Violetas delicadas requerem atenção e muito tempo e esforço. Entre as muitas variedades, há as mais populares - por exemplo, a variedade Visconde: isso será discutido em nosso material. Nós lhe diremos como cuidar adequadamente de uma flor, quais fertilizantes ela precisa, como propagar uma planta em casa.
Descrição botânica da planta
Apesar do nome, a variedade Visconde não pertence à família Violet. Distingue-se na família Senpoly da família Gesneriev. Os sinais externos são semelhantes ao gênero Violets, no entanto, essa planta herbácea no ambiente natural é comum no leste da Ásia, enquanto as violetas crescem nas regiões norte do mundo. Saintpoly existem cerca de 32 mil variedades. Essas plantas perenes incluem uma rica paleta de cores nas flores - elas podem ser rosa ou amarelo pálido. O visconde violeta RS tem flores azul violeta com uma borda branca em torno das pétalas, mas a cor branca ainda é mais comum.
Você sabe Para determinar qual a cor das pétalas, você precisa prestar atenção na cor das folhas. Quanto mais leve, maior a probabilidade de as flores serem brancas.
As flores têm dois estames e um pilão com ovário superior; o número de pétalas é cinco; o diâmetro é de 5 a 6 cm As folhas da senpólia são arredondadas, com uma ponta afiada, geralmente de cor verde clara, coletadas em uma roseta, na superfície existem vilosidades que desempenham uma função protetora. A planta está atrofiada, as hastes são encurtadas. O fruto das violetas uzambara é uma caixa. As flores foram notadas pela primeira vez em 1892 por um oficial colonial alemão chamado Walter von Saint-Paul. O descobridor da planta os viu passear e, coletando sementes, enviou-as ao pai.
Naquela época, Ulrich von Saint-Paul, seu pai, era presidente da Comunidade Dendrológica Alemã. Graças a isso, as sementes chegaram ao cientista envolvido na botânica, Herman Wendland. Um ano depois, o botânico, no entanto, descreveu as sementes encontradas pelo funcionário e deu a elas o nome de Saintpaulia com flor violeta. No mesmo ano de 1893, uma nova flor foi apresentada na exposição. Ele se espalhou por todo o mundo nos anos 10-20 do século XX.Na primeira metade do século XX, já havia mais de 100 variedades de senpolis. A variedade Visconde é muito popular: fornece as primeiras inflorescências com rapidez suficiente - após 10 meses de plantio, você pode ver os primeiros brotos. A primeira floração não é abundante, curta. Uma variedade raramente produz flores, mas depende das condições de detenção. Cada flor fica em média na saída por 2 meses.
As condições para o cultivo de violetas em casa
Senpolis decorativos são considerados plantas temperamentais. Para eles, você precisa encontrar um bom lugar na casa ou criá-lo. Caso contrário, eles não criarão raízes e morrerão. Se estiver coletando ou propagando violetas Uzambara, você deve monitorar a temperatura da sala em que elas estão localizadas.Devido a isso:
- você reduzirá a probabilidade de pragas e doenças, porque isso não enfraquece a imunidade da flor;
- crie condições confortáveis para a planta em que crescerá e dará o resultado desejado.
Não apenas a temperatura afeta o conteúdo das flores decorativas. No entanto, iluminação, rega e fertilizantes são uma parte importante. Sugerimos que você considere cada item do conteúdo do visconde violeta separadamente.
Localização e Iluminação
Um local confortável para o visconde será o peitoril da janela, localizado na parte leste ou oeste da sala. Durante o dia, a planta deve estar bem iluminada, mas lembre-se de que a luz solar direta (especialmente no verão) pode ser prejudicial. Também vale a pena virar o violeta para que cada parte da flor receba iluminação uniformemente. O peitoril da janela, no qual a flor perene será localizada, deve ser isolado.
Importante! Se você cultivar o violeta Vicomte no peitoril da janela, a distância ideal da janela é 30–40 cm, para que a variedade não congele e obtenha luz natural suficiente.
O violeta visconde não tolera mudanças frias e repentinas de temperatura. No inverno, instale iluminação adicional na forma de lâmpadas fluorescentes. Mesmo que a duração da luz do dia seja reduzida, o visconde violeta ainda deve receber luz por 12 horas por dia. O local mais desfavorável para uma planta ornamental é a cozinha, porque aí as diferenças de temperatura podem ser constantes: o fogão funciona e a janela de ventilação se abre.
