Uma das plantas de interior populares e fáceis de cultivar é a sanchetia. Este artigo discute quais condições de crescimento esse arbusto decorativo requer, como propagá-lo, quais são os métodos de combate a doenças e pragas da sanchezia.
Descrição botânica da planta
Sanchezia é nomeado após o botânico espanhol Jose Sanchez (século 18). Pertence ao gênero Acanthaceae, no qual existem aproximadamente 20 espécies. A pátria da sanchezia são as florestas tropicais da América Central e do Sul. Em países com clima quente, é cultivada como arbusto ornamental, em áreas mais frias é cultivada como planta de casa.
Galeria de Fotos
Externamente, é um arbusto sempre-verde com um padrão de folhas muito bonito. A planta cresce de 40 cm a 2 m, dependendo da espécie, e forma brotos altamente ramificados. As grandes folhas ovais dos brotos são paralelas entre si, os pecíolos nas folhas são curtos, de cor verde com um padrão amarelo ou creme.
No início do verão (junho a julho), a floração começa - as inflorescências são formadas na planta sob a forma de panículas pontiagudas com até 5 cm de comprimento e as inflorescências estão localizadas nas pontas dos brotos. Cada panícula consiste em oito ou dez flores tubulares, amarelas, laranja ou vermelhas.
Sistema raiz | extenso |
Caule | gramado |
Forma de folha | oval |
Cor da folha | verde com um padrão claro (amarelo ou creme) |
Forma da flor | tipo espiga, consiste em muitas flores pequenas |
Cor da flor | amarelo, laranja ou vermelho |
Você sabe Acredita-se que o imperador da Babilônia Nabucodonosor foi um dos primeiros que "domesticou" plantas silvestres, tendo construído jardins suspensos para sua amada esposa para aliviar seu desejo por um lar distante.
Tipos principais
Cerca de 50 variedades de sanchezia foram encontradas no mundo, mas apenas duas espécies são avaliadas pelos cultivadores de flores. Eles são mais decorativos e se adaptam bem às condições internas.
- Sanchez é nobre. Arbusto bem ramificado, seus rebentos têm uma pele verde com uma mistura de rosa. Os arbustos adultos atingem uma altura de 2 metros. Os galhos são cobertos com grandes folhas ovais, de cor verde escuro com uma borda serrilhada. Há também um padrão de luz (amarelo ou creme) na lâmina da folha verde. Seu comprimento em um arbusto adulto atinge 30 cm e uma largura de 10 cm. Essas folhas grandes crescem em arbustos cultivados no jardim - em plantas cultivadas em um vaso, a altura, o tamanho das folhas e a extensão dos galhos são muito menores.
- Sanchezia é de folhas pequenas. Esta espécie tem um arbusto curto, mas exuberante e extensa. A casca dos brotos é marrom. As folhas são ovais, com uma ponta estreita e uma borda lisa. Há também um padrão de luz com uma tonalidade rosa pálida na chapa.
Condições de cultivo da casa
Ao crescer em uma casa, o arbusto ornamental precisa de boa iluminação, mantendo a temperatura e a umidade do ar elevadas. Somente nessas condições Sanchez se transformará em um arbusto exuberante coberto de folhas grandes com um padrão brilhante.
Iluminação e ventilação
Para o cultivo da sanchezia, é escolhido um local bem iluminado da casa; no entanto, no verão, a luz solar direta deve ser levemente sombreada com uma cortina de tule.
Os locais com boa iluminação (20–25%) geralmente estão localizados na área vizinha com locais onde os raios do sol caem. Este será o local mais brilhante, mas com uma intensidade de luz muito mais fraca do que com a luz solar direta.
Esta flor tropical não tolera correntes de ar frio, portanto deve ser evitada. No entanto, a sala deve ser arejada de tempos em tempos. Para arejar no inverno, é aconselhável escolher um clima quente e abrir a janela por pelo menos 15 a 20 minutos.
Temperatura e umidade
A temperatura ideal deve ser mantida na faixa de + 18 ° C a + 25 ° C, sem aumentar ou diminuir por um longo período de tempo. Se ultrapassou um nível aceitável, isso se manifesta em folhas amarelas e murchas. Uma temperatura muito baixa causa o aparecimento de folhas macias e flácidas.
