Juniper escamosa "Holger" (Juniperus squamata Holger) é um arbusto ornamental sempre-verde que é membro do gênero Juniper e pertence à família Cypress. No projeto paisagístico, é amplamente utilizado para decorar jardins domésticos. Para que o arbusto se torne uma decoração do jardim, você deve primeiro se familiarizar com a descrição da variedade, bem como com as regras de plantio e cultivo.
Descrição botânica
Juniper scoamat "Holger" é um arbusto de coníferas atrofiado que atinge uma altura de apenas 80 a 100 cm. A coroa tem uma forma ampla e, crescendo rapidamente, atinge um diâmetro de 1,5 a 2 m. Os galhos são horizontais e se afilam mais perto das pontas. O crescimento anual dos galhos é de cerca de 10 cm. As agulhas são de cor verde prateada com um leve tom azul. Os brotos jovens são de cor verde claro. As cores das agulhas são harmoniosamente combinadas e parecem muito impressionantes. No inverno, a cor do arbusto não muda para amarelo. Zimbro de frutas com grandes cones de cor acinzentada. A planta é resistente ao gelo e pode suportar temperaturas de até -35 ° C.
Aterragem
O cumprimento das regras de plantio garante boa sobrevivência e desenvolvimento harmonioso da planta, portanto, você deve prestar atenção especial a elas.
A tecnologia de plantio inclui as seguintes etapas:
- preparação de material de plantio;
- seleção de locais e preparação do solo;
- desembarque.
Vídeo: Juniper Scaly Holger
Preparação de mudas
As mudas destinadas ao plantio devem ser saudáveis e ter um sistema radicular desenvolvido. Idade do material de plantio adequado 3 anos. Antes de remover o material de plantio do recipiente, recomenda-se regá-lo abundantemente e deixá-lo por várias horas. O solo bem úmido facilita a obtenção de uma muda sem danificar as raízes. A planta jovem é transplantada para um local permanente usando o método de “transbordo”, ou seja, juntamente com um caroço.
O rebento pode ser adquirido em um viveiro especializado. Recomenda-se comprar uma planta enraizada que cresce em um recipiente
Seleção e preparação do local
O zimbro só pode ser plantado em áreas abertas e bem iluminadas. Para manter uma cor saturada, a planta precisa de fotossíntese ativa. Em locais com luz solar insuficiente, as agulhas ficam pálidas e perdem suas cores brilhantes. O juniper "Holger" é resistente ao vento e a correntes de ar, portanto os espaços abertos não o danificam. Para o pleno desenvolvimento das sessões, requer muito espaço.
Importante! A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 1 m, já que os galhos do mato crescem bastante. Plantas plantadas de perto interferem no desenvolvimento umas das outras e podem causar doenças.
O mato é despretensioso para a composição do solo. Cresce bem em solos ácidos / neutros e pouco salgados.. A Terra, na qual existe uma pequena quantidade de álcalis, também não prejudica a planta.
A preparação de um local de pouso também inclui a remoção de ervas daninhas do local e a criação de um poço de desembarque. A profundidade do buraco deve ser maior que o sistema radicular da muda. Os parâmetros do poço mais adequados são 70 cm de profundidade e 70 cm de largura.
Vídeo: Plantando e cuidando de zimbro
Processo de pouso
O desembarque deve ser realizado com cuidado e cuidado. Recomendações simples ajudarão a evitar danos ao sistema radicular e a garantir um crescimento rápido.
Regras de desembarque:
- Coloque uma camada (20 cm) de drenagem (tijolos quebrados, cascalho, pedras) no poço de aterrissagem.
- Adicione uma camada de composto 10-15 cm.
- Instale as mudas colocando cuidadosamente o pedaço de terra no qual as raízes estão localizadas. O colo da raiz de uma muda grande deve estar 10 cm acima do caroço e a planta jovem ao nível do solo.
- Polvilhe com terra sem socar. Basta compactar levemente o solo na área circunferencial.
- Regue o local do plantio com 12 litros de água.
Juniper Care
Após o plantio, é importante fornecer à planta os devidos cuidados. A qualidade das agulhas, sua cor e a decoratividade dos brotos dependerão da alfabetização de sua implementação.
