O óleo de abeto é usado como um componente no tratamento de várias doenças. Na vida cotidiana, também é um excelente assistente na luta contra insetos e purificação do ar na sala, além de ser um dos elementos necessários no banho. Mas, usando este produto útil, vale lembrar sobre pessoas que podem ser alérgicas a ele.
Propriedades úteis e curativas do óleo de abeto
Este produto conífero é amplamente utilizado no combate a várias doenças. É utilizado tanto interna quanto externamente, quando fumigando a sala em que os pacientes estão localizados, é utilizado em cosmetologia e massagem.
- Na maioria das vezes, este medicamento é usado para:
- fortalecimento da imunidade;
- suavização de rugas na pele;
- limpeza e efeito tônico da pele;
- luta com o inchaço;
- limpeza do corpo de micróbios nocivos;
- processos anti-envelhecimento;
- expectoração com tosse e resfriados;
- alívio da dor
- luta contra processos inflamatórios, virais e sépticos.
Na indústria de cosméticos, este medicamento é usado para desinfecção. O óleo essencial à base de agulhas de abeto combate perfeitamente problemas como acne e outras inflamações na pele. É adicionado à água para a lavagem diária e é usado como um componente para vários tipos de máscaras. O óleo essencial é tradicionalmente usado no tratamento de doenças pulmonares. É adicionado à inalação para facilitar o processo respiratório e a expectoração.Para aumentar a imunidade, este produto é tomado por via oral. Além disso, não é necessário comprá-lo em uma farmácia. Uma pessoa pode processar as agulhas ou galhos jovens da planta, cortá-los e combiná-los com óleo vegetal, e tomar um remédio semelhante, tomando decocções com base nele várias vezes ao dia. As propriedades curativas do produto em questão ajudam a tratar feridas abertas, úlceras na pele e eczema.
Você sabe PikhtovoUma árvore pode se propagar por camadas: se um dos galhos inferiores for pressionado com uma pedra, ela criará raízes e logo formará uma nova planta. Os biólogos deram um nome a esse fenômeno. — elfin de abeto.
Uma pomada com um componente de abeto adicionado a ela ajuda com radiculite e poliartrite. Este produto de cura natural também é usado para problemas com a cavidade oral. Devido às suas propriedades desinfetantes, ajuda na estomatite em crianças, dor de dente, doença periodontal e outros problemas com gengivas em adultos. O produto do abeto é usado na aromaterapia, nas saunas e até adicionado ao tomar banhos regulares. Isso ajudará a acalmar os nervos, aumentar a imunidade e melhorar o metabolismo.
Para crianças
Os representantes da medicina aconselham o uso de óleo de abeto para fumigar a sala em que a criança está localizada. Devido à composição deste produto, que é volátil, o viveiro é desinfetado.
Importante! Você não pode usar esta ferramenta para crianças menores de 1 ano. Devido à composição complexa do óleo, é provável um efeito alérgico.
Em pediatria, um componente de abeto é usado para tratar:
- coriza;
- tosse
- colapso nervoso.
Com um resfriado em uma criança, o produto é diluído com óleo vegetal ou água na proporção de 1 a 3. Contrai os vasos sanguíneos, afeta o inchaço da membrana mucosa e facilita a respiração pelo nariz. Deve ser tratado com este líquido por 7 a 10 dias, até a recuperação completa. Também será útil lubrificar a parte interna do nariz com um cotonete, que você precisará mergulhar na mistura. As crianças que tossem fazem inalações. Algumas gotas do componente éter são diluídas em soluções com várias ervas.Você precisa tomar esses procedimentos várias vezes ao dia, mas antes disso, você deve consultar um médico. Se a criança estiver ansiosa e facilmente agitada com uma variedade de substâncias irritantes, banhos com uma pequena quantidade de ingrediente de abeto ou uma massagem nas pernas com óleo essencial podem ajudá-lo a se acalmar antes de dormir.
É possível durante a gravidez
Durante a gravidez, o produto descrito pode ser usado para combater estrias, irritações ou abscessos na pele. Mas deve-se notar que as mulheres grávidas devem usá-lo com muito cuidado: por exemplo, ao tomar um banho na água, apenas 4-5 gotas de óleo são diluídas. Também ajuda com problemas dentários que geralmente ocorrem em mulheres em posição. O esmalte dos dentes se torna mais suscetível e se deteriora mais rapidamente, e a anestesia é contra-indicada para futuras mães.
Importante! Os médicos não recomendam o uso de medicamentos que contenham componentes do abeto no 1º e no 3º trimestre de gravidez, pois durante esses períodos o corpo da mulher é mais suscetível a reações alérgicas.
