orgânicos e saudáveis em sua dieta. O cogumelo hepático é frequentemente consumido cru devido ao sabor azedo de uma azeda. É um excelente ingrediente para saladas de cogumelos no verão. Mas você também pode fazer risotos, tortas, sopas ou apenas fritar para torradas com um pouco de alho. O fígado pode ser usado em qualquer forma.
- Propriedades terapêuticas:
- O fungo é um dos poucos cujas propriedades antioxidantes são comprovadas.
- O cientista italiano Coletto também provou que a Fistulina Hepatica tem um forte efeito antibacteriano contra várias bactérias patogênicas, como Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Klebsiella pneumoniae.
Vídeo: Descrição da hepática comum
Contra-indicações
O cogumelo hepático não tem contra-indicações e pode ser consumido por adultos e crianças. Quanto às mulheres jovens durante a amamentação ou gravidez, não há informações confiáveis suficientes sobre a segurança de comer cogumelos em geral. Portanto, se você não tiver usado um ou outro antes, é melhor abster-se, pelo menos até o bebê completar seis meses. Nesse ponto, seu estômago ficará mais confortável com as inovações na dieta de sua mãe.
Os cogumelos são excelentes fontes de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B (especialmente niacina), vitamina C, cálcio, minerais e selênio. Eles também contêm antioxidantes e muitas outras substâncias benéficas. Colete-os a partir da segunda metade do verão, cozinhe, coma frito ou cru e fortaleça seu corpo graças às suas propriedades nutricionais e medicinais.