Cogumelos são um dos alimentos mais populares e deliciosos. No entanto, para obtê-los, você precisa ir à floresta ou gastar seu dinheiro na loja. Mas os cogumelos podem ser cultivados de forma independente. E cogumelos ostra para isso se encaixam perfeitamente.
Trabalho preparatório
A maneira mais conveniente de cultivar cogumelos ostra é extensa. Isso significa que é necessário criar artificialmente condições para os cogumelos, o mais semelhante possível aos naturais. A tarefa é muito facilitada pelo fato de os cogumelos ostra serem despretensiosos - na natureza, podem ser encontrados em praticamente qualquer árvore.
Escolhendo um lugar, escolhendo uma madeira
Não será difícil escolher o local da fazenda de cogumelos, qualquer lugar escuro e semi-escuro o fará. A luz solar direta é contra-indicada para cogumelos ostra. É mais conveniente criar as condições necessárias na casa de campo no jardim ou no porão.
Importante! Se não houver área sombreada, isso não será um problema. Um dossel artificial também é adequado para sombreamento. Isto é especialmente verdade para tocos não cortados que não podem ser movidos.
A escolha de madeira para a fazenda também é muito simples: uma árvore de qualquer raça é adequada. O toco pode ser estacionário ou cortado, com a capacidade de se mover para um local conveniente.
Vídeo: Cultivo de cogumelos ostra em tocos
Preparação e colocação de tocos
A melhor época para começar a cultivar cogumelos ostra é a primavera, o período imediatamente após o final do inverno e o surgimento de um clima quente e estável. Como uma fazenda, tanto a parte recém-serrada da árvore quanto a seca são adequadas. O principal é que não há mofo. O tamanho preferido dos calços é de 30 a 50 cm de altura e 15 a 30 cm de diâmetro.
Apesar de o frescor da madeira não importar, é mais conveniente usar material recém-serrado. Tem a umidade necessária em vez de secar. Se houver apenas troncos secos à mão, eles deverão ser encharcados por 2-3 dias. Para esses fins, é adequado um balde, bacia, banheira ou qualquer outro recipiente bastante espaçoso.
Você sabe Os cogumelos ostra não são apenas uma comida deliciosa, mas também uma oportunidade muito fácil de se livrar de tocos desnecessários no jardim. Em 2-3 anos, o coto se transformará em pó, privando a necessidade de usar equipamentos pesados.
Preparação do substrato
O substrato atua como o solo no qual os fungos crescem. É melhor usar dois componentes principais para o substrato: palha de cereal e casca de girassol. A serragem de madeira é adequada como material adicional - o principal é que não são de espécies coníferas. Você também pode adicionar vários suplementos nutricionais, por exemplo, farinha de soja ou de penas, pellets de cerveja ou brotos de malte. É importante lembrar que o conteúdo de componentes adicionais não deve exceder 10% do substrato total.
Aterragem e Cuidados
Quando todos os processos preparatórios estão concluídos, a etapa mais importante começa - agora você pode finalmente plantar cogumelos. No entanto, para obter a melhor colheita possível, você precisa plantar adequadamente.
Semeando micélio
Micélio é um tipo de grão a partir do qual os cogumelos crescem. Existem várias maneiras de plantar micélio, mas todas são similares em princípio.
Importante! Não há necessidade de fazer uma camada muito grossa de micélio. Uma espessura de 1,5–2 cm será suficiente.
Métodos de semeadura de micélio:
- No buraco de um toco. Para esse método, é mais conveniente usar uma broca. É necessário fazer furos com diâmetro de 8 a 10 mm e profundidade de 5 a 6 cm. Se não houver broca, em vez de túneis, os cortes da mesma profundidade poderão ser feitos com uma ferramenta afiada - por exemplo, um machado ou até uma faca. Nos recessos obtidos, você precisa colocar o micélio e cobrir tudo com musgo ou apenas fita adesiva.
- Para cortar a barra. Um disco de 2-3 cm de espessura é cortado a partir de um toco e, em seguida, o micélio é derramado no local do corte. O disco é recolocado e preso com pregos.
- Coluna de tocos. Para fazer isso, um tronco de árvore precisa ser cortado em vários tocos. Todos os blocos de madeira são novamente colocados em uma fileira, com o micélio sendo colocado em cada local do corte. Os logs podem ser corrigidos de qualquer maneira conveniente. Por exemplo, você pode fazer uma única costura que será fixada com pregos.
Cuidado com cogumelos
É mais conveniente cuidar de cogumelos ostra em uma estufa ou no porão - nesse caso, é mais fácil obter a temperatura ambiente mais ideal em +14 ... + 15 ° С. No entanto, esse recurso nem sempre está disponível. Portanto, é melhor se concentrar no mais importante - o nível de umidade. A umidade constante da madeira é necessária para nutrir o micélio, portanto, é necessário garantir que os tocos não sequem. Por exemplo, você pode regá-los periodicamente de uma mangueira.
Você sabe A Nova Zelândia está tão preocupada com a fauna local que os cogumelos ostra são proibidos. Este tipo de cogumelo é considerado um parasita e é proibido para importação e cultivo no país.
Dicas de colheita
A colheita começará a crescer 1 a 1,5 meses após a semeadura. Em apenas uma temporada, a fazenda dará frutos várias vezes. Se o micélio tiver sido arranjado no porão ou na estufa, os cogumelos poderão ser colhidos o ano todo. Em outros casos, eles se reúnem todas as estações, exceto no inverno. É muito importante começar a coletar imediatamente após o amadurecimento dos cogumelos, antes da liberação dos esporos, pois depois eles se deterioram rapidamente. Para entender que a colheita está pronta para a colheita, você precisa prestar atenção na perna. Se o seu comprimento for 4 cm ou mais - a colheita está pronta.
Cogumelos devem ser removidos torcendo, tentando não deixar o cânhamo, que certamente apodrecerá ou secará. Todos os cogumelos ostra maduros devem ser removidos de cada vez, acondicionados em sacos plásticos perfurados. Eles podem ser armazenados por 1-2 semanas, a uma temperatura constante de +5 ... + 10 ° C.
Portanto, cultivar cogumelos ostra em tocos é mais fácil do que parece. Nenhum equipamento caro é necessário para a produção doméstica. Quase todo o necessário é feito e extraído de forma independente. Estes cogumelos são despretensiosos para cuidar, frutíferos e muito saborosos.