Entre os estudiosos, há muito tempo se debate se o cedro do Atlas é uma espécie separada ou pertence à família libanesa. Apesar da semelhança com seu protótipo, a planta de coníferas, batizada em homenagem à sua terra natal, a Cordilheira do Atlas, possui agulhas mais curtas, cones menores e uma coroa piramidal. A tonalidade azul do cedro, combinada com uma forma incomum, confere-lhe decoratividade para uso eficaz em composições de paisagens, e as diferenças nas características justificam a existência de várias formas.
Descrição da árvore botânica
O cedro do atlas (Cedrus atlantica) pertence às árvores da família Pine. Cresce em estado selvagem nas encostas das montanhas do norte de Marrocos e Argélia, inclusive em locais com pouca vegetação e áreas inacessíveis a uma altitude de 1300 a 2000 m acima do nível do mar. O ciclo de vida atinge 800 anos e a altura máxima é de 50 m, caracterizada pelo crescimento acelerado de árvores jovens.
O tronco de um pinheiro adulto tem uma cor marrom e uma diagonal de dois metros. A coroa é ampla e cônica, mas ao longo dos anos se torna plana. A casca cinza escura é coberta por rachaduras, e a madeira tem um cheiro pronunciado de sândalo e coníferas. As agulhas com 2,5 cm de comprimento são empacotadas, têm um tom azulado ou verde-prateado.
Os cones de cedro de forma cilíndrica ou ovóide atingem 10 cm de comprimento, têm uma superfície brilhante, lisa e densa. A estação de maturação cai em setembro-outubro, o processo de maturação dura três anos.O cedro tolera a seca e as geadas de curto prazo chegam a –20 ° C. É resistente ao ar gasoso, poeira, fumaça, mas precisa de muita luz.
Formulários
O cedro atlas possui várias formas com características semelhantes, aparência e aplicação decorativa. No projeto paisagístico, eles são usados para construção de parques, plantações únicas, criação de grupos de coníferas, sebes e áreas de convivência. Eles também são encontrados como becos na estrada.
Você sabe No cristianismo, o cedro é um símbolo de beleza, dignidade e grandeza, e em algumas nações está associado à divindade suprema.
De acordo com a forma da coroa, os cedros do Atlas são elevados piramidais, chorosos e colunares, diferindo nas agulhas azul, prata ou ouro. Todas as formas são caracterizadas pela decoratividade e pela possibilidade de crescer em uma casa de verão. Para um conhecido detalhado, é fornecida uma descrição abaixo para cada variedade.
As variedades mais comuns:
- Fastigiata - árvores baixas com uma copa alongada e compacta;
- Glauca pendula - Cedro com galhos grossos pendurados;
- Glauca - uma espécie magnífica com uma cor cinza-azulada.
Fastigiata (piramidal)
Distingue-se por uma coroa colunar e brotos curtos tendendo para cima. As agulhas podem ter cores diferentes: do verde claro ao azul. A árvore cresce compacta e não varre, atingindo uma altura de até 2 m. O crescimento anual é de 20 a 25 cm. A casca é cinza-preta árvores jovens são lisas e ásperas com a idade. Cones grandes e proeminentes são caracterizados por uma cor verde-acastanhada.
A espécie é considerada resistente ao vento, mas prefere crescer ao sol. O solo para o plantio deve ser selecionado de areia loess, loess, turfa, argila pesada, sujeita a sua secura ou umidade moderada. Em termos de acidez, o solo do cedro piramidal pode ser ácido, neutro e até alcalino. A espécie é resistente à seca e à poluição do ar urbano. Devido à sua forma alongada e cor da tonalidade, é frequentemente usado em gramados paisagísticos em composições únicas.
Glauca Pendula (choro azul)
Nem todas as árvores coníferas tendem a subir alegremente, e espécies que se espalham pelo solo são encontradas na natureza. Uma dessas espécies espetaculares é o cedro chorão azul (cinza) do Atlas, que começou a ser cultivado com vacinação no final do século XIX. Seus galhos grossos caem como um salgueiro-chorão, e uma coroa larga é abaixada. Agulhas exóticas azuis com tonalidade prateada adicionam exotismo extra à planta.
