Os amantes de plantas de interior estão familiarizados com a mandioca de elefante, que se parece com uma palmeira: muitos a apreciam por sua despretensão e capacidade de decorar qualquer interior. Hoje você pode aprender como cultivar adequadamente essa planta e se proteger contra as prováveis dificuldades em sua manutenção.
Descrição botânica da planta
O elefante Yucca (em latim: Yucca elephantipes) também é conhecido pela ciência sob o nome gigante de Yucca (em latim: Yucca gigantea) e, em pessoas comuns, era chamado de palma falsa. O habitat natural dessa espécie são os países da América Central e leste do México, onde seus representantes crescem até 6 a 9 m de altura e 4,5 m de largura. Em casa, o crescimento das plantas geralmente não excede 3 m.
Essa mandioca deve seu nome ao fato de que, em um representante maduro, o tronco se assemelha à perna de um elefante - gradualmente se torna rígido, mais espesso embaixo, as folhas inferiores morrem. O tronco da planta também pode se ramificar. As folhas duras da planta são do tipo lanceolada, possuem bordas afiadas e ligeiramente irregulares. Na natureza, seu comprimento pode chegar a 1,2 m com uma largura de 8 cm.Floresce no verão e outono em grandes flores, em forma de sinos, brancos, reunidos em um pincel. A floração quase sempre ocorre apenas em campo aberto sob condições climáticas quentes. As flores são protegidas por perianto de 6 folhas. Durante a floração, um ovário é formado a partir de muitos óvulos. Pilão curto, de três lâminas. Yucca de frutas com suculentas frutas ovais marrons que atingem um comprimento de 2,5 cm.
Você sabe Fibras de outro representante do filamento do gênero yucca, nos Estados Unidos, são adicionadas ao tecido para costurar jeans, o que aumenta sua resistência.
Pré-requisitos e cuidados adequados
Para que a flor em questão cresça bem, ela deve ser cuidada de acordo com os requisitos, que consideraremos em detalhes abaixo.
Compra e adaptação
Mudar o ambiente é estressante para a planta; portanto, após a aquisição, você precisa dar tempo para se acostumar às novas condições. Os vendedores fazem um grande esforço para tornar a mandioca mais atraente - trate-a com hormônios de crescimento, fungicidas, dê muita luz artificial, hidrate o ar etc. Uma vez em sua casa, sem todas essas condições específicas, a planta começará a murchar, por isso é importante seguir as regras de adaptação .
Você sabe Na maioria das vezes, obtemos mudas de elefante mandioca da Guatemala.
Para que a planta sobreviva melhor às mudanças, é necessário fazer o seguinte:
- Inspecione cuidadosamente a palma da mão ao comprar.
- Avalie realisticamente suas capacidades em seguir as regras para cuidar dela.
- Transporte delicadamente a mandioca, embale-a bem.
- Ao chegar, coloque a panela no lugar mais frio, deixando-a na embalagem por 0,5 horas.
- Após remover a embalagem, verifique se há danos durante o transporte, remova as peças quebradas e polvilhe o corte com carvão.
- Se a camada intermediária do solo não secar, regue o mais tardar 2 dias depois.
- Quarentena por 3 a 20 dias - guarde a panela de outras plantas de interior na parte da casa com pouca iluminação, onde haverá a temperatura mínima permitida do ar, removendo do vento e das baterias. Inspecione a planta regularmente quanto a sinais de doenças ou pragas. Assim que você notar sinais do início do crescimento, a quarentena pode ser encerrada e o pote de mandioca pode ser movido para um local permanente.
Transplante
Não é recomendável que a mandioca seja transplantada imediatamente após a compra, pois você não deve expor a planta a estresse adicional. O procedimento é realizado somente após o final do período de descanso, de preferência em abril, e somente se o pote se tornar muito pequeno. Uma exceção pode ser um solo fortemente infectado ou completamente trançado pelas raízes, mas você ainda não precisa transplantar a planta antes do final do período de quarentena. A frequência dos transplantes é de aproximadamente 1 vez em 2-3 anos. Panelas de barro ou cerâmica são consideradas as melhores, embora você possa usar as de plástico.
Importante! Uma mandioca de elefante não pode ser transplantada se florescer, brotos aparecerão durante a quarentena e a dormência. Ao transplantar de solo não contaminado, você não pode separá-lo das raízes e lavá-las.
A principal condição é que haja um orifício de drenagem nele, e seu tamanho deve ser selecionado para que prevaleça em relação ao anterior em não mais de 3 cm. A palma é removida da panela e, juntamente com o solo antigo (se não for afetada por mofo, fungos ou pragas), transferida para um novo recipiente. Ao redor do perímetro e um pouco sobre o solo antigo, um novo é derramado.A mistura do solo precisa de neutralidade, pode ser comprada em uma loja (universal) ou preparada de forma independente, de acordo com uma destas receitas:
- Misture a mesma quantidade de grama, solo foliar, húmus, composto, areia grossa ou perlita.
- Misture a mesma quantidade de turfa grossa, perlita grossa, casca de pinheiro com pedaços de cerca de 2 cm de tamanho, seixos ou cascalho de dolomita (1,2 cm de tamanho), carvão vegetal com pedaços de 1 cm, pedra-pomes, adicione uma colher de farinha de ossos.
Importante! Tenha cuidado no processo transplante — o elefante reage muito mal aos danos às raízes da mandioca. Polvilhando com terra, considere: se o tronco estiver imerso no solo a mais de 3 cm, a palma começará a apodrecer.
Vídeo: transplante de elefante mandioca
Iluminação
Para garantir um nível normal de iluminação, é melhor colocar o vaso com uma palmeira em um suporte perto de janelas voltadas para o sul, sudeste ou sudoeste, para que a luz direta do sol não a queime e a bateria não esteja muito próxima. No inverno, a planta deve ser destacada artificialmente, prolongando o horário de verão para 16 horas.
Modo de temperatura
No estágio de repouso, a mandioca precisa de uma temperatura não inferior a + 8 ° C, no estágio de vegetação - cerca de + 24 ° C. Uma planta pode tolerar temperaturas mais altas se os níveis de umidade aumentarem. Além disso, o acesso de ar fresco à usina é obrigatório na ausência de correntes de ar.
Rega e pulverização
O intervalo aproximado entre a rega da mandioca é de 7 a 14 dias, enquanto a camada externa do solo deve secar e as folhas não devem se enrolar por falta de umidade. Para a irrigação, a água é preparada em uma quantidade de cerca de 1,5 litros por 5 litros de solo, deixada assentar e aquecida à temperatura ambiente.A pulverização faz com que a palma apodreça; em vez disso, você pode usar o método de limpar as folhas com um pano úmido - para que você não apenas aumente o nível de umidade do ar, mas também remova a poeira da folhagem.
Aplicação de fertilizantes
Após o transplante no solo certo, existem substâncias úteis suficientes para garantir o crescimento estável das plantas ao longo do ano sem fertilizantes adicionais.
A alimentação não deve ser realizada nos estágios de quarentena e dormência. Fertilize o solo uma vez a cada 4 semanas entre abril e agosto com fertilizantes líquidos complexos para palmeiras e dracaena.
Poda
A poda desta palmeira é necessária para formar uma linda coroa ou reduzir o crescimento quando ela estiver muito esticada. O procedimento é realizado em março, até o início do período ativo da estação de cultivo, com tesouras desinfetadas. A borda cortada deve ser polvilhada com carvão.
Como propagar em casa
A mandioca de elefante é propagada por estacas apicais e partes do tronco.
Estacas apicais
Ao podar uma palmeira, as peças cortadas podem ser usadas usando-as como estacas. Eles podem ser colocados na água até que as raízes apareçam ou imediatamente instaladas em solo úmido.
Partes do tronco
Para a procriação, partes do tronco são serradas em pequenos pedaços com cerca de 10 cm de tamanho, colocadas em um avião para secar e depois movidas para uma panela com solo úmido.
Possíveis dificuldades crescentes
Ao cultivar uma mandioca, pode-se encontrar insetos e doenças prejudiciais, cuja causa são condições criadas incorretamente.
Para esta espécie, esses insetos são prejudiciais:
- tripes;
- lagartas
- ácaro;
- escudo de escala;
- pulgões.
Importante! Se a mandioca marinar amarelo e secar as folhas inferiores - isso para a maior parte processo naturalquando uma planta adulta se livra do fundo da folhagem. O amarelecimento da folhagem no topo da coroa ou nas pontas indica a presença de problemas.
As seguintes doenças causam grandes danos à palma da mão:
- podridão do caule;
- cogumelo botrytis;
- queimadura bacteriana;
- manchas marrons;
- manchas cinza;
- podridão da raiz.