Sanchezia cresce bem com umidade média ou levemente alta (de 50 a 70%). Durante a estação de aquecimento, a umidade natural do apartamento é insuficiente para a maioria das plantas; isso é especialmente problemático quando a flor interna fica ao lado do radiador. O ar seco provoca o aparecimento de folhas secas, portanto, é necessário manter a umidade do ar pulverizando água de uma pistola de pulverização ou instalando um umidificador automático perto da planta.
Você sabe A prática de cultivar plantas de interior tornou-se popular no século XVII, quando o cultivador de flores inglês, Sir Hugh Platt, surgiu com um método de cultivar plantas em estufas usando tubos de aquecimento central da casa. Logo depois, na Inglaterra e em outros países, começaram a construir estufas e estufas para o cultivo de plantas exóticas.
Home Care
Para cultivar sanchezia em um apartamento, é necessário fornecer ao arbusto os cuidados necessários para o seu crescimento e bem-estar: solo nutritivo, cobertura periódica, poda, rega abundante e transplante quando as raízes ficam amontoadas em uma panela.
Rega
A sanchezia interna exige muita umidade de março a novembro. A temperatura da água para irrigação não deve ser inferior à temperatura ambiente, caso contrário, pode causar um choque de temperatura na planta. Nos intervalos entre a irrigação, apenas a camada superior do substrato deve secar levemente - ao cultivar arbustos, mesmo as fases curtas e secas do solo devem ser evitadas.
A rega é abundante - de modo que o pedaço de terra é completamente umedecido, a água começa a fluir para fora do orifício de drenagem e se acumula na panela. O excesso de umidade drena para a panela cerca de 20 minutos após a rega e é derramado. Não se deve acumular umidade na parte inferior do vaso de flores. Para evitar isso, uma camada de drenagem de 2 cm de espessura é colocada no fundo da panela, e bolas de argila expandidas ou fragmentos de pratos de cerâmica são adequados como drenagem. Até as plantas higrófilas sofrem quando as raízes permanecem na água por um longo tempo, pois o alagamento leva rapidamente à podridão das raízes.
O mais conveniente é molhar o arbusto sob a raiz, ao mesmo tempo que o umedecimento da superfície das folhas por pulverização. Porém, também é possível uma rega mais baixa: nesse caso, a água é derramada no cárter e a umidade entra gradualmente nas raízes do arbusto através dos orifícios de drenagem.No inverno, a sanchezia é regada apenas moderadamente. A água para irrigação deve estar, como no verão, à temperatura ambiente. Antes de regar, deixe o solo secar a uma profundidade de cerca de 2 cm, enquanto a camada interna do solo deve permanecer sempre levemente úmida, não completamente seca. Quando a camada superior do substrato fica muito seca, a flor é regada.
Ao regar, você precisa dar tanta água à flor que a terra na panela fique umedecida uniformemente, mas não saturada demais. O sinal para interromper a irrigação é o aparecimento das primeiras gotas de água do orifício de drenagem. O excesso de água é drenado da panela após um quarto de hora. Além disso, as folhas semanais do mato são pulverizadas com água morna.
Para irrigação, é aconselhável usar água quente da torneira ou chuva (neve). Água de irrigação dura ou fria prejudica as plantas.
Importante! Mesmo no inverno, o florista não deve esquecer a rega oportuna da sanchezia, uma vez que o solo seco no vaso e a secura do sistema radicular não são menos prejudiciais que o alagamento.
Top vestir
Da primavera ao outono, sob sanchezia, uma solução de fertilizante para plantas de interior, diluída de acordo com as instruções do fabricante, é adicionada a cada quarta rega.No inverno, os fertilizantes são aplicados com menos frequência; durante o período de novembro a março, são realizados de um a dois curativos por mês. Antes de aplicar fertilizante líquido, o solo da panela é previamente regado levemente. A fertilização em solo seco leva ao fato de que o sistema radicular do arbusto pode ser queimado; portanto, certifique-se de aderir à dose indicada pelo fabricante na embalagem.
O excesso de fertilizante pode levar à superalimentação - sinais de depressão aparecerão nos arbustos, o desenvolvimento e o crescimento das plantas podem parar. Em casos especialmente difíceis, isso pode levar à morte da sanchezia.
