O Juniper Cossack Variegata é um arbusto de caule múltiplo com folhagem verde escura variegada. Suas folhas escamosas permanecem verdes durante todo o ano. Esta planta é capaz de decorar seu jardim no verão e no inverno. Sobre como plantar e cultivar zimbro, leia mais no material.
Descrição botânica
O cossaco de zimbro (Juniperus Sabina) refere-se a árvores sempre-verdes coníferas facilmente cultivadas. É tolerante com a maioria dos tipos de solo, incluindo argila. Mas prefere crescer em solos bem drenados à luz do sol.
Também lealmente percebe muitos poluentes do ar urbano e até a seca. No ambiente natural cresce nas regiões montanhosas da Europa Central e Meridional e do Cáucaso. Área de distribuição - prados alpino-subalpinos com afloramentos rochosos, estepes ou semi-desertos.
E embora variedades desta planta raramente sejam encontradas na rede de distribuição, uma vez que não são muito decorativas, ainda podem ser encontradas várias cultivares. Então Variegata é uma forma anã, cujos galhos são decorados com folhas verdes escamosas, sombreadas com uma tonalidade creme. A planta mantém sua variegação o ano todo. Sua altura pode atingir 1,5 m, largura - 1-1,5 m.
Importante! As folhas e sementes de algumas espécies de zimbro são venenosas. Eles causam irritação severa das membranas mucosas, bloqueiam o trato intestinal e podem levar à morte.
Descrição botânica de Juniperus Sabina:
- tipo: sempre-viva, rastejante, dióica;
- familia: Cupressaceae;
- tipo de: Variedade Variegata;
- tamanho: altura e diâmetro do anão (anão) de até 1,5 m, que atingirão 10 anos de crescimento;
- coroa: compacto, em forma de funil, denso;
- atira: arqueado;
- crescimento anual: 2,5-15 cm;
- agulhas: ponta acicular, 4-6 mm de comprimento;
- cor: manchado, verde cremoso;
- floração: não floresce;
- cones: pequeno, oval, com tamanho de 5 a 7 mm, marrom-preto-cinza com revestimento de cera;
- iluminação: sol pleno;
- rega: moderado;
- serviço: pouco exigente;
- zonas de resistência do inverno: 3–7;
- toleramos danos a animais, seca, erosão do solo, áreas rochosas e poluição do ar;
- vida útil: até 30 anos.
As agulhas verde-escuras no inverno não mudam de tom. Outra característica é que, se for moído, emite um aroma muito acentuado e desagradável. No paisagismo, algumas das variedades de zimbro cossaco são usadas. A forma curva dos galhos permite que você use a planta como acento em jardins de pedra, jardins de estilo japonês.
Aterragem
O zimbro não requer muito cuidado e é fácil de cultivar. Pode-se argumentar que a planta parecerá igualmente elegante em barro, chernozem e outros tipos de solo. Mas ainda prefere solo fértil bem drenado. Resistente à seca e não gosta de zonas úmidas. O zimbro também é tolerante ao sal e pode ser cultivado em áreas costeiras onde outras plantas não conseguem sobreviver.
As mudas de zimbro são vendidas em viveiros. No momento da venda, eles estarão totalmente preparados para aterrissar em um local permanente no chão ou em contêineres.
Para pousar, você precisará preparar:
- mistura do solo;
- fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo e potássio;
- material de drenagem - seixos, tijolos quebrados.
A fórmula nutricional do juniper pode ter a seguinte composição:
- areia, agulhas e húmus levam 0,5 partes;
- terra de relva e folhas, bem como turfa - 1 parte.
Importante! O estrume fresco não é utilizado nas misturas do solo. Tem muito nitrogênio e pode queimar as raízes.
Preparação de mudas
O zimbro é igualmente bem recebido em qualquer época quente do ano. Mas você deve ter em mente que essa cultura não tolera transplantes; portanto, é aconselhável comprar uma muda de 2-3 anos de idade. Ele irá transferir o procedimento mais facilmente. O zimbro é uma planta perene, portanto o arbusto deve ser verde, ramificado e com agulhas suficientes.
Não deve haver galhos nus, agulhas marrons, vestígios de doenças nos brotos. Raízes saudáveis aparecerão do fundo do recipiente. Se lhe for oferecida uma planta alta, não compre ou peça ao vendedor uma garantia de que o arbusto será realmente aceito. Caso contrário, você está desperdiçando seu dinheiro.
