Muitas vezes, nas parcelas do jardim, você pode encontrar pacientes afetados por pragas. Em vez de luxuosas flores multicoloridas, existem caules frágeis e curvos. A razão para isso pode ser tripes. Por que os tripes aparecem nos gladíolos e se é possível uma luta eficaz contra eles será considerado no artigo.
Quem são tripes
Tripes - Taeniothrips simplex Moris - um pequeno inseto alado com 1,5 mm de comprimento. A cultura afeta adultos e larvas. Ele perfura tecidos vegetais e bebe suco de caules e folhas.
Durante a estação de reprodução, a fêmea põe 20 a 30 ovos. Sob condições climáticas ideais (acima de + 10 ° C), o inseto se desenvolve em um adulto em 15 a 20 dias. Até 9 gerações podem se desenvolver em uma estação.Você sabe Tripes têm um inimigo biológico — percevejos: eles comem pragas com grande prazer. Assim, o equilíbrio biológico funciona perfeitamente no jardim: tripes – percevejos – pássaros.
Uma praga pode atingir uma planta em qualquer época do ano. A lesão é reconhecida simplesmente: manchas esbranquiçadas aparecem nas folhas, após o que secam. Quando a floração começa, os tripes penetram e afetam as inflorescências. Uma flor severamente afetada pode não abrir. Assim que a temperatura cai abaixo de + 10 ° C, o inseto rasteja para o caule e depois sob as escamas dos rins. Se você não se livrar da praga a tempo, ao guardar a lâmpada, o inseto suga todos os sucos e seca.
Existem várias variedades de tripes:
- Cebola de tabaco. Apesar do nome, essa praga oblonga não vive do tabaco. E seu segundo nome - cebola, ele recebeu porque esse inseto era freqüentemente encontrado em plantações de bulbos em estufas. Uma larva de um ovo colocado aparece após 3-5 dias. Em solos desprotegidos, é perigoso para as culturas florais e decorativas.
- Decorativo. Praga que afeta principalmente plantas ornamentais. É raro em condições de estufa.
- Western California Floral. Uma praga insegura que pode sugar todo o suco de uma flor. O risco de infecção aumenta no tempo quente. Afeta mais de 250 tipos de culturas.
- De cabelos pretos. O comprimento do corpo de um inseto adulto é de 0,8-1 mm. A asa é subdesenvolvida, às vezes completamente ausente.
- Pea. Afeta os topos dos brotos, feijões, ervilhas.
O que fazer se o gladíolo tropeçar
Se todas as precauções não trouxeram o resultado adequado e os sinais da praga apareceram no gladíolo, é necessário tomar medidas urgentes. A praga, além do esgotamento da vitalidade da planta, pode trazer uma doença perigosa.
Você sabe Na Roma antiga, o gladíolo era considerado uma planta mágica. As cebolas desta flor foram usadas pelos gladiadores em seus peitos para a vitória.
Por esse motivo, as seguintes etapas são imediatamente executadas:
- Proporcione rega uniforme das flores e espaçamento entre linhas, porque os primeiros focos de tripes aparecem em locais secos.
- As plantações são tratadas a cada 7-10 dias com "Karbofosom" (solução a 10%).
- Se os tripes começaram a se multiplicar intensamente e infectaram a flor completamente, é preciso cortá-la. Desta forma, o movimento da praga para a parte inferior do caule pode ser evitado.
Remédios para tripes em gladíolos
A luta contra tripes envolve o uso de produtos químicos.
A pulverização com os seguintes produtos químicos ajudará a se livrar deles:
- "Actellicus";
- Decis.
- Inta-Vir;
- Karatê
- "Karbofos";
- Confidor
- "Fitoform".
É melhor pulverizar a planta em clima quente e calmo no início da manhã. Em dias frios e chuvosos, você não deve combater a praga, pois ela não se move na superfície e o processamento será ineficaz. Você pode se livrar de uma flor de tripes de maneiras populares.
Importante! Para tornar o tratamento eficaz, recomenda-se alternar inseticidas.
Segundo os jardineiros, uma planta pode ser curada com esses meios seguros:
- Alho. Antes de plantar, aguente 2 a 3 horas com suco de alho.
- Álcool No recipiente onde as lâmpadas estão armazenadas, coloque uma seção de tecido, rica em álcool e feche por várias horas. O descarte é simples: devido à falta de oxigênio, a praga se arrasta e morre.
- Pó de tabaco e felpa. Você pode salvar o gladíolo pulverizando-o com a infusão dessas substâncias.