Sinais de deficiências nutricionais:
- o crescimento do mato para, folhas e brotos jovens não se formam nele;
- folhas velhas caem e novas não crescem;
- o arbusto não floresce;
- O brilho desapareceu da chapa;
- as hastes são afinadas;
- turgor perdido (pressão interna).
Poda
Sanchezia tolera a poda sem problemas - esta operação apenas acrescenta decoratividade e esplendor aos arbustos, que depois começam a se ramificar bem. Na poda, os rebentos muito longos são reduzidos para 2/3 do seu comprimento original. A poda de brotos de plantas é feita com uma faca afiada, cuja lâmina é desinfetada em uma solução de álcool antes de iniciar o trabalho; em vez de uma faca, você pode usar uma tesoura de jardim ou uma tesoura especial.A poda direcional contribui para a formação de um arbusto de sanchezia. Se não for realizada, as hastes do arbusto crescem demais, a planta não se ramifica e perde parcialmente sua beleza.
Importante! A poda antienvelhecimento abundante ajudará os arbustos em vasos que perderam sua aparência decorativa; depois de um tempo, o arbusto aparado fará crescer uma nova coroa magnífica.
Transplante
Os arbustos crescem muito rapidamente e podem exigir o transplante em vasos ligeiramente maiores, mesmo dentro de um ano, assim que o recipiente antigo for trançado por raízes. Os vasos podem ser feitos de cerâmica, plástico, madeira ou vidro. Cada vaso deve ter uma ou mais aberturas para drenar o excesso de água. O tamanho de um recipiente adequado para transplante é simples de determinar: as raízes da planta estão localizadas livremente no vaso, pelo menos 2 cm permanecem entre o sistema radicular e as paredes do vaso.
Um transplante é necessário se:
- a panela ficou pequena demais para o mato;
- um burro e uma camada de drenagem condensada;
- o pote é completamente trançado por raízes;
- raízes vão para a superfície do solo.
- 2 partes de terra de folha;
- 1 parte de areia branca e grossa;
- 2 partes de relva;
- 2 partes de húmus.
Para transplantar uma flor, você deve:
- Remova cuidadosamente o arbusto da panela.
- Sacuda o solo antigo das raízes, examine-as e corte todas as raízes mortas. Se necessário, você pode aparar várias raízes vivas.
- Coloque a drenagem no fundo da panela com uma camada de 2 cm e encha a panela até a metade. Em seguida, coloque um arbusto no centro da panela, que é replantado, e encha as raízes com terra. Para conveniência de irrigação futura, o solo da panela não deve atingir a borda do tanque em 1 cm.
- Os arbustos plantados são abundantemente regados, esperando o excesso de água escorrer para a panela e removê-los.
- A planta transplantada deve ser colocada em um local onde ficará protegida da luz solar direta por 2-3 semanas.
Importante! Nos primeiros 3 meses após o transplante, as plantas domésticas não fertilizam.
Propagação por estacas
No início da primavera, você pode começar a propagar a sanchezia pelo método de estacas:
- Os topos das hastes são tomados como estacas. Pelo menos três nós devem estar presentes em cada identificador; o corte é feito 1 cm sob o terceiro nó, após o qual as folhas inferiores são removidas deles.
- As estacas são plantadas (1/3 do comprimento no substrato) em uma pequena caixa de mudas cheia de uma mistura de partes iguais de turfa e areia. A temperatura do solo deve estar entre + 20 ° C e + 25 ° C.
- O substrato com estacas é regado moderadamente, o solo no viveiro deve estar levemente úmido.
- Um filme plástico é puxado sobre uma caixa de mudas com estacas. O viveiro é colocado em um local claro, mas não ensolarado.
- A cada três dias, o polietileno no viveiro é aberto por 15 minutos para arejar o solo. Se isso não for feito, o solo pode ficar mofado. Conforme necessário, o substrato é levemente umedecido.
- Quando as mudas estão bem enraizadas, são transplantadas do viveiro para vasos separados. O solo das plantas jovens é colhido exatamente da mesma forma que para a sanchezia adulta. Para plantar uma muda, basta um vaso de 0,5 litro.
Importante! O cultivador de flores pode ter certeza de que as mudas estão bem enraizadas, apenas se novas folhas aparecerem e a parte superior começar a crescer.