Temperatura e umidade
A temperatura média, independentemente da estação, é de +20 ... + 22 ° C. Recomenda-se instalar um termômetro próximo às violetas uzambara.
Temperaturas críticas para o visconde violeta:
- mínimo - + 13 ° C;
- máximo - + 29 ° C;
Como em seu ambiente natural a senpólia cresce perto de cachoeiras e lagoas, a alta umidade não é prejudicial para eles. A umidade relativa deve ser de pelo menos 50%. Os adultos podem crescer em um nível mais baixo. No período de inverno, geralmente surge a questão de diminuir a umidade do ar devido ao aquecimento do ambiente. Nesse caso, você pode manter a umidade próxima, ou seja, colocar os vasos em paletes ou vasos e despejar uma camada de argila expandida ou musgo de esfagno lá.A pulverização, frequentemente usada para aumentar a umidade do ar, é realizada exclusivamente durante a floração de Saintpaulia. Também durante esse período, a temperatura deve ser reduzida em vários graus.
As regras básicas do namoro em casa
Depois de determinar o local da senpólia e também instalar todos os meios necessários (luz, termômetro, etc.), vale a pena considerar cuidados regulares. Para que o visconde violeta se torne uma verdadeira planta ornamental que decora sua casa, você precisa conhecer as regras para cuidar deles - é necessário regá-lo regularmente, verificar doenças e pragas.
Rega
A planta adora solo úmido, portanto, certifique-se de que não seca. Você precisa regar flores jovens com mais frequência do que o resto.
Na senpolia, a rega pode depender de:
- temperatura ambiente;
- umidade relativa;
- iluminação;
- friabilidade do solo;
- composição do solo;
- idade da planta.
Para não se preocupar constantemente com o solo úmido, você pode criar um processo de irrigação por mecha. Para fazer isso, pegue uma corda de material sintético e passe pelos orifícios no fundo da panela. Mas essa rega é recomendada para plantas adultas, cujo sistema radicular já ocupou a maior parte do vaso. A rega do pavio também pode ser organizada durante as suas férias ou viagem de negócios: assim, a Vicomte violet sempre será preparada.Além do método do pavio, ainda existem os seguintes:
- Molhar de baixo.
- Molhar de cima.
- Usando hidrogel.
- Rega capilar.
Aplicação de fertilizantes
Qualquer planta retira sua nutrição do solo, portanto, é necessário fazer cobertura no substrato:
- mineral;
- orgânico.
Nesse caso, duas espécies precisam ser alternadas entre si, pois, por exemplo, as orgânicas não contêm fósforo. É ele quem é necessário para a formação das flores. Existem três elementos que devem ser aplicados regularmente ao solo, especialmente se a violeta for jovem - potássio, fósforo e nitrogênio. Dos transplantes frequentes e da ausência de cobertura, o violeta não floresce melhor, mas apenas fica estressado e morre.Mas existem condições que proíbem a aplicação do fertilizante Saintpoly no substrato:
- menos de 30 dias após o transplante;
- a temperatura ambiente está muito baixa ou alta;
- violeta está infectada;
- A aplicação de fertilizantes pode ser acompanhada de exposição direta à luz solar direta.
Poda
Para que a senpólia não cresça e retenha suas qualidades decorativas, ela deve ser cortada. Esse processo também é importante porque permitirá que novas hastes cresçam melhor, pois os processos antigos não tomarão para si parte dos nutrientes do solo. Além disso, a poda permitirá que a senpolia floresça regularmente e fortaleça a imunidade. A variedade Visconde, como resultado de processos naturais, perde 2/3 de suas folhas, no entanto, elas são rapidamente restauradas.
Você sabe Na Grécia antiga, o violeta era considerado uma flor da tristeza. Mas, ao mesmo tempo, ela também era considerada um presente de Perséfone para sua mãe. Os gregos retratavam violeta como um sinal de que a primavera havia começado.