O produto do abeto nessas situações alivia a dor e alivia o inchaço da gengiva. Outra doença que as mulheres grávidas sofrem é hemorróidas. Cotonetes umedecidos com bálsamo à base de abeto aliviam a dor nessa situação. Além disso, o óleo pode ser usado para inalação de resfriados e simplesmente como purificador de ar, a fim de prevenir e aumentar a imunidade de uma mulher grávida.
Aplicação na medicina tradicional
Na medicina tradicional, há um grande número de receitas associadas ao produto descrito.
Indicações desta droga:
- Pneumonia, bronquite, pneumonia.
- IRA, gripe e amigdalite.
- Diátese infantil.
- Eczema
- Feridas abertas e inflamações da pele.
- Carbúnculos e furúnculos.
- Inflamação ou fratura das articulações.
- Ciática, miosite e ciática.
- Osteocondrose.
- Angina de peito.
- Problemas com a próstata.
- Queimaduras de gravidade variável.
- Colite.
É possível tomar por via oral
Para doenças das gengivas, dentes ou doença periodontal, será útil aplicar um cotonete umedecido com uma solução diluída de éter de fogo várias vezes ao dia. Tal ação aliviará o inchaço e aliviará a dor. Além disso, o óleo mostrará suas propriedades desinfetantes, destruindo micróbios patogênicos.
Uso externo
Além do uso deste produto em cosmetologia, ele é frequentemente usado como aditivo em vários bálsamos e pomadas. O óleo à base de abeto é incluído em compostos usados para combater furúnculos, furúnculos e inflamações da pele. Tais compostos são feitos mesmo em casa e são amplamente utilizados por muitas pessoas com problemas semelhantes.
Com hemorróidas
Para problemas com hemorróidas, medicamentos à base de éter ajudam a aliviar a inflamação, remover a coceira e a dor.
Importante! Não esqueça que o corpo de cada pessoa é diferente e você pode usar este medicamento somente após consultar o seu médico.
De acordo com as instruções e recomendações médicas, o óleo para hemorróidas é usado:
- para massagem;
- como um dos componentes dos supositórios retais;
- na fabricação de pomadas;
- como uma solução para um enema;
- para loções ou compressas.
Afta
Na medicina popular, o óleo de abeto é frequentemente recomendado para o tratamento do herpes: deve ser aplicado na área afetada da pele várias vezes ao dia e sempre antes da hora de dormir. Mas é melhor diluir o produto puro com uma pequena quantidade de água, pelo menos 1 a 2, pois existe o risco de queimaduras.
Para queimaduras
Queimaduras e feridas abertas são tratadas com pomadas à base de abeto. O principal é diluí-lo com algum tipo de base gorda. Esse agente curativo remove o tumor e a supuração, acelerando o processo de cicatrização.
Em oncologia
Para pessoas oncológicas, o produto em questão é útil por suas propriedades calmantes e desinfetantes. A solução de abeto é adicionada às banheiras e pulverizada em salas onde está localizada uma pessoa afetada por câncer. Produz um efeito calmante, tornando o sono do paciente mais profundo e calmo.
Você sabe O abeto difere de outras coníferas, pois seus cones crescem estritamente na posição vertical em relação à superfície da Terra.
Do fungo das unhas
Misturas e soluções para combater fungos que afetam unhas e pés são frequentemente feitas com base no produto descrito. Para fazer isso, você pode mexer em proporções iguais de abeto e azeite. O composto resultante deve ser aplicado 2-3 vezes ao dia em um local dolorido.
Com inflamação do nervo trigêmeo
Usando óleo de abeto, a inflamação do nervo facial trigêmeo pode ser removida. Para isso, é feita uma solução de óleo e água fervida na proporção de 1 para 2 e esfregada na pele em local inflamado de 3 a 5 vezes por dia.
Vídeo: como usar o óleo de abeto
Aplicação em cosmetologia
Este ingrediente conífero é amplamente utilizado para fins cosméticos. Há muito que é apreciado por cosmetologistas e dermatologistas devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.
Proporcionando um efeito desinfetante em áreas problemáticas da pele, um produto de abeto melhora as condições gerais das unhas e cabelos. Em alguns casos, um efeito antienvelhecimento é adicionado a isso.
Quando usado
Óleo de abeto é usado:
- Ao hidratar a pele. Normaliza o equilíbrio lipídico da água, limpa os poros e combate rugas e veias da aranha.
- Como um dos ingredientes inibidores na luta contra a secura da pele.
- Em compostos utilizados para acne.
- Com uma quantidade excessiva de manchas da idade e sardas, pois tem um efeito clareador.
