Se você precisa de uma vertical eficaz para composições de paisagens e, ao mesmo tempo, despretensiosa ao sair, uma das melhores opções pode se tornar um zimbro da variedade Suecika. As formas de jardim desta bela planta variam muito - de cordas muito estreitas a colunas com um diâmetro de 1 M. Este artigo o familiarizará com a descrição dessa variedade, técnicas de agricultura agrícola e requisitos de cuidados. Além disso, você aprenderá sobre várias idéias para aplicar essa cultura no projeto paisagístico.
Descrição botânica
Zimbro comum Suezika (Juniperus communis Suecica) - uma planta conífera sempre-verde, originária da Escandinávia. A cultura é um arbusto delgado, de tamanho médio, com várias hastes. A variedade cresce de forma relativamente rápida - em um ano, cresce 15 a 20 cm de comprimento e 5 cm de largura.Em 10, atinge uma altura de 2 a 2,5 me um diâmetro de 0,8 m. Altura de uma planta adulta (25 a 30) anos) - até 3-4 me diâmetro da coroa - 1,2-1,5 m.
A coroa do arbusto tem uma forma colunar. Casca de cor marrom-acinzentada. Os rebentos são retos, avermelhados, densamente arranjados e direcionados verticalmente. As pontas dos brotos caem um pouco. Agulhas de agulha, de 0,8 a 1 cm de comprimento, com revestimento de cera, verde claro ou verde azulado. As agulhas espinhosas são espinhosas.
Características da variedade
O zimbro comum Suecika é caracterizado pelas seguintes características varietais:
- altura até 3-4 m;
- forma de coroa na forma de uma coluna vertical estreita;
- boa resistência ao gelo (zona climática 3);
- taxa de crescimento relativamente rápida;
- cor verde-azul ou cinza-esverdeada das agulhas.
Uso em paisagismo
O Juniper Suecika é amplamente utilizado no projeto paisagístico e terá uma aparência elegante e rica em um único patamar no gramado e em grupos. A espécie tolera com segurança a poda, o que permite que seja usada na criação de uma variedade de composições de jardins colonizados por topiaria.
O arbusto sempre-verde fica ótimo em parques, jardins e jardins rochosos. Ocupando uma área minúscula, oferece a oportunidade de criar belas composições compactas de coníferas anãs ao lado da área cega da parede da casa, mirante, churrasqueira, piscina, casa de banho, parede traseira de uma colina alpina.
O Juniper é capaz de esverdear até mesmo uma pequena área de 5 acres. Ao mesmo tempo, o aroma curativo das agulhas será sentido na casa. A variedade é frequentemente usada para sebes espinhosas e plantações baixas e comuns ao longo das calçadas de caminhos pavimentados. Pode ser encontrado como um bonsai de jardim.
Aterragem e cuidados adicionais
A melhor época para plantar zimbro em campo aberto é o início da primavera. Além disso, não há necessidade de esperar o tempo quente - o material de plantio pode ser enraizado imediatamente após a neve derreter.
O principal requisito para o local de cultivo da variedade é a presença de sol pleno. Na sombra, a coroa fica solta e se espalha, mas um leve sombreamento ainda é permitido. A cultura apresentada é pouco exigente para o tipo de solo. Só responde mal ao solo compactado. Os mais favoráveis são solos soltos e neutros, com umidade moderada.
Importante! Mudas retiradas de condições naturais têm raízes mal, portanto, o uso deve ser instâncias com um pedaço de terra. Ao comprar um arbusto jovem em um recipiente, inspecione cuidadosamente as agulhas - os menores sinais de sua doença devem impedi-lo de aquisições.
O plantio do jovem Juniper Suecik deve ser feito de acordo com o seguinte esquema:
- Forme uma cova de 2-3 vezes o tamanho de uma muda de terra.
- No fundo, coloque uma camada de drenagem com cerca de 20 cm de espessura de areia ou tijolo quebrado.
- Prepare uma mistura de turfa, areia e turfa no solo (na proporção de 2: 1: 1).
- Abaixe suavemente o rizoma das mudas no recesso. Encha o recesso para que o colo da raiz não fique recuado.
- Como etapa final, umedeça a área.
Na primeira semana após o plantio, a cultura é abundantemente regada. A rega frequente também é necessária em verões secos. O procedimento de aspersão também será útil para o zimbro, uma vez que a planta não tolera ar seco. Deve ser realizado com água morna. Este método de irrigação permite remover o pó das agulhas e umedecê-lo.
Importante! No caso de plantio em grupo de zimbro, a distância entre as plantas plantadas deve ser de 0,5 a 2 m (dependendo do tamanho).
A cobertura deve ser aplicada uma vez por ano (na primavera, no final de abril ou em maio). Use nitroammofosku ou significa "Kemira universal". O jovem arbusto precisa adicionalmente de cultivo raso. Em relação à poda, o procedimento é recomendado para fins sanitários. A poda de formação também é possível, é realizada de acordo com as regras comuns para as culturas de coníferas.
Essa variedade é bastante despretensiosa e resistente, mas um arbusto jovem deve ser coberto com lapnik durante o inverno. Uma instância adulta será supérflua para polvilhar com uma camada de turfa (10 cm de espessura). Sendo uma visão colunar, Suetsika pode sofrer fortes nevascas; portanto, no outono, os brotos devem ser pressionados contra o tronco e amarrados com uma fita ou corda.
Como você pode ver, o zimbro comum da variedade Suecika é uma cultura de coníferas valiosa, notável por sua alta decoratividade e resistência a fatores ambientais adversos. Seguindo as recomendações acima dos profissionais, você irá decorar sua trama pessoal com esse representante de coníferas sem esforços desnecessários.