Medinilla - uma planta nativa das florestas tropicais, que raramente é encontrada na coleção de jardineiros amadores. Devido ao fato de que a medinilla gosta de crescer a uma certa temperatura e alta umidade, é mais comum em estufas e jardins botânicos. No entanto, com a devida diligência e o cumprimento de alguns requisitos, esta planta exótica pode ser cultivada em um apartamento comum - mais sobre isso mais adiante neste artigo.
Descrição botânica da planta
Na natureza, existem espécies de medinilla na forma de pequenos arbustos, às vezes árvores ou trepadeiras. Todos eles pertencem à família Melastomov e têm cerca de 400 espécies. Eles crescem principalmente no solo, mas também podem ser epífitas. Gama - África tropical, Ásia, ilhas do Pacífico. As hastes da planta são densas, têm uma cor marrom esverdeada. Eles contêm folhas grandes e inteiras, principalmente opostas, mas existem espécies com um arranjo de folhagem enrolado (três folhas partem de cada caule). A placa da folha tem uma veia central brilhante.
Você sabe A idade da árvore é determinada pelos anéis anuais, mas acontece que é impossível fazer isso com árvores tropicais. Devido ao fato de os trópicos não terem períodos distintos de resfriamento e seca, a maioria das árvores não possui anéis visíveis.
A inflorescência da medinilla é quase sempre rosa, inclinada, consiste em várias flores na forma de tubos ou sinos - seu número é geralmente de 4 a 6. Cada flor tem uma bráctea maior, mas cai imediatamente após o início da floração. Você pode ver os botões das flores rosa, roxa e salmão. Se a polinização for bem-sucedida, frutas pequenas aparecerão na forma de uma baga alongada. Sementes oblongas podem ser encontradas dentro de cada baga.
Por conveniência, todas as informações sobre a aparência da planta em questão são fornecidas na tabela:
Sistema raiz | Fibroso, altamente ramificado |
Caule | Em linha reta, apertado |
Forma de folha | Oval |
Cor da folha | Verde escuro |
Forma da flor | Tubular ou em forma de sino |
Cor da flor | Rosa, branco, roxo |
Forma de frutas | Oblongo |
Cor da fruta | Preto |
Sabor a fruta | Sem dados |
Tipos principais
Apesar da variedade de espécies de medinilla, um número limitado delas pode ser cultivado em casas.
Conheça-os:
- Medinilla é magnífico (magnifica). Esta espécie é a mais comum entre os jardineiros. Na natureza, essa planta pode ser encontrada nas Filipinas na forma de um arbusto com cerca de 1,5 m de altura. Possui inflorescências com flores rosa de tom avermelhado, e as brácteas são rosa pálido. Tendo em conta a cor, esta espécie apresenta excelente decoratividade. Os criadores criaram mais de dez variedades de magnifica medinilla - Dolce Vita, Zhador Vita, Trezor, Bello, etc. Eles são os mais populares, embora bastante exigentes em sair.
- Veias de Medinilla. Esta espécie tem outro nome difundido - melastoma venoso, originário da Malásia. Pertence a plantas semi-epifíticas, seus rebentos têm uma superfície áspera, as folhas são pequenas, de forma oval, mas apontadas para as extremidades. Inflorescências do melastoma na forma de um guarda-chuva, cor de carne saturada.
- Medinilla Cumming. Pátria - Filipinas, cresce na forma de um pequeno arbusto e possui folhas grandes e levemente côncavas com brilho. Tempo de floração - primavera, inflorescências racemose, rosa.
- Medinilla Javanica. Uma visão bastante popular entre os jardineiros. Difere no fato de ser menos caprichoso para cuidar. É um pequeno arbusto com flores roxas brilhantes. Esta espécie não tem brácteas, por isso não é tão decorativa quanto as outras.
Condições confortáveis para cultivar uma casa
A flor tropical em questão é muito temperamental, por isso é muito importante criar essas condições de detenção que a rodeiam na natureza.
Iluminação
Para uma vida confortável das flores, você precisa de uma longa luz do dia: a luz deve ser brilhante, mas difusa. No inverno, para esse fim, você pode colocar a planta perto de uma janela voltada para o sul. Não é assustador se a luz solar direta cair sobre a medinilla: no inverno, elas não são abrasadoras. Se necessário, use iluminação artificial. Mas no verão é imperativo proteger a flor do sol brilhante do meio-dia.
Você sabe As florestas tropicais ocupam apenas 2% da superfície da Terra, mas estão presentes em todos os continentes, exceto na Antártica e são o habitat natural de 50% da flora e fauna da Terra.
Airing
Ao ventilar a sala onde esta flor tropical está localizada, você precisa ter cuidado: ele não gosta de mudanças repentinas na temperatura do ar e na corrente de ar, portanto não deve mantê-la perto do aquecedor ou da janela aberta.
Temperatura
A temperatura interna ideal deve ser de +20 a + 25 ° C. No período frio, o resfriamento é permitido até + 16 ° C, mas não inferior. Se o ar estiver a uma temperatura mais baixa, isso pode provocar a morte da flor. Os indicadores de temperatura acima de + 25 ° С também não são muito confortáveis para a medinilla - nesse caso, é necessário um aumento na umidade do ar.
Humidade do ar
Para total conforto, a planta descrita requer uma umidade de mais de 75%: em uma casa comum, esses indicadores não são fáceis de manter. Recomenda-se colocar recipientes próximos à medinilla com seixos ou argila expandida, umedecidos em abundância. Também é necessário pulverizar constantemente, várias vezes durante o dia, água limpa e bem assentada. Se possível, você pode comprar umidificadores de ar. Tais dispositivos facilitam muito a tarefa de manter a umidade constante no nível certo, especialmente na estação de aquecimento.
