Caladium é uma planta herbácea da família Aroid. É um grande grupo de espécies, incluindo mais de 15.000 espécies, e está espalhado no Brasil perto das margens do rio Amazonas.
Descrição botânica da planta
O caládio é uma planta decídua ornamental que nos migrou das florestas tropicais do Brasil. O tubérculo principal de diâmetro atinge de 7 a 10 cm. Após um exame mais detalhado, vários pontos de crescimento foliar são vistos na parte superior. A parte inferior do bulbo forma um sistema radicular fibroso adicional. O ciclo da planta é dividido em períodos de vegetação ativa e dormência.
Desde o início da primavera, as plantas jogam vários pecíolos altos, cujas extremidades são decoradas com folhas grandes, coriáceas e em forma de coração. Pecíolos desempenham o papel da haste principal. A folhagem cresce em enormes rosetas, atingindo um diâmetro de 50 a 70 cm.A cor das folhas pode ser muito diversa. O tom de azul nunca está presente na paleta de cores.
Você sabe Em áreas de distribuição natural, os caladiums são utilizados não apenas para fins decorativos e estéticos, mas também para a produção de amido, rico em tubérculos vegetais.
A floração começa no final da primavera ou no início do verão. Pequenas flores discretas se formam nas orelhas alongadas, parcialmente cobertas por uma colcha. Tal estrutura de inflorescências externamente torna o florescimento do caládio semelhante ao florescimento das fezes. A colcha é geralmente pintada em uma cor semelhante à folhagem. A planta é autopolinizada. Sua orelha consiste em flores masculinas localizadas na parte superior e flores femininas localizadas na parte inferior.A duração da floração é de apenas 2-5 dias. Um mês após a polinização, as bagas vermelho-alaranjadas são formadas em espiga, contendo 2 sementes cada. Com o advento do outono, os caladiums deixam cair a folhagem e vão para o estágio adormecido. Até março, apenas os tubérculos sobrevivem. Com o estabelecimento de condições normais de desenvolvimento, a raiz libera brotos de pecíolos decíduos.
Sistema raiz | Corm |
Caule | Está faltando |
Forma de folha | Em forma de coração |
Cor da folha | Qualquer tonalidade, exceto azul |
Forma da flor | Em forma de espiga |
Cor da flor | Semelhante à cor da folha |
Forma de frutas | Arredondado |
Cor da fruta | Laranja vermelho |
O número de sementes na fruta | 2 |
Tipos principais
Considere as variedades mais populares cultivadas em casa:
- Caladium Bicolor - encontrado em estado selvagem nas Antilhas. As folhas em forma de seta atingem 30 cm de comprimento. Na sua cor, vários tons de vermelho e verde estão harmoniosamente conectados. Essa variedade começa a formar um caule de flores no final de fevereiro.
- Caládio de Schomburg - comum em florestas brasileiras úmidas. Folhas oblongas atingem 15 cm de comprimento e 12 cm de largura. A superfície da folhagem é pintada de vermelho prateado com listras verdes.
- Caladium Esculentum - difere de outras variedades em grandes dimensões. Pecíolos de folhagem atingem uma altura de 100-150 cm, mesmo quando cultivados em casa. O diâmetro de uma folha é de 80 cm, a parte central da folha é pintada de branco creme e as bordas são verdes saturadas.
- Caladium Humboldt - O representante decorativo mais comum. Nos pecíolos pequenos, as folhas pequenas têm apenas 10 cm de comprimento e a parte central da placa verde escura é coberta com manchas brancas prateadas. A floração começa em abril.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Tendo decidido produzir caládio em casa, os cultivadores de plantas devem estar preparados para dificuldades. As plantas são muito exigentes em cuidados. Na ausência de condições microclimáticas ideais, o caládio pode não deixar o estado de repouso por um período muito longo.
Importante! Você pode manter a umidade instalando vasos com paletes em recipientes cheios de cascalho úmido. A pulverização é estritamente contra-indicada; caso contrário, as folhas perderão sua atratividade e poderão sofrer queimaduras solares.
