Gerber Jameson é um dos tipos de flores mais cultivados em casa. É de curta duração, portanto, requer rejuvenescimento frequente. Para que a reprodução seja bem-sucedida e a flor cresça bonita e saudável, você precisa saber como cuidar adequadamente dela e de que maneira se propagar.
Descrição botânica da planta
Gerber Jameson é uma espécie natural da África do Sul que tem sido usada para selecionar a maioria das variedades de flores e híbridos. Possui raízes poderosas e altamente ramificadas, semelhantes a cadarços emaranhados.
Você sabe A gerbera é uma cultura importante comercialmente, pois é a quinta na lista de flores com as vendas mais altas do mundo. Os mais populares entre os compradores são apenas rosas, cravos, crisântemos e tulipas.
O caule é espesso, atinge uma altura de 30 cm, as folhas são de cor verde claro, com bordas onduladas, combinadas em uma roseta basal. O caule das flores é forte, único, com 20 a 25 cm de altura e as flores são recolhidas em cestas. Eles parecem margaridas.
Eles podem ter cores diferentes, exceto azul e azul. A floração dura desde o início do verão até o meio do outono. Após a floração, aparece uma semente de fruta, que contém 300-500 sementes pesando 1 g.
Condições para crescer em casa
Entre as preferências de gerbera - boa iluminação, alta umidade, temperaturas quentes, falta de correntes de ar. Cuidar de uma flor do quarto é simples - você precisará apenas de rega regular, cobertura, poda e transplante sanitário.
Localização e Iluminação
Na sala, a gerbera precisa ser colocada no lugar mais brilhante. O local recomendado para máxima decoratividade é o peitoril da janela ocidental ou oriental. Quando cultivada em uma janela do sul, existe um alto risco de a planta queimar o sol e ficar muito quente.
Portanto, é imperativo espalhar a luz. É indesejável cultivar uma flor no lado norte. Se houver outra opção, será necessária iluminação adicional, que estenderá o horário de verão para as 10 a 12 horas necessárias.
Temperatura e umidade
O gerbera interior floresce bem a uma temperatura de + 20 ... + 22 ° C. Temperaturas mais altas levam a uma diminuição da decoratividade da planta e a uma deterioração da floração. Quando a cultura interna não floresce, as temperaturas + 14 ... + 16 ° C são ideais para isso.
Abaixar a coluna do termômetro abaixo de + 10 ° C é perigoso para a flor. Rascunhos e mudanças de temperatura também são prejudiciais para ele. Ao arejar uma sala, é melhor levar a flor para outra sala, a fim de evitar a exposição a correntes de ar frio.
A umidade para gerbera é necessária acima da média - no nível de 60 a 80%. Quando o tempo está quente lá fora, você precisa pulverizar a pistola. Ao mesmo tempo, é necessário umedecer não a flor em si, mas o espaço ao seu redor, pois a umidade que entra nas cavidades e pétalas das folhas pode levar ao desenvolvimento de doenças, queimaduras e aparecimento de manchas não estéticas.
Você pode manter o nível de umidade desejado se colocar a panela em um palete cheio de pedras umedecidas, argila expandida. Outra maneira é comprar e instalar um dispositivo para umidificação do ar na sala.
Crescendo a partir de sementes em casa
Gerbera agrada com seu efeito decorativo e floração longa por um curto período de tempo. A partir do quarto ano de vida, não floresce abundantemente e, por um longo tempo, suas folhas estão desaparecendo. Portanto, durante esse período, deve ser rejuvenescido. Isso pode ser feito por propagação por sementes em fevereiro - março ou após a coleta. Destes, as mudas são cultivadas pela primeira vez.
Para reprodução, você precisará de:
- comprar caixas para semear;
- comprar ou misturar o solo.
Os tanques para aterrissagem devem ser pequenos e largos. O solo é leve, solto e nutritivo.
É comprado em uma loja especializada ou misturado com os seguintes ingredientes:
- solo de relva, solo de folha, húmus, areia (proporções 2: 1: 1: 1);
- madeira de lei, areia (2: 1).
O nível de pH recomendado para o solo para o plantio de mudas é de 5,5 a 6,5. Antes da semeadura, a terra está sujeita a desinfecção - é regada com permanganato de potássio, calcinada no forno (microondas) ou mantida em vapor. Após a mistura, o substrato deve ser derramado com uma solução de permanganato de potássio. Antes de colocá-lo na caixa de aterrissagem, coloque uma camada de drenagem no fundo.
