Gloxinia é uma das flores mais marcantes e elegantes, com um aroma agradável, rico em uma variedade de cores: é por isso que a planta costuma se tornar uma verdadeira decoração da sala de estar. Não é difícil cultivar esta flor interna em casa, mas para isso é necessário criar condições ideais para ela, além de um microclima apropriado. Este artigo ajudará todos os jardineiros a cultivar gloxinia com sucesso, além de garantir sua reprodução segura.
Tempo de pouso
A propagação da gloxinia é frequentemente iniciada durante a estação quente. Nesse momento, a luz do dia deve necessariamente se formar com intensa radiação solar por pelo menos 10 horas por dia. É por isso que, dependendo das características climáticas da região em crescimento, uma flor é plantada do final de fevereiro ao final de maio. Ao plantar gloxinia, também deve ser levado em consideração que, no caso de propagação por partes da planta no momento do plantio, a flor deve necessariamente passar o período de hibernação no inverno; caso contrário, ela morrerá se enraizada no solo.
Você sabe Gloxinia recebeu esse nome em homenagem ao botânico alemão Peter Gloxin, que descobriu essa planta pela primeira vez no Brasil. em 1785.
Preparação para pouso
Antes de iniciar o cultivo de flores, todo jardineiro deve se preparar com cuidado para o processo: essa medida fornece a seleção de capacidade e o solo certo. Além disso, antes de plantar a planta, é imperativo cuidar do microclima apropriado, pois condições adversas podem não apenas inibir o crescimento da flor, mas também levar à sua morte.
Galeria de Fotos
Garantir condições ideais
A Gloxinia é mais exigente em iluminação - para um crescimento bem-sucedido, requer necessariamente um dia de sol por pelo menos 14 horas. Nesse caso, a luz solar direta causa queimaduras nos tecidos delicados da planta, portanto a planta é mantida em sombra parcial. Até o final da primavera, as flores jovens são mantidas no peitoril da janela sul: as condições ideais de sombra parcial são criadas aqui.
Posteriormente, as flores são transferidas para janelas localizadas no sudeste ou sudoeste. Nesse caso, a planta receberá uma iluminação uniforme e suave. Não é recomendável equipar gloxinia em peitoris de janelas na parte norte da casa, pois isso levará a uma iluminação irregular dos vasos de plantas e ao alongamento de seus caules.
A flor é termofílica, portanto, também deve ser criado um regime de temperatura apropriado. A temperatura mínima na zona de cultivo não deve cair abaixo de + 20 ° C; caso contrário, a flor doerá. É melhor cultivar gloxinia a uma temperatura de +22 ... + 25 ° C: neste caso, florescerá profusamente e crescerá rapidamente massa verde. Ele ama gloxínia e umidade, portanto o solo é regado regularmente, em grandes porções, pois a secagem do substrato inibe o metabolismo da planta. Para irrigação, use água purificada e assentada.Para garantir o microclima ideal, o ar deve ser umidificado na zona de crescimento das flores. Para fazer isso, use um spray de ambiente ou instale recipientes com argila úmida expandida ao lado dos vasos. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que a água não deve umedecer o caule ou a folhagem da gloxinia; caso contrário, isso criará um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma variedade de infecções fúngicas.Importante! Para preservar a forma correta do arbusto, os vasos de flores devem ser virados — pelo menos 1 vez por semana.
Seleção de capacidade
A maioria dos jardineiros iniciantes está se perguntando em qual gloxinia da maconha deve ser plantada. Para fazer isso, use todos os recipientes de jardim preparados com materiais naturais (cerâmica, vidro, metal, madeira) e materiais artificiais. Na maioria das vezes são pequenos vasos, xícaras ou recipientes em geral. Nesse caso, é imperativo garantir que esse recipiente tenha um orifício de drenagem, pois a estagnação da umidade é prejudicial para a planta.
Ao escolher um pote, deve-se prestar mais atenção ao seu tamanho. A capacidade ideal em diâmetro deve ser 4-5 cm maior que o material de plantio, mas não mais que 9 cm. Ao mesmo tempo, sua altura deve cobrir toda a parte subterrânea da planta sem danos e também possibilitar a criação de uma camada de drenagem com 3-4 cm de espessura.