A poda é recomendada após a floração em Saintpaulia. Eles removem folhas basais, velhos pedúnculos e enteados, formando um soquete por conta própria. Vale a pena prestar atenção nas fatias: elas devem ser limpas, feitas em ângulo. O corte é realizado com uma ferramenta limpa e afiada. Em nenhum caso, quebre as hastes e não pegue hastes.
Transplante
O visconde violeta é uma flor que precisa de transplantes frequentes. As próprias senpólias são muito exigentes no terreno, porque em pouco tempo seu sistema radicular esgota muito o substrato. Para que a variedade decorativa se desenvolva de acordo com todos os padrões, recomenda-se o transplante no outono ou na primavera.Em fevereiro ou março, é realizado um transplante de planta, localizado no peitoril da janela e sem iluminação adicional. Transplantar essas flores no outono não é recomendado. Para que a planta não decaia e não murcha, deve ser replantada uma vez por ano.
Importante! Se você não conseguir arrancar o chão antigo das raízes, corte 1/3 das raízes do Saint-Paul.
Isso se aplica a adultos, com o início do transplante, dependendo da taxa de crescimento. Mas há uma regra que deve ser seguida: não transplante a senpolis no verão. O processo em si nesses meses não é crítico, mas, neste caso, o sistema radicular pode não se enraizar no solo atualizado. Portanto, antes de transplantar com a substituição do solo, você não precisa irrigar. Portanto, será mais fácil separar o pedaço de terra da panela. Durante o processo, a principal tarefa é remover as raízes e folhas velhas e limpar a terra antiga.Ao mesmo tempo, novas raízes, que aparecerão posteriormente no substrato renovado, darão crescimento a folhas e caules fortes e jovens. Certifique-se de que o solo superficial do solo passado e seus detritos entre as raízes emaranhadas sejam cuidadosamente removidos. O substrato esgotado anterior não é nada. Remova cuidadosamente a planta e sacuda-a do chão, examine o sistema radicular para apodrecer ou formações muito antigas. Corte, se houver. Durante o transplante, a capacidade dos adultos não precisa ser alterada, porque se você levar mais a panela, a saída começará a crescer e isso atrasará o tempo de floração.
É recomendável enxaguar o sistema radicular em casos raros - por exemplo, quando antes disso o solo era oxidado. Após a lavagem sob uma corrente de água, as raízes não são limpas e polvilhadas com perlita. Depois de todas as manipulações, não regue. Isso dará às raízes raízes no novo solo e curará as feridas. Após dois dias, você pode regar a planta adicionando um medicamento à água para rápida formação das raízes.
Como propagar em casa
Vamos falar sobre os métodos mais populares e seguros para a senpolia. Antes do processo em si, verifique se a flor não está doente e se não há pragas no solo, mas se a planta tiver uma imunidade enfraquecida, isso causará rudimentos ruins. Além disso, tente não se reproduzir no outono, quando o visconde estiver na fase de descanso.
Estacas
Assim, o procedimento pode ser realizado em paralelo com a poda de folhas velhas ou murchas. Para o menor estresse durante a poda, você pode cortar várias folhas saudáveis (estacas). Geralmente eles pegam folhas das fileiras do meio. Acredita-se que eles possam dar o maior número de flores saudáveis no futuro. Você pode cortar folhas amarelas cortadas, mas é improvável que elas tenham força para “dar à luz” a novos primórdios.Depois de tirar as estacas, elas precisam ser colocadas em um recipiente com um novo substrato e despeje água com a preparação para a formação das raízes. Ao mesmo tempo, por várias semanas você precisa monitorar a iluminação e a temperatura na sala. As estacas devem receber luz 10 horas por dia e a temperatura ideal para elas é de +26 ... + 28 ° C.
Para plantar mudas, é necessário:
- Dois tanques. É preciso ser maior para colocar aquele em que a planta estará lá.
- Substrato de turfa e com uma quantidade mínima de fertilizante.
- Drenagem.
- Pacote pequeno, que será uma estufa para todas as estacas.
Em seguida, adicione a drenagem à panela, após o substrato, plante as mudas, cubra com um saco.