Além do solo, a preparação também requer material de semente. Depois de montado, deve ser seco a uma temperatura de + 25 ... + 30 ° C e decapado com permanganato de potássio. Mergulhe em água morna (+ 40 ° C) por vários dias, por algumas horas, em um estimulador de crescimento e completamente seco.
A tecnologia de semear sementes para mudas é a seguinte:
- Coloque a camada de drenagem no fundo do tanque.
- Encha uma camada de substrato de solo preparado.
- Hidratar.
- Espalhe as sementes em sua superfície de acordo com um padrão 2 × 2.
- Polvilhe-os com uma fina camada de terra.
- Cubra o recipiente com vidro ou filme.
Importante! As sementes de gerbera retêm sua germinação por 6 meses. É durante esse período após a coleta que eles devem ser colocados no chão.
Depois disso, a caixa com mudas é colocada no local com uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C. Deve ser bem iluminado pela luz solar. As plantações precisam ser abertas diariamente para fornecer um fluxo de ar fresco e, assim, protegê-las do desenvolvimento de infecções por fungos. À medida que o solo seca, deve ser umedecido com uma pistola de pintura.
Se tudo for feito corretamente, os brotos deverão eclodir em 7 a 10 dias. Em seguida, o vidro ou filme é removido completamente. Quando 4-5 folhas são formadas nas plantas, elas precisam ser mergulhadas em vasos com um diâmetro de 10 cm.
Vídeo: Crescer Gerbera Jameson a partir de sementes
Características dos cuidados com as plantas em casa
No futuro, a planta precisará de cuidados, consistindo em procedimentos padrão simples. Deve ser regado e alimentado regularmente, bem como transplantado.
Rega
Gerbera adora regas freqüentes e moderadas. Os perigos para isso também são secas e alagamentos. Ao elaborar o regime de irrigação, eles são guiados pelo estado do solo. A hidratação é feita quando a camada superficial seca.
Assim, a frequência da irrigação dependerá da iluminação, umidade, material do vaso e outros fatores. Normalmente, uma gerbera é regada 2-3 vezes a cada 7 dias durante a estação de crescimento e uma vez a cada 7-10 dias durante a dormência no inverno.
É proibido regar uma planta de casa apenas com água da torneira fresca. Ele deve ser deixado por 1-2 dias ou filtrado para amolecer e remover as impurezas perigosas para as plantas. Temperatura recomendada da água - + 20 ... + 22 ° CImportante! Ao regar, você precisa garantir que a umidade não entre na saída da folha. Isso pode levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
Top vestir
Começando em março e terminando em outubro, a planta precisa ser alimentada. Eles são necessários para que a flor seja saudável, floresça profusamente e por um longo tempo. Para a cobertura, são desenvolvidos fertilizantes complexos prontos para uso, desenvolvidos para culturas de interior, por exemplo, “Master”, “Agricola”, “Florovit”. Preparando-os de acordo com as instruções, você deve reduzir a dose em 2-3 vezes. Fertilizantes orgânicos para gerbera não são adequados.
Poda
A poda para formar uma coroa para a gerbera de Jameson não é necessária. Na primavera e durante a floração, é necessário cortar brotos desbotados, folhas amarelas e danificadas.
Transplante
Um transplante é melhor realizado anualmente no início da primavera. Para ela, você precisa comprar uma panela nova, com um diâmetro de 2-3 cm a mais do que a anterior. É desejável que seja cerâmico. Terrenos para desembarque também podem ser comprados. Qualquer primer universal projetado para florescer plantas de interior é adequado. O solo pode ser preparado de forma independente.
Para fazer isso, misture os seguintes ingredientes:
- terra de folha (3 partes);
- migalha de turfa (1);
- areia (1);
- carvão (1).
Há mais uma opção:
- relva fértil (4 partes);
- migalha de turfa (2);
- musgo esfagno (2);
- casca de pinheiro (1).
Antes de plantar uma flor, o solo deve ser gravado.
Importante! Ao transplantar, você precisa controlar que a terra não caia na saída das folhas. Isso leva ao fato de que a planta fica doente.
Para transplantar uma gerbera, você deve executar as seguintes etapas:
- No dia anterior ao procedimento planejado, a flor deve ser bem regada para que mais tarde possa sair facilmente da panela.
- No fundo de uma panela nova, coloque uma camada de drenagem de 20 a 25% do tanque inteiro.
- Encha uma camada de solo novo.
- Extrair a flor da panela.