Preparação do solo
Considere a terra em que a gloxinia deve ser plantada. Um solo leve e bem fertilizado com baixa capacidade de umidade é adequado para esses fins. Portanto, ao plantar, eles usam substratos florais especiais diluídos com areia do rio (2: 1) ou solos caseiros que consistem em uma mistura de solo frondoso, turfa desoxidada e areia do rio (2: 2: 1).
A preparação do solo começa 10 a 14 dias antes da propagação da flor - o procedimento prevê a desinfecção do substrato, que protege as mudas dos danos causados por infecções e pragas. Na maioria das vezes, os seguintes métodos são usados para esses propósitos:
- congelamento do solo - a uma temperatura de –20 ...– 25 ° С, durante 2 a 3 dias;
- assar o solo no forno - a uma temperatura de 120-130 ° C, por 45 minutos;
- molhar o substrato com desinfetantes - formalina a 1% ou uma solução de permanganato de potássio.
Propagação de plantas em casa
A gloxinia é propagada tanto de forma vegetativa quanto generativa, portanto, absolutamente todas as partes são adequadas para o cultivo desta planta de interior. Na maioria das vezes, sementes, folhetos, tubérculos e mudas são usados para esses fins. A reprodução por partes da planta é considerada mais preferível, pois a germinação de sementes requer muitas habilidades relacionadas.
Sementes
Para a propagação por sementes, tanto as sementes puras quanto as semeadas em uma cápsula especial são usadas. No segundo caso, as sementes da fábrica foram poupadas de todos os tipos de patógenos das infecções e também tratadas com estimulantes de crescimento, portanto, essas sementes não precisam de preparação preliminar. Mas se você usar sementes limpas ou colhidas pessoalmente, elas deverão ser esterilizadas e tratadas com ativadores de crescimento.
As sementes são frequentemente esterilizadas por imersão em:
- Solução a 1% de permanganato de potássio - cerca de 20 minutos;
- Álcool a 70% - por 15 minutos;
- 3% de peróxido de hidrogênio - não mais que 30 minutos.
Utilizado com mais frequência no procedimento:
- suco de aloe fresco - as sementes são embebidas por cerca de 24 horas;
- solução de heteroauxina (25 mg / l de água) - o procedimento é realizado por não mais de 12 horas;
- solução de ácido succínico (15 g / l de água) - a imersão dura cerca de 20 a 24 horas.
Para semear corretamente as sementes de gloxinia, você deve:Importante! Após cada ciclo de tratamento das sementes, elas devem ser lavadas com água fervida quente e secas. Isso ajuda a evitar a mistura de substâncias, o que causa a formação de compostos tóxicos.
- Esterilize o recipiente de sementes com uma solução de permanganato de potássio a 1% e depois enxágüe o líquido restante com água fervida.
- Encha o fundo do vaso com cascalho fino ou argila expandida (espessura da camada - não mais que 1 cm).
- Encha os tanques com o solo preparado e umedeça-o completamente.
- Polvilhe as sementes uniformemente sobre a superfície do solo e umedeça-as com um frasco de spray.
- Cubra os pratos com sementes com uma tampa transparente ou filme plástico e, em seguida, coloque-os em um local quente e bem iluminado.
Folha
A propagação de folhas é uma das formas mais comuns de cultivar gloxinia. O procedimento não requer habilidades especiais e também oferece uma oportunidade absoluta para obter uma planta cheia, resistente a vários desafios ambientais, com apenas uma folha.
Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
- Inspecione cuidadosamente a planta adulta e revele as menores folhas nela.
- Corte delicadamente a menor folha ao nível do caule.
- Mergulhe o material de plantio em uma solução de permanganato de potássio a 1% por 10 a 15 minutos e depois enxágue com água limpa.
- Corte a folha nas veias mais grossas e remova o pedúnculo. Assim, um pequeno caule frondoso deve ser obtido com um comprimento não superior a 2 cm.
- Coloque a folha cortada em um recipiente com terra umedecida e cubra-a com uma película transparente ou uma tampa.