Dividindo o mato
Muitas vezes acontece que a saída cresce, e duas plantas permanecem em um vaso e, às vezes, mais - nesse caso, elas geralmente são divididas. Para fazer isso, na base do caule, você precisa encontrar um local onde a senpólia esteja dividida e, em seguida, fazer uma incisão cuidadosa nessa área. Não tente retirar rapidamente a segunda saída resultante, pois as raízes podem ser danificadas. Tente puxar a base e faça-o lentamente. Após a separação, plante as violetas em diferentes recipientes. Faça as mesmas manipulações que no transplante.
Você sabe Em alguns países do continente africano, Saintpaulia é usado como medicamento. E na Roma antiga eles fizeram vinho.
Sementes
As violetas uzambara podem ser cultivadas a partir de sementes. Nesse caso, o material pode ser retirado de sua coleção e em várias exposições. Se você decidir usar sua senpolia, precisará esperar até que a planta desapareça completamente. Depois disso, a partir da caixa - a fruta em que as sementes são armazenadas, você precisa obter o material em si. Para fazer isso, esfregue suavemente a caixa entre as palmas das mãos ou os dedos.Todo o processo não é difícil, mas requer concentração e atenção: o material é delicado, é fácil de danificar e as próprias caixas deixam muita poeira. Então você precisa aumentar as sementes. Eles são colocados em uma ferramenta que cria uma concha ao seu redor - graças a isso, você pode distribuir uniformemente a fonte no solo.
Para executar o procedimento, você precisará de:
- carvão vegetal;
- recipiente de vidro selado;
- a areia
- A primeira coisa a fazer é molhar as sementes.
- Em seguida, despeje o carvão e as sementes em uma tigela de vidro, cubra e agite vigorosamente. Deixe-os descansar por alguns minutos.
- Em seguida, adicione areia em quantidade como carvão. Agite novamente. Despeje as sementes na superfície preparada e colete sem areia. A propósito, o carvão desinfecta o material antes do plantio.
Dificuldades crescentes
Mesmo com os devidos cuidados, o visconde violeta de Uzambara pode ter enfraquecido a imunidade. Sua redução ocorre como resultado de doenças ou da presença de pragas que destroem a planta.
Entre as pragas na senpolia podem ser:
- carrapatos - seus ovos permanecem no chão, mas eles mesmos podem se esconder no topo; parasitar a flor, e gradualmente desaparece;
- moscas brancas - afeta rapidamente a planta, semelhante às moscas, mas com asas brancas. O parasita se alimenta da própria planta, não permite que ela se desenvolva e a senpólia morre rapidamente. Eles podem voar para vasos vizinhos;
- tripes - semelhante aos carrapatos, pode viver por muito tempo nas folhas e raízes, tolerar facilmente transplantes ou cobertura, afetar as plantas próximas;
- pulgões - forma grandes famílias em todos os órgãos das violetas uzambar, parasita rapidamente;
- mosquitos de cogumelo ou escarpas - suas larvas habitam no substrato e drenam. O próprio ciárido pode ser facilmente confundido com os mosquitos comuns que sobrevoam a planta;
- unhas - viva no solo, sinta-se bem no solo, que é abundantemente regado e aparece devido à alta umidade;
- vermes - a praga mais complexa que deixa um revestimento de cera. Torna impossível salvar a planta;
- nemátodos - pequenos vermes que se alimentam do sistema radicular de uma planta. Existem vários tipos, mas combatê-los é bastante difícil, quase sem sentido.
- "Aktara";
- "Akarin";
- "Vertimek";
- "Carrapato";
- "Verticilina";
- Calypso.
- "Agat-25K";
- "Fitolavina";
- "Fitocídio";
- Fitosporina
- "Topázio";
- Previkur;
- "Velocidade".
Entre as doenças que você pode encontrar tais:
Para superar as doenças das violetas Vicomte, você pode usar várias infusões preparadas por conta própria. Por exemplo, infusões de malmequeres, mostarda seca, cebola e dente de leão ajudam a superar as pragas: elas não são tóxicas para as flores e são seguras para os seres humanos.No entanto, se você não deseja cozinhar seus próprios remédios para doenças e pragas, compre-os apenas em lojas especializadas. Mas lembre-se de que os medicamentos marcados com o nível de risco I e II não são adequados para uso em espaços fechados (casa, apartamento).
Aqui está uma lista de medicamentos para pragas:
Os seguintes remédios ajudam contra doenças: