Na primavera, o pólen de pinheiro aparece nas flores dos pinheiros na forma de uma decoração dourada. Este ingrediente, combinado com o mel, é considerado extremamente benéfico para fortalecer o corpo inteiro. Decocções, incluindo este produto, removem a fadiga, reduzem a superexcitação e estimulam a imunidade. O mel com pólen de pinheiro é recomendado para pessoas propensas à depressão, atormentadas por mudanças de humor e propensas a resfriados.
A composição química do pólen de pinheiro
A composição dos grãos de qualquer planta inclui esperma, que são células germinativas masculinas. O pólen contém substâncias responsáveis pela fertilização das células femininas, razão pela qual os insetos usam esse recurso como alimento. Este ingrediente natural tem gorduras, proteínas e lipídios.
Os macronutrientes são representados por potássio, magnésio, fósforo, cálcio. Oligoelementos - manganês, cobre, ferro, selênio, zinco.
Também possui mais de uma dúzia de aminoácidos, dos quais os mais em quantidade: | Este produto também possui uma sólida composição vitamínica: |
propina | vitamina e |
glicina | B1 |
ácido glutâmico | B2 |
treonina | B6 |
serina | B12, C, provitamina A |
Propriedades úteis e curativas
Dada a rica composição de minerais e vitaminas que o pólen de pinheiro contém, é um produto que tem um efeito tônico e estimulante no corpo. Este componente está incluído em medicamentos que aumentam a imunidade, aliviam a fadiga, ajudam com problemas no trato respiratório, reduzem a dor menstrual nas mulheres e tratam a próstata nos homens.
Este ingrediente é usado como um suplemento bioativo. Além disso, este produto é usado para limpar o corpo dos efeitos colaterais de certos medicamentos e restaurar o corpo após operações pesadas ou estresse.
Quais doenças são usadas
- Na medicina moderna, este produto é usado para:
- Um resfriado ou resfriado (ajuda a superar a doença mais rapidamente).
- Tuberculose pulmonar (melhora a função antibiótica).
- Próstata (acelera o fluxo sanguíneo, reduz o inchaço).
- Oncologia (luta contra as células afetadas, suaviza os efeitos da quimioterapia).
- Doenças do fígado (mata toxinas, restaura células).
- Problemas com o sistema cardiovascular (melhora a circulação e a elasticidade dos vasos sanguíneos, diminui o colesterol).
- Hipertensão (inibe a rápida oxidação de lipídios e proteínas).
- Diabetes mellitus (ajuda o corpo a produzir insulina, protege o pâncreas).
Além disso, o ingrediente de pinho é usado como ingrediente de óleos e máscaras que ajudam a clarear e rejuvenescer a pele.
Importante! Apesar do grande número de propriedades e vitaminas benéficas, este produto de pinho pode causar alergias. Portanto, antes de usar quais-ou um medicamento contendo pólen deve ter cuidado para não overdose.
Como coletar pólen de pinheiro
Para coletar o produto de pinho, você deve monitorar cuidadosamente as árvores na primavera. As “flores” ou pinhas masculinas ficam verdes a princípio e a partir delas, se pressionadas, o líquido é liberado. Isso sugere que é muito cedo para coletar pólen. Depois de um tempo, o verde fica amarelo. Vendo isso, você deve pressionar levemente o solavanco, se não houver líquido - depois de dois dias ele poderá ser arrancado.
Mesmo na medicina antiga, um produto de pinho era usado no tratamento de resfriados e na cura de cortes. Foi amplamente utilizado para fins odontológicos e "cosmetologia".
As “flores” devem ser secas em local seco e fechado, sem correntes de ar, para que o material não se espalhe. Eles são colocados no papel, alguns dias depois o pólen sai dos cones. O produto resultante é peneirado cuidadosamente 2-3 vezes para remover detritos e pequenos pedaços de agulhas. Armazene-o em recipientes pré-preparados de plástico ou vidro seco.
Vídeo: Colheita de pólen de pinheiro
Receita de pólen de pinho com mel
Existem muitas receitas para fazer pólen de pinheiro com mel. A receita mais simples é combinar 500 g de mel e 20 g de produto de pinho. Uma mistura semelhante é tomada para 1 colher de chá. 2 vezes ao dia antes das refeições e é considerado um medicamento preventivo para doenças pulmonares e cardiovasculares. Consumir o produto deve ser de 7-8 semanas, depois fazer uma pausa de 14 a 16 dias e realizar profilaxia repetida.
Importante! Um excesso de pólen de pinheiro no corpo nem sempre é útil. Pode causar problemas em pessoas com baixa coagulação sanguínea. Nesta situação, o produto deve ser tomado em pequenas porções 2-3 g
Aqui está uma lista de receitas para as principais doenças:
- 1 litro de mel para conectar com 1 colher de sopa. pólen de pinheiro, mexa até a mistura ficar homogênea. São tomadas 2 horas, 3 vezes ao dia antes das refeições, 2 meses seguidos. É um bom remédio para tuberculose.
- Consuma 1 colher de chá de produto de pinho juntamente com 1 colher de chá de mel 3 vezes ao dia antes das refeições - ajuda a combater a impotência, a prostatite e outros problemas "masculinos".
- Combine 1 colher de chá de pólen com 1 colher de chá de mel, adicione a um copo de leite e deixe ferver. Esta bebida ajuda com resfriados e bronquite.
Contra-indicações
Apesar de o produto do pinho ter muitas propriedades úteis, ele possui várias contra-indicações. Não deve ser utilizado por mulheres durante a gravidez e lactação.
Além disso, o pólen não deve ser tomado por pessoas com doenças crônicas do estômago e rins. Não se esqueça de um problema como a intolerância individual de produtos coníferos. Pessoas com este diagnóstico também são proibidas de consumir este ingrediente.
Vídeo: propriedades úteis de anteras de pinheiro com mel
Apesar do pequeno número de contra-indicações que qualquer produto possui, o pólen de pinheiro combinado ao mel é considerado um dos remédios universais para manter a saúde do corpo.