Os cuidados com o zimbro incluem:
- rega;
- cobertura superior;
- afrouxamento;
- mulching;
- poda
- preparação para o inverno;
- prevenção de doenças e controle de pragas.
Juniper tem a capacidade de se adaptar às condições ambientais. Esta planta é extremamente despretensiosa nos cuidados, mas no período seco exige sombreamento. Você pode cobrir a planta com tecido leve para proteger brotos de queimaduras.
Rega
O arbusto é capaz de suportar condições de seca e falta de umidade no solo. Durante cada estação (primavera, outono, inverno, verão), a rega é realizada 3-4 vezes, despejando 12 litros de água sob cada arbusto. No verão, é aconselhável regar com mais frequência. Aspersão da coroa não é supérflua. No entanto recomenda-se irrigar o topo do mato de manhã cedo antes do nascer do sol e à noite ao pôr do sol. Esta medida ajudará a proteger os brotos da intensa evaporação da umidade. O "chuveiro" limpa a sujeira e o pó das agulhas, atualiza-o e hidrata adicionalmente o ar.
Top vestir
Solos leves e pobres podem ser enriquecidos com fertilizantes orgânicos, como húmus (obtido a partir de estrume apodrecido), composto ou desperdício de alimentos.
Os fertilizantes complexos NPK + Me são aplicados de acordo com o seguinte sistema:
- primavera - nitrogênio, por exemplo, Ammophos. 25 g de fertilizante são aplicados por 1 m²;
- verão - fosfórico, por exemplo, "Superfosfato" (granular). Sob cada arbusto, faça 0,5 l de fertilizante diluído em 10 l de água quente;
- fim do verão - início do outono - potassa. O metafosfato de potássio é adequado como cobertura. Sob cada arbusto, você precisa fazer 15 g de fertilizante.
Vídeo: Fertilizantes para coníferas
Afrouxamento e cobertura do solo
É necessário um afrouxamento para remover a crosta de sal que se forma no solo superficial. Além disso, afofando a terra, você pode facilitar o acesso de oxigênio e umidade às raízes. No entanto, deve-se lembrar que a profundidade do processamento deve ser pequena, uma vez que o colo da raiz do arbusto está próximo da superfície da terra. Também é necessário remover ervas daninhas regularmente do solo, removendo as ervas daninhas.
Mulching ajudará a manter a umidade no solo. Para fazer isso, você pode usar turfa, regada com agulhas e lascas de madeira. Esses materiais orgânicos devem ser misturados e espalhados ao redor do barril com uma camada de aproximadamente 5 cm.
Você sabe O zimbro é uma das espécies de plantas mais antigas. Sua existência abrange 50 milhões de anos.
Poda
Para que a coroa do zimbro mantenha uma forma decorativa, seus rebentos precisam ser cortados a tempo. O procedimento envolve a remoção de galhos secos e quebrados. Brotos saudáveis não são removidos, pois o arbusto cresce lentamente. O procedimento pode ser realizado em qualquer época do ano. Os ramos de zimbro contêm substâncias tóxicas, então você precisa cortá-los apenas com luvas.
Preparações de inverno
O abrigo para o inverno é necessário apenas no primeiro ano após o plantio. Para fazer isso, você pode usar material leve, mas quente, como estopa, que protegerá a planta jovem de rajadas de vento frio e exposição a baixas temperaturas. A cobertura morta, que é realizada no final do outono e removida no início da primavera, não é supérflua.Uma planta adulta não precisa de preparação para o período de inverno, pois pertence a plantas resistentes ao inverno e é insensível ao vento e a correntes de ar.
Possíveis doenças e pragas
Apesar da boa saúde, Holger Juniper é suscetível a pragas e doenças.. Para proteger a planta e manter sua saúde, é necessário inspecioná-la regularmente e, quando os primeiros sinais de danos aparecerem, tomar medidas imediatamente.