- Em pomadas antibacterianas e anti-inflamatórias. Regula a secreção das glândulas sebáceas e desodoriza a pele como um todo.
- Com unha quebradiça.
- Para fortalecer as raízes do cabelo. Alivia-os da fragilidade e adiciona brilho.
Como fazer uma máscara
Existem muitas máscaras com a adição de ingrediente de abeto.
Os seguintes são os mais comuns:
- Prevenção de queda de cabelo. São combinadas 7 gotas de óleo de abeto, 30 ml de óleo de noz e 10 g de raiz de rábano ralado. A mistura resultante é esfregada no couro cabeludo até uma leve queimação uma vez por dia.
- Crescimento e fortalecimento capilar. Você precisa misturar 8 gotas de óleo de abeto, 30 g de qualquer produto lácteo (creme de leite, kefir, leite fermentado cozido), 5 g de pimenta vermelha, 20 ml de cerveja light. A mistura deve ser aplicada com uma escova nos cabelos por todo o comprimento e não lavada por cerca de 30 a 40 minutos.
- Brilho do cabelo. Misture 40 ml de vinho (rosa ou branco), 5-6 gotas de óleo de abeto e 1 ampola com piridoxina. A máscara é aplicada em cabelos bem lavados e não lava por 1 hora.
- Cabelos secos. É necessário misturar 3 gotas de óleo de coníferas, 8-12 g de algas secas, uma colher de chá de purê de abacate. A mistura é aplicada a fios secos, após o que a cabeça é envolvida em algum material para reter o calor. Lave a máscara após 90 minutos.
- De cabelos oleosos. Tome 5 gotas de abeto, 20 g de farinha, 25 ml de kvass de pão. As raízes são processadas, tudo é lavado após meia hora.
- Para caspa. 4 gotas de óleo de abeto, 10 g de sal, 15 g de açúcar, 3 colheres de sopa. colheres de sopa de creme de leite são misturadas e aplicadas ao cabelo da raiz às pontas. Lavar após 40-50 minutos.
- Para nutrir a linha do cabelo. São combinadas 6 gotas de abeto, 5 gemas e 40 ml de creme de leite. É aplicado nos cabelos molhados, lavados após 1 hora.
- Para volume. 7 gotas de óleo de abeto, 10 g de mostarda em pó, 30 g de coalhada são misturadas e aplicadas nas raízes. Tudo deve ser lavado após 20 minutos.
Contra-indicações
O óleo de abeto pode não apenas se beneficiar, mas também causar danos.
- Ele tem várias contra-indicações - não pode ser usado por pessoas:
- com doenças do estômago (com gastrite e úlceras);
- com insuficiência renal;
- com irritabilidade alérgica aumentada.
- Além disso, os medicamentos com este ingrediente são contra-indicados em crianças:
- com epilepsia;
- com lesões do sistema central de nervos;
- com convulsões sistêmicas repetidas (por várias razões).
Para verificar se uma pessoa tem uma reação alérgica a esse componente ou não, é fácil - basta soltar uma pequena quantidade na pele (mãos ou palmas das mãos). Se uma vermelhidão forte aparecer em um minuto, o uso de um produto de abeto é contra-indicado.
Pedido contra pulgas e mosquitos no apartamento
O aroma que exala bálsamo de coníferas é muito agradável para uma pessoa. Tem um efeito calmante e relaxante, e mosquitos e insetos semelhantes, pelo contrário, não gostam muito dele. Essas pequenas pragas são cheias de sangue quente pelo cheiro. Se qualquer mistura à base de abeto for aplicada à pele humana, os insetos não irão gostar.Você também pode preparar um aerossol em casa e afastar os mosquitos de sua casa. Basta tomar 100 ml de vodka, mexer com 1 litro de água e 20 gotas de óleo de abeto. O composto é transferido para o atomizador e pulverizado pelo apartamento. Eles também podem manusear agasalhos antes de caminhar na floresta ou perto de um reservatório.
Como usar o óleo essencial em um banho
Este ingrediente é muito popular entre os amantes do banho. 5-6 gotas de éter são pingadas em uma banheira de água, que é então vertida sobre pedras de banho. Além do efeito aromático, a inalação desse vapor é usada para prevenir doenças respiratórias. Aerossóis com óleo de abeto costumam ficar nos provadores, saturando o ar com substâncias úteis.
O óleo de abeto é muito popular: é usado para fins preventivos, usados em cosmetologia e no combate a várias doenças. O principal é que uma pessoa que decide usar um dos métodos de tratamento com este medicamento natural não deve ter uma sensibilidade alérgica aumentada.