Vídeo: a luta contra tripes em gladíolos
Como tratar gladíolos de tripes durante a floração
Produtos químicos agressivos podem pulverizar a flor somente até que a flecha seja disparada. Assim que isso acontecer, você precisará usar outros medicamentos. A praga rasteja pela raiz e bebe o suco lá, então você deve olhar mais de perto o gladíolo. São as flores que mostram claramente se a planta está infectada com tripes.
Importante! Durante o período de floração, a saturação das preparações é reduzida em 1/3.
Durante a floração, o gladíolo é pulverizado com preparações suaves:
- Fitoverm, ke;
- Inta-Vir;
- "Actellicus";
- Iskra-bio;
- "Decis";
- Karatê
- Confidor
- infusão de alho;
- solução de tabaco;
- infusão de shag.
Como tratar bulbos de tripes
Os bulbos devem ser tratados antes do plantio. Mas mesmo antes de partir para o armazenamento, os tubérculos são cuidadosamente examinados. Espécimes corrompidos são adiados e subsequentemente destruídos. Para que o tubérculo de gladíolo produza uma planta saudável para a próxima temporada, ele deve ser tratado com Karbofos (40 g por balde de água). A lâmpada é colocada em uma solução por 30-40 minutos. Depois disso, você precisa enxaguar com água limpa, secar e colocar na geladeira. As lâmpadas são armazenadas a uma temperatura de + 5 ... + 7 ° C.
Para evitar tripes, você pode fazer o seguinte: mergulhe os tubérculos por 5 minutos em água quente (+ 50 ° C) e depois seque bem. O regime de temperatura ao processar um tubérculo é muito importante, caso contrário, ele pode "cozinhar". Se tal medida parecer insuficiente, as lâmpadas podem ser polvilhadas com "Diclorvos" ou qualquer spray de inseto. Os tubérculos são embrulhados em um saco, o medicamento é pulverizado ali, bem fechado e deixado por 30-60 minutos.Vídeo: processamento de bulbos de gladíolo
Será útil tratar na primavera, antes do plantio. Os tubérculos são colhidos e em conserva. Para uma flor como o gladíolo, o Fitosporin-K é adequado. Também ajudará a proteger a flor de doenças bacterianas.
Você sabe Na Idade Média, os tubérculos de gladíolo eram moídos e adicionados à farinha ao assar pão.
Como lidar com a parte externa dos tripes
O processamento de bulbos é o principal método de controle de tripes. No entanto, se a flor começou a parecer ruim, ela deve ser verificada quanto a pragas. Se forem encontrados insetos, você deve imediatamente cortar a parte superior para que não tenham tempo de descer.
Se forem encontrados sinais de insetos, é necessário tratar a flor com uma solução de oxicloreto de cobre (30 g por 10 l de água). No próximo ano, os gladíolos não poderão ser plantados neste local.
Prevenção de outras pragas
Para que os gladíolos tenham uma aparência saudável e pareçam com uma foto brilhante, você deve cuidar deles durante toda a temporada.
Para obter uma planta saudável, são observadas várias regras simples, mas muito importantes:
- Rotação correta da colheita. Os gladíolos não podem ser plantados em um só lugar por mais de dois anos seguidos.
- Mudança de culturas. Você pode salvar o solo no qual os gladíolos costumavam crescer, plantando plantas anuais de fitonídeos, por exemplo, chagas ou calêndulas.
- Boa aeração dos desembarques. A praga não infectará a planta em uma área iluminada e ventilada.
- Pulverização preventiva. A invasão e o desenvolvimento de colônias de pragas serão evitados através do tratamento da planta com solução de alho (5 g por ½ balde de água).
- Plantio direto. É importante não apenas no início, antes do plantio, mas também no outono. Bem comprovada é uma ferramenta como uma solução de permanganato de potássio.
- A limpeza do site. No outono, você deve remover todos os restos de plantas e queimá-los. O solo em si é bem escavado e coberto com turfa, serragem ou palha.
- Bons vizinhos. Não é recomendável cultivar gladíolos perto de culturas das quais a flor pode ficar doente. Pode ser crisântemos, lírios, ásteres. Entre as plantações, você pode plantar alho.
- A tempo de remover os tubérculos para o inverno. Eles devem ser desenterrados até que a temperatura média diária seja ajustada em + 10 ° C. Então a praga adulta não tem tempo para se deslocar para o tubérculo e permanece nos brotos e folhas.
Os gladíolos são considerados a verdadeira jóia de qualquer jardim de flores. Para que a flor seja saudável, ela deve ser tratada oportunamente a partir de tripes. O princípio principal é a eliminação oportuna do inseto e a prevenção - então nenhuma praga pode prejudicar o jardim de flores.