- Transfira o recipiente para uma área quente e bem iluminada.
- Depois que novas folhas aparecerem no folheto, remova gradualmente a tampa protetora.
- Mergulhe a folha com a raiz na panela principal.
Você sabe As primeiras plantas de casa apareceram no território da China Antiga cerca de 5 mil anos atrás.
Tubérculo
A propagação de tubérculos geralmente se torna o próximo passo no ciclo anual de desenvolvimento da gloxinia. Antes da fase adormecida, a planta despeja a parte aérea e concentra todo o material genético nos tubérculos. Apesar de essa parte da flor quase sempre dar mudas completas, para obter uma planta realmente saudável, os tubérculos devem ser ativados.As principais etapas da preparação dos tubérculos para o plantio:
- Inspecione cuidadosamente os tubérculos - amostras com manchas ou inclusões putrefativas devem ser rejeitadas, pois geralmente não são viáveis.
- Lave o material de plantio em água morna e retire as raízes antigas.
- Despeje água morna em um prato fundo, adicione algumas gotas de Epin ou outro estimulador de crescimento intercambiável.
- Mergulhe os tubérculos em solução por cerca de 1 hora.
- Mergulhe os tubérculos embebidos em uma solução de permanganato de potássio a 1% por 10-15 minutos (para desinfecção) e seque-os levemente naturalmente.
- Corte os tubérculos preparados em fatias pequenas e processe-os com cinza de madeira picada. Além disso, pelo menos um processo deve estar presente em cada peça.
- Coloque os pedaços de tubérculos em vasos pequenos com solo umedecido a uma distância de 3-4 cm.
- Encha o material de plantio com o solo, enquanto o broto deve sempre estar acima do solo.
- Transfira os recipientes plantados para uma área quente e bem iluminada. Em alguns dias, o tubérculo crescerá e um broto de pleno direito sairá dele.
Vídeo: Propagação tuberosa de gloxinia
Estacas
O plantio das mudas é considerado uma das maneiras mais fáceis de propagar a gloxinia. Além de ser praticamente 100% eficiente, não é necessário conhecimento teórico especial para o cultivo de mudas. Até que profundidade o material de plantio deve ser plantado é a questão principal, já que não apenas a duração do enraizamento, mas também a imunidade da futura flor depende disso.
Para propagar gloxinia por estacas, faça o seguinte:
- Durante o período de crescimento dos brotos, corte várias das menores folhas junto com a perna da flor. Assim, pequenas estacas de até 4 cm de comprimento devem ser formadas.
- Mergulhe as mudas em água morna (cerca de + 25 ° C) por uma hora.
- Mergulhe o material de plantio em uma solução quente de permanganato de potássio a 1% por 20 minutos e depois enxágue em água limpa e morna.
- Insira as estacas de folhas com o pé em uma panela separada com solo umedecido a uma profundidade de 1-2 cm e depois cubra-a com polietileno transparente ou uma tampa.
- Transfira os recipientes com estacas para um local quente e bem iluminado. Após algumas semanas, a cúpula pode ser removida - durante esse período, as estacas ficam completamente enraizadas.
Cuidados com as plantas domésticas
Depois que a planta plantada deu origem a um broto jovem e está bem enraizada, ela deve criar condições ideais para sua manutenção. Antes de tudo, a flor exige temperatura, iluminação e rega, sem as quais não será fácil obter floração abundante. Além disso, para obter um arbusto verdadeiramente espetacular, a gloxinia deve ser cortada e modelada.
Fertilizantes e rega
A gloxinia é regada regularmente, evitando a secagem excessiva do solo. Para fazer isso, use água limpa e limpa. É melhor que o líquido para regar a flor esteja levemente aquecido, 2-3 ° C acima da temperatura ambiente. Caso contrário, a água fria pode ser prejudicial para o sistema radicular da flor. A rega é realizada a partir de um pires raso, sob a raiz. A umidificação da massa verde da flor é indesejável, pois muitas vezes isso leva a lesões putrefativas das folhas e do caule. A rega é realizada a cada 2 dias, mas no final do verão e inverno o número de procedimentos é reduzido para 1 vez em 2 a 4 dias.