Ao plantar, preste atenção à variedade. O zimbro cossaco atinge uma altura de 1,5 me uma largura de até 1,5 m, o que significa que precisará de espaço significativo; a distância entre várias amostras deve ser de pelo menos 0,7 m.
Em casa, remova as mudas do recipiente em que chegou. Inspecione as raízes. Retire os quebrados. Prepare um balde com uma solução de água e um estimulador de crescimento radicular. Mergulhe as mudas por 12-24 horas, dependendo do que é indicado nas instruções do medicamento.
Por exemplo "Kornevin" 5 g de substância ativa são diluídos em 5 l de água e as raízes são embebidas nela por 12 horas. Zircão mexa na quantidade de 20 gotas por 1 litro de água e deixe de molho as raízes do arbusto ou da árvore por 18 horas. Após esse período, a planta deve ser plantada em um poço preparado e despeje a água em que foi embebida.
Importante! Para prevenir a infecção por doenças fúngicas, após o tratamento com um estimulador de crescimento, as raízes podem ser mergulhadas em uma massa de argila. Esta é uma combinação de uma solução aquosa de consistência cremosa de argila com a adição de 2–3 g de sulfato de cobre.
Seleção e preparação do local
O zimbro prefere a luz solar intensa. Pode crescer em sombra parcial, mas neste caso as variedades com agulhas decorativas serão desbotadas. Você também precisará considerar que, quando o arbusto cresce, ele pode bloquear a vista da janela ou interferir na passagem ao longo do beco, portanto entre ele e outros objetos devem permanecer a cerca de 0,5 m do território.
Observe também a área selecionada na janela da casa. Certifique-se do local de destino que você gosta. Afinal, você admirará suas plantas do interior de um edifício com muito mais frequência do que caminhar pelo quintal.
A área de pouso deve ser desenterrada, pedras, ervas daninhas são removidas. Para um desenvolvimento ideal, você precisa de solo fértil e solto, portanto, preste atenção à qualidade do solo. Os solos mais adequados são o barro arenoso. Eles são bastante nutritivos, retêm muitos compostos minerais úteis. Aquecem facilmente, passam bem o ar e secam a uma velocidade moderada.
Mas esse solo não está em todo lugar, por isso precisa ser enobrecido. Assim, o arenito puro é modificado pela adição de argila (para pesagem) e composto para nutrição. O solo argiloso, pelo contrário, precisa ser diluído com areia. Se o solo reter muita umidade, você pode tentar criar uma cama elevada. Parece uma caixa, que foi instalada no lugar certo e coberta com o solo da composição desejada.
Processo de pouso
Depois de escolher um local, esteja convencido de que o solo está bem drenado. Isso pode ser feito enchendo o poço de aterrissagem com água. Depois de drenar completamente, o procedimento é repetido. Se ainda houver água no poço após 2 horas, você precisará criar uma camada de drenagem. Pode ser feito de pedras, pedras de tamanho médio ou outros materiais. A espessura ideal é de 15 a 20 cm.
Instruções de pouso passo a passo:
- Prepare um buraco de plantio 2 vezes o tamanho da camada de raiz. Se houver várias plantas, a distância entre os caroços é de cerca de 70 cm.
- O solo removido do poço é refinado, se necessário.
- Em seguida, coloque na camada inferior da drenagem.
- Despeje parte da mistura de solo preparada.
- Se as mudas foram embebidas em um estimulador de crescimento, coloque em cima da colina formada do solo e despeje água com um estimulador.
- Comece a adormecer com o solo restante. Certifique-se de controlar se a planta é plantada no mesmo nível que no viveiro.
- Encha o solo. Selar ao redor do tronco.
- Abundantemente regada com 1-2 baldes de água.
- Nas duas primeiras semanas, o zimbro é regado 2-3 vezes por semana.
As variedades com uma coroa pequena crescem melhor na sombra parcial, pois ficam menos expostas à luz solar intensa.
Juniper Care
O cuidado pós-plantio de arbustos de coníferas é muito simples.
Consiste em eventos padrão:
- rega;
- cobertura superior;
- aparar
- preparações para o inverno;
- prevenção de doenças.
Você sabe O óleo essencial das folhas e brotos do zimbro tem fortes propriedades diuréticas, por isso é usado em produtos farmacêuticos.
Rega
Não há necessidade de regar o zimbro com muita intensidade. O alagamento é prejudicial à saúde da planta e pode causar apodrecimento do sistema radicular, portanto o solo deve secar um pouco antes de cada rega subseqüente. Isso é especialmente importante para uma muda recém plantada. Suas raízes subdesenvolvidas não serão capazes de absorver uma grande quantidade de umidade.
