O larício da Sibéria não tem medo do ar poluído da cidade, portanto é frequentemente usado em áreas de parques paisagísticos. Os proprietários de espaçosos jardins também prestam atenção a essa árvore, interessando-se pelas complexidades de seu cultivo.
Descrição botânica
A planta é onipresente nos territórios do norte da Rússia: na Sibéria, os Urais, no território de Altai, são menos comuns na faixa central e nas regiões centrais. Sob condições naturais, cresce próximo a abetos, pinheiros e outras coníferas.
A árvore atinge 40 m de altura e 1,8 m de perímetro do tronco. Os espécimes jovens formam uma coroa piramidal; a casca é da cor de palha madura. À medida que cresce, a forma se torna redonda, a cor do tronco se torna um tom cinza-marrom com sulcos pronunciados. Os brotos anuais são retos, as agulhas nelas são coletadas em um tom espiral verde-amarelo. Os ramos perenes são decorados com agulhas de cor verde claro, crescendo em cachos. As agulhas são macias, estreitamente lineares, com 15 a 45 mm de comprimento.Você sabe A partir de uma substância resinosa secretada por tecidos de larício chamada goma, é produzida goma de mascar natural. O produto é utilizado para fins odontológicos: para o tratamento e prevenção de doenças bucais.
A cultura dióica floresce em abril ou maio. As inflorescências femininas são coloridas em roxo e as inflorescências masculinas são amarelas. O período de floração dura de 1,5 a 2 semanas e coincide com o florescimento das agulhas. O larício pertence a culturas de coníferas, mas anualmente cai agulhas no outono.
Em setembro, cones alongados amadurecem com escalas localizadas em 5-7 linhas. No início do desenvolvimento, eles são pintados em um tom vermelho-violeta brilhante e depois brilham para um tom amarelado. As sementes aladas amarelas amadurecem em cones de até 5 mm de comprimento.
Prós e contras
Entre os residentes de verão, o larício não é muito procurado, mas em grandes áreas de terras particulares é usado no paisagismo.
- Benefícios da planta:
- a resistência ao gelo, cresce mesmo além do Círculo Polar Ártico, não requer abrigo para o inverno;
- despretensiosidade aos solos;
- resistência a fortes rajadas de vento;
- todas as partes da planta têm propriedades curativas;
- imunidade a doenças e pragas;
- Graças à volátil, limpa o ar
- Desvantagens:
- frutificação tardia durante o cultivo artificial após 20-30 anos de vida;
- tamanhos grandes, ocupa muito espaço;
- lança agulhas como culturas decíduas.
Plantando uma planta
O melhor momento para o procedimento é o outono, quando as agulhas já caíram. Uma muda não desperdiçará mais energia em sua nutrição e suprimento de umidade. O sucesso depende da escolha certa do material de plantio. Além disso, você precisa preparar um local e um substrato adequado.
Seleção e preparação do local
O larício da Sibéria pode crescer em solos rochosos e pantanosos. Mesmo as amostras jovens não têm medo do vento e da queda repentina de temperatura.
E, no entanto, existem algumas regras para o cultivo bem-sucedido:
- O site deve estar bem iluminado.
- A água subterrânea corre abaixo de 2 m da superfície da terra.
- Nas proximidades, não deve haver bétula ou olmo, eles são concorrentes pela cultura.
- A próxima planta é plantada após pelo menos 4 m.
No local do plantio futuro, eles cavam o solo, acrescentando areia para a folga na proporção de 2: 1. Como fertilizante do solo, você pode usar um húmus de três anos, adicionando 4-5 kg por m².
Seleção de mudas
O material de plantio deve ser comprado no viveiro e somente com um sistema radicular fechado. Um material com raízes abertas não tem chance de sobrevivência. Um rebento com menos de 3 anos é mais fácil de se adaptar. Deve ter um tronco uniforme, casca limpa e lisa. Presença obrigatória de ramos esqueléticos desenvolvidos.
Tecnologia de processo
Para uma muda, cavar um buraco duas vezes maior que suas raízes. Antes do plantio, a planta é cuidadosamente jogada fora do tanque e as raízes são embebidas no estimulador de raiz “Kornevin”. O medicamento é diluído na proporção de 1 g / 1 litro de água.
Importante! Para garantir que as mudas estejam enraizadas no recipiente e não apenas transplantadas, vire-a. Acordar o solo significa que a árvore não cresceu aqui.
Padrão de aterrissagem:
- No fundo do poço, um monte é formado a partir da metade da terra previamente extraída, aproximadamente até a altura do sistema radicular.
