Isso, sem exagero, pode ser chamado de planta de decoração: graças à sua cor sempre verde, a cultura decora brilhantemente o design da paisagem na estação quente e é um destaque contrastante da paisagem do inverno. Mas nem a árvore em si, nem os jardineiros estão a salvo dos casos em que o thuja começa a ficar amarelo. Quais são as causas desse problema e o que fazer, leia mais neste artigo.
Condições para o crescimento de thuja
A perda pela coroa do thuja de sua cor verde profunda pode ser causada por características adversas do cultivo. Para que a árvore cresça saudável e bonita, você precisa cuidar desses itens da tecnologia agrícola:
- O solo. Na área onde a colheita cresce, a terra deve ser bem drenada e moderadamente úmida. A composição ideal do solo é o solo encharcado, misturado com turfa e areia, na proporção de 2: 1: 1.
- Iluminação Deve ser moderado. Áreas muito abertas ao sol ardente, a árvore não é bem-vinda. O melhor lugar é sombra parcial.
- Rega. Tanto a hidratação excessiva quanto a falta de umidade estão entre as razões pelas quais o thuja pode ficar amarelo.
- Fertilizantes Plantar não é a única coisa que um jardineiro deve fazer por um thuja. Ela precisa ser alimentada regularmente.
Causas do amarelecimento e como corrigir
Quando sua cultura sempre verde ficou amarela, isso não significa que deva ser tratada imediatamente. Talvez este seja um processo sazonal. A queda de folhas coníferas é inerente à árvore: com 3 a 6 anos de idade, as agulhas podem começar a ficar brancas, amareladas e se tornar necróticas. Em seu lugar, novos crescem. Esse fenômeno está associado ao fato de que os flocos de thuy perdem grãos de clorofila. O tempo de uma queda de folha tão peculiar é o outono.
Agulhas amareladas podem ser uma característica varietal. Por exemplo, a coroa de algumas variedades de thuja ocidental (Thuja occidentalis) para o inverno fica marrom dourada. Columna se distingue pelo fato de que, com o início do frio e da geada, suas agulhas começam a ferrugem ou adquirem tons marrom-marrom.Importante! Se as agulhas ficarem amarelas apenas nos galhos mais baixos, e a própria planta for plantada perto de estradas, a causa da mudança de cor pode ser o sal técnico, que é processado pelas rotas de transporte durante o gelo.
Mas existem várias outras causas de amarelecimento, associadas a cuidados inadequados, ataques de doenças e pragas.
Queimadura solar
Esta é uma das razões mais comuns pelas quais as agulhas de thuja começam a clarear e a ficar amarelas na primavera. O fato é que a luz solar da primavera aquece intensamente a cultura, cujas agulhas ainda não conseguiram se fortalecer após o frio do inverno. Ternura e sensibilidade não são apenas escamas de coníferas, mas também galhos jovens.
Uma planta afetada por queimaduras solares pode ser salva e devolvida não apenas às qualidades decorativas, mas também a uma aparência saudável. Para fazer isso, você frequentemente precisa regar a cultura. Não há necessidade de transplantar, pois a árvore pode ganhar vida rapidamente, regenerar agulhas e encontrar sua cor natural.Você sabe Em latim, o nome Tui significa "sacrifício", "incenso".
Para prevenção, jardineiros experientes recomendam que, antes do início da primavera, cubra a planta no lado ensolarado com um material especial que transmita oxigênio, mas protege do sol ou com ramos de abeto.
As árvores que crescem em um recipiente não podem ser retiradas ao sol assim que aquecer. Organize banhos de sol graduais. Caso contrário, queimaduras não podem ser evitadas.
Vídeo: Proteção de coníferas contra queimaduras solares
Erros de aterrissagem
Todo jardineiro que decidiu plantar um thuja deve estar ciente de que este é um assunto responsável que requer a estrita observância de certas regras:
- Escolha cuidadosa da localização, levando em consideração as características de iluminação, umidade e tipo de solo. Assim, em solos arenosos, a água não permanece e o thuja secará, os solos argilosos diferem na densidade da estrutura e na falta de ar requerida pelas raízes, o que provoca não apenas o amarelecimento, neste caso a planta pode até morrer. Não é recomendado cultivar coníferas em turfeiras ou terras pantanosas, caracterizadas pela estagnação da água. Isso está repleto de decadência e morte do rizoma e, com ele, a parte acima do solo. Crohn começará rapidamente a ficar amarelo e desaparecer.
- Aprofundamento correto do colo da raiz: ele deve estar 1-2 cm acima do nível da camada superior do solo.
- Manter distância entre plantas. As mudas devem ser plantadas para que no futuro os galhos das árvores adultas não se toquem. A distância ideal é de 1 M. Recomenda-se deixar 0,5 m entre as mudas projetadas para criar uma cerca viva.
- Antes do plantio, as mudas devem ser embebidas em água. Quando as bolhas de ar deixam de aparecer na superfície do líquido, as mudas devem ser removidas.
- Os procedimentos obrigatórios que são executados imediatamente após colocar a cultura no buraco e adormecer no buraco de plantio são rega abundante (cerca de 20 litros de água para uma árvore jovem) e cobertura do solo ao redor do tronco (turfa, serragem, casca de pinheiro, lascas de madeira são boas como cobertura morta, composto).
Sem aspersão
Os cuidados obrigatórios para o thuja estão espalhando a coroa. A frequência do procedimento é a mesma da rega: a árvore é irrigada com água usando um pulverizador especial ou simplesmente pulverizada.
Importante! É proibido realizar irrigação em uma tarde quente. A melhor hora para aspersão é de manhã ou à noite. Ao sol, as gotas de água parecerão pequenas lentes que atraem os raios ardentes do sol, resultando em queimaduras.
Escassez de fertilizantes
A razão pela qual as agulhas de thuja se tornam amarelas ou vermelhas também pode ser a falta de nutrientes no solo necessários para uma vida adequada. A eliminação deste problema é bastante simples: você precisa alimentar o tempo oportuno.
Para saber quais fertilizantes aplicar, siga a natureza do amarelecimento:
- cortar agulhas e adquirir uma sombra amarelada pálida indica falta de nitrogênio;
- com falta de potássio, a coroa pode ficar vermelha;
- a cultura informará sobre a necessidade de cobre e ferro por galhos caídos e uma coroa murcha, que fica de cor marrom;
- agulhas amareladas com clorose entre veias indicam a necessidade de fertilizantes de manganês.
Importante! Você não pode alimentar culturas de coníferas no outono, pois essa ação estimulará o crescimento e o desenvolvimento de brotos jovens que não têm tempo para ganhar força no início do tempo frio: eles congelam, começam a secar e a morrer.
A árvore é alimentada com substâncias orgânicas e minerais no início da primavera e início do verão. O melhor fertilizante orgânico é o esterco, que é dissolvido em água (proporção de 1: 4) e deixado em infusão por 14 dias. Depois disso, você pode fertilizar: em uma árvore, são necessários 2-3 litros de infusão de esterco, que é derramada sob o solo ao redor do tronco.
Duas semanas após a introdução dos orgânicos, é realizada a fertilização mineral. É melhor usar fertilizantes complexos adquiridos em lojas agrícolas especializadas. Para thuja, são recomendadas soluções dos preparativos "Biod", "Kemira", "Epin".
Doenças e seu tratamento
Apesar da boa imunidade, com cuidados inadequados e violação do procedimento de plantio, uma cultura pode sofrer algumas doenças:
- Phytophthora - Uma doença fúngica que destrói o rizoma de uma árvore. A cultura irá informá-lo da derrota com agulhas amarelas e marrons com um tom acinzentado, a parte inferior do tronco suave ao toque. Os esporos do fungo têm a capacidade de penetrar nas células da árvore. O tratamento consiste no tratamento com a solução "Fundazole".
- Shute marrom - a aquisição das pontas das agulhas de uma tonalidade marrom amarelada, os brotos começam a ficar marrons e morrem. Medicamentos antifúngicos, por exemplo, Fundazol, Zircon, são eficazes no combate à doença. Todos os brotos doentes precisam ser cortados, embora nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença possam ser reanimados e restaurados.
- Ferrugem - acompanhada de amarelecimento e escurecimento das agulhas. A doença se origina na primavera e se desenvolve ao longo do verão, outono e inverno, até a morte da cultura. É por isso que é muito importante iniciar o tratamento a tempo. Todas as partes afetadas da árvore devem ser cortadas e queimadas. Pulverize a árvore com uma solução de líquido Bordeaux. Processar efetivamente a cultura "Hom", "Fundazolom", "Topsinom-M".
Pragas e a luta contra eles
Além desses fatores, o amarelecimento da coroa do thuja pode ser causado por ataques de pragas, que incluem:
- Ácaro aranha - uma pequena praga de corpo oval, coberta de pelos e 4 pares de patas, pintadas em tons de verde-amarelo, laranja ou marrom. O sinal sobre a aparência do carrapato é uma teia densa, bem como amarelada e, em seguida, escurece e deteriora as agulhas. Um agente eficaz de controle de insetos é o tratamento com Neoron.
- Folheto cinzento - uma lagarta cujo corpo é pintado em cor escura. Seu perigo é que faça casulos nas agulhas de thuja, que são enroladas em teias de aranha, como resultado das agulhas começarem a ficar amarelas, podendo até ficar brancas e cair. Isso leva à morte de toda a árvore. O tratamento com uma solução de Fufanon, Decis Profi, Actellika, ajudará a livrar-se do folheto.
- Besouro de casca - um besouro que se deposita na casca de uma árvore faz buracos por lá, coloca larvas que se alimentam de sucos de thuja. O perigo do besouro da casca é que, como resultado de suas ações, a árvore morre rapidamente: apenas um mês de sua vida na árvore é suficiente. Contra o besouro tratamento eficaz com soluções de "Clipper", "Zircon", "Reasila".
- Pulgão de Thuja - Este é um pequeno inseto que organiza colônias inteiras em uma árvore. Parece que a cultura foi polvilhada com substância branca ou prata. Como resultado da vida desses convidados não convidados, o thuja começa a perder a cor natural das agulhas: adquire uma cor amarela e cai. Entre os inseticidas mais eficazes contra os pulgões está o Fufanon. O momento ideal para a pulverização preventiva é o início de maio.
Outras razões
Se você tem certeza de que plantou o thuja corretamente, cuide-o adequadamente, não está doente e não sofre de pragas, e a coroa fica amarela de qualquer maneira, então os motivos para esse fenômeno podem ser os seguintes:
- Fertilização excessiva.
- Proximidade com a camada superior do solo do nível das águas subterrâneas.
- Reação dolorosa a picos de temperatura.
- Reação de urina em animais. Por exemplo, os cães gostam de "marcar" sob as árvores, o que pode causar amarelecimento e até escurecimento das agulhas.
- Poda incorreta. A árvore é bem tolerada por esse procedimento, mas se os galhos forem cortados excessivamente, isso poderá causar amarelecimento da coroa e até morte da árvore.
Para que o thuja decore seu projeto paisagístico com suas qualidades decorativas, ele deve ser tratado adequadamente. Isso se aplica não apenas às árvores jovens, mas também às adultas. Apesar de sua resistência e despretensiosidade às condições de cultivo, esta planta de coníferas, como qualquer outra cultura, tem seus próprios requisitos. A tarefa do jardineiro é cumpri-los.