Possíveis dificuldades crescentes
Sanchezia, crescendo em vasos, é afetada principalmente pela podridão das raízes. Se esta doença não for tratada, levará à morte da planta. Como seus primeiros sintomas aparecem sob o solo, o problema não pode ser percebido por um longo tempo. Os sintomas claros são amarelecimento das folhas ou nanismo. A podridão se desenvolve nas raízes das plantas que crescem em solos muito densos ou em recipientes que não possuem orifícios de drenagem suficientes. Nos piores casos, quando as condições são ideais para o rápido desenvolvimento de esporos de fungos e sua propagação, a flor pode morrer em 10 dias.
Se os sintomas da doença são semelhantes à podridão das raízes, você precisa remover a planta da panela, escovar cuidadosamente as raízes do solo e inspecioná-las. A flor não pode ser preservada se todo o sistema radicular já estiver mole, mas se houver raízes brancas e firmes saudáveis, a planta poderá ser curada replantando-a em solo fresco com boa drenagem no fundo da panela.
Dos insetos que danificam as plantas, a sanchezia é atacada por insetos e pulgões. Os pulgões (Aphidoidea) são trazidos por formigas e colocados na parte de trás da folha. Esses insetos têm um tamanho de até 2 mm, a cor da quitina pode ser diferente: verde, preto, esbranquiçado, rosa. Alimenta-se de pulgões com o suco extraído das folhas das plantas, após o que ficam amarelas, secam e caem. Os pulgões se multiplicam rapidamente, logo após a detecção é necessário limpar a planta.Existem várias maneiras de limpá-lo:
- enxaguar com água do chuveiro;
- limpe a planta com uma esponja e sabão;
- trate o arbusto com um dos inseticidas ("Aktara", "Calypso", "Presto").
Importante! O tratamento com inseticida do arbusto deve ser realizado fora de casa.
Sarna (Diaspididae) - também sugando insetos que se alimentam de suco de folhas. Sua presença na planta pode ser determinada pelo aparecimento de muitas pequenas manchas amarelas, que logo aumentam. Folhas danificadas secam e desintegram-se. Com uma grande população de escudos, o mato morre.O escudo tem uma concha marrom arredondada na forma de uma placa e é claramente visível no fundo verde das folhas - esses insetos são fáceis de reconhecer, mas difíceis de destruir com inseticidas, pois as pragas se escondem sob o escudo da concha. O método mais eficaz é aplicar uma solução aquosa de sabão nas folhas e pecíolos com a adição de álcool (15 gramas de sabão líquido e 10 ml de álcool são dissolvidos em 1 litro de água). Esta solução é aplicada usando uma escova de dentes macia, que o produtor remove simultaneamente da folha de ovos de alvenaria do escutelo.Se o arbusto estiver fortemente infectado com sarna, ele é retirado da sala e tratado com preparações químicas (Actellik, Fosbetsid, Aktara).
Sinais e superstições
O boato popular premiou algumas plantas de interior com propriedades místicas. Existem muitos sinais e superstições associados à presença de vasos de flores na casa.
Superstições e sinais comuns:
- o apartamento, onde flores internas morrem constantemente, tem uma energia negativa; uma planta seca indica que sofreu danos direcionados aos proprietários da casa;
- as flores não crescem em uma casa onde escândalos surgem constantemente;
- um vaso de flores pode ajudar a identificar áreas negativas da casa - não coloque um canteiro onde a flor murcha;
- o florescimento incomum de uma planta doméstica fora de estação - (de acordo com várias interpretações) significa surpresa agradável e morte súbita;
- a árvore do dinheiro (mulher gorda) no apartamento contribui para o surgimento de bem-estar financeiro sustentável, mas somente se, ao plantá-la, colocar algumas moedas na panela;
- não é habitual entregar as plantas no vaso como presente - acredita-se que isso contribua para a transição de problemas do doador para o talentoso; portanto, a pessoa que recebeu o presente deve receber uma pequena moeda em troca.
A vegetação elegante e pintada da exuberante coroa de um arbusto tropical irá decorar qualquer interior. Para isso, o produtor deve fornecer à sanchezia todo o cuidado, temperatura adequada, umidade e iluminação intensa.