Doenças e pragas, bem como sinais de danos:
O tratamento de doenças envolve o uso de fungicidas, como Scor, Switch, Maxim e Ordan. Para evitar a infecção do arbusto, na profilaxia, é necessário pulverizar a seção do tronco usando Fitosporin e Fundazol. A causa mais comum da doença é a proximidade dos arbustos, por isso recomenda-se o plantio denso para diminuir o tamanho.
Importante! Se forem notados sinais de danos pelo câncer de raiz, a planta deve ser imediatamente desenterrada e destruída. E desinfetar o local onde cresceu com o uso de sulfato de cobre.
Pragas como ácaros, pulgões e mariposas vivem na parte superior do mato, sugando seus sucos. Como uma luta contra eles, o tratamento com inseticidas, por exemplo, Aktara e Angio, ajuda. Quando os parasitas são detectados, é necessário pulverizar completamente a planta com esses inseticidas. Como medida preventiva, o procedimento deve ser realizado na primavera e no verão.
Métodos de criação
O zimbro pode ser propagado em casa. Isso é especialmente necessário se você planeja um plantio em grupo de arbustos.
A reprodução ocorre de três maneiras:
- Sementes. Coletá-los de cones deve ser no outono. Então é necessário estratificar. Para fazer isso, coloque as sementes em recipientes com terra e leve-as para fora. Nesse caso, a estratificação será natural: a neve pulverizará a superfície da terra em que as sementes estão localizadas e criará as condições necessárias para o armazenamento. É necessário salvar dessa maneira por 150 dias. Com o início da primavera, em maio, as sementes germinadas podem ser plantadas em campo aberto, em local permanente.
- Estacas. As estacas podem ser colhidas do final de abril a meados de maio. Para fazer isso, em um arbusto de dez anos, você precisa selecionar brotos anuais e cortar 10 cm da parte superior. Na base das estacas, é necessário remover 5 cm de agulhas. Um pequeno pedaço de madeira da planta mãe deve estar presente no material colhido. A casca da peça de trabalho deve ser cuidadosamente cortada usando tesouras de jardim. Após a preparação, as estacas devem ser colocadas por um dia na solução de um estimulador de crescimento, por exemplo, "Heteroauxin". Eles precisam estar enraizados em uma mistura de areia e turfa em partes iguais. Em seguida, o recipiente com o material deve ser coberto com um filme e fornecer sombreamento moderado. Cuidados adicionais incluem pulverização. Após 30 a 45 dias, o sistema radicular começa a se formar. De junho a julho, as mudas podem ser replantadas em campo aberto. Nos próximos 2-3 anos, a planta deve ser coberta com ramos de abeto para o inverno. Após esse período, um arbusto jovem pode ser transplantado para um local onde crescerá constantemente.
- Camadas. Para propagar o arbusto por camadas, você precisa escolher a parte mais longa e mais jovem e depois limpar a ponta das agulhas. Agulhas de cerca de 5 cm devem ser removidas. Em seguida, coloque o galho no chão e prenda com um gancho de cabelo. O local de aperto precisa ser regado periodicamente, solto e livre de ervas daninhas. O enraizamento leva de 6 a 12 meses. Depois que a parte aérea se enraíza, o galho precisa ser separado do arbusto-mãe e transplantado para um local permanente. O zimbro se propaga por camadas na primavera. É possível transplantar um arbusto obtido dessa maneira em qualquer época do ano.
Uso em paisagismo
O zimbro é plantado individualmente ou em pequenos pares para decorar as áreas do parque e os pequenos jardins. É adequado para preencher espaços vazios em vastas áreas. Ao plantar em terrenos inclinados, os galhos longos formam uma espécie de cobertura que parece original e incomum. Os arbustos são frequentemente cultivados em jardins ornamentais e nas colinas alpinas.
Você sabe O zimbro é uma planta de vida longa. A vida útil deste arbusto é de cerca de 600 anos.
A cultivar Juniper "Holger" é ótima para cultivar em casa. Este arbusto é extremamente despretensioso nos cuidados. Plante e cresça sob a força de um jardineiro novato. A principal vantagem do zimbro decorativo são as agulhas macias, que mantêm sua cor rica ao longo do ano, além de um agradável aroma característico.