As agulhas curtas crescem em espiral ou em feixes de 40 peças cada uma com um comprimento de 2,5 mm. Atinge até 4 me 5 m de largura, portanto, há espaço suficiente para crescimento livre ao lado. O crescimento anual é de 30 a 45 cm e uma coroa exuberante é formada com uma grande abundância de luz. Os cones em forma de barril amadurecem no terceiro ano e crescem até 7 cm de comprimento e 4 cm de diâmetro.
Importante! O cedro chorão cinza é propagado apenas pela vacinação na primavera. Uma árvore cultivada a partir de sementes terá uma forma vertical clássica.
No início, eles têm uma cor verde e, eventualmente, ficam marrons. Glauka Pendula não é exigente com o solo, mas não gosta de depósitos de calcário e alagamentos. Invernos com segurança a –20 ° C.
Glauca (azul)
Glauka se assemelha ao máximo à aparência externa pura do cedro do Atlas, representando uma árvore magnífica com uma magnífica coroa piramidal. Ao longo da história cultivada da existência, a variedade ganhou repetidamente prêmios especializados de prestígio pelo título de uma das mais belas coníferas. O pinheiro cresce até 40 m de altura, aumentando a cada ano para 50 cm e 30 cm de largura.
Difere das espécies maternas em uma ramificação mais densa. Com o tempo, a coroa se torna em forma de guarda-chuva e a casca cinza escura se descasca. O sistema radicular da raiz é pouco desenvolvido, como em outros irmãos. A cor das agulhas é encontrada do cinza ao azul profundo. Os cones em forma de barril crescem até 10 cm, amadurecem da mesma maneira, no terceiro ano. Os galhos jovens estão melhorando, mas se expandem com o tempo. A espécie se adapta a qualquer solo, mas cresce mal em áreas muito úmidas. Ele gosta de regar moderada e muita luz. As agulhas congeladas são atualizadas na primavera.
Aterragem e cuidados adicionais
Como material de plantio, é melhor comprar uma muda em uma loja ou viveiro especializado. É necessário escolher um local para o cedro iluminado, para que o sol o "hospede" por pelo menos meio dia. Evite áreas com muito vento e correntes de ar. O plantio é realizado no início da primavera (março), quando a terra conseguiu se aquecer um pouco. Para o plantio de cedro do Atlas, é necessário preparar uma mistura de terra de turfa e húmus na proporção de 3: 1, bem como um copo de cinza de madeira.
O esquema de plantio é o seguinte:
- Cavar um buraco 70 × 70 cm.
- A primeira camada, com 20 cm de espessura, é drenada (pedra britada, tijolo, argila expandida).
- Juntamente com um pedaço de terra, uma muda irá interferir no poço.
- Eles o enchem com uma mistura de solo pronta e o ramificam firmemente.
- O local de pouso é cuidadosamente regado com um balde de água.
- Depois de absorver a umidade, faça outro balde de líquido.
- O círculo do tronco é coberto com turfa, agulhas ou folhas.
Após o plantio e até abril, recomenda-se cobrir as mudas com gaze úmida ou outro material de proteção. Nos primeiros anos em que a planta é amarrada, porque seu sistema radicular é inicialmente fraco. A rega começa no início da primavera, quando a planta precisa ser despertada da hibernação e, na estação quente, o cedro precisa de um procedimento semanal. Nos meses quentes de verão, a rega pode ser aumentada até duas vezes por semana.
Importante! Para profilaxia contra doenças 2-3 vezes ao ano, recomenda-se tratar as mudas com fungicidas (Fundazim, Aliot ou outros).
A árvore precisa fertilizar três vezes ao ano:
- o primeiro estágio no início da primavera envolve fertilizantes nitrogenados (orgânicos);
- em junho, são introduzidos complexos nitrogênio-minerais ("Activin", "Garden of Miracles", "Agrekol", "Biopon");
- em julho, o cedro é alimentado com misturas de potássio-fósforo (monofosfato de potássio, superfosfato).
Métodos de criação
Na natureza, os cedros se reproduzem por sementes, mas no jardim você pode usar métodos vegetativos. A segunda opção é mais eficiente e mais simples, a primeira é frequentemente usada por especialistas e jardineiros com experiência. Antes do plantio, as sementes devem sofrer estratificação obrigatória, caso contrário, as chances de germinação são nulas.