Um ano após o plantio, quando o sistema radicular está suficientemente desenvolvido, 1 rega em 3-4 semanas é suficiente. E para um zimbro adulto, 2-3 regas por estação são suficientes. Por vez, 30-40 L de água são adicionados sob a planta. Também preste atenção ao grau de secagem do solo. Se houver uma seca, a quantidade de umidade recebida deve ser aumentada.
Será bom se 1-2 vezes por mês pela manhã o arbusto for pulverizado com água. Isso ajuda a remover a poeira acumulada. Mas você precisa fazer isso de manhã cedo, pois as coníferas podem sofrer queimaduras devido à luz solar intensa.
Top vestir
No ambiente natural, o zimbro custa uma quantidade mínima de nutrientes. É capaz de crescer nas montanhas, em solos pedregosos e até mesmo em pântanos salgados; portanto, se fertilizantes foram aplicados durante o plantio, nos primeiros 2 anos de desenvolvimento, o mato não pode ser fertilizado. E então comece a alimentar.
Confira
Para aumentar o crescimento na primavera, é usada uma composição com maior teor de nitrogênio. Por exemplo, 15:10:10, em que os números mostram a porcentagem de nitrogênio, fósforo e potássio na mistura.
Mas se você não deseja aumentar o crescimento do mato, use composições equilibradas nas quais todas as substâncias estejam em proporções iguais.
Se você preferir matéria orgânica, pode alimentar os arbustos com composto, húmus e outras substâncias.
Aplicando-os jardineiros plantam 200 g de composto ou estrume podre em 4 l de água. Esta composição é regada na zona da raiz e depois irrigada com água.
Afrouxamento e cobertura do solo
Afrouxar o solo em círculos próximos ao tronco tem 2 objetivos. Você remove as ervas daninhas que competem com a planta por nutrientes e umidade. E também permita que o ar penetre nas camadas inferiores do solo para criar um ambiente para o desenvolvimento de microrganismos benéficos no solo. Eles ajudam o processo do zimbro e absorvem fertilizantes.
Mas se a zona do tronco próximo for coberta com uma camada de cobertura morta de 6 a 7 cm de espessura, ela interferirá no crescimento das ervas daninhas, na evaporação da umidade e na compactação do solo. Para mulching, você pode levar agulhas, serragem ou outros materiais. Decaindo sob a influência da água, nutrirá o solo com as substâncias que ele contém.
Poda
O zimbro é uma das principais plantas usadas para o bonsai, por isso se presta à poda.
Ao formar um corte de cabelo, é importante entender a estrutura do ramo e suas características de crescimento:
- beliscar o ápice ativa o crescimento dos gomos adormecidos; como resultado, a ramificação ocorre no final do galho e fica mais magnífica;
- as agulhas não são eternas, são substituídas depois de alguns anos, mas quando os botões de dormir na sessão não são mais deixados, são expostos; portanto, o corte das pontas evita o alongamento excessivo dos galhos.
Você sabe O nome "gin" vem do francês "genievre" ou do holandês "jenever", que significa "zimbro".
Arbustos sempre verdes não param o seu desenvolvimento, mesmo no inverno. Na estação fria, não há fungos ativos e outras microflora patogênicas, portanto, a poda no inverno é preferível às coníferas. Antes de iniciar o trabalho, limpe as bordas da ferramenta de trabalho com álcool.
Em seguida, corte galhos secos ou quebrados. Então aqueles que interferem na forma geral do zimbro. Se você decidir dar uma forma geométrica, use uma armação de metal. Ao redor, formam um contorno. Os ramos de zimbro, por si só, não são capazes de manter formas geometricamente regulares.
Vídeo: Poda Juniper
Preparações de inverno
O zimbro cossaco pertence às culturas resistentes ao inverno e tolera geadas acima de -34 ° C, portanto hiberna bem no chão.
Importante! É aconselhável deixar um buraco na parte superior do cone de serapilheira. Os raios solares penetram através dele e suportam a fotossíntese.
O complexo de preparações para o inverno consistirá nas seguintes etapas:
- Rega abundante em outubro antes das geadas. Despeje, aguarde até que a água seja absorvida e regue novamente. A rega permite que a planta armazene umidade para usá-la no inverno, quando o solo congela.