Iluminação
As plantas toleram bem a sombra, mas nesses casos a folhagem fica menos brilhante. O local ideal para o caládio é a janela nordeste e noroeste. Aqui as plantas receberão uma quantidade suficiente de luz solar difusa. Durante o período de dormência, as plantas não precisam de iluminação, então são transferidas para uma sala escura na qual a temperatura e a umidade ideais são mantidas.
Airing
O recebimento de uma quantidade suficiente de ar fresco na sala no estágio de desenvolvimento ativo é a chave para o cultivo bem-sucedido de caládio. O principal é evitar rascunhos. Você pode aumentar a imunidade das plantas expondo-as durante todo o verão na varanda ou plantando-as com vasos no jardim.
Temperatura
Durante o período de vegetação ativa, as plantas devem fornecer um regime de temperatura entre +20 ... + 25 ° C. Durante a dormência, as plantas são menos exigentes com a temperatura e se sentem bem a +16 ° C.
Humidade do ar
Plantas tropicais que exigem umidade. A umidade deve ser mantida entre 70 e 80%.
Home Care
Apesar de os Kaladiums diferirem em uma estação de crescimento curta, cuidar deles requer o ano todo. Negligenciar as regras de cultivo leva ao retardo do crescimento e ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
Você sabe O esotérico chama as plantas relacionadas a palmeiras e ampelos, "maridos". Acredita-se que eles expulsem os homens de casa. Especialmente perigosos a este respeito são hera, scindapsus, zebrin. Mas os aróides podem neutralizar os efeitos negativos da energia das palmeiras e das ampolas.
Rega
As regas começam na primavera, quando os primeiros brotos aparecem. Quando o caládio está em repouso, é necessário garantir que o pedaço de terra não seque completamente. Para fazer isso, você pode instalar um umidificador de ar próximo à panela e manter a umidade na faixa de 60 a 70%. A umidade liberada no ar será suficiente para abandonar completamente a rega durante o inverno. A rega é realizada sob a raiz, somente após a secagem do solo superficial. A temperatura da água para irrigação deve ser de pelo menos +20 ° C.
Top vestir
Caladium precisa de vitaminas e minerais para o pleno desenvolvimento. É melhor escolher um fertilizante universal especializado. Ao escolher, preste atenção à composição mineral.
No fertilizante, metade da composição total deve ser ocupada por nitrogênio, os 50% restantes devem estar em:
- potássio
- magnésio
- zinco;
- cálcio
- fósforo
A cobertura é aplicada a cada 2 semanas, em vez de regar a raiz, a partir de fevereiro a março, dependendo da velocidade do despertar da planta. Com o advento dos 2 primeiros brotos de pelo menos 5 cm, você pode começar a alimentá-los.
Poda
Durante a estação de crescimento, a poda não é realizada. Remoção permitida de ovários de frutas. Quando as folhas atingem seu tamanho máximo e param de crescer, elas gradualmente reduzem a intensidade da rega e começam a preparar as plantas para a hibernação. Assim que a folhagem começa a desbotar e ficar amarela, eles começam a removê-la.
Período de descanso
Depois de remover toda a folhagem, os tubérculos são removidos do solo. Eles devem ser cuidadosamente examinados quanto a danos mecânicos, podridão ou pragas. Todo o tecido danificado e raízes secundárias mortas devem ser removidas. As seções são tratadas com carvão ativado. Em seguida, os tubérculos secos são colocados em musgo seco ou vermiculita e mantidos à temperatura ambiente em local escuro, protegido de correntes de ar, até que um botão distinto seja visível no topo.
Importante! Ao plantar, verifique se o ponto rosado do broto no tubérculo está localizado na parte superior, caso contrário você não esperará as mudas. Não empurre o tubérculo fortemente no solo. Isso afetará negativamente a capacidade da planta de formar um sistema radicular secundário.
Transplante
O transplante é realizado para todas as plantas anualmente. De fato, esse processo é a germinação de tubérculos. Para que as raízes cresçam mais rapidamente, com o início do degelo em fevereiro ou março, os contêineres são reorganizados em um local bem iluminado e hidratados. Com o advento de um broto bem distinto, um vaso correspondente ao tamanho do tubérculo é selecionado e um transplante é realizado. Os tubérculos pequenos são colocados em uma panela, deixando uma distância de 5-7 cm entre eles, para que haja espaço suficiente para a formação de uma raiz secundária.O solo de Caladium precisa de textura leve e respirável. Você pode usar uma mistura universal comprada em uma loja ou coletar terras em uma floresta de coníferas; adicione 1 parte de turfa com areia e carvão. O solo é pré-torrado em um forno para higienizar. A acidez do solo deve variar entre 5 e 7 pH.