- Coloque uma muda em uma colina, endireite as raízes.
- Depois de polvilhadas com o solo, agite e bata suavemente para que não se formem vazios de ar.
- É necessário garantir que o colo da raiz esteja acima da superfície.
- Após o plantio, é regada, consumindo um balde de água e o círculo do tronco é coberto com serragem ou palha.
Vídeo: plantação de larício
Após o pouso
Iniciantes em jardinagem podem cometer o erro de cuidar de larício exclusivamente como uma conífera. A planta pertence a esse grupo, mas, como foi dito na descrição, as agulhas são descartadas, como folhagem nas plantações de folha caduca. Isso significa que a árvore precisa receber mais atenção do que o pinheiro ou o abeto.
Regras de rega
O larício da Sibéria é resistente às condições climáticas, mas não tolera a seca. Isto é especialmente verdade para espécimes jovens de 5 a 7 anos. Mais frequente, 2-3 vezes por semana, deve estar umedecendo o solo no calor do verão. Nesse caso, é importante não preencher o círculo do tronco da árvore, para não provocar apodrecimento das raízes. Haverá água suficiente quando o solo for umedecido de 20 a 25 cm de profundidade.
Uma árvore adulta possui um sistema radicular profundo e bem desenvolvido. A rega para ele é realizada 3-4 vezes por temporada, na ausência de precipitação com mais frequência.
Para nutrir as raízes, recomenda-se adicionar cogumelos esmagados, pois na natureza as culturas vivem em simbiose. No verão, a altas temperaturas e uma pequena quantidade de chuva, as agulhas precisam ser pulverizadas. No ar seco, queimado pelo sol, fica amarelo e perde a aparência.
Top vestir
Nos primeiros 2-3 anos, o fertilizante plantado durante o plantio é suficiente para a árvore. Em seguida, você precisa alimentar a cultura, pois precisa de força para a restauração anual da cobertura de coníferas de brotos. No entanto, uma grande quantidade de nitrogênio é prejudicial para a árvore.
Uma opção ideal para fertilizantes de primavera é composto: contém pouco nitrogênio e um número suficiente de oligoelementos necessários para o desenvolvimento completo:
- magnésio
- enxofre;
- cálcio
- ferro.
O fertilizante é disposto em uma camada de 3-5 cm no círculo próximo ao tronco, nivelado com um ancinho. No final de abril, para estimular a floração, as plantas coníferas são pulverizadas com uma solução de cinza de madeira 200 g / 10 l, adicionando 2 g de ácido bórico. O último curativo é realizado de 1 a 1,5 meses antes do início da geada. Grânulos de superfosfato seco de 50 g são espalhados no círculo próximo ao tronco, espalhados com um ancinho e regados.
Mulching e afrouxamento do solo
A éfedra adora solos soltos, por isso é importante após cada rega afrouxar a terra no círculo próximo ao tronco. A profundidade de imersão no solo de uma ferramenta de jardim perto de uma árvore recém-plantada não ultrapassa 10 cm e, simultaneamente com o inchaço do solo, as ervas daninhas germinadas são removidas. Ervas parasitas puxam nutrientes e umidade do solo. Além disso, seu rápido crescimento engrossa a área do tronco da árvore, criando um ambiente ideal para a propagação de fungos.
A cobertura morta ajuda a preservar a umidade do solo, a limpeza do círculo do tronco e a proteger as raízes do superaquecimento por mais tempo. Abrigo é agulhas caídas, serragem ou outro material natural. Uma camada de 6-8 cm é suficiente, uma camada mais grossa não passa o ar necessário para as raízes.
Poda
O larício ficará bonito e bem cuidado se for realizado corretamente. O larício é uma das poucas plantas que formam a coroa por conta própria. A árvore não gosta de podas frequentes, pode responder a qualquer doença. Portanto, não é recomendável cortar as coníferas da Sibéria por até 5 anos.
O que não dói são restos de galhos quebrados e congelados. É aconselhável remover brotos que crescem dentro da coroa ou interfiram nos principais ramos esqueléticos.Importante! O corte de cabelo em formação é realizado em etapas: uma camada - um ano. Se você cortar uma grande massa, a árvore ficará doente e poderá não sobreviver ao inverno.