- Mova-o, sem destruir o coma de terra, para uma panela nova, colocando-a no centro.
- Encha os vazios com terra, de modo que 1,5 a 2 cm permaneçam da borda da panela.
- Rega.
Como propagar uma flor
Além do método das sementes, uma gerbera pode ser propagada vegetativamente: dividir o mato e o rizoma, enraizar as estacas.
Dividindo o mato
A divisão do mato é realizada durante o transplante. O arbusto é dividido em 2 ou mais partes iguais, de modo que em cada uma delas permanecem 2-3 pontos de crescimento. Para as peças, é necessário encurtar as raízes e tratar as fatias com carvão ativado ou ativado. Então eles precisam ser plantados em vasos separados. O ponto de crescimento deve estar acima do nível do solo.
Divisão rizoma
A divisão do rizoma também é necessária durante o transplante. A planta é removida da panela, as raízes são limpas, danificadas e doentes são removidas e depois divididas em 2 partes iguais. Corte e processe cuidadosamente as seções com carvão. Após a secagem, as peças são colocadas em recipientes separados.
Estacas
Estacas produzidas na primavera. Um pedaço de rizoma com 1-2 folhas é separado da planta. As raízes precisam ser cortadas em 1/3. As estacas são plantadas em solo úmido. Para criar raízes, é colocado a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C e ar úmido. As raízes devem aparecer após um mês. Então a planta jovem precisa ser transplantada para um vaso permanente.
Você sabe Derivados de cumarina estão presentes nas folhas, caules e raízes da gerbera - uma substância usada para produzir doce, grama, com um toque de feno fresco, aroma de tabaco em 90% das composições de perfume.
Possíveis dificuldades crescentes
Se o gerbera estiver passando por cuidados de qualidade e crescer nas condições necessárias, provavelmente o proprietário não encontrará problemas ao cultivá-lo. Os erros do produtor ameaçam o desenvolvimento de doenças e a derrota por pragas.
Gerbera pode ficar doente com as seguintes doenças:
- Podridão cinzenta. Desenvolve-se se a flor é frequentemente derramada, bem como no caso de umidade entrar na saída da folha. Aparece como manchas escuras na folhagem com um revestimento cinza. O tratamento consiste na remoção de partes afetadas pela doença, tratamento com fungicida sistêmico e transplante em novo solo e capacidade.
- Podridão da raiz. Afeta a planta se cultivada em temperaturas frias e com rega excessiva. No estágio inicial, uma flor pode ser transplantada para uma nova terra e um vaso. Antes de plantar, você deve inspecionar cuidadosamente as raízes, remover as danificadas e as saudáveis devem ser tratadas com um fungicida. Quando o processo está em andamento, a planta deve ser descartada. Se possível, é possível produzir propagação por estacas.
- Oídio. Ocorre se a planta sofrer alterações de temperatura e for regada em abundância. A irrigação com água fria também pode levar à doença. O principal sintoma da doença é um revestimento branco nas folhas, semelhante à farinha. As folhas afetadas devem ser cortadas e o arbusto tratado com Fitosporin-M.
Das pragas da flor, um grande perigo é:
- Ácaro aranha. O inseto ataca as plantas que crescem no ar seco e em condições quentes. Para se livrar do parasita sugador, é urgentemente necessário aumentar a umidade e pulverizar com “Acttellik”, “Fitoverm”, “Flumayt”, “Akarin” ou outras drogas de ação semelhante.
- Mosca branca. Esta pequena borboleta com asas brancas coloca larvas que comem folhas. Lutando com eles com o processamento de "Actellic", "Actara", "Match".
Além de doenças e pragas, outros problemas podem ser observados:
- Folhas desbotam e secam. Essa mudança na aparência da planta pode ocorrer por dois motivos: devido a regimes de irrigação inadequados (alagamento ou seca prolongada), devido à baixa umidade. Para corrigir o problema, você precisa regar adequadamente a flor e aumentar a umidade na sala.
- Faltando floração. Isso acontece se a planta não possui luz suficiente, se é plantada em uma panela grande demais ou se foi alimentada inadequadamente, resultando em excesso de nitrogênio no solo. Você precisa reorganizar o pote em um local mais leve. No caso de uma grande capacidade, é necessário um transplante.
- A folhagem ficou amarela. Esse sintoma indica que a planta está alagada ou é afetada por correntes de ar frio. Os folhetos também podem ficar amarelos devido ao envelhecimento. É necessário estabelecer a causa exata do amarelecimento e eliminá-lo.