Antes do plantio, os recipientes devem ser tratados com uma solução de sulfato de cobre e secos. Em seguida, encha o fundo com drenagem e coloque o solo. Um buraco de 5 a 10 cm de profundidade é formado no centro, no qual um tubérculo é colocado. De cima é coberto de terra e umedecido de uma garrafa de borrifo. Todos os recipientes são instalados em um local constante e umedecem regularmente o solo abundantemente.
Vídeo: Transplante de caládio
Reprodução
Existem 2 maneiras de propagar o caládio em casa:
- tubérculos subsidiários;
- sementes.
Importante! Quanto mais alta a temperatura do ar, mais rápido as sementes irão brotar, para que sejam melhor semeadas nos meses mais quentes do verão. A temperatura ideal para germinação é +25 ... + 30 ° C.
Tubérculos subsidiários
A separação dos tubérculos-filha é realizada na primavera durante o transplante dos tubérculos-mãe. Em tubérculos de 2 a 3 anos de idade, são formadas crianças pequenas, capazes de liberar seus próprios brotos. Eles são separados com uma faca afiada. Fatias no tubérculo mãe e no bebê são polvilhadas com cinzas de madeira e plantadas em diferentes recipientes.
Sementes
Caladium refere-se a plantas autopolinizadas, por isso não é difícil obter sementes em casa. Durante o período de floração, transfira o pólen das flores superiores para as inferiores com um cotonete. Depois de um mês, as plantas formarão frutos. As sementes podem ser colhidas quando as bagas são macias.
Semear é melhor imediatamente após a colheita. As misturas de germinação para germinação são misturadas em uma proporção de 4: 1 do solo com folhas de grama e areia. As sementes são enterradas no solo em cerca de 0,5-1 cm e polvilhadas com areia por cima. É deixada uma distância de 10 cm entre as sementes e o vidro é colocado sobre os recipientes para criar um efeito estufa.Durante o período de germinação, o vidro é removido diariamente por 30 a 40 minutos para ventilar o solo. A umidificação é realizada apenas pulverizando água de um frasco de spray. Os primeiros brotos aparecem após 15-20 dias. Tendo recebido brotos com uma altura de pelo menos 10 cm, eles precisam ser plantados em recipientes diferentes. No outono, os tubérculos jovens já estão totalmente formados e prontos para ir para o estágio adormecido.
Importante! Ao plantar Caladium em campo aberto no verão, escolha um local próximo a uma árvore com muitos ramos. Cobrirá a planta da luz solar direta e a protegerá do vento.
Possíveis dificuldades crescentes
Ao cultivar caládio em casa, os cultivadores de plantas podem encontrar as seguintes doenças:
- Phytophthora - Uma doença fúngica que começa a progredir em um ambiente quente e úmido. Os esporos do fungo que causam a doença se espalham rapidamente para as plantas vizinhas. Quando os primeiros sintomas aparecem, você precisa remover as folhas danificadas, fazer um transplante urgente, substituindo completamente o caroço de terra. Realize tratamento triplo com sulfato de cobre com um intervalo de 10 a 14 dias.
- Podridão bacteriana - causa aumento da umidade do solo. As plantas são submetidas a um transplante de emergência, as raízes apodrecidas são removidas e o inseticida seco "Fundazol" é tratado. Em seguida, transplantados, cavando bulbos no solo não mais que 3-6 cm.
Entre as pragas, as mais perigosas para o caládio são:
Inseticidas são usados para controlar pragas. Primeiro, os insetos são colhidos à mão, depois são tratados com Aktara. São tomados 20 g de substância por 10 l de água. Caladium é um representante tropical interessante. Em nossas latitudes, é cultivado em casa como planta ornamental e decídua. Exigente cuidado.