Você sabe No ambiente natural, o cedro começa a dar frutos somente após 100 anos e as raças cultivadas após 30 anos. Uma árvore adulta pode produzir 50 kg de nozes por ano, mas nem todas são comestíveis.
O material de plantio, por via de regra, é comprado pronto e eles começam a prepará-lo para o plantio em 90 dias. Primeiro, sua qualidade é determinada, depois são mantidos em serragem ou solo solto, tratados com soluções fungicidas. Primeiro, as nozes são semeadas na estufa e, após os primeiros rebentos, são plantadas em recipientes. Após alguns anos, as mudas estão prontas para o plantio em campo aberto.
A propagação vegetativa envolve dois métodos:
- Vacinação. O órgão da planta se funde com o órgão de outra planta. É raramente usado e apenas nos casos em que é difícil obter estacas. Inocule as plantas em clima quente. Para fazer isso, a parte superior da parte aérea é removida com um corte uniforme e é feito um corte de haste de 1,5 cm de comprimento.Uma haste de outra instância é inserida nela. A vacina é amarrada e lubrificada com o jardim var. A mistura é comprada pronta ou fabricada com gordura de porco, cera, própolis, cinzas de madeira, argila, esterco e outros componentes.
- Estacas. Obter uma muda retirando um órgão de uma raiz ou broto. Com um movimento brusco, o pedúnculo é separado do ramo e sua parte inferior é limpa das agulhas. Em seguida, as seções são processadas em estimulantes radiculares ("Kornevine", "Agulhas luxuriantes", "Epine") e plantadas em areia molhada sob uma ligeira inclinação. No outono, as mudas podem ser plantadas em diferentes recipientes e, após uma temporada, plantadas em um local permanente.
Doenças e Pragas
O cedro tem uma imunidade forte, no entanto, como todos os organismos vivos, também se presta a doenças. Mudas jovens e árvores velhas são especialmente sensíveis. A causa dos problemas mais frequentemente é a negligência das regras de detenção e cuidados inadequados.Entre as possíveis doenças, os jardineiros geralmente precisam lidar com o aparecimento de placas brancas nas agulhas. Isso indica uma doença fúngica que afeta os rins, depois os brotos e todo o ramo. Como resultado, a árvore seca, perde sua vitalidade e descarta as agulhas. Para o tratamento, é recomendável fazer uma solução de casca de cebola e sabão em pó.
A segunda doença mais comum é a ferrugem.. Manifesta-se pelo aparecimento de bolhas amarelas nas agulhas e, se você não tomar medidas, pode atingir toda a árvore. Os fungicidas são usados para resolver o problema, além de serem perigosos para o cedro, câncer de resina, pika, podridão branca e marrom. Como regra, formações não características, crescimentos, manchas e esporos em várias partes da árvore indicam a presença de uma doença.
O cheiro específico das agulhas de pinheiro atrai muitos insetos, de modo que a saúde do cedro pode "minar" várias pragas. Para ele, um carrapato é perigoso, o que provoca o desbotamento de agulhas, assim como um ácaro, que pode ser reconhecido por sua teia pegajosa. Os pulgões do pinheiro se alimentam do suco de brotos jovens e atacam a árvore em grupos, como resultado do qual o cedro perde gradualmente sua vitalidade. Existe o perigo de ser derrotado por abetos vermelhos de pequena escala, hermes, besouros de flores, bichos-da-seda siberianos, varíola de coníferas, besouro de cedro e outros parasitas. Para assustá-los, a árvore é regularmente pulverizada com os inseticidas Actellik, Metarizin, Vertimek, etc.
O cedro é há muito chamado de cósmico, dotando-o de habilidades mágicas. Uma árvore plantada no local simboliza boa saúde e proteção contra convidados hostis. Poucos representantes de coníferas podem se orgulhar de propriedades decorativas e exigências despretensiosas para cultivar em uma cabana de verão, mas um nobre cedro do Atlas com um tom azulado decorará qualquer jardim e surpreenderá com uma variedade de formas.