Importante! A água dura resultará na perda do efeito decorativo e na doença da medinila.
Home Care
Além de criar condições climáticas confortáveis, a medinilla exige bons cuidados constantes. Considere o que é isso.
Rega
A frequência de rega de uma planta depende da época do ano. O período de floração cai na primavera; portanto, no final do inverno, os botões são colocados: a partir desse período, a flor é regada com frequência e abundantemente, o solo da panela deve estar sempre um pouco úmido.Quando metade do período de floração passa, a rega é gradualmente reduzida - o solo deve secar a 3 cm de profundidade.No início do inverno, quando o período de dormência começa, a rega deve ser muito rara, você pode até permitir um leve murchar das folhas. A água para irrigação deve estar à temperatura ambiente e deve ser purificada a partir de cloro e cal.
Top vestir
Esta flor é bastante exigente quanto ao valor nutricional do solo em que cresce. Os fertilizantes são necessários não apenas para uma floração magnífica, mas também para o desenvolvimento normal da planta. É necessário reabastecer o nível necessário de nutrientes durante toda a fase de desenvolvimento ativo, neste caso, é primavera, verão e outono. Recomenda-se aos cultivadores experientes que apliquem fertilização toda semana, mas use doses reduzidas de fertilizantes. Observe que a medinilla pode ser fertilizada com misturas para rododendros, além de usar curativos universais para plantas com flores.
Poda
Existem várias nuances na colheita de medinilla:
- o procedimento é realizado após o florescimento completo;
- ao mesmo tempo que a poda, que é feita para formar a coroa, um transplante obrigatório deve ser realizado;
- se um transplante não for planejado, corte apenas os pedúnculos; caso contrário, você corre o risco de perder a planta.
Transplante
O transplante de medinilla é realizado de acordo com as seguintes regras:
- o procedimento é necessário imediatamente após a compra;
- para uma planta jovem é realizada todos os anos;
- após dois anos de idade - após 2-3 anos.
O processo de transplante é o seguinte:
- escolha um vaso de cerâmica raso, pois o sistema radicular desta planta é pequeno e está localizado não muito longe da superfície do solo;
- Certifique-se de colocar uma grande drenagem no fundo do tanque;
- prepare uma mistura de barro que contenha solo de relva e folhas, turfa, areia, húmus das folhas, você pode adicionar uma casca de pinheiro;
- retire a planta do tanque antigo, liberte parcialmente as raízes de um coma de terra;
- não se esqueça de verificar as raízes e, se necessário, remover as danificadas;
- plante a flor em solo novo, sem cavar profundamente;
- água em abundância.
Reprodução
O Medinilla pode ser propagado por estacas e sementes: consideraremos cada método separadamente.
Estacas
Antes de tudo, corte as mudas dos galhos já lignificados - cada um deles deve ter 2-3 brotos. Mergulhe a fatia no carvão ativado do solo. Coloque-os em um recipiente de areia. Em seguida, as estacas são abundantemente regadas e cobertas para criar um microclima. Para esse fim, você pode usar vidro, polietileno, filme plástico.Para o enraizamento, é necessário manter uma temperatura de +25 a + 30 ° C e fornecer uma quantidade suficiente de luz (até 14 horas). Após cerca de um mês, as estacas vão enraizar-se. Em seguida, as estacas enraizadas são plantadas em vasos pequenos (cerca de 9 cm de diâmetro) e o solo para plantas adultas é usado. Para que o tronco comece a se ramificar, é necessário prendê-lo uma vez que cresce (estágio 4-5 internódios).
Cultivo de sementes
Nesse caso, você precisa coletar sementes de uma planta adulta ou comprar em uma loja especializada. Para a semeadura, prepare pequenos vasos planos e uma mistura de solo, onde houver terra e areia em quantidades iguais. As sementes são semeadas em fevereiro ou março, após o que são regadas e cobertas com uma película transparente, colocadas em um local quente.
Importante! Sementes em um arbusto medinilla amadurecem em 2–3 semanas após a conclusão do processo de floração.
As brotações geralmente aparecem dentro de 3 semanas, após as quais os brotos precisam de luz por 12 horas. Mergulhe em vasos individuais quando houver 2 folhas reais. O tamanho do vaso recomendado é de 7 cm; a mistura do solo é usada para plantas adultas. Então, em junho, os brotos são colocados em vasos maiores por transbordo e cuidados como de costume.
Dificuldades crescentes
Ao cultivar medinilla como uma flor de interior, são possíveis os seguintes problemas:
- as folhas ficam menores e enrolam - a umidade é insuficiente. Para melhorar a situação, é necessário realizar a pulverização com mais frequência e também colocar um tanque amplo cheio de água ao lado da planta;
- dumping de folhas, brotos ou brotos - Mova a flor com muita frequência de um lugar para outro ou com umidade insuficiente. Nesse caso, você precisa deixar a flor em paz e aumentar a umidade;
- a planta não dá flores - cuidados inadequados. A umidade do ar, iluminação, temperatura deve ser normalizada;
- manchas marrons ou pretas são observadas no caule - evidência da presença de doença fúngica da botrite. Para o tratamento, remova a parte danificada e trate-a com um agente antifúngico;
- vermes - As principais pragas que podem aparecer no inverno. Você pode se livrar deles esfregando as folhas com álcool usando um cotonete;
- talvez derrota por pragas como o carrapato vermelho e o inseto de escamas, com o qual você pode lutar com sucesso com uma solução de sabão ou álcool.