Gloxinia adora substratos bem fertilizados, por isso é alimentado regularmente. Durante o período vegetativo ativo, a cobertura é realizada a cada 10-14 dias. Durante a preparação para o descanso, as flores deixam de fertilizar até a próxima estação.
Vídeo: Como regar e fertilizar a gloxinia
Como cobertura para esta flor, vários fertilizantes complexos são usados para plantas de jardim e floração. O mais popular entre eles é o fertilizante Kemira Lux. Soluções saturadas (0,5 colher de chá / 2 l de água) são preparadas a partir dele, que são usadas para regar as raízes da gloxinia.
Poda e transplante
Um transplante de flores é realizado anualmente, no início da estação de crescimento. Na maioria das vezes, esse horário ocorre no final do inverno, quando os primeiros brotos aparecem dos tubérculos. O vaso é selecionado com base em um requisito estrito: o novo recipiente não deve ter mais que 2-3 cm de diâmetro maior que o anterior. Nesse caso, é imperativo garantir que os tubérculos da flor estejam apenas meio imersos no substrato; caso contrário, a planta morrerá gradualmente.
Apesar de a gloxinia praticamente não exigir cortes, esse procedimento é realizado conforme necessário. Devido ao fato de que em casa a planta sofre com a falta de iluminação, as flores geralmente se estendem para cima, portanto, para preservar uma aparência apresentável, são removidos os brotos alongados. Execute o procedimento antes da floração ou durante a formação dos botões. A poda sanitária da flor é realizada no final do período vegetativo: a essa altura a planta desbotou completamente e começou a secar lentamente. Toda a parte aérea está sujeita a remoção, o que cria condições ideais para a gloxinia para um inverno seguro.
Como cuidar durante o período de floração
Durante o período de floração, a planta requer rega regular, bem como cobertura. Até o final de junho, a planta precisa estimular a floração: é realizada atualizando os brotos. Para fazer isso, na gloxinia, depois que as flores murcham, uma parte do caule, localizada acima do par das primeiras folhas, é removida. Depois disso, por 2-3 semanas, a planta recebe um curativo aprimorado: a cada 10 dias - com a ajuda de fertilizantes complexos (Kemira Lux ou análogos).
No resultado final, este procedimento permite obter uma segunda geração de flores e também evitar esticar os brotos. Apesar do fato de que a segunda fase da floração é menos eficaz que a primeira, a estimulação repetida da floração ajuda a acelerar o metabolismo e, com isso, melhora a imunidade das flores.
Doenças, pragas e métodos para lidar com eles
A gloxinia é freqüentemente afetada por muitas infecções e pragas. O mais comum deles é uma doença fúngica da doença tardia.A infecção causa lesões putrefativas do caule e das folhas, o que leva à morte da flor. A doença é difícil de tratar, portanto, a desinfecção completa do material de plantio e do solo antes da propagação da planta ajudará a evitar os efeitos prejudiciais. Mas se a infecção conseguir se desenvolver na gloxinia, as partes danificadas devem ser cuidadosamente removidas e a planta deve ser tratada com uma solução a 1% de permanganato de potássio ou líquido de Bordeaux uma vez a cada 10 dias antes da restauração do crescimento saudável.
Entre as pragas da gloxinia, muitas vezes você encontra tripes ou carrapatos parasitas. Desenvolvendo-se na massa verde, causam murchamento, torção da folhagem e pequenos brotos, o que posteriormente leva à secagem de toda a parte aérea da flor. Para eliminar os parasitas, a planta é tratada com inseticidas complexos. Os mais eficazes deles são os preparativos "Aktara", "Aktellik", "Karate" e "Fitoverm".Hoje examinamos em detalhes como plantar gloxinia e o que é necessário para o seu cultivo bem-sucedido. Apesar de a flor ser despretensiosa e não exigir cuidadosos cuidados, é importante que ele crie o regime de luz e a rega certos: a planta não costuma machucar e a duração da floração aumenta significativamente.Importante! Medidas contra a praga tardia também são eficazes na eliminação e prevenção de outras infecções fúngicas.