- Certifique-se de substituir a camada de cobertura. No outono, as pragas do inverno podem estar presentes, por isso é atualizado. No inverno, cobrirá as raízes da geada e ajudará a manter uma temperatura estável do solo. Afinal, na maioria das vezes as raízes pequenas são danificadas no momento em que o degelo é substituído por geadas fortes.
- Abrigo sobre mudas jovens. Para fazer isso, 4 palitos batidos em um cone e embrulhados em estopa. Um arbusto de inverno está abrigado sob essa estrutura. Serapilheira perto do chão é fixada com pedras ou estacas.
Possíveis doenças e pragas
O zimbro resiste perfeitamente à infecção por pragas. Também é resistente a doenças. Mas não devemos permitir que as espirais nas extremidades dos galhos se tornem densas demais. Caso contrário, será mais fácil para as pragas usá-las como lugares para viver e preservar seus filhos. No inverno, o zimbro deve ter luz solar suficiente. Sol e ar são formas naturais de prevenir infecções.
Você sabe Na medicina popular, as bagas de zimbro eram usadas para controlar a taxa de natalidade das mulheres.
As principais pragas:
Para evitar a infecção por pragas, a planta é pulverizada em maio Actellicus. Mas você também deve encontrar o motivo pelo qual foi atacado por pragas. Geralmente isso é facilitado pelo espessamento. Além disso, os insetos freqüentemente afetam os arbustos que já estão enfraquecidos pela doença.
O grande problema do zimbro é a ferrugem. Vários tipos e variedades de plantas têm um grau de suscetibilidade muito diferente. Mas as variedades com agulhas verde-azuladas são mais resistentes à ferrugem e a outras doenças.
Você também pode encontrar as seguintes doenças:
Para prevenir doenças, é necessário processar arbustos na primavera e no outono Fitosporina-M, "Fundazol" ou HOM. Quanto aos danos na casca, eles são limpos com uma faca afiada em uma superfície limpa. Em seguida, lubrifique com uma solução de sulfato de cobre a 0,5% e cubra a seção com var. Isso deve neutralizar possíveis fitopatógenos e impedir a propagação da doença.
Familiarize-se também com os métodos de prevenção e tratamento de doenças e pragas de abeto, abeto, thuja e pinheiro.
Métodos de criação
Como todas as plantas, os arbustos de zimbro podem se propagar por sementes e estacas. O primeiro método é usado ativamente pelos criadores. Permite derivar novas variedades e variedades de plantas por polinização cruzada de arbustos parentais ou modificação genética de plantas. Mas propagar zimbro para sementes de jardineiro pessoal é impraticável.
Estacas corte a partir de uma sessão saudável. O tempo de colheita é maio. O tamanho correto da alça é de 15 cm. O plantio é realizado em uma mistura de turfa. Para isso, o solo nutriente é despejado em um recipiente. A extremidade do cabo é umedecida em “Kornevin” ou em pó para o crescimento das raízes. Faça um buraco com um lápis e plante um talo nele.
Pulverize o solo da pistola. Cubra o recipiente com um filme para criar um efeito estufa e instale-o em uma sala ensolarada a uma temperatura de + 21 ° C. As mudas podem se enraizar em cerca de 3 semanas, após as quais crescerão no mesmo recipiente até a primavera, até a hora do plantio no solo.
Juniper também pode ser propagado estratificação. Para fazer isso, um tiro muito alto é pressionado no chão com um suporte de metal. Depois polvilham com o solo e regam. Depois de algum tempo, a fuga criará raízes. E no próximo ano ele pode ser separado da planta mãe.
Uso em paisagismo
A principal tarefa do projeto da paisagem é o paisagismo. As coníferas irão decorar o jardim no inverno, quando não haverá outras plantas verdes. Eles são combinados com rosas, spirea, outros arbustos ornamentais e plantas herbáceas.
Confira
Para o zimbro, vários usos são possíveis:
- aterrissagem única;
- na composição como uma planta de acento;
- em um grupo de vários arbustos de tamanhos diferentes.
Ao criar uma composição, considere que ela deve criar um clima e evocar emoções. Analise seus desejos.
Você pode gostar do jardim japonês ou inglês, da lâmina alpina ou de qualquer outra opção de plantio.
As opções dependerão do tamanho do local de desembarque e de seus desejos.
Pode haver muitas variações no uso do zimbro no paisagismo. Crescer é fácil. Mas é preciso lembrar que alguns tipos de zimbro são venenosos e nem todos devem ser usados ao plantar no jardim.