Preparações de inverno
As plantas adultas não precisam de abrigo, pois toleram perfeitamente ventos fortes e temperaturas mais baixas a -40 ° C. Espécimes jovens em condições de inverno particularmente severas podem sofrer. Para evitar o congelamento das raízes, uma camada de cobertura vegetal de 20 cm é colocada no círculo do tronco, estacas são conduzidas ao redor da árvore, os galhos são amarrados e cobertos com um denso agromaterial.
Tecnologia de criação
Sob condições naturais, o larício se propaga por auto-sementeira. As sementes são transportadas pelo vento ou por animais. No cultivo artificial, uma cultura é melhor propagada pelo método das sementes. Jardineiros experientes também usam mudas, mas a porcentagem de sobrevivência é baixa. Algumas fontes mencionam o método de propagação por camadas, mas é aplicável apenas a espécies raras de choro.
Sementes
Primeiro, as sementes são verificadas quanto à germinação: são colocadas na água, os manequins emergem. Depois, durante meia hora, o material é embebido em uma solução de permanganato de potássio para evitar doenças. Crescer em casa requer estratificação, isto é, endurecimento a frio. Areia molhada é derramada em um pequeno recipiente e as sementes são colocadas. A lata é mantida na geladeira por 2 meses. A semeadura é realizada no final de abril.
Vasos ou recipientes com volume de até 300 ml com orifícios de drenagem são adequados para a semeadura.
O solo ideal é preparado a partir dos seguintes componentes:
- turfa alta 2 partes;
- musgo esfagno 2 partes;
- areia 1 parte;
- cinza de madeira 1 parte.
O solo colocado no tanque deve ser umedecido bem, deixado por algumas horas, a umidade restante deve ser drenada do palete. As sementes são enterradas no substrato por 1,5 cm, em cada vaso 3-4 sementes. Nem todas as instâncias podem subir, por isso é necessário um excedente.
Germine em um local bem iluminado, cobrindo, se necessário, a luz solar direta. Temperatura do ar + 18 ... + 21 ° C, umidade 65–75%. As mudas devem ser protegidas de correntes de ar e afastadas de aparelhos de aquecimento.
A rega é realizada à medida que o solo seca, sempre deve estar moderadamente úmido. A cobertura é realizada nos primeiros 3 meses a cada 3 semanas.
Aplicar:
- a droga "Green Needle", 10 g polvilhe no chão e despeje;
- pó de casca de ovo triturada, fechar no solo e umedecer;
- uma solução de cinza de madeira na proporção de 50 g / 5 l, insista 20 minutos, derrame o substrato.
Você sabe A madeira de lariço é uma das mais resistentes ao estresse mecânico e à umidade. Essa qualidade é usada há muito tempo na construção naval; alguns elementos do equipamento ainda estão sendo produzidos.
A alimentação pode ser alternada. Em campo aberto, as mudas são transplantadas aos 2 anos. Nesse momento, eles conseguiram se fortalecer e formar o sistema radicular. Cuidados adicionais como uma planta adulta.
Estacas
O material é colhido na primavera antes do início do movimento dos sucos. Nos galhos do ano passado, os rebentos são cortados em 12 cm de comprimento. As mudas podem ser enraizadas imediatamente em campo aberto. A casca da parte aérea não é limpa, apenas a parte inferior, que será colocada no solo, é exposta. Cole a haste em um ângulo de 30 a 40 graus.
Germine em um local bem iluminado, cobrindo, se necessário, a luz solar direta. As mudas devem ser protegidas de correntes de ar e afastadas de aparelhos de aquecimento.
Vídeo: estacas de lariço e outras coníferas
Recomenda-se plantar várias cópias ao mesmo tempo, pois algumas podem não se enraizar. A área onde o enraizamento será realizado é desenterrada e fertilizada com húmus de 4 kg por m². O solo é umedecido regularmente, com 10 cm de profundidade. Durante o inverno, a aterrissagem deve ser cuidadosamente coberta com cobertura morta, ramos de abeto e agromaterial. No inverno, a neve é amontoada sobre as mudas.
Camadas
A maneira mais fácil de se propagar para as variedades de larício siberiano é cavar camadas. Na primavera, o ramo saudável mais próximo da superfície é dobrado em um sulco previamente cavado. Parte da filmagem é desenterrada e presa com grampos para prender no chão. O cuidado com o broto designado é o mesmo da árvore-mãe. Para o inverno, uma muda em crescimento requer abrigo. Será possível cortar e transplantar a árvore em 2 anos.
O larício da Sibéria é uma planta bonita e útil que não requer habilidades especiais ao plantar. Nos primeiros anos, a cultura recebe maior atenção e depois se